Sunteți pe pagina 1din 48

Tecido Nervoso

Aula Programada

Biologia
Tema: Tecido Nervoso

TECIDO NERVOSO O sistema nervoso constitudo por todos os tecidos nervosos do organismo.

SNC

Encfalo

Medula espinhal

SNP

Nervos, gnglios e terminaes nervosas

Tecido Nervoso

Constitudo por dois tipos de clulas: Clulas nervosas Neurnios

Clulas de Sustentao Neurglia ou Glia - (SNC) No SNP - Clulas de Schwann.

CARACTERSTICAS HISTOLGICAS
Formado por clulas ramificadas com capacidade especial para gerar e conduzir impulsos eltricos; Clulas com prolongamentos que se intercomunicam por meio de impulsos eltricos e mediadores qumicos; Intenso Metabolismo; Muito Vascularizado; Baixa capacidade de regenerao.

Tecido Nervoso
1) Introduo
O sistema nervoso responsvel pelo ajustamento do organismo ao ambiente. Sua funo perceber e identificar as condies ambientais externas, bem como as condies reinantes dentro do prprio corpo e elaborar respostas que adaptem a essas condies. 2) Clulas do tecido Nervoso O tecido nervoso constitudo por dois componentes principais: I) Neurnios II) Clulas da glia ou neurglia

Tecido Nervoso
I) Neurnios
Clulas especializadas na conduo de impulsos nervosos Apresentam trs componentes principais:

Dendritos: Prolongamentos ramificados do neurnio, especializados na recepo de estmulos provenientes de outros neurnios ou de clulas sensoriais.

Corpo celular: Regio onde se localiza o ncleo e a maioria das estruturas citoplasmticas. a regio metabolicamente ativa da clula.

Axnios: Prolongamento nico e alongado. Transmite os impulsos nervosos provinientes dos dendritos para outras clulas (nervosas, musculares, glandulares).

Tecido Nervoso
I) Neurnios
Fibras nervosas So representadas pelos prolongamentos do neurnio:

I) Dendritos II) Axnios


Os axnios encontram-se revestidos por dobras nicas ou mltiplas formadas por clulas envoltria, denominadas: clulas de Schwann nas fibras nervosas perifricas e oligodendrcitos no sistema nervoso central. O conjunto desse material envoltrio denomina-se: bainha de mielina.

Axnio revestido por clulas de Schwann Formando a bainha de mielina.

Tecido Nervoso
I) Neurnios
Figura mostrando axnio revestido por oligodendrcitos (formando bainha de mielina)

Tecido Nervoso
I) Neurnios
Funes da bainha de mielina o Atua como isolante eltrico. o Aumenta a velocidade de propagao do impulso nervoso ao longo do axnio. Obs.: Na doena degenerativa esclerose mltipla, ocorre a degenerao gradual da bainha de mielina (desmielizao), resultando na perda progressiva de coordenao nervosa.

Tecido Nervoso
I) Neurnios
Classificao dos neurnios quanto ao tamanho e forma de seus prolongamentos a) Neurnios multipolares: possuem mais de dois prolongamentos.

b) Neurnios bipolares: possuem um dendrito e um axnio.


c) Neurnios pseudo-unipolares: possuem um nico prolongamento prximo ao corpo celular, mas este logo se divide em dois, dirigindo-se um ramo para a periferia e outro para o S.N.C.

Tecido Nervoso
I) Neurnios
Classificao dos neurnios quanto sua funo a) Neurnios motores ou eferentes: Conduz o impulso nervoso do sistema nervoso central at o rgo efetuador (glndulas excrinas, endcrinas e fibras musculares) b) Neurnios sensitivos ou aferentes: Recebem estmulos sensoriais do meio e conduzem o impulso nervoso do receptor at o sistema nervoso central. c) Interneurnios ou associativos: Estabelecem conexes entre neurnios sensitivos e motores.
Associativo

