Sunteți pe pagina 1din 21

FACULDADE NOVA UNESC CURSO: ENFERMAGEM 2 PERODO DISCIPLINA: BIOQUIMICA DOCENTE:DRA.

CAROLINNE KILCIA

COMPONENTES:

Andria Veloso; Jos de Arimatea; Jos Passarinho; Natia Poliana ;

Os cidos Graxos

So denominados cidos graxos todos os cidos monocarboxlicos alifticos, ou seja,que possuem uma longa cadeia constituda de tomos de carbono e hidrognio (hidrocarbonetos) e um grupo terminal,caracterstico de cidos orgnicos,denominado carboxila.

Principais funes:
Reserva de energia. Componente estrutural das membranas biolgicas. Armazenamento e transporte de combustvel metablico.

Continuao
Os cidos graxos so formados por cadeias de tomos de carbono que se ligam a tomos de hidrognio com um radical cido em uma de suas extremidades.

Os cidos graxos podem se apresentar na forma saturada (onde os carbonos apresentam ligaes simples) ou no-saturada (com uma ou mais ligaes duplas). No caso de apenas uma dupla ligao na cadeia, o cido graxo denominado monoinsaturado, no caso de duas ou mais ligaes, chama-se poliinsaturado.

Continuao
Geralmente as gorduras apresentam cidos graxos saturados em sua composio, j, os leos, apresentam cidos graxos no-saturados. Essas diferenas so percebidas nos estados fsicos desses compostos em temperatura ambiente. Vale ressaltar que quanto mais elevada for a concentrao de cidos graxos saturados no lipdio, mais slido ele se apresentar.
atravs da alimentao que consumimos os cidos graxos que sero utilizados como fonte de energia para o funcionamento de nosso corpo. Aproximadamente 40% do total de nossa necessidade diria de cidos graxos so obtidos atravs da dieta.

Continuao:
Gorduras de animais e plantas terrestres tm cidos com cadeias de dezesseis a dezoito tomos de carbono, com predominncia destes ltimos. cidos com vinte ou mais carbonos so comuns em gorduras de animais marinhos. A grande maioria dos cidos graxos encontrados em gorduras naturais tem nmero par de carbonos na cadeia, e quando insaturados, na maioria das vezes, tm a configurao cis.

CIDOS GRAXOS
Os cidos graxos livres ocorrem em quantidades pequenas nos leos e gorduras. No entanto, participam da construo das molculas de glicerdios e de certos no glicerdios, representando at 96 % da massa total dessas molculas. Com algumas excees, todos os cidos encontrados na natureza so de alto peso molecular, em geral de cadeia linear (denominados tambm cidos graxos normais),saturados e insaturados. Podero ter tambm ter substituintes na cadeia, como grupos metlicos, hidroxlicos ou carbonlicos.

Classificao dos cidos Graxos

Cauda apolar

Cabea polar

cido graxo

cidos Graxos
CLASSIFICAO:
cidos Graxos Derivados de cidos Graxos Lipdeos os que contm cidos Graxos Lipdeos no relacionados com cidos Graxos cidos Graxos: Os cidos graxos so tambm monocarboxlicos,geralmente com cadeia Carbnica longa que se divide em: cidos graxos monoinsaturados; cidos graxos poliinsaturados;

FONTES DE CIDOS GRAXOS SATURADOS (SAFAs)

Saturados

-Fontesgordura de origem animal (manteiga, carnes, queijos, creme de leite)leo de palmaleo de coco

Araqudico (20C) ---------------------- amendoin Esterico (18C) ------------------------ Carnes vermelhas, manteiga Palmtico (16C) ------------------------ Cacau Butrico (4C) --------------------------- Manteiga

cidos Graxos Poli Insaturados:


Poli insaturados -linolico(-6)leos vegetais (soja, algodo, girassol,linhaa e milho) linolnico(-3)peixes marinhos de regio geladas e profundas (bacalhau, salmo e sardinhas)

-Essenciais (provm da dieta) cido linolico (LA) ----------- 18 carbonos e duas insaturaes. cido alpha-linolnico (LNA) ----- 18 carbonos e 3 insaturaes.

TRIACILGLICERIS

TRIACILGLICERIS
So lipdios formados pela ligao de 3 molculas de cidos graxos com: o glicerol, um trilcool de 3 carbonos, atravs de ligaes do tipo ster. So tambm chamados de `Gorduras Neutras`, ou triglicerdeos.
Os triacilgliceris que se apresentam como lquidos temperatura ambiente so geralmente conhecidos como leos e os slidos so geralmente chamados gorduras.

Triacilgliceris:
Triacilgliceris: tambm conhecidos como triglicerdios ou gorduras neutras, constituem basicamente as gorduras e os leos encontrados nas plantas e animais. Eles so substncias apolares e insolveis em gua, compostos por tristeres de cidos graxos e glicerol . Os triacilgliceris so substncias de reserva de energia para os animais, sendo sintetizados e armazenados nos adipcitos (clulas gordurosas do tecido adiposo), que permite com que humanos sobrevivam a jejum de 2 a 3 meses e proporciona isolamento trmico [VOET, 2006].

Caractersticas
Os triacilgliceris so compostos essencialmente apolares, pois as regies polares de seus precursores desapareceram na formao das ligaes do tipo ster. Por isso constituem molculas muito hidrofbicas. So insolveis em gua e solveis em solventes orgnicos, como o lcool, benzina, ter e clorofrmio. Os triacilgliceris podem ser hidrolisados, liberando com isso cidos graxos e glicerol. Se esta hidrlise feita em meio alcalino, formam-se sais de cidos graxos, os sabes, e o processo chamado de saponificao. Inclusive, sendo esse o processo de fabricao de sabo a partir de gordura animal, em um meio com NaOH ou KOH.

Exemplos
Alguns exemplos de triacilgliceris, em que os trs cidos graxos que fazem parte das suas composies so iguais:

Butirina: cido butrico; Triestearato (Triestearina): cido esterico; Tripalmitato (Tripalmitina): cido palmtico; Trioleato (Triolena): cido oleico; Triricinoleato (Triricinolena): cido ricinoleico;

Degradao dos triacilgliceris no corpo humano


A mobilizao do depsito de triacilgliceris obtida pela ao das lipases dos adipcitos, que so enzimas sujeitas a regulao hormonal, que hidrolisa os triacilgliceris a cidos graxos e glicerol. Sendo que estes produtos so oxidados por vias diferentes. O glicerol no pode ser reaproveitado pelos adipcitos, por esses no terem a glicerol quinase, e so por isso liberados na circulao. J no fgado e outros tecidos, que tem essa quinase, o glicerol convertido a glicerol-3-fosfato e depois transformado em diidroxiacetona fosfato, um intermedirio da gliclise e neoglicognese.

Continuao:
J os cidos graxos que so liberados dos adipcitos so transportados pelo sangue ligados albumina e so utilizados por tecidos como fonte energtica. O crebro e as hemcias no os utilizam como fonte energtica, porque s utilizam glicose. Os triacilgliceris vindos da dieta so hidrolisados por uma enzima diferente (lipase lipoprotica) e os produtos finais dessa hidrlise, glicerol e cidos graxos, ficam disponveis para as clulas.
A quantidade normal no organismo varia de 80-149 mg/dl. Em excesso (hipertrigliceridemia), participa do processo de aterosclerose, que obstrui os vasos sangneos

Ligaes externas
Tem ligao externas com:
Lipdeos Trialcigliceris Triacilglicerol intramuscular: um importante substrato energtico para o exerccio de endurance

OBS:Variaes nas dietas na atividade fsica,uso de bebidas alcolicas e certos medicamentos so as causa mais frequentes de grandes variaes dos nveis de triglicrides.

Evite gorduras saturadas obrigado todos!!!

S-ar putea să vă placă și