Sunteți pe pagina 1din 19

Troca inica

Fundamentos da Qumica Industrial II Alunos: Lucien Rafael

Introduo:
Troca inica: um processo pelo qual os ons presos em um slido poroso e essencialmente insolvel so trocados por ons presente em uma soluo que levada ao contato com o slido.

Introduo:
As resinas de troca inica so pequenas esferas polimricas carregadas com hidrognio, ou com sdio (resinas catinicas) e as (Resinas aninicas) carregadas com hidroxilas.

Introduo:
Resina catinica: cidos sulfnicos ligados matriz polimrica

Resina aninica: grupo de aminas; secundaria ou tercirias ligados matriz polimrica.

Exemplo: resina catinica.

Exemplo: resina aninica.

Funcionamento:
As resinas catinicas trocam seus hidrognios (H+) por ctions, como clcio, magnsio, potssio, sdio etc. As resinas aninicas trocam suas hidroxilas (OH-) por nions, como fluoretos, cloretos, sulfatos, bicarbonatos etc. A slica (SiO2) tambm removida pelas resinas aninicas.

Utilidade:
Abrandador Desionisador Analtica

Utilidade:
Tratamento da gua dura para a retirada de Ca2+ e Mg2+ Principais compostos formadores de incrustaes: Carbonato de Clcio: CaCO Hidrxido de Magnsio: Mg(OH) Silicato de Clcio: CaSiO Silicato de Magnsio: MgSiO

Utilidade:

Utilidade:
Abrandador

Metodologia:
Consiste em fazer a gua atravessar uma resina catinica que captura os ons Ca2+ e Mg2+ Substituindo-os por ons que formaro compostos solveis tais como o Na+

Mecanismo:
R(-SO3Na)2 + Ca2+ R (-SO3)2Ca + 2Na+ R(-SO3Na)2 + Mg 2+ R (-SO3)2Mg + 2Na+

As resinas possuem limites para a troca inica, ficando saturadas de Ca2+ e Mg2+. Precisam ser regeneradas.
R(-SO3)2Ca + 2Na+ R(-SO3Na)2 + Ca 2+ R(-SO3)2Mg + 2Na+ R(-SO3Na)2 + Mg 2+

Desionizao = desmineralizao = permuta inica

Equipamento (desionizador) de gua remover todos os sais minerais dissolvidos em forma de ons presente na gua bruta, mediante a passagem da mesma atravs de colunas de troca inica, contendo resinas catinicas e aninicas. Substitu a gua destilada. Utilizado na