Sunteți pe pagina 1din 24

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE CENTRO DE CINCIAS EXATAS E TECNOLOGIA DEPARTAMENTO DE TECNOLOGIA DE ALIMENTOS DISCIPLINA: TRATAMENTO DE GUA E EFLUENTES

DESEMPENHO DE FILTRO ANAERBIO NO TRATAMENTO DE EFLUENTE FORMULADO COM DIFERENTES CONCENTRAES DE SORO DE QUEIJO
(COSTA, 2008).

ALUNAS: ALANE RAFAELA COSTA RIBEIRO GLEISE KELY DA CRUZ SILVA

SO CRISTOVO-SE MARO/2013

Segundo a ABNT, NBR 9.800/1987,


Efluente lquido industrial o despejo lquido proveniente do

estabelecimento industrial, compreendendo emanaes de processo industrial, guas de refrigerao poluda (guas servidas), guas pluviais poludas e esgoto domstico. Por outro lado, a gua residuria definida como qualquer despejo ou resduo lquido com potencialidade de causar poluio.

1.0 ESTADO DA ARTE


1.1 Efluentes Industriais

COSTA, 2008.

1.0 ESTADO DA ARTE


1.1.1Caracterizao dos Efluentes Principais parmetros caracterizadores de efluentes predominantemente orgnicos so:

Slidos; Indicadores de matria orgnica (DBO, DQO); Nitrognio; Fsforo; Indicadores de contaminao fecal.
COSTA, 2008.

1.0 ESTADO DA ARTE


1.1.2 Legislao Ambiental
Resoluo CONAMA no 357, de maro de 2005: Dispe sobre a classificao dos corpos de gua e das diretrizes ambientais para o seu enquadramento, bem como estabelece as condies e os padres lanamento de efluentes, e d outras providncias.

COSTA, 2008.

Resoluo CONAMA no 357, de maro de 2005 no Art. 24:

Os efluentes de qualquer fonte poluidora somente podero ser lanados nos corpos de gua, direta ou indiretamente, aps devido tratamento e desde que obedeam s condies, aos padres e s exigncias dispostos na resoluo e em outras normas aplicveis. Os rgos ambientais federal, estaduais e municipal, no mbito de sua competncia, devero, por meio de norma especfica ou no licenciamento da atividade ou empreendimento, estabelecer a carga poluidora mxima para o lanamento de substncias passveis de estarem presentes ou serem formadas nos processos produtivos, listadas ou no, desta Resoluo, de modo a no comprometer as metas progressivas obrigatrias, intermedirias e final, estabelecidas pelo enquadramento para o corpo de gua.

Resoluo CONAMA no 357, de maro de 2005 no Art. 34:

-pH entre 5 a 9; - temperatura inferior a 40 C, sendo que a variao de temperatura do corpo receptor no dever exceder a 3 C na zona de mistura; -materiais sedimentveis at 1 mL/L em teste de 1 hora em cone Imhoff. - regime de lanamento com vazo mxima de at 1,5 vez a vazo mdia do perodo de atividade diria do agente poluidor, exceto nos casos permitidos pela autoridade competente; - leos e graxas: I) leos minerais at 20 mg.L-1; e II) leos vegetais e gorduras animais at 50 mg.L-1; e - ausncia de materiais flutuantes.

1.0 ESTADO DA ARTE


1.2 Gerao de Resduo em Industrias de Laticnios Constituintes presentes no efluente industrial provenientes de laticnios:
Gorduras Protenas Carboidratos Acar Condimentos

Gorduras Detergentes

Essncias Desinfetantes

Subprodutos (soro) Areia Poeira

Leitelho (manteiga) Lubrificantes

EFLUENTES INDUSTRIAIS DE LATICNIOS

1.0 ESTADO DA ARTE


1.2.1TRATAMENTO BIOLGICO DE EFLUENTES

Figura 1 Balano esquemtico de DQO nos sistemas aerbio e anaerbio.

1.0 ESTADO DA ARTE


1.2.1TRATAMENTO BIOLGICO DE EFLUENTES: PROCESSOS ANAERBICOS

1.0 ESTADO DA ARTE


1.2.1TRATAMENTO BIOLGICO DE EFLUENTES: PROCESSOS ANAERBICOS

1.0 ESTADO DA ARTE


1.2.1TRATAMENTO BIOLGICO DE EFLUENTES:

PROCESSOS ANAERBICOS CONVENCIONAL E DE ALTA TAXA

Digestores de lodo

Tanques spticos

Lagoas anaerbias

1.0 ESTADO DA ARTE


1.2.1TRATAMENTO BIOLGICO DE EFLUENTES:

FILTRO ANAERBICO

Figura 3 Filtro anaerbio.

2.0 OBJETIVO

O presente trabalho teve como objetivo avaliar o desempenho de um reator do tipo filtro anaerbico de fluxo ascendente, em escala laboratorial, na remoo da carga orgnica de efluente formulado com diferentes concentraes de soro de queijo, sob diferentes vazes de alimentao.

