Sunteți pe pagina 1din 13

Texto dramtico e espetculo teatral

A palavra drama significa a ao e surge associada representao teatral. Assim, tal como acontece no texto narrativo, tambm no texto dramtico se apresenta uma ao; contudo, essa ao apresentada por meio da representao. O texto dramtico , assim, escrito por um dramaturgo e tem como principal objetivo ser representado num palco (por atores, para espectadores).

Texto dramtico
Estrutura externa
Quanto estrutura externa, o texto dramtico pode estar dividido em: Atos que marcam a transio entre os diferentes espaos em que decorre a ao (a alterao do espao implica a mudana de ato); Cenas sempre que uma nova personagem intervm ou deixa de intervir na ao (entrando ou saindo do palco) d-se a mudana de cena.

Texto dramtico
Estrutura interna
Quanto estrutura interna, o texto dramtico constitudo por trs partes: Exposio momento em apresentam as personagens antecedentes da ao; que e se os

Conflito momento em que se representam os acontecimentos que contribuem para o desenrolar da ao; Desenlace momento em que se apresenta o desfecho da ao, ou seja, a resoluo do conflito.

Texto principal e texto secundrio


O texto dramtico divide-se em texto principal e texto secundrio.

Texto principal constitudo pelas falas das personagens em forma de: Dilogo falas/rplicas entre duas ou mais personagens; Monlogo fala de uma personagem consigo prpria; Aparte fala de uma personagem para o pblico (que no ouvida pelas outras personagens).

Texto secundrio constitudo pelas

didasclias ou indicaes cnicas (informaes/instrues do dramaturgo com vista representao teatral do texto escrito). Considera-se como texto secundrio: a) A listagem inicial das personagens; b) A indicao do nome da personagem antes de cada fala;

c) As anotaes sobre a estrutura externa da obra (indicao de atos e cenas);

Texto secundrio (continuao) a) As informaes sobre os gestos, o tom de voz, as atitudes e a movimentao das personagens; b) As indicaes sobre o guarda-roupa, o cenrio, a luz (luminotecnia) e o som (sonoplastia)
O texto secundrio distingue-se graficamente do texto principal pois surge, geralmente, em maisculas e/ou negrito (a, b, c) ou entre parntesis e grafado em itlico (d, e).

Espetculo teatral
Como j foi referido, um texto dramtico escrito com o objetivo de vir a ser representado, passando , ento, a espetculo teatral. O espetculo teatral no produzido apenas pelo dramaturgo. Nele intervm outros profissionais. Destacam-se: os atores interpretam intervenientes na pea; as personagens

o caracterizador e o maquilhador maquilham os atores;


o cengrafo concebe, desenha ou pinta os cenrios;

o assistente de palco e o assistente de guarda-roupa ocupam-se dos cenrios, dos adereos e do guarda-roupa, durante os espetculos teatrais; o encenador leva uma pea cena, adaptando o texto do dramaturgo e ensaiando os atores; o diretor de cena dirige os atores, durante os espetculos teatrais; o luminotcnico ou tcnico/desenhador de luz o responsvel pelos efeitos luminosos; o sonoplasta ou tcnico de som responsvel pelos efeitos sonoros o

Nota:
Nota: Como j te apercebeste, o texto dramtico e o espetculo teatral so duas realidades distintas: O texto dramtico produzido unicamente pelo dramaturgo e destina-se a ser lido pelos leitores; O espetculo teatral produzido por uma srie de profissionais, que transformam o texto escrito pelo dramaturgo num novo texto e o representam para um pblico, recorrendo a mltiplas linguagens. O texto dramtico/espetculo teatral caracteriza-se, assim, pela dupla enunciao (pode ser enunciado pelo dramaturgo ou pelos atores e restantes profissionais do teatro) e pela dupla recepo (pode ter como receptores os leitores ou os espectadores).

Tipos de cmico
Tendo uma finalidade simultaneamente ldica e pedaggica, o carter cmico est presente em muitos textos dramticos (sobretudo nos que se caracterizam pela leveza do tema e que visam a crtica social): com recurso ao humor, ironia e stira, o dramaturgo pretende no s divertir o pblico como lev-lo a refletir e a corrigir determinados comportamentos e costumes. H trs tipos de cmico:

Cmico de carter criado pela prpria personagem, incidindo na excentricidade ou incongruncia do seu carter;
Cmico de situao gerado pela situao ridcula em que a personagem se coloca; Cmico de linguagem provocado pelo uso que se faz da linguagem.

Exerccios
Exerccios sobre texto dramtico

O texto dramtico

S-ar putea să vă placă și