Sunteți pe pagina 1din 42

GEOMETRIA I

Walcy Santos walcy@im.ufrj.br www.im.ufrj.br/~walcy Sala C127 Gab 02

Contedo do Curso:
Breve histrico do trabalho de Euclides; Axiomas e postulados; Proposies, Teoremas e Corolrios; Elementos de um resultado: hipteses e tese; Geometria Plana- Modelos de Geometrias Discretas; Axiomas de incidncia, de ordem e de mediio de segmentos; Funo distncia; Sistemas de Coordenadas na reta; Semiplanos; ngulos; Convexidade; Congruncia; Teorema do ngulo externo e conseqncias;

O quinto postulado de Euclides; Teorema de Tales; Semelhana de tiringulos; Teorema de Pitgoras; Crculos; Polgonos; Funes Trigonomtricas; reas; Geometria Espacial- Axiomas de incidncia e da tridimensionalidade; Retas: Planos; Construo de Slidos; Volumes: Princpio de Cavalieri

Barbosa, J. L. M. Geometria Euclidiana Plana, Coleo Professor de Matemtica, SBM, 6a ed, 2004 Carvalho, P. C. P. Introduo Geometria Espacial, 4a edio, SBM, 2002 Greenberg, M.J. Euclidean and non-euclidean Geometries, N.Y, Freeman , 3a edi, 1993 [Hilbert D., Cohn Vossen Geometry and Imagination, AMS Chelsea Publishing: 1999. Moise, E.E. Elementary Geometry from advanced Standpoint, Addison-Wesley,1990, 3a ed

Bibliografia

Avaliao
Duas provas parciais com notas P1 e P2 Se MP=(P1+P2)/2 7,0 Aprovado direto Se MP <7,0, deve fazer prova final e se PF denota a nota da prova final, temos: Se M(MP+PF)/25,0 aprovado Se M(MP+PF)/2<5,0 reprovado

Segunda chamada
Existe apenas a segunda chamada da prova final No caso do aluno perder uma das provas parciais, a prova final ser a segunda chamada da prova perdida Neste caso, a prova final ser a segunda chamada

O ovo e Galinha
O que veio antes, o ovo ou a galinha?. Considerando a galinha nasceu do ovo e o ovo foi colocado pela galinha, difcil determinar o responsvel pela criao original.

De acordo com a teoria da evoluo, a resposta do paradoxo, que o ovo veio primeiro. Deve-se considerar que o ancestral da galinha (ainda no uma) botou o ovo com a mutao que resultaria a moderna galinha. Esta por sua vez, apenas perpetuou essas mutaes. AXIOMA: As espcies sempre evoluem por mutaes.

Segundo a teoria criacionista, a galinha veio antes, criada por Deus no incio dos tempos. AXIOMA: Deus criou todos os seres vivos.

Teoria Axiomtica
Axiomas: frases matemticas que so supostas verdadeiras sem nenhuma justificativa. EX: Na teoria dos nmeros naturais, temos os seguintes axiomas: Todo nmero natural n possui um sucessor n No existe um nmero cujo sucessor seja 0 Se nm ento nm Se 0 tem uma propriedade e esta propriedade tambm possuida pelo sucessor de todos os nmeros naturais que a possuem, ento ela possuda por todos os nmeros naturais

Axiomas de Peano

Teoria Matemtica
A partir dos axiomas + regras lgicas, deduz-se os resultados matemticos.

Geometria
Iremos dar um tratamento Axiomtico ao estudo da geometria do plano e do espao.
Euclides Viveu em Alexandria por volta de 300 AC Autor do Primeiro texto com uma teoria matemtica axiomtica: Os Elementos.

Convidado por Ptolomeu I para compor o quadro de professores da recm fundada Academia, que tornaria Alexandria no centro do saber da poca, tornou-se o mais importante autor de matemtica da Antiguidade greco-romana e talvez de todos os tempos, com seu monumental Stoichia (Os elementos, 300 a.C.), no estilo livro de texto, uma obra em treze volumes, sendo cinco sobre geometria plana, trs sobre nmeros, um sobre a teoria das propores, um sobre incomensurveis e os trs ltimos sobre geometria no espao.

