Sunteți pe pagina 1din 49

SISTEMA BRASILEIRO DE INTELIGNCIA - Sisbin

Professor Heron Duarte


professorheron@gmail.com

Lei 9883
O Sisbin integra as aes de planejamento e execuo das atividades de inteligncia do Pas, fornecendo subsdios ao Presidente da Repblica nos assuntos de interesse nacional.

Fundamentos
Preservao da soberania nacional Defesa do Estado Democrtico de Direito Dignidade da Pessoa Humana Cumprir e preservar os direitos e garantias individuais da CF Tratados, acordos, convenes internacionais em que a Repblica Federativa do Brasil seja parte

Inteligncia
Atividade que objetiva a obteno, anlise e disseminao de conhecimentos dentro e fora do territrio nacional sobre fatos e situaes de imediata ou potencial influncia sobre o processo decisrio e a ao governamental e sobre a salvaguarda e a segurana da sociedade e do Estado.

Contra-inteligncia
Ao para prevenir, detectar, obstruir e neutralizar a inteligncia adversa e aes de qualquer natureza que constituam ameaa salvaguarda de dados, informaes e conhecimentos de interesse da segurana da sociedade e do Estado, bem como das reas e dos meios que o retenham ou em que transitem.

Constituio do Sisbin
rgos da AP Federal que possam produzir conhecimentos de interesse da atividades de inteligncia, principalmente defesa externa, segurana interna e relaes exteriores podero compor o Sisbin, de ato do Presidente da Repblica.

COMPOSIO
Casa Civil Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteo da Amaznia Censipam
Gabinete de Segurana Institucional da PR, rgo de coordenao das atividades de inteligncia

COMPOSIO
ABIN, como rgo Central Ministrio da Justia Secretaria Nacional de Seg Pblica; Diretoria de Inteligncia Policial do DPF; Departamento de PRF; Departamento Penitencirio Nacional; Departamento de Recuperao de Ativos e Cooperao Jurdica Internacional da SNJ

COMPOSIO
Ministrio da Defesa
Dep. De Inteligncia Estratgica da Sec. Poltica, Estratgia e Assuntos Internacionais; Subchefia de Inteligncia do Estado-Maior de Defesa, Estado-Maior da Armada, do Centro de Inteligncia da Marinha, do Centro de Inteligncia do Exrcito e do Centro de Inteligncia da Aeronutica.

COMPOSIO
Ministrio das Relaes Exteriores Coordenao-Geral de Combate aos Ilcitos Transnacionais da Subsecretaria-Geral da Amrica do Sul.

COMPOSIO
Ministrio da Fazenda Secretaria-Executiva do Conselho de Controle de Atividades Financeiras; Secretaria da Receita Federal; e Banco Central do Brasil.

COMPOSIO
Ministrio do Trabalho e Emprego Sec. Executiva Ministrio da Sade Gabinete do Ministro Anvisa Ministrio da Previdncia Social Secretaria-Executiva

COMPOSIO
Ministrio de Cincia e Tecnologia Gabinete do Ministro Ministrio do Meio-Ambiente Secretaria-Executiva Ministrio da Integrao Nacional Secretaria Nacional de Defesa Civil Controladoria Geral da Unio Secretaria-Executiva

Participao das Unidades da Federao


As UF podero compor o Sisbin, mediante convnios e ajustes, ouvido o rgo de controle externo da atividade de inteligncia

Sisbin - Responsabilidades
Obteno, anlise e disseminao de informao necessria ao processo decisrio do Poder Executivo, bem como salvaguardar a informao contra o acesso no-autorizado

rgo Central
a Agncia Brasileira de Inteligncia, que usar de tcnicas e meios sigilosos, observando os direitos e garantias individuais, fidelidade s instituies e aos princpios ticos.

rgo Central
Os rgos componentes do Sisbin fornecero ABIN, nos termos e condies a serem aprovados em ato presidencial, dados e conhecimentos especficos relacionados defesa das instituies e aos interesses nacionais.

Aos rgos do Sisbin compete:


Produzir conhecimentos em decorrncia do PNI Planejar e executar aes relativas obteno e integrao de dados e informaes Intercambiar as informaes necessrias relacionadas s atividades de inteligncia e contrainteligncia.

Aos rgos do Sisbin compete


Fornecer ABIN informaes e conhecimentos especficos relacionadas defesa das instituies e dos interesses nacionais; Estabelecer mecanismos e procedimentos particulares necessrios s comunicaes e ao intercmbio no mbito do Sistema, com segurana e sigilo, sob coordenao da ABIN, com base na legislao pertinente.

A ABIN poder manter, em carter permanente, representantes dos rgos componentes do Sisbin no Departamento de Integrao. Cumpriro expediente em regime de disponibilidade permanente, de acordo com o Regimento Interno da ABIN, ficando dispensados do exerccio no rgo de origem.

Para tanto, a ABIN poder requerer aos rgos integrantes do Sisbin a designao de representantes para atuarem no Departamento de Integrao.

O Departamento de Integrao do Sisbin coordenar a articulao do fluxo de dados e informaes oportunas e de interesse da atividade de inteligncia de Estado.

Os representantes podero acessar, por meio eletrnico, as bases de dados de seus rgos de origem, respeitadas as normas de sigilo, segurana e limites de cada instituio.