3.0 MATERIAL E MTODOS


Os experimentos foram realizados em reatores do tipo filtro anaerbio de fluxo ascendente, contendo como suporte a pedra brita. Utilizou-se como efluente diferentes combinaes de meio sinttico estril, e soro de queijo em p, formulados a partir da variao do meio sinttico e o soro de queijo em p diludo (60 g/L) em % v/v, conforme formulao apresentada na tabela 2.
Tabela 2 Formulao dos efluentes sintticos

Efluente I II III

Meio sinttico (% v/v) 100 87,5 75

Soro % (v/v) 0 12,5 25

3.0 MATERIAL E MTODOS


Foram avaliadas vazes de alimentao de 0,2, 0,4 e 0,6 mL.min-1 e, consequentemente, diferentes cargas orgnicas volumtricas de 3,66, 7,17 e 11,02 kg DQO.m-.dia-1.
O inculo utilizado no decorrer do experimento foi o lodo obtido em digestor anaerbio estvel, integrante da estao de tratamento de efluentes de uma agroindstria processadora de carne de aves e de um laticnio na proporo de 1:2. Durante o experimento, os reatores foram operados temperatura ambiente e aps o perodo de adaptao do lodo, os filtros anaerbios foram operados em trs etapas distintas.
Quantificou-se a Demanda Qumica de Oxignio (DQO), slidos totais, slidos totais fixos, slidos totais volteis, slidos suspensos, slidos suspensos fixos, slidos suspensos volteis, slidos dissolvidos, slidos sedimentveis, pH, acidez e alcalinidade.

3.0 MATERIAL E MTODOS * Etapa I: * Etapa II: * Etapa III:

Figura 5 Representao esquemtica do funcionamento do filtro anaerbio de forma isolada: Etapa I. Efluente III (A), bomba peristltica(B), efluente I tratado (C) e sada de gs(D).

Representao esquemtica do funcionamento do filtro anaerbio de forma Isolada: Etapa II. Efluente I (A1), efluente II (A2), efluente III (A3), bomba peristltica (B), efluentes tratados (C) e sada de gs (D).

Representao esquemtica do funcionamento do filtro anaerbio de forma isolada: Etapa III. Efluente III (A), bomba peristltica (B), efluente tratado (C) e sada de gs (D).

4.0 RESULTADOS E DISCUSSO


Observou-se que os efluentes sintticos I, II e III apresentaram valores de DQO crescentes (9.080, 15.013 e 19.393 mg O2.L-1), indicando que o aumento da porcentagem de soro de queijo no meio sinttico provoca aumento de DQO. Valores para DQO, slidos suspensos totais e slidos suspensos volteis dos encontrados no efluente II e III forem convertidos para o equivalente a 100 % de soro de queijo, utilizando balano de massa. TABELA 3.
Tabela 03 Valores de DQO, SST e SSV encontrados para o efluente II e III corrigidos para 100 % de soro de queijo

Etapas de tratamentos
Etapa I:
Na etapa I (meio sinttico com 25 % de soro de queijo) observou-se que com o aumento da vazo de alimentao houve reduo dos porcentuais de remoo de DQO. Comparando as vazes testadas com a taxa de remoo de DQO do filtro anaerbio, observa-se que o aumento da vazo de alimentao de 0,2 at 0,6 mL.min-1 e das respectivas cargas orgnicas volumtricas de 3,66 at 11,02 kg DQO.m-3.dia-1, proporcionaram decrscimo do porcentual de remoo de DQO do efluente, variando de 89 a 61, 4%.

Figura 1 Porcentagem de remoo de DQO do efluente III tratado no reator filtro anaerbio, por tempo de operao (Tempo), com vazo de 0,2 mL.min-1 e carga orgnica volumtrica de 3,66 kg DQO.m-3.dia-1 (a), 0,4 mL.min-1 com carga orgnica volumtrica 7,17 DQO.m-3.dia-1 (b) e 0,6 mL.min-1 com carga orgnica volumtrica 11,02 kg DQO.m3.dia-1 (c).

Etapas de tratamentos
Etapa II:
Na etapa II, o reator filtro anaerbio apresentou remoo de DQO variando de 82 a 88 % dos efluentes estudados. Constatou-se tambm que os reatores operados com cargas orgnicas volumtricas menores que 3,66 kg DQO.m-3.dia-1 no aumentaram expressivamente a porcentagem de remoo de DQO.

Figura 2 Porcentagem de remoo de DQO dos efluentes tratados por tempo de operao, com carga orgnica volumtrica de 1,74 kg DQO.m- 3.dia-1 (a), 2,88 kg DQO.m-3.dia-1 (b) e 3,6 kg DQO.m-3.dia-1, sob vazo de alimentao de 0,2 mL.min-1 e TDH de 5,2 dias.