Escrita em grego, a obra cobria toda a aritmtica, a lgebra e a geometria conhecidas at ento no mundo grego, reunindo o trabalho de seus predecessores, como Hipcrates e Eudxio, e sistematizava todo o conhecimento geomtrico dos antigos e intercalava os teoremas j conhecidos ento com a demonstrao de muitos outros, que completavam lacunas e davam coerncia e encadeamento lgico ao sistema por ele criado.

Os Elementos

Um fragmento dos Elementos encontrado no final do sculo XIX em Oxyrhynchus, datado de cerca de 100 D.C.

O frontispcio de uma traduo latina de Adelardo de Bath dos Elementos de Euclides, c. 13091316; a traduo latina mais antiga sobrevivente dos Elementos um tabalho de Adelardo no sculo XII, que o traduziu do rabe.

O frontispcio da primeira edio de Sir Henry Billingsley em lngua inglesa dos Elementos de Euclides, de 1570

O livro Os Elementos engloba uma coleo de definies, postulados (axiomas), proposies (teoremas e construes) e provas matemticas das proposies. Os treze livros cobrem a geometria euclidiana e a verso grega antiga da teoria dos nmeros elementar.

Uma prova dos Elementos que, dado um segmento de reta, existe um tringulo equilateral que inclui o segmento como um de seus lados. A prova por construo: um tringulo equilateral feito desenhandose os crculos e centrados nos pontos e , e tomando-se uma interseco do crculo como o terceiro vrtice do tringulo

O sucesso dos Elementos devido primeiramente sua apresentao lgica da maior parte do conhecimento matemtico disponvel para Euclides. Muito do material no formado de idias originais dele, apesar de que muitas das provas o so. Apesar de ser considerado um texto difcil, ele a referncia de um primeiro texto com uma teoria axiomtica.

Crise dos Irracionais

Definies
I) Ponto o que no tem partes nem grandeza alguma. II) Linha o que tem comprimento e no tem largura. III) As extremidades da linha so pontos. IV) Linha reta aquela que est posta igualmente entre as suas extremidades. V) Superfcie o que tem comprimento e largura. VI) As extremidades da superfcie so linhas.

Axiomas ou Postulados
I. Desenhar uma linha reta de um ponto outro ponto. II. Produzir uma linha reta finita continuamente em outra linha reta. III.Escrever um crculo dado qualquer centro e qualquer raio. IV.Todos os ngulos retos so iguais. V. Se uma linha reta caindo em duas linhas retas faz a soma dos ngulos interiores do mesmo lado ser inferior dois ngulos retos as duas linhas retas, se produzidas indefinidamente, se encontram naquele lado onde os ngulos so inferiores dois ngulos retos.

Noes comuns
(a) Coisas que so iguais a uma mesma coisa so tambm iguais. (b) Se iguais so adicionados a iguais, os totais so iguais. (c) Se iguais so subtrados de iguais, os restos so iguais. (d) Coisas que coincidem uma com a outra, so iguais. (e) O todo maior do que qualquer uma das partes.

(a) Pode-se traar uma (nica) reta ligando quaisquer dois pontos. (b) Pode-se continuar (de uma nica maneira) qualquer reta finita continuamente em uma reta. (c) Pode-se traaar um crculo com qualquer centro e com qualquer raio. (d) Todos os ngulos retos so iguais. (e) verdade que, se uma reta ao cortar duas outras, forma ngulos internos, no mesmo lado, cuja soma menor do que dois ngulos retos, ento as duas retas, se continuadas, encontrar-se-o no lado onde esto os ngulos cuja soma menor do que dois ngulos retos.

Crtica
O quinto postulado aparece logo aps a Proposio 27do Livro I que diz: Se uma transversal corta um par de retas formando ngulos correspondentes iguais, ento o par de retas um par de retas paralelos.

Prclo (410 - 485), criticou este postulado nos seguintes termos:


"Este postulado deve ser riscado da lista, pois uma proposio com muitas dificuldades que Ptolomeu, em certo livro, se props resolver... A assero de que duas linhas rectas, por convergirem mais e mais medida que forem sendo prolongadas, acabam por se encontrar, plausvel mas no necessria. (...) claro, portanto, que devemos procurar uma demonstrao do presente teorema, e que este estranho ao carcter especial dos postulados."