CONSELHO CONSULTIVO
Vinculado ao GSI PR, compete: 1. Emitir pareceres sobre a PNI; 2. Propor normas e procedimentos gerais para o intercmbio de conhecimentos entre os rgos do Sisbin; 3. Contribuir para o aperfeioamento da doutrina de inteligncia

4. Opinar sobre propostas de integrao de novos rgos e entidades ao Sisbin; 5. Propor a criao ou extino de GT 6. Propor ao Presidente o seu Regimento Interno

Os membros do conselho so os titulares dos seguintes rgos:


1. 2. 3. 4. GSI PR; ABIN; Sec Nacional de Seg. Pblica/MJ Diretoria de Inteligncia Policial do DPF/MJ; 5. Departamento de PRF/MJ; 6. Departamento de Int. Estratgica da Sec. Poltica, Estratgia e Assuntos Internacionais / MD;

Os membros do conselho so os titulares dos seguintes rgos:


7. Centro de Inteligncia da Marinha; 8. Centro de Inteligncia do Exrcito; 9. Sec. Inteligncia da Aeronutica 10. Coordenao-Geral de Combate aos Ilcitos Transnacionais da Subs-Geral de Assuntos Polticos do MRE;

Os membros do conselho so os titulares dos seguintes rgos


12. Conselho de Controle de Atividades Financeiras/MF; 13. Centro Gestor e operacional do Sistema de Proteo da Amaznia Censipam/CC-PR

Ainda sobre o Conselho


O Presidente do Conselho o Chefe do GSI-PR, que indicar o seu substituto eventual; Os membros do Conselho indicaro seus respectivos suplentes; Os membros do Conselho tero credenciais de segurana no grau Secreto

Mais sobre o Conselho


Reunir-se-, com a maioria de seus membros: a) ordinariamente at 3 vezes ao ano, na sede da ABIN; b) extraordinariamente, se convocado pelo Presidente, ou a requerimento de um de seus membros. Pode ser fora da sede da ABIN;

No acabou...
Mediante convite de qualquer membro do Conselho, representantes de outros rgos ou entidades podero participar das reunies como assessores ou observadores; O Presidente do Conselho poder convidar cidados de notrio saber ou especialistas sobre o assunto da pauta

Quem paga os deslocamentos e estada?


Se membro do Conselho: rgos que representam. Se convidados do Presidente ou casos excepcionais: ABIN Os Conselheiros no so remunerados pela sua participao.

Mais atribuies pra ABIN


Prover suporte tcnico e administrativo s reunies do Conselho e ao funcionamento dos GT. Pode solicitar servidores aos rgos que constituem o Sistema. Representar o Sisbin no rgo de Controle Externo

Mais atribuies pra ABIN


Estabelecer necessidades de conhecimentos especficos, a serem produzidos pelos rgos que constituem o Sisbin, e consolid-los no PNI.

E ... Mais atribuies pra ABIN


Coordenar a obteno de dados e informaes e a produo de conhecimentos sobre temas de competncia de mais de um membro do Sisbin, promovendo a interao necessria.

Aff... Mais atribuies pra ABIN


Analisar os dados, informaes e conhecimentos recebidos, com vistas a verificar o atendimento das necessidades de conhecimentos estabelecidas no PNI

Minha nossa! Mais atribuies pra ABIN


Solicitar dos rgos e entidades da APF os dados, conhecimentos, informaes ou documentos necessrios ao atendimento da finalidade legal do sistema

S mais esta:
Promover o desenvolvimento de recursos humanos e tecnolgicos e da doutrina de inteligncia, realizar estudos e pesquisas para o exerccio e aprimoramento da atividade de inteligncia, em coordenao com os demais rgos do Sisbin.

A ABIN no pode...
Interferir nas atividades de inteligncia operacional necessria ao planejamento e conduo de campanhas e operaes militares das Foras Armadas, no interesse da defesa nacional

Poltica Nacional de Inteligncia


O Presidente da Repblica elaborar a Poltica Nacional de Inteligncia que ser examinada pelo rgo de controle externo da atividade de inteligncia.

Poltica Nacional de Inteligncia


Aps fixada pelo Presidente da Repblica, a PNI ser executada pela ABIN, sob superviso da Cmara de Relaes Exteriores e Defesa Nacional do Conselho de Governo.

Poltica Nacional de Inteligncia


O controle e fiscalizao externos da atividade de inteligncia sero exercidos pelo Legislativo (CN). Integraro o CE os lderes da maioria e minoria e Presidentes das Comisses de Relaes Exteriores e Defesa Nacional de ambas as casas.

Poltica Nacional de Inteligncia


A ABIN pode estabelecer convnios, acordos, contratos ou outros ajustes para o desempenho de suas funes, observada a legislao e normas pertinentes.

Documentao
Autoridades que tenham competncia legal para tanto podero solicitar informaes sobre as atividades de inteligncia ao Chefe do Gabinete de Segurana Institucional da PR - GSI.

No sero fornecidas informaes cujo sigilo seja imprescindvel segurana da sociedade e do Estado (MP 2.216-37/2001) Ser observado o respectivo grau de sigilo conferido.

Documentao
O Chefe do GSI PR regular em ato prprio que documentos e informaes podero ser fornecidos.

Comunicao
A ABIN somente se comunicar com os demais rgos da AP com o conhecimento prvio da autoridade competente de maior hierarquia do respectivo rgo, ou um seu delegado.

Oramento
Contemplar, em rubrica especfica, os recursos necessrios ao desenvolvimento das aes de carter sigiloso a cargo da ABIN.

AT O PRXIMO ENCONTRO!

Professor Heron Duarte


professorheron@gmail.com

S-ar putea să vă placă și