Sunteți pe pagina 1din 33

1.

A PR-HISTRIA DA ANTROPOLOGIA

A descoberta das diferenas pelos viajantes do sculo XVI e a dupla resposta ideolgica dada daquela poca at nossos dias:
A gnese da reflexo antropolgica contempornea descoberta do Novo Mundo.

O Renascimento explorou espaos at ento desconhecidos e comeou a elaborar discursos (interpretaes) sobre os habitantes que povoam aqueles espaos. (p. 37)

Aqueles que acabaram de serem descobertos pertencem humanidade?


O critrio essencial para saber se convm atribuirlhes um estatuto humano , nessa poca, religioso: O selvagem tem uma alma? O pecado original tambm lhe diz respeito? Questo capital para os missionrios, j que d resposta iria depender o fato de saber se possvel trazer ao selvagem a revelao. (p. 38)

No sculo XVI, esboou-se duas ideologias concorrentes sobre os povos encontrados no Novo Mundo:

A recusa do estranho;
A fascinao pelo estranho. (p. 38)

Isso gerou um debate pblico, como veremos na oposio do dominicano Las Casa e o jurista Sepulvera:

Las Casas: fascinao pelo estranho


Aqueles que pretendem que os ndios so brbaros, responderemos que essas pessoas tm aldeias, vilas, cidades, reis, senhores e uma ordem poltica que, em alguns reinos, melhor que a nossa. (...) Eles superavam tambm a Inglaterra, a Frana, e algumas de nossas regies da Espanha. (...) Pois a maioria dessas naes do mundo, seno todas, foram muita mais pervertidas, irracionais e depravadas, e deram mostra de muito menos prudncia e sagacidade em sua forma de se governarem e exercerem as virtudes morais. (p. 38)

Sepulvera: recusa do estranho


Aqueles que superam os outros em prudncia e razo, mesmo que no sejam superiores em fora fsica, aqueles so, por natureza, os senhores; ao contrrio, porm, os preguiosos, os espritos lentos, mesmo que tenham as foras fsicas para cumprir todas as tarefas necessrias, so por natureza servos. (...) E ser sempre justo e conforme o direito natural que essas pessoas estejam submetidas ao imprio de prncipes e de naes mais cultas e humanas, de modo que, graas a virtude destas e prudncia de suas leis, eles abandonem a barbrie e se conformem a uma vida mais humana e ao culto da virtude. (p. 39)

As ideologias que esto por trs desse duplo discurso, mesmo que no se expressem mais em termos religiosos, permanecem vivas hoje. (p. 39)

***

A FIGURA DO MAU SELVAGEM E DO BOM CIVILIZADO:


Na antiguidade grega havia a expresso brbaros (todos aqueles que no tinham a cultura grega); No Renascimento falava-se de naturais ou selvagens (seres da floresta); No sculo XIX aparecer o termo primitivos (estabelecendo a idia de que havia culturas inferiores); Na atualidade usamos o termo subdesenvolvidos/emergentes (designar povos industrializados e no industrializados). (p. 40)

Os critrios utilizados pelos europeus para julgar se convm conferir aos ndios um estatuto humano, alm do critrio religioso, so:
A aparncia fsica: eles esto nus ou vestidos de peles de animais; Os comportamentos alimentares: eles comem carne crua; A linguagem: eles falam uma lngua ininteligvel. (p. 41)

Assim, no acreditando em Deus, no tendo alma, no tendo acesso linguagem, sendo assustadoramente feio e alimentando-se como um animal, o selvagem apreendido nos modos de um bestirio. (p. 41)

Cornelius de Pauw:

sem barba, sem sobrancelhas, sem plos, sem esprito, sem ardor para com a sua fmea.
(p. 41)

Oviedo:

As pessoas desse pas, por sua natureza, so to ociosas, viciosas, de pouco trabalho, melanclicas, covardes, sujas, de m condio, mentirosas, de mole constncia (...).
(p. 42)

Stanley:

Os africanos so macacos de um jardim zoolgico.