Muitas tentativas de provar o V Axioma


A primeira tentativa, de que se h conhecimento, de Cludio Ptolomeu de Alexandria. Outro exemplo de uma tentativa frustrada de contornar o V postulado de Euclides feita por John Wallis (1616-1703), matemtico britnico antecessor de Isaac Newton. De fato, Wallis no fez mais do que propor um novo enunciado do V postulado de Euclides.

Sacchieri Clairaut Legendre Lambert

Demonstrao de G. Saccheri
Saccheri centrou o seu estudo em certos quadrilteros, conhecidos por quadrilteros de Saccheri, com dois ngulos retos na base (digamos, A e B) e os lados adjacentes congruentes .

Facilmente se prova na geometria absoluta que os ngulos no lado oposto base (topo) so tambm congruentes . H, ento trs casos a considerar: Caso 1: os ngulos do topo so retos; Caso 2: os ngulos do topo so obtusos; Caso 3: os ngulos do topo so agudos.

No primeiro caso, o quadriltero ABCD ser um retngulo. Saccheri pretendeu mostrar que este o nico caso possvel (caindo, assim, na geometria euclidiana), mostrando que qualquer um dos outros casos conduz a uma contradio. Do caso 2 sai efetivamente uma contradio (com um teorema da geometria absoluta, o Teorema de Saccheri-Legendre).

Porm, por mais que tentasse, Saccheri no conseguiu extrair uma contradio do caso 3.
Tudo quanto conseguiu foi uma grande lista de resultados "estranhos" (por exemplo: a soma das medidas dos ngulos de um tringulo menor que 180 ). Completamente frustrado e esgotado pelo esforo, Saccheri exclama, em jeito de concluso: " A hiptese dos ngulos agudos (caso 3) absolutamente falsa, pois repugnante natureza da linha reta." Estranha concluso para um trabalho matemtico brilhante. Sem o saber, Saccheri tinha descoberto a geometria no euclidiana!

Afirmaes Equivalentes ao Axioma V.

A soma de [as medidas de] os ngulos de qualquer tringulo tanto faz a [a soma das medidas de] dois ngulos retos. Elementos, I, 32. (Proposio j conhecida em tempos de Aristteles, sculo IV a. C.) As retas paralelas so equidistantes (atribudo a Posidonio, sculos I-II a. C.) Por um ponto exterior a uma reta s podemos traar uma paralela a reta dada (Claudio Ptolomeo sculo II). Esta , sem dvida, a formulao mais conhecida do postulado. Tanto que muito frequente encontrar livros nos que se diz que este o quinto postulado de Euclides.

Duas retas paralelas guardam entre si uma distncia finita (Proclo, sculo V).
As retas no equidistantes convergen em uma direco e divergen na oposta (Thbit ibn Qurra, h. 826-901

Todos os pontos equidistantes de uma linha recta, situados a um lado determinado dela, constituem uma linha reta (Clavio, 1574). Sobre uma reta finita sempre se pode construir um tringulo semelhante a um tringulo dado (Wallis, 1663). Existe um par de tringulos no congruentes, mas semelhantes (Saccheri, 1733). Em todo quadriltero que contenha trs ngulos retos, o quarto ngulo tambm reto. (Clairaut, 1741). Pode-se construir um tringulo cuja rea seja maior que qualquer rea dada (Gauss, 1799). Dados trs pontos no alinhados, sempre ser possvel construir um crculo que passe por todos eles (Legendre, 1824).

Prova por contradio


O jovem hngaro Janos Bolyai (1802-1860) admite a negao do postulado de paralelismo de Euclides como hiptese no absurda, isto , como um novo postulado, a juntar aos postulados habituais da geometria absoluta. Pela mesma poca, e trabalhando independentemente, o jovem russo Nicolai Lobachewski (1792-1856) publica em 1829 a sua verso da geometria no euclidiana qual chama, primeiramente "imaginria" e depois "pangeometria".

A mera publicao dos trabalhos de Bolyai e Lobachewski no garantiu a nenhum destes matemticos o reconhecimento que mereciam. Pelo contrrio, permanecerem praticamente ignorados durante mais de trinta anos. O que eles propunham era simplesmente inconcebvel.

Gauss : "Estou cada vez mais convencido de que a necessidade da nossa geometria (euclidiana) no pode ser demonstrada, pelo menos no pela razo humana, nem por culpa dela. Talvez, numa outra vida, consigamos obter a intuio sobre a natureza do espao que, no presente, inantingvel."

Modelo

S-ar putea să vă placă și