Sensitivo Motor

TIPOS DE NEURNIOS

NEURNIO SENSORIAL

CORPO CELULAR

CORPO CELULAR

Direo da conduo

AXNIO

NEURNIO ASSOCIATIVO

DENDRITOS
AXNIO CORPO CELULAR AXNIO

NEURNIO MOTOR

DENDRITOS

12

ESTMULO
Substncia cinzenta

DORSAL

corpo celular localizado no gnglio

neurnio sensitivo Receptor

interneurnio

VENTRAL MEDULA

neurnio motor

Msculo efetor

Tecido Nervoso
I) Neurnios
Potencial de repouso Nesse estgio o neurnio encontra-se POLARIZADO. A superfcie interna da membrana plasmtica mantm-se eletricamente negativa em relao superfcie externa. Isso se deve a bomba de sdio e potssio que bombeia ativamente ons sdio para fora e potssio para dentro do neurnio.

Tecido Nervoso
I) Neurnios
Potencial de ao Quando um neurnio devidamente estimulado, a membrana torna-se permevel ao on sdio (Na+). Momentaneamente uma determinada regio do neurnio torna-se despolarizada (regio intracelular positiva e extracelular negativa).

Tecido Nervoso
I) Neurnios
Potencial de ao A entrada de ons Na+ interrompida e ocorre a sada de ons K+ (potssio) Isso faz com que o neurnio volte ao estgio normal de potencial de repouso (negativo internamente e positivo na regio externa). O restabelecimento do potencial de repouso chamado de repolarizao. A rea que se despolarizou estimula a rea adjacente a se despolarizar tambm, e o fenmeno se repete at as extremidades do axnio.

Axnio

I) Neurnios
Conduo do impulso nervoso A propagao do impulso sempre no sentido: dendritos Corpo celular Axnio Estmulos captados pelos dendritos geram um impulso nervoso que percorre todo o axnio, at chegar a suas extremidades.

Tecido Nervoso
I) Neurnios
Conduo do impulso nervoso Resumo 1) 2) 3) 4) Estmulo. Potencial de ao (despolarizao). Repolarizao. Migrao do impulso nervoso at a extremidade do axnio.

Tecido Nervoso
I) Neurnios
Conduo do impulso nervoso Animao

Tecido Nervoso
I) Neurnios
Conduo saltatria A bainha de mielina no contnua e forma espaamentos isentos de mielina, os chamados ndulos de Ranvier. Isto facilita um movimento mais gil do impulso que vai ocorrendo em saltos.

Tecido Nervoso
I) Neurnios
Conduo saltatria A despolarizao e a repolarizao do neurnio ocorre nos ndulos de Ranvier.

Na+

Na+

Tecido Nervoso
I) Neurnios
Lei do Tudo ou Nada Existe um valor mnimo de excitao para que ocorra o impulso nervoso. Se o estmulo for fraco e no atingir o valor mnimo de excitao no haver impulso nervoso. Mas, se o estmulo for forte, e superar o valor mnimo de excitao, haver a produo de impulso nervoso, no importando a grandeza do estmulo. Independentemente da grandeza do estmulo a resposta ser sempre a mesma.

Tecido Nervoso
I) Neurnios
Sinapse Sinapses so regies de ntima aproximao entre neurnios, onde o estmulo passa de um neurnio para outro ou para uma clula muscular por meio de mediadores qumicos, os neurotransmissores. Poro terminal do axnio de um neurnio boto sinptico (membrana pr-sinptica) Regio da clula adjacente (membrana ps-sinptica) Espao entre as estruturas (fenda sinptica)
Boto sinptico

Tecido Nervoso
I) Neurnios
Sinapse Os botes sinpticos contm vesculas membranosas, produzidas pelo complexo de golgi no corpo celular, repletas de neurotransmissores. (acetilcolina, noradrenalina, epinefrina) Quando o impulso nervoso chega nos botes sinpticos, ocorre o influxo de ons clcio (Ca+), o que leva a algumas vesculas se fundirem membrana plasmtica, liberando os neurotransmissores na fenda sinptica.

I) Neurnios
Sinapse

Atuao do on clcio na liberao de vesculas contendo neurotransmissores.

