Sunteți pe pagina 1din 17

Transformador de Corrente e Transformador de Potencial

PROTEO DE SISTEMA ELTRICO

Acadmicos: Manoel Marcela Lucas Igor

Professora: Andra

Ligao do TC e TP no circuito
TC Ligado em Serie

TP Ligado em Paralelo

Transformador de Corrente - TC
O transformador de corrente (TC) um dispositivo que tem como finalidade reduzir uma alta corrente do primrio, para uma corrente viavelmente baixa no secundrio, para que seja possvel fazer o uso de equipamentos de controle, proteo e medio, por isso so utilizados em aplicaes de altas tenses.

Basicamente constitudo de poucas espiras no primrio, e no secundrio mais, para que segundo a lei de transformao Np/Ns=Ip/Is, diminua a corrente secundria para na maioria dos casos 5A.

Tipos de Transformadores de Corrente - TC


TC com vrios enrolamentos primrios

TC com vrios ncleos secundrios


TC com vrios enrolamentos secundrios TC tipo derivao no secundrio TC de baixa Impedncia TC de alta Impedncia

TC com vrios enrolamentos primrios

constitudo de vrios enrolamentos primrios montados isoladamente e apenas um enrolamento secundrio. Nota-se na figura ao lado o TC com dois enrolamentos primrios.

TC com vrios ncleos secundrios


constitudo de dois ou mais enrolamentos secundrios, e cada um possui individualmente o seu ncleo formado, juntamente com o enrolamento primrio, conforme mostra a figura ao lado. Nesse tipo de TC, a seo do condutor primrio deve ser dimensionado tendo em vista a maior relao de transformao dos ncleos considerados. Desse modo, cada ncleo com o seu secundrio funciona de forma independente do outro.

Alm disso, so construdos TC com distintos enrolamentos, sendo destinados a medio e outro proteo.

TC com vrios enrolamentos secundrios


constitudo de um nico ncleo envolvido pelo enrolamento primrio e vrios enrolamentos secundrios, que podem ser ligados em serie ou em paralelo. Outro fator importante o fato de que os transformadores de corrente com mais de uma derivao no enrolamento secundrio tem sua classe de exatido relacionada com a sua operao na posio que leva o maior numero de espira.

TC tipo derivao no secundrio


aquele constitudo de um nico ncleo envolvido pelos enrolamentos primrio e secundrio, sendo este provido de uma ou mais derivaes. Entretanto o primrio pode ser constitudo de um ou mais enrolamentos, conforme se mostra na figura a seguir. Como os amperes-espiras variam em cada relao de transformao considerada, somente garantida a classe de exatido do equipamento para a derivao que estiver o maior nmero de espiras. A verso deste tipo de TC dada na figura abaixo.

TC de Baixa Impedncia
So equipamentos cujo enrolamento primrio constitudo de uma nica espira. So caracterizados pelos transformadores do tipo barra, janela e bucha. Normalmente, o TC de baixa impedncia so construdos para corrente muito elevada quando se torna impraticvel fabricar enrolamentos com condutores de grande seo transversal.

TC de Alta Impedncia
Os TCs de alta impedncia so aqueles cujo enrolamento primrio constitudo de varias espiras enroladas em torno do ncleo magntico. possvel identificar este TC atravs de seus parmetros eltrico. Geralmente para TCs de proteo, no secundario so utilizados 20 vezes a corrente nominal do TC.

Classe de exatido
A classe de exatido exprime nominalmente o erro esperado do transformador de corrente levando em conta o erro de relao de transformao e o erro de defasamento entre a corrente primria e secundria.
Considera-se que um TC para servio de medio esta dentro de sua classe de exatido nominal, quando os pontos determinados pelos fatores de correo de relao percentual (FCRp) e pelos ngulos de fase estiverem dentro do paralelogramo de exatido.

De acordo com os instrumentos a serem ligados aos terminais secundrios do TC, devem ser as seguintes as classes de exatido destes equipamentos:
Para aferio e calibrao dos instrumentos de medida de laboratrio: 0,1; Alimentao de medidores de demanda e consumo ativo e reativo para fins de faturamento: 0,3; Alimentao de medidores para fins de acompanhamento de custos industriais: 0,6; Alimentao de ampermetros indicadores, registradores grficos, reles de impedncia, rels diferenciais, reles de distncia, reles direcionais: 1,2; Alimentao de reles de ao direta, por exemplo, aplicados em disjuntores primrios de subestaes de consumidor: 3,0

Sendo que o paralelogramo interno (menor) refere-se a 100% da corrente nominal, e o paralelogramo externo (maior) refere-se a 10% da corrente nominal. No caso de TC com fator trmico nominal superior a 1,0, o paralelogramo interno (menor) refere-se tambm a 100% da corrente nominal multiplicada pelo fator trmico nominal.
O paralelogramo externo sempre o dobro dos lados do paralelogramo interno.

Transformador de Potencial - TP
O transformador de potencial (TP) um dispositivo que tem como finalidade reduzir uma tenso do primrio, para uma outra viavelmente baixa no secundrio, para que seja possvel fazer o uso de equipamentos de controle, proteo e medio por isso so utilizados em aplicaes de altas tenses.

Basicamente constitudo de muitas espiras no primrio, e no menos no secundrio, para que segundo a lei de transformao Np/Ns=Vp/Vs, diminua a tenso secundria.

Tipos de Transformadores de Potencial - TP


TP Indutivo TP Capacitivo

TP Indutivo
So construdos geralmente para tenso at 138KV, por apresentarem menor custo emr elao ao do tipo capacitivo. Sua composio baseada em um enrolamento primrio envolvendo um ncleo de ferrosilicio que comum ao enrolamento secundrio. Seu funcionamento com base na converso eletromagntica entre enrolamentos primrios e secundrios, assim para cada determinada tenso aplicada nos enrolamentos primrio, obtm-se uma tenso no secundrio dada pela relao de transformao.

TP Capacitivo
Os Transformadores do tipo capacitivo so construdos basicamente por dois conjuntos de capacitores que servem para fornecer um divisor de tenso e permitir a comunicao de dados e voz do sistema Carrier (comunicao via linha de transmisso).

Os TPs Capacitivos so utilizados para tenses iguais ou superiores a 69KV, por causa do elevado custo do TP indutivo para nveis de tenses mais elevados.
Sua composio feita atravs de um divisor capacitivo, cuja clulas que formam o condensador so ligadas em serie e o conjunto fica imerso no interior de um involucro de porcelana. O divisor capacitivo ligado entre fase e terra e uma derivao intermediaria alimenta um grupo de medidas de media tenso que compreende os seguintes elementos:

1 TP ligado na derivao intermediaria, atravs de um ponto de conexo e fornecendo as tenses desejadas.


1 reator de compensao ajustvel para controlar as quedas de tenso e defasagem no divisor capacitivo na frequncia nominal, independente da carga, porem nos limites previstos pela classe de exatido considerada

1 dispositivo de amortecimento para fenmenos de ferroressonncia.

S-ar putea să vă placă și