Sunteți pe pagina 1din 30

Carl Rogers

1902 - 1987

Aprendizagem Centrada no Aluno

A VIDA DE CARL ROGERS


Carl Ransom Rogers nasceu em 8 de Janeiro de 1902 em Oak Park nos arredores de Chicago. Tinha quatro irmos e uma irm, sendo o antepenltimo. Faleceu em La Jolla, na Califrnia, a 4 de Fevereiro de 1987 na sequncia de uma fratura do colo do fmur. De acordo com as instrues que deixara, as mquinas que mantinham "artificialmente" a sua vida foram desligadas aps trs dias de coma.

SUA TRAJETRIA DE VIDA


Desde muito novo Carl Rogers mostrou-se interessado pela leitura e pelo "saber". Foi sempre um aluno excepcionalmente brilhante, mantendo, no entanto, uma colaborao constante nos trabalhos do quotidiano familiar. Em 1919 matriculou-se em Agronomia na Universidade de Wisconsin. Envolve-se em vrias atividades comunitrias desenvolvendo as suas capacidades de "facilitador" e organizador. Entra em contacto com meios evanglicos militantes e decide mudar para o curso de Histria com a inteno de se dedicar posteriormente carreira eclesistica.

Depois de terminar a sua licenciatura em Histria Carl Rogers e casa-se com Hellen Elliot, sua amiga de infncia, de quem vir a ter dois filhos: David e Natalie. Aps ter obtido a sua licenciatura em Histria, Carl Rogers matricula-se no Seminrio da Unio Teolgica em Nova Iorque. Rogers tem a oportunidade de frequentar alguns cursos na faculdade de psicologia ; Assim decide mudar para curso de psicologia clnica e psicopedagogia.

Aprendizagem
Segundo o autor, "Tem-se de encontrar uma maneira de desenvolver, dentro do sistema educacional como um todo, e em cada componente, um clima conducente ao crescimento pessoal; um clima no qual a inovao no seja assustadora, em que as capacidades criadoras de administradores, professores e estudantes sejam nutridas e expressadas, ao invs de abafadas. Tem-se de encontrar, no sistema, uma maneira na qual a focalizao no incida sobre o ensino, mas sobre a facilitao da aprendizagem autodirigida (Rogers, 1986:244).

Princpios fundamentais para o desenvolvimento do processo de aprendizagem:


1. O ser humano contm em si uma potencialidade natural para a aprendizagem (Rogers, 1986: 28). 2. No podemos ensinar, apenas podemos facilitar a aprendizagem (Rogers, 1974: 381). 3. A aprendizagem significativa acontece quando o assunto percebido pelo aluno como relevante para os seus propsitos, o que significa que o aluno aprende aquilo que percebe como importante para si (Rogers, 1974: 382). 4. A aprendizagem que implique uma mudana ameaadora na percepo do self, tende para a resistncia (Rogers, 1974: 383).

5. As aprendizagens so melhor apreendidas e assimiladas quando a ameaa externa ao self reduzida ao mnimo (Rogers, 1974: 384). 6. A maioria das aprendizagens significativas so adquiridas pela pessoa em ao, ou seja, pela sua experincia (Rogers, 1986: 136137). 7. A aprendizagem qualitativa acontece quando o aluno participa responsavelmente neste processo (Rogers, 1974: 390). 8. A aprendizagem que envolve a auto-iniciativa por parte do aluno e a pessoa na sua totalidade, ou seja, dimenses afetiva e intelectual, torna-se mais duradoura e slida (Ibidem). 9. Quando a autocrtica e a auto-avaliao so facilitadas, e a avaliao de outrem se torna secundria, a independncia, a criatividade e a auto-realizao do aluno tornam-se possveis (Rogers, 1974: 404-405).

10. A aprendizagem concretiza-se de forma plena quando o professor autntico na relao pedaggica (Rogers, 1986:11). 11. Para uma aprendizagem adequada torna-se necessrio QUE O ALUNO APRENDA A APRENDER, quer dizer que, para alm da importncia dos contedos, o mais significativo para Rogers a capacidade do indivduo interiorizar o processo constante de aprendizagem (Rogers: 1986:126). Para que estes princpios estejam presentes na relao pedaggica fundamental que o PROFESSOR se torne no que Rogers designou por FACILITADOR DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM.

Rogers prope tambm um conjunto de qualidades que considerou como fundamentais para a transformao de um professor num facilitador da aprendizagem

Autenticidade do facilitador Aceitao e Confiana capacidade de compreender empaticamente o aluno

O objetivo primordial deste modelo o de que o aluno abandone a passividade e adquira um papel ativo, de interveno no seu prprio processo de aprendizagem, o que significa que a aprendizagem deixa de estar centrada no professor, para passar a estar centrada no aluno.

Carl rogers marcou no s a Psicologia Clnica, como tambm, a Psicoterapia, Administrao de empresas e de escolas.

