Sunteți pe pagina 1din 31

OS GRAUS DA DVIDA EM DESCARTES

Prof. (a) Viviane Fernandes

A BUSCA PELO CONHECIMENTO


Atributo essencial do pensar filosfico.

Desde o surgimento das investigaes mitolgicas, cosmolgicas e metafsicas, o filsofo procurou entender sua realidade, sua origem e o ser das coisas e utilizou-se de vrias maneiras cognoscitivas para desvendar ou aproximar-se da verdade.
Nem sempre o conhecimento foi entendido como possvel, verdadeiro ou, se existente, dever-se-ia ser alcanado atravs de um rduo processo de verificabilidade.

A DVIDA
A faculdade de duvidar e interrogar-se sobre a real existncia das coisas esteve presente desde os primeiros pensadores gregos das escolas pitagricas e eleticas. Colocaram em dvida o conhecimento alcanado atravs dos sentidos. Ceticismo rigoroso: Pirro de Elida (360/370 a.C) afirmou que nada era possvel conhecer, concluiu que as coisas eram meras transparncias.

A DVIDA
Cticos rigorosos: nem os sentidos, nem a razo poderiam fornecer o conhecimento e, por isso, deveria o homem calar-se em sua obscuridade, estando isento de qualquer juzo a cerca da verdade ou falsidade das coisas. Descartes: a dvida metdica atingir um alto grau de racionalismo moderno, segundo o qual se deve duvidar at da prpria dvida. A realidade somente deveria ser investigada atravs da razo.

DESCARTES
Qualquer manifestao real das coisas deveria ser duvidosa, at no mais encontrar objeo pelo pensamento. A dvida em Descartes metdica, tornando-se um instrumento de investigao racional e fundamento da trajetria especulativa do pensamento. Por isso, deve-se duvidar das idias, das imaginaes mentais e das percepes sensveis.

A DVIDA
O exerccio do pensamento leva um ser pensante busca de algo, que significa duvidar: querer ou no querer, afirmar ou no afirmar, negar, entender, imaginar ou ter experincias sensveis prescindida da verdade destas experincias e das idias pensantes. A verdade ser alcanada mediante a clareza e distino das coisas na ideia, assegurando-se sempre de uma possvel iluso.

A DVIDA METDICA
Desfazer-se de todas as opinies a que dera crdito, e comear tudo novamente, desde os fundamentos. Dvida: grande martelo que ir bater nos alicerces do conhecimento, se no estiverem suficientemente firmes, sero demolidos. Primeiro: necessrio duvidar de tudo o que existe enquanto discurso estabelecido, ou seja, enquanto opinies. No se perder nas opinies particulares.

A DVIDA METDICA
Rejeita de uma s vez as opinies eventualmente dbias ou enganosas. Ora, no ser necessrio, por desgnio, provar que todas elas so falsas, o que talvez nunca levasse a cabo; mas, uma vez que a razo j me persuade de que no devo menos cuidadosamente impedir-me de dar crdito s coisas que no so inteiramente certas e indubitveis, do que as que parecem falsas, o menor motivo de dvida que eu nelas encontrar bastar para me levar a rejeitar a todas.(DESCARTES, 1983, p. 86) No sendo necessrio examinar cada uma em particular.

CARACTERSTICAS DA DVIDA CARTESIANA

PRIMEIRA CARACTERSTICA
Dvida voluntria: no decorre da experincia, mas de uma deciso. Por isso racional, no um procedimento aleatrio, se difere das dvidas do dia a dia. Busca seriamente desfazer-se de todas as opinies que at ento dera crdito.

Ocorre aqui um distanciamento dos discursos corriqueiros ou nascidos da descrio particular das experincias dos sentidos.

SEGUNDA CARACTERSTICA
Dvida hiperblica: exagerada, por tomar como falso o que somente duvidoso, e rejeitar como sempre enganoso o que enganou apenas algumas vezes. Radicalizao da dvida: se uma opinio for passvel de dvida, todas as outras so consideradas da mesma forma.

Seguir um propsito organizado racionalmente, e razes para duvidar.

TERCEIRA CARACTERSTICA
Papel provisrio: bater at encontrar algo firme e resistente, que seja impossvel de derrubar e da firmar o alicerce da sua construo. Chegar a um ponto ltimo o que a impedir de tornar-se regresso ao infinito, pois em algum momento no se ter mais dvidas e a primeira certeza se manifestar.

Visa livrar-se do que minimamente dubitvel, at encontrar algo de que no se pode duvidar.
Tem o objetivo de buscar certezas.

PASSOS DA DVIDA
1. Sentidos: externos e internos.

2. Intelecto: a dvida natural e a dvida metafsica.


Em ambos os casos o que est em questo a confiabilidade daquilo que as duas faculdades do a conhecer, a faculdade sensvel e a espiritual. Dvida natural: a no aceitao do fundamento sensvel do conhecimento, duvidar das crenas oriundas dos sentidos, das verdades oriundas da percepo sensvel.

RECUSA AO EMPIRISMO
Conflito entre a faculdade espiritual e a faculdade sensvel. No pe em causa a existncia do mundo exterior; interroga-se apenas sobre a conformidade de nossas sensaes natureza do mundo. Nota que no existe talvez, fora de ns, qualquer realidade que seja tal como os nossos sentidos a apresentam.