***

Hegel:

O negro nem mesmo se v atribuir o estatuto de vegetal. (...) Ele cai para o nvel de uma coisa, de um objeto sem valor.

A FIGURA DO BOM SELVAGEM E DO MAU CIVILIZADO:


Os termos continuam rigorosamente idnticos: o sujeito do discurso (o civilizado) e seu objeto (o natural). Mas efetua-se dessa vez uma inverso daquilo que era apreendido como um vazio que se torna cheio, daquilo que era um menos que se torna mais. (p. 46)

O carter privativo dessas sociedades sem escrita, sem tecnologia, sem economia, sem religio organizada, sem clero, sem sacerdotes, sem polcia, sem leis, sem Estado no constitui uma desvantagem. O selvagem no o que pensamos. (p. 46)

Amrico Vespcio:

As pessoas esto nuas, so bonitas, de pele escura, de corpo elegante... Nenhum possui qualquer coisa que seja, pois tudo colocado em comum.
(p. 47)

Cristvo Colombo:

Eles so muito mansos e ignorantes do que o mal, eles no sabem se matar uns aos outros (...). Eu no penso que haja no mundo homens melhores, como tambm no h terra melhor.
(p. 47)

Gabriel Sagard:

Eles so afveis, liberais, moderados... Todos os nossos padres que freqentaram os Selvagens consideram que a vida se passa mais docemente entre eles do que entre ns.
(p. 48)

La Hontan:

Ah! Viva os Hurons que sem lei, sem prises e sem torturas passam a vida na doura, na tranqilidade, e gozam de uma felicidade desconhecida dos franceses.
(p. 48)

Um ndio da tribo dos Hurons declarou em um espetculo na Frana O Alerquim Selvagem:


Vocs so loucos, pois procuram com muito empenho uma infinidade de coisas inteis; vocs so pobres, pois limitam seus bens ao dinheiro, em vez de simplesmente gozar da criao, como ns, que no queremos nada a fim de desfrutar mais livremente de tudo.
(p. 49)

***

A imagem dupla que o ocidental criou em relao ao selvagem:

1. Era um monstro, um animal com figura humana, a meio caminho entre a animalidade e a humanidade mas tambm que monstro ramos ns, sendo que ele tinha lies de humanidade a nos dar; (p. 51)

2. Levava uma existncia infeliz e miservel, ou, pelo contrrio, vivia num estado de beatitude, adquirindo sem esforos os produtos maravilhosos da natureza, enquanto o Ocidente era, por sua vez, obrigado a assumir as duras tarefas da indstria;

(p. 51)

3. Era trabalhador e corajoso, ou essencialmente preguioso; (p. 51)

4. No tinha alma e no acreditava em nenhum deus, ou era profundamente religioso;


(p. 52)

5. Vivia um eterno pavor do sobrenatural, ou, ao inverso, na paz e na harmonia;


(p. 52)

6. Era um anarquista sempre pronto a massacrar seus semelhantes, ou um comunista decidido a tudo compartilhar, at e inclusive sua prprias mulheres;
(p. 52)

7. Era admiravelmente bonito, ou feio; (p. 52)

8. Era movido por uma impulsividade criminalmente congnita quando era legtimo temer, ou devia ser considerado como uma criana precisando de proteo; (p. 52)

9. Era um embrutecido sexual levando uma vida de orgia e devassido permanente, ou, pelo contrrio, um ser preso, obedecendo estritamente aos tabus e s proibies de seu grupo; (p. 52)

10.Era atrasado, estpido e de uma simplicidade brutal, ou profundamente virtuoso e eminentemente complexo;

(p. 52)

A partir dos problemas apresentados, assistiremos ao nascimento do etnlogo. O saber constitudo nesse perodo ser considerado pr-antropolgico, pelo fato de no ter se chegado a nenhuma concluso sobre o (brbaro, selvagem, natural, subdesenvolvido). (p. 53)

S-ar putea să vă placă și