A DIFUSO DO PENSAMENTO DE CARL ROGERS NAS CINCIAS HUMANAS.

Pode pensar que o ciclo estava concludo e que o pensamento de Carl Rogers, por ter integrado plenamente na cultura, deixara de ter pertinncia e singularidade para se esbater naquela herana cultural que todos partilham sem reivindicar especificidades.

Infiltraram na educao, onde as suas implicaes revolucionrias provocam controvrsias; Influenciaram casamentos e parcerias; Afetaram as relaes com os pais; Alcanaram indstrias e escolas de gesto... A educao e prticas mdicas tambm sentiram a mudana.

A PERSONALIDADE EM CARL ROGERS

O ser humano perspectivado como tendo uma tendncia inata para desenvolver as suas prprias potencialidades. A sua capacidade de desenvolvimento, ou de autodireo, apresenta duas dimenses que interagem uma com a outra e simultaneamente com o meio ambiente social: a tendncia atualizante e o sistema de autoregulao.

A tendncia atualizante: O organismo tende a ir ao encontro dos seus prprios fins. Esta tendncia constitui a fonte de energia e de ao, ou seja, de motivao para o ser humano.

O sistema de autoregulao:Todo o ser humano est dotado de um sistema de auto-regulao que lhe permite avaliar as suas aes e experincias, em funo dos seus prprios objetivos, e proceder s correes necessrias para as aes futuras.

QUANDO O DESENVOLVIMENTO ALIENADO

O indivduo passa, ento, a ser dirigido por uma espcie de foras exteriores a si mesmo, por pessoas de quem normalmente depende, de alguma forma. Assim sendo, a percepo do mundo e da vida comea a basear-se no na sua prpria experincia, mas na experincia alheia.

A COMUNICAO AUTNTICA

Quando o ser humano consegue assumir a sua diferena e a sua individualidade, revelando-se aos outros naquilo que ele propriamente , deixa de sentir-se isolado.

Sua ateno recaiu sobre a relao alunoprofessor, que deve ser impregnada de confiana e destituda de noes de hierarquia. Instituies como avaliao, recompensa e punio esto completamente excludas, exceto na forma de autoavaliao. Embora anticonvencional, a pedagogia rogeriana no significa abandonar os alunos a si mesmos, mas dar apoio para que caminhem sozinhos.

A REFORMULAO NO PROCESSO COMUNICACIONAL

A reformulao uma tcnica de interveno sobre o dito e o no dito, no mbito de um sistema interacional, mas que est intimamente ligada atitude de compreenso emptica.

Consiste em dizer de uma outra forma o que foi expresso pelo outro. Na reformulao, e de um modo geral, o facilitador repega o que foi dito, ou no dito, pelo interlocutor e devolve-lhe de uma forma mais concisa, ordenada e explcita.

A reformulao incide ou pode incidir sobre trs dimenses da interao: contedo manifesto, contedo latente e contedo no-verbal. O contedo manifesto diz respeito quilo que dito que expresso pelo interlocutor, no aqui e agora. Por sua vez, o contedo latente refere-se quilo que est implcito no discurso verbal ou no-verbal do interlocutor. Finalmente, o contedo no-verbal concerne a todas as formas de expresso humana, como posturas corporais, mmicas, olhares, gestualidade, sons vocais, silncios e ocupao do espao fsico.

Principais idias
O processo psicoteraputico consiste em um trabalho de cooperao entre psiclogo e cliente, cujo objetivo a liberao desse potencial de crescimento, tendo como resultado a pessoa aberta experincia,vivendo de maneira existencial,tornando-se ele mesmo.

A corrente de Rogers ficou conhecida como humanista, porque, em acentuado contraste com a teoria freudiana, ela se baseia numa viso otimista do homem. Em seu ideal de ensino, o papel do professor se assemelha ao do terapeuta e o do aluno ao do cliente. Isso quer dizer que a tarefa do professor facilitar o aprendizado, que o aluno conduz a seu modo.

Acreditava ser impossvel comunicar diretamente a outra pessoa o conhecimento que realmente importa e que ele definiu como "a verdade que foi captada e assimilada pela experincia pessoal".

Alm disso, Rogers estava convencido de que as pessoas s aprendem aquilo de que necessitam ou o que querem aprender.

Publicou 16 livros, dentre os quais se destacam: "Tornar-se Pessoa", "Um Jeito de Ser", "Terapia Centrada no Cliente" e "Liberdade de aprender em nossa poca".

Alguns livros publicados

Bibliografia
JUSTO, Henrique. Abordagem Centrada na pessoa: consensos e dissensos. So Paulo: Vetor, 2002. www.titosena.faed.udesc.br/.../APRENDIZAGEM%20CENTRADA%20... Pesquisa realizada em 19.03.2008, s 13:09:45

S-ar putea să vă placă și