Tecido Nervoso
I) Neurnios
Sinapse Os neurotransmissores ligam-se a protenas receptoras da membrana da clula vizinha (membrana ps sinptica). Se esta for outro neurnio, pode ocorrer um novo impulso nervoso, que se propagar at a sinapse seguinte. Se for uma clula musculares, ocorrer a contrao celular.

Sinapse: local de comunicao entre neurnios ou entre neurnios e outras clulas (msculos, por ex.) MITOCNDRIAS

Axnio
Potencial de Ao Vesculas Sinpticas Fenda Sinptica

SINAPSE QUMICA Neurotransmissores: Acetilcolina, adrenalina Dopamina, serotonina

Neurotransmissores Protenas receptoras

1.

Remoo dos neurotransmissores (enzimas) 2. Agentes que impedem esta remoo


MIOFIBRILA

27

Vescula Sinptica

Transportador

Receptor

Droga

3.O NMERO DE 1.NEUROTRANSMISSORES 2.AS MOLCULAS DA RECEPTORES SO REABSORVIDOS NAS DROGA IMPEDEM A DIMINUE REABSORO E SINAPSES NORMAIS PROVOCAM A SUPERESTIMULAO DA MEMBRANA PSSINPTICA

4.A SINAPSE MENOS SENSVEL APS A RETIRADA DA DROGA

DEPENDNCIA DE DROGAS E A SINAPSE


28

Tecido Nervoso
I) Neurnios
Sinapse Ao serem liberados na fenda sinptica os neurotransmissores se ligam aos seus receptores (protenas) na membrana da clula ps sinptica. As protenas de membrana abrem passagem para os ons sdio Na+, os quais iro causar a despolarizao da clula ps sinptica, dando prosseguimento conduo do impulso nervoso. Aps a atuao dos neurotransmissores, enzimas especficas os destroem, para que o estmulo no seja permanente.

Tecido Nervoso
I) Neurnios
Sinapse

Entre neurnios

Tecido Nervoso
I) Neurnios
Sinapse As sinapses entre neurnios e clulas musculares so chamadas de junes neuromusculares ou placa motora.

Tecido Nervoso
II) Clulas da Glia ou Neurglia
As clulas da glia ou neurglia so clulas no neuronais do sistema nervoso central que proporcionam suporte e nutrio aos neurnios. a) Oligodendrcitos Funo: revestimento dos axnios formando a bainha de mielina dos neurnios presentes no sistema nervoso central.

b) Clulas de Schwann Funo: revestimento dos axnios formando a bainha de mielina dos neurnios presentes nos nervos perifricos.

Tecido Nervoso
II) Clulas da Glia ou Neurglia
As clulas da glia ou neurglia so clulas no neuronais do sistema nervoso central que proporcionam suporte e nutrio aos neurnios. c) Astrcitos Funes: Manuteno do tecido nervoso Nutrio dos neurnios Sustentao dos neurnios

d) Micrglia Funo: Defesa (realizam fagocitose)

Tecido Nervoso
II) Clulas da Glia ou Neurglia
As clulas da glia ou neurglia so clulas no neuronais do sistema nervoso central que proporcionam suporte e nutrio aos neurnios. e) Ependimcito Funo: Revestimento do sistema nervoso central

Clulas do Sistema Nervoso: Glia


Oligodendrcitos Bainha isolante (Bainha de mielina) das fibras nervosas no SNC

Astrcitos Associado aos capilares Suporte nutricional e fsico aos neurnios

Clulas de Schwann Bainha isolante (Bainha de mielina) das fibras nervosas no SNP

35

ESTRUTURA BSICA DO NEURNIO


DENDRITOS AXNIO
Bainha de mielina Ncleo Clula de Schwann Axnio

CORPO CELULAR

Bainha de mielina

Ndulo de Ranvier

36

CONDUO SALTATRIA

Potencial de Ao

Conduo saltatria

Mielina
Axnio

37

Tecido Nervoso

Exerccios

Tecido Nervoso
Utilize as alternativas a seguir para responder s questes de 1 a 5 a) b) c) d) e) Impulso nervoso Neurotransmissor Potencial de ao Potencial de repouso Sinapse nervosa

1) Como se denomina a alterao brusca na carga eltrica das superfcies interna e externa da membrana plasmtica, causada por um estmulo de natureza e de intensidade adequados? Potencial de ao 2) Qual o nome do espao entre a terminao de um axnio e a membrana de uma clula vizinha, atravs do qual o impulso nervoso transmitido por meio de mediadores qumicos? Sinapse nervosa

Tecido Nervoso
Utilize as alternativas a seguir para responder s questes de 1 a 5 a) b) c) d) e) Impulso nervoso Neurotransmissor Potencial de ao Potencial de repouso Sinapse nervosa

3) Como chamada a propagao de uma alterao de cargas eltricas ao longo da membrana plasmtica de um neurnio? Impulso nervoso

4) Como se denomina a situao em que h diferena de cargas eltricas entre as superfcies interna e externa da membrana plasmtica de um neurnio que no est sendo estimulado? Potencial de repouso
5) Qual o nome de uma substncia liberada pela extremidade de um axnio e que pode estimular uma clula nervosa ou uma clula muscular?

Neurotransmissor

Tecido Nervoso
2) (PISM-UFJF/2002) O processo eltrico que ocorre na transmisso do impulso nervoso: a) depende da despolarizao da membrana plasmtica e termina com a liberao do neurotransmissor na corrente sangnea. b) depende do disparo de potenciais de ao e termina com a liberao de neurotransmissores pelos dendritos. c) ocorre sempre no sentido dendrito para o terminal axnico e depende do transporte de ons atravs da membrana plasmtica. d) envolve a participao de diferentes tipos de permeases e depende principalmente da interao entre molculas de actina e miosina. e) lento e termina com a liberao do neurotransmissor no citoplasma da clula adjacente.
Resposta: C

Tecido Nervoso
3) Sabemos que a fibra nervosa formada pelo axnio e dobras envoltrias de diferentes clulas no SNC e no SNP, que so, respectivamente: a) oligodendrcitos e astrcitos fibrosos. b) oligodendrcitos e Clulas de Schwann. c) astrcito protoplasmticos e micrglia. d) astrcitos protoplasmticos e astrcitos fibrosos. e) Clulas de Schwann e micrglia.
Resposta: B

Tecido Nervoso
4) (UFMG) As clulas nervosas so capazes, exceto de: a) b) c) d) e) Conduzir impulsos at os efetores. Perceber os mais diversos estmulos. Receber as mensagens percebidas ao nvel dos receptores. Regenerar-se quando qualquer de suas partes for lesada. Transmitir a informao de uma clula a outra.

Resposta: D

Tecido Nervoso
5)

Resposta: V,V,V,V

Tecido Nervoso
6)

1) 2) 3) 4)

Dendritos Corpo celular Axnio (bainha de mielina) Regio terminal do axnio (botes sinpticos)

Tecido Nervoso
7)

A velocidade de conduo do impulso nervoso de um axnio est relacionado com: a) b) c) d) Presena de bainha de mielina A intensidade do estmulo aplicado ao neurnio Nmero de ramificaes dendrticas Nmero de estmulos aplicados ao neurnio.
Resposta: a

Tecido Nervoso
8)

Na sinapse, a propagao do impulso nervoso de um neurnio para outro feita atravs: a) Da inverso de polaridade da membrana plasmtica dos neurnios pelas concentraes de Na+ e K+. b) De mediadores qumicos, como a acetilcolina e adrenalina. c) Da pronta interveno de fibras musculares estriadas que se contraem, permitindo a propagao. d) Do contato estrutural direto e permanente entre axnios e dendritos de neurnios sensitivos.
Resposta: b

Tecido Nervoso
9)

Certos venenos, como o curare, agem nas transmisses sinpticas. Usado pelos ndios, o curare bloqueia as sinapses neuromusculares o que: a) b) c) d) e) Ocasiona convulses violentas Acelera os movimentos respiratrios Desestimula a liberao hormonal Impede a contrao muscular Destri a bainha de mielina
Resposta: d

S-ar putea să vă placă și