Tudo do que recebi, at o presentemente, como o mais verdadeiro e seguro, aprendi-o dos sentidos ou pelos sentidos: ora, experimentei algumas vezes que esses sentidos eram enganosos, e de prudncia nunca se fiar inteiramente em que j nos enganou uma vez. (DESCARTES, 1983, p. 86)

OS GRAUS DA DVIDA

Primeiro grau da dvida

O ERRO DOS SENTIDOS

FATORES EXTERNOS
Circunstncias como distncia, luminosidade e outros fatores similares. Sob tais condies, os sentidos s podem fornecer um testemunho imperfeito, podendo at distorcer a percepo sensvel, e fazer com que o engano seja mais grave e mais frequente. Umas vez desaparecendo esses fatores que distorcem a percepo sensvel, as demais coisas que julgamos atravs dos sentidos parecem estar certas.

FATORES EXTERNOS
Os sentidos, propriamente ditos, ainda no esto sob suspeitas. A dvida recai unicamente sobre as opinies que formamos a partir dos sentidos, isto , as percepes sensveis. O que se quer saber se essas percepes recaem ou no aos objetos externos.

Segundo grau da dvida

O SONHO

FATORES INTERNOS
Fatores internos podem provocar o engano no testemunho dos sentidos. Quando dormimos, representamos em sonhos, coisas semelhantes ou at mesmo algumas vezes menos verossmeis, do que os loucos so capazes de se representar em seu estado de demncia. Pelos sentidos no conseguimos distinguir se estamos sonhando ou acordados, pois o que sentimos em estado de viglia parece to verdadeiro quanto o que sentimos em sonho.

FATORES INTERNOS
Descartes questiona sobre a validade das coisas que sonhamos e sua realidade no mundo material. Abala a confiana no testemunho dos sentidos relativo ao que est prximo, pois no podemos distinguir entre sonho e viglia. a suspeita de se eu estou tendo uma percepo sensvel supe a inexistncia de um mundo externo. A dvida sobre a realidade das coisas que se acredita sentir se torna mais profunda.

FATORES INTERNOS
O real, considerado em si mesmo, no pode ser norma de verdade. Sua conformidade realidade s poder ser estabelecida a partir do que imediatamente acessvel conscincia. Os dados imediatos da prpria conscincia, a relao de correspondncia funciona como uma ponte entre a representao e a realidade.

FATORES INTERNOS
Mesmo que estejamos sonhando e em sonho representamos alguma coisa. Esta representao ligada a algo verdadeiro, resultado das nossas experincias com as coisas verdadeiras e existentes. Assim, nenhuma realidade exterior pode ser atingida com certeza. Estou sempre perante uma impresso de exterioridade, diante de uma impresso que pode ser ilusria.

Terceiro grau da dvida

A BUSCA DE UMA CERTEZA

O DEUS ENGANADOR
Confiana nas coisas muito simples e muito gerais em ltima instncia. Confiana na capacidade da razo humana e dos raciocnios que dela dependem. O entendimento no pode duvidar das representaes que fazem parte do intelecto.

A confiana na natureza estritamente intelectual o que o argumento do deus enganador procura abalar.

O DEUS ENGANADOR
Prope a existncia de um Deus que tudo pode, e que pode induzir-nos ao erro. No s um sinal de malignidade mas de no ser.

uma espcie de imperfeio.


Quanto menos poderoso tanto mais imperfeito e tendente ao erro. A dvida est generalizada.

O GNIO MALGNO
A dvida cartesiana toma seus argumentos quanto aos objetos passveis de serem duvidosos: da recordao dos erros cometidos no clculo, ou da iluso do sonho. E, embora situada no limite extremo da dvida, a hiptese do gnio malicioso atesta tambm que a dvida voluntria s se pode exercer atravs de um apelo qualquer ao entendimento.

a suspenso do juzo para se chega a alguma verdade, a preparao do esprito a todos os ardis desse grande enganador.

FINALIDADE DA DVIDA
Supor a possibilidade do engano no um fingimento e sim um exerccio radical e metdico. A finalidade da dvida ser encontrar algo que resista aos seus ataques a fim de chegar a algo certo e seguro. Edificar o alicerce do conhecimento cientfico.

Ou encontrar algo de certo, ou se assegurar que no existe nada de certo.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS
BORGES, Marcos Alexandre. Sobre o Cogito como Representao: a Relao de si a si na Filosofia Primeira de Descartes. [Dissertao de Mestrado] Toledo, PR: Universidade Estadual do Oeste do Paran, 2009. DESCARTES, Ren. Meditaes. [traduo de Guinsgurg, J. e Prado Junior, Bento] So Paulo: Abril, 1983. (Os Pensadores) JESUS, Simoni A. F. de. Representao e conhecimento nas Meditaes de Descartes. [Dissertao de Mestrado] Santa Maria, RS: Universidade Federal de Santa Maria, 2009.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS
KRGEL, Evani Ins. Descartes e a fundao do conhecimento. [Dissertao de Mestrado] Santa Maria, RS: Universidade Federal de Santa Maria, 2009.

S-ar putea să vă placă și