Etapas de tratamentos
Etapa III:
Na etapa III, os reatores foram conectados em srie sob diferentes condies de vazes (0,2, 0,4, 0,6 mL.min-1) e, consequentemente, com diferentes cargas orgnicas, apresentaram porcentagens de remoo de DQO crescente ao comparar os reatores 1 com os reatores 2, indicando que o aumento da superfcie de contato do efluente com o biofilme formado no meio suporte, proporcionou aumento da porcentagem de remoo de DQO. As figuras 1, 2 e 3 apresentam a porcentagem de remoo de DQO dos efluentes (I, II e III) por tempo de operao.

Figura 3 Porcentagem de remoo de DQO do efluente III tratado, no reator filtro anaerbio em srie, por tempo de operao (Tempo), com vazo de 0,2 mL.min-1, carga orgnica volumtrica de 1,86 kg DQO.m-3.dia-1 e TDH de 10,4 dias (a) vazo de 0,4mL.min-1, carga orgnica volumtrica de 3,72 kg DQO.m-3.dia-1 e TDH de 5,2 dias (b), e vazo de 0,6 mL.min-1, carga orgnica volumtrica 5,60 kg DQO.m-3.dia-1 e TDH de 3,46 dias (c).

3.0 CONCLUSES

Observou-se que os efluentes sintticos I, II e III apresentaram valores de DQO crescentes (9.080, 15.013 e 19.393 mg O2 .L-1), indicando que o aumento da porcentagem de soro de queijo no meio sinttico, provoca aumento de DQO. Para as condies operacionais avaliadas neste estudo, o reator filtro anaerbio de fluxo ascendente apresentou, em todas as etapas, redues de DQO.
Os resultados obtidos neste trabalho sugerem que o filtro anaerbio poder ser utilizado para auxiliar um outro sistema, j que, como sistema isolado nas condies estudadas, apresentou eficincia limitada mesmo com baixas vazes de alimentao.

6.0 REFERNCIAS
ALMEIDA, E.; ASSALIN, M. R.; ROSA, M. A. Tratamento de efluentes industriais por processos oxidativos na presena de oznio. Qumica Nova, v. 27, n. 5, p. 818-824, 2004. BORTOLI, J. R. M. Tecnologia em gerenciamento ambiental Medianeira: Paran, 2006. p. 1. BRAILE, P. M. Tratamento de despejos de laticnios. In: Manual de tratamento de guas residurias industriais. So Paulo: CETESB/FESB, 1971. BRASIL Resoluo CONAMA no 357, de 17 de maro de 2005, publicada no DOU no 53, de 18 de maro de 2005, Seo 1, p. 58-63. CHERNICHARO, C. A. L. Reatores anaerbios. Belo Horizonte: DESA/UFMG, 2006. p. 246. COSTA, A. M. G.; Desempenho de filtro anaerbio no tratamento de efluente formulado com diferentes concentraes de soro de queijo. Dissertao. Viosa, Minas Gerais, 2008.

GIROTO, J. M.; PAWLOWSKY, U. O soro de leite e as alternativas para o seu beneficiamento. Brasil Alimentos, n. 1, p. 43-44, 2001.
GURGEL, R. M. M.; SILVA, P. C.; FREIRE, V. H. Controle ambiental em indstrias de laticnio. Brasil Alimentos, n. 7, p. 35, 2001. MACHADO R. M. G.; SILVA, P. C. M.; CASSEB, M. S.; PRINCE, A. A.; FREIRE, V. H. Sistemas de tratamento utilizados para efluentes lquidos de laticnios. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA SANITRIA E AMBIENTAL, 20., 1999. Anais... ABES Associao Brasileira de Engenharia Sanitria e Ambiental, 1999. p. 386.

MEES, J. B. R. Tratamento de resduos lquidos I. Tecnologia em Gerenciamento Ambiental, Ministrio da Educao, Universidade Tecnolgica Federal do Paran, Campus Medianeira, 2006. p. 7-21. Disponvel em: <http://www.md.utfpr.edu.br/Intranet/professores/adm/download/apostilas/1315 13.pdf. > ltimo acesso: 13 /05/2008.
NASCIMENTO, R. A. Desempenho de reator anaerbio de manta de lodo utilizando efluentes lquidos de indstria alimentcias . 1996. Dissertao (Mestrado em Engenharia Civil) Faculdade de Engenharia Civil, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1996. NETO, C. O. A.; PEREIRA, M. G.; MELO, H. N. S. Materiais alternativos para enchimento de filtros anaerbios: condute cortado e tijolo cermico vazado. In: Oficina e Seminrio Latino-Americano de Digesto Anaerbia, UFPE, v. 1. p. 28-35, 2000. SILVA, M. S. O. A. Anlises fsico-qumicas para controle de estaes de tratamento de esgotos. So Paulo: CETESB, 1997. p. 226.

alane_rafaela@hotmail.com gleise_kely@hotmail.com

S-ar putea să vă placă și