Sunteți pe pagina 1din 24

NOSSA LNGUA PORTUGUESA

1. Alguns conceitos importantes. 2. Variaes lingusticas. 3. Norma culta? 4. Estudo de casos. 5. Estudar lngua portuguesa para qu?

1. ALGUNS CONCEITOS...
LINGUAGEM a capacidade de se comunicar atravs de vrios cdigos, dentre eles a lngua.

um sistema de signos convencionais usados pelos membros de uma mesma comunidade.

TEXTO I HISTRIAS
Duas semanas em Milo, acompanhando o Flamengo numa excurso em 83, deixaram o massagista Isaas atrapalhado com o idioma italiano. No entendia nada e tudo o que precisava s conseguia por meio de ajuda, nem sempre presente. Manteiga era burro, cerveja era birra, janela era finestra e por a afora, deixando o Isaas confuso e irritado. Por isso, no avio de volta, ao ser prontamente atendido pela aeromoa brasileira, desabafou contente: - Lngua a nossa. Em portugus no h como errar. Manteiga manteiga, cerveja cerveja, janela janela...
(Sandro Moreira)

SIGNO lingustico um elemento representativo que apresenta 2 aspectos: um significante (o som) e um significado (o conceito) formando um todo indissolvel.

Por exemplo: rvore. Ao ouvirmos a palavra rvore percebemos os sons que a formam (o significante) e o seu conceito: vegetal lenhoso cujo caule, chamado tronco, s se ramifica bem acima do nvel do solo (o significado).

O conhecimento de um lngua engloba no apenas a identificao de seus signos, mas tambm o uso adequado de suas regras combinatrias.

Por exemplo: um rvore no uma sequncia admitida em nossa lngua. O falante reconhece que no h concordncia entre o artigo e o substantivo.
Apesar disso, cada falante pode utilizar a lngua de um modo particular.

Utilizao da lngua.
Individualmente, cada pessoa pode utilizar a lngua de uma maneira particular, personalizada, desenvolvendo, assim, a fala.

Maneira individual de utilizao da lngua, que no obedece a padres rgidos; mais natural e apresenta variaes.

TEXTO II - NOHTAS
Trein bo - Isto do BlogCora INTERNETC... Eu no poderia deixar de transcrever, em homenagem a meus conterrneos mineiros sou mineiro honorrio, falo Uai sem sotaques. Leiam em voz alta. Vo ouvir o Itamar falando. Sapassado, era sssetembro, taveu na cuzinha tomano uma pincumel e cuzinhano um kidicarne com mastumate pra faz uma macarronada com galinhassada. Quascai di susto, quando uvi um barui vino di denduforno, pareceno um tidiguerra. A receita mandop midipipoca dentro da galinha praass. O forno isquent, o mistor e a galinha ispludiu! Nossinhora! Fiquei branco quinein um lidileite. Foi um trem doidim, uai! Quasca dendapia! Fiquei sensab doncovim, proncov, oncot. Oiprocev quelucura! GrazaDeus ningum si maxuc!
(Millr Fernandes. JB, 02/02/2003, pg. A 20)

TEXTO III ELES NO USAM BLACK-TIE (fragmento)


Maria (sorrindo) - Tu gosta de eu? Tio , dengosa, eu sem tu no era nada... Maria Bobagem, namorad como tu era... Tio Tudo passou! Maria Pensa que eu no sei? Todas ela miando: Tiozinho pra c, Tiozinho pra l... (Abraandoo) Mas eu roubei oc pra mim! Tio Todo eu! Maria (fazendo bico) Fingido! Tio Palavra, dengosa!
(Gianfrancesco Guarnieri)

2. VARIAES LINGUSTICAS
Variao ou variedade lingustica cada um dos sistemas em que uma lngua se diversifica, em funo das possibilidades de variao de seus elementos (vocabulrio, pronncia, morfologia, sintaxe). Embora essa variao seja natural, os falantes de uma comunidade lingustica tm, em geral, a expectativa de que todas as pessoas falem de uma mesma maneira. Essa expectativa, socialmente definida e difundida, pressupe uma forma correta de uso da lngua, o que implica a existncia de formas erradas. Esta a base do preconceito lingustico.

PRECONCEITO LINGUSTICO
Exemplos: O carioca possui uma fala semelhante a um rdio fora de sintonia; O mineiro fala suprimindo as slabas finais de algumas palavras. Quando algum se refere s variantes regionais dessa maneira, usando essas imagens como base de piadas aparentemente inocentes, revela uma viso preconceituosa (consciente ou no) da diferena entre as variantes regionais.

CUIDADO COM O PRECONCEITO!


Todas as variedades constituem sistemas lingusticos adequados para a expresso das necessidades comunicativas e cognitivas dos falantes. As variedades podem ser:
regionais: nossinhora (o mineiro), mermo (o carioca) sociais: diferenas significativas em termos fonolgicos (bicicreta por bicicleta, mi por melhor, etc.) e morfossintticos (a gente fumo por ns fomos; as laranja por as laranjas, etc.) estilsticas: linguagem coloquial (usada de modo informal em situaes familiares, conversas entre amigos) e linguagem formal (nas situaes formais de uso da linguagem, como por exemplo uma palestra, um seminrio, uma entrevista de emprego).

3. NORMA CULTA?
(...)Tambm foi a partir do trabalho dos gramticos da Antiguidade que surgiu aquele conceito de lngua com a definio que, no Prlogo, chamei de sobrenatural e quase esotrica. Ao longo dos sculos, os defensores dessa concepo tradicional isolaram a lngua, retiraram ela da vida social, colocaram numa redoma, onde deveria ser mantida intacta, pura e preservada da contaminao dos ignorantes.

Por causa dessa atitude que, at hoje, o professor de portugus ou, mais especialmente, o gramtico visto como uma espcie de criatura incomum, um misto de sbio e mgico, que detm o conhecimento dos mistrios dessa lngua, que existe fora do tempo e do espao e esse saber misterioso que gosto de chamar de norma oculta .
(In: BAGNO, Marcos. A norma oculta: lngua e poder na sociedade brasileira. SP: Parbola Editorial, 2003. p.49-50.)

Dominar a norma culta?


Prescritiva (normativa)
lngua prescrita nas gramticas normativas, inspiradas na literatura clssica preconceito (baseia-se em mitos sem fundamentao na realidade da lngua viva, inspirados em modelos arcaicos de organizao social) doutrinria (compe-se de enunciados categricos, dogmticos, que no admitem contestao)

Descritiva (normal)
atividade lingustica dos falantes cultos, com escolaridade superior completa e vivncia urbana conceito (termo tcnico usado em investigaes empricas sobre a lngua, co-relacionadas com fatores sociais)

cientfica (baseia-se em hipteses e teorias que devem ser testadas para, em seguida, ser validadas ou invalidadas)

pretensamente homognea elitista presa escrita literria, separa rigidamente a fala da escrita venerada como uma verdade eterna e imutvel (cultuada)

essencialmente heterognea socialmente varivel se manifesta tanto na fala quanto na escrita sujeita a transformaes ao longo do tempo

(In: BAGNO, Marcos. A norma oculta: lngua e poder na sociedade brasileira. SP: Parbola Editorial, 2003. p.54-5.)

4. O ESTUDO DA LNGUA CASO 1


Vinha o motorista dirigindo o seu carro, quando se deparou com uma placa de sinalizao:
DEVAGAR QUEBRA-MOLAS

Imediatamente, ele acelerou o seu veculo. Logo depois, voltou a p para o local da placa e nela escreveu, para corrigi-la:

DEVAGAR QUEBRA-MOLAS
DEPRESSA TAMBM

QUESTO - Uerj/2001
Como muitas piadas, esta se baseia em um equvoco. O comportamento do motorista que explica mais adequadamente o efeito cmico da piada : a) voltar a p ao local da placa para efetuar uma correo b) ler a mensagem da placa como uma ordem para acelerar c) corrigir a mensagem da placa para retificar informao incompleta d) imprimir maior velocidade ao carro pra escapar dos quebra-molas

O ESTUDO DA LNGUA CASO 2


Leia a reproduo de um dilogo entre uma professora e um aluno: - Joozinho! Sua redao sobre o cachorro est exatamente igual do seu irmo! - que o cachorro o mesmo, professora!
(Ziraldo. Anedotinhas do Pasquim.)

QUESTO: Se aceitasse o argumento de Jozinho, a professora estaria ignorando o conceito de linguagem, lngua ou fala?

O ESTUDO DA LNGUA CASO 3


Em anncios publicitrios e em ttulos de matrias jornalsticas, livros e filmes, comum o emprego de oraes adjetivas. Leia o anncio ao lado:

QUESTO: Por que, no ttulo do filme, foi empregada a frase O homem que fazia chover, na qual h uma orao subordinada adjetiva restritiva, e no O homem fazia chover?

PARA REFLETIR
Hoje em dia so bastante comuns programas de rdio ou de televiso e colunas de jornal que nos transmitem regras gramaticais. Eles so necessrios? A quem interessam? O que discutem?

PROPOSTA DE REDAO DA UFMG


TEMA EM DEBATE: Ao modificar sua maneira de falar, adequando-se a diferentes situaes, correto que o falante desobedea a normas de uso da lngua culta?

5. ESTUDAR LNGUA PORTUGUESA PARA QU?


Estudar lngua portuguesa importante para nos tornarmos aptos a utiliz-la com eficincia na produo e interpretao dos textos com que se organiza nossa vida social. Por meio desse estudo, amplia-se o exerccio de nossa sociabilidade e, conseqentemente, de nossa cidadania, que passa a ser mais lcida.

S-ar putea să vă placă și