Sunteți pe pagina 1din 16

TEORIA PURA DO DIREITO

Hans Kelsen

Quem Hans Kelsen?


1881 - na cidade de Praga que na poca no era a capital da Tchecoslovquia, mas fazia parte do Imprio Autro-Hngaro. 1884 os pais radicaram-se m Viena. Foi professor de Direito Pblico e Filosofia do Direito e publicou vrios estudos, tais como: Problemas bsicos da teoria do direito constitucional(1911), Sistema hierarquizado da ordem normativa(1920), Direito do Estado Austraco(1923), Teoria Geral do Estado Teoria Pura do Direito (1933). Fato marcante na vida de Kelsen foi sua tumultuada fuga da Alemanha e ida para os Estados Unidos, tendo passado pela Espanha e Suca. 1973 morreu nos Estados Unidos, na cidade de OrindaCalifrnia, aos 92 anos naturalizado norte-americano.

Teoria Pura do Direito


Hans Kelsen consagrou-se como o fundador da Escola Normativista ou Escola de Viena. Podemos chamar de Normativismo Jurdico ou Racionalismo Dogmtico.

No sculo XVIII o dogmatismo racionalista prega a total confiana na razo como meio de chegar a verdades seguras.

A teoria Kelsiana a expresso mxima do estrito positivismo jurdico.

Aspectos histricos da poca

Desde o Congresso de Viena, em 1815, a preocupao dos principais paises europeus passou a ser a busca da estabilidade internacional. as naes buscaram o prestgio nacional e o fortalecimento militar, mantendo constante vigilncia para impedir o crescimento das foras contrrias e a formao de alianas entre pases afins. Esta inquietao ocorria mediante o "equilbrio de poder". (Brasil Escola) Decadncia do mundo capitalista-liberal Luta pela expanso dos mercados e aumento da capacidade produtiva. 1. Guerra Mundial

Aspectos da Teoria Pura do Direito

Fruto da poca denominada de racionalizao do poder. Para a cincia jurdica no importa o contedo do direito. Devia reconhecer a existncia de ordens jurdicas de contedo poltico, diverso do contedo liberal ou social-democrtico que exibia nos povos europeus ocidentais.

Defesa da absoluta neutralidade em face do contedo poltico, tico, religioso das normas jurdicas. Mais autntica tentativa de fundamentao autnoma da cincia jurdica que antes estava reduzida sociologia e a uma cincia causal.

Observao de Hans Kelsen


Sendo o direito uma realidade especfica no seria de bom alvitre transportar para a gide da cincia jurdica mtodos vlidos para outras cincias. (Maria Helena Diniz, 2007, p. 118) Defendeu a Pureza Metdica

Dupla depurao da cincia jurdica:

Afastamento de qualquer influncia sociolgica. A anlise de aspetos fticos deve ser feita pelas cincias causais (sociologia, psicologia etc)
A cincia jurdica j recebe a norma feita. Os estudos das outras cincias so bons para o legislador que tem a misso de estabelecer as normas.

Retira do mbito de apreciao da cincia jurdica:


a ideologia poltica,

A ideologia emana da vontade e no do conhecimento.

os aspectos valorativos toda e qualquer investigao moral e poltica, Quem deve fazer tais estudos so a tica, a poltica, a religio e a filosofia da justia. A justia uma questo insuscetvel de qualquer indagao terico-cientfica. um ideal a atingir, varivel no tempo e no espao O conhecimento jurdico cincia e no poltica.

Cincia - Conjunto organizado de conhecimentos relativos a um determinado objeto Poltica - Para muitos pensadores, a cincia moral normativa do governo da sociedade civil. (Alceu Amoroso Lima Poltica, 4 edio, pg. 136); Outros a definem como conhecimento ou estudo das relaes de regularidade e concordncia dos fatos com os motivos que inspiram as lutas em torno do poder do Estado e entre os Estados. (Eckardt Fundamentos de la Poltica, pg. 14); Atualmente, a maioria dos tratadistas e escritores se divide em duas correntes. Para uns, poltica a cincia do Estado. Para outros, a cincia do poder;

Objeto especfico da Cincia Jurdica NORMA DE DIREITO. O jurista deve conhecer to-somente conhecer e descrever tal norma, mediante PROPOSIO JURDICA.

A proposio jurdica tem por misso conhecer a norma, nada podendo prescrever, apenas descreve-a com base no seu conhecimento, no regulamentando, portanto, a conduta humana.

Combateu o sincretismo metodolgico de uma cincia imbuda de sociologismo e poltica.

Aspirava a AUTONOMIA, NEUTRALIDADE E OBJETIVIDADE da cincia do direito. Resgata o dualismo Kantiano entre o SER e o DEVER SER:

Immanuel Kant ou Emanuel Kant (Knigsberg, 22 de Abril de 1724 Knigsberg, 12 de Fevereiro de 1804) foi um filsofo alemo, geralmente considerado como o ltimo grande filsofo dos princpios da era moderna, indiscutivelmente um dos seus pensadores mais influentes.

O SER E O DEVER SER


So duas categorias a priori do conhecimento que no derivam de nenhuma outra. So duas formas mentais correspondentes a dois domnios:

Ser dos fatos ou da natureza fsica, espiritual e social Dever ser das normas

A cincia do direito normativa e portanto estuda normas que enunciam o que se deve fazer, e no o que se sucedeu, sucede ou suceder. O ser regido pela lei da causalidade, que enuncia que os objetos naturais se comportam de um determinado modo.

O mundo fsico regido pelas leis da causalidade e o mundo das normas regido pela imputabilidade, como a a capacidade atribuda a algum de ser responsabilizado.
A imputabilidade a operao lgica que atribui uma conseqncia em virtude da prtica de uma ato. a imputao que estabelece a conexo entre o ilcito e a sano. O princpio da validade a imputao que aplicado no domnio da liberdade.

A norma jurdica brilha quando violada, pois sem a possibilidade um ato contra o que determina a norma no h como falar da norma como um dever ser, em cuja estrutura est a possibilidade de imputao de uma sano a um comportamento delituoso que a provoca (Maria Helena, 2007, p. 120)

Mtodo Kelseniano:

Num sistema esttico (normas j criadas) mtodo hipottico dedutivo o fundamento de validade deduzido da norma bsica.

Ex. Amar o prximo

No devemos fazer o mal ao prximo Causar-lhe morte Prejudic-lo fsica ou moralmente.

Num sistema dinmico (criao e aplicao do direito quando forma o contedo das normas)- mtodo lgicotranscendental- as condies do conhecimento tambm so as condies do seu objeto, por que o objeto criado pelo conhecimento. Considera a norma hipottica fundamental para validar as outras normas.

A cincia jurdica normativa (o que descreve atravs da imputao no so fatos mas normas) e descritiva (no prescreve normas) descritiva no daquilo que , mas do que dever ser. a cincia do direito que ergue o sistema, descrevendo, atravs da imputao, as relaes entre os comandos, com o objetivo de reduzi-los a uma unidade inteligvel. A estrutura lgica da ordem jurdica piramidal, estabelecendo uma hierarquia, uma relao de subordino O contedo das normas pode ser determinado por meio dos atos das autoridades que estatuem as normas positivas do sistema. A norma fundamental confere o poder as autoridades. O direito um sistema escalonado e gradativo de normas jurdicas, em que cada qual tira sua validade da camada que lhe imediatamente superior e assim sucessivamente at alcanar a norma hipottica fundamenta que lhes d o fundamento de validade, sendo que a sua validade pressuposta pelo jurista.

S-ar putea să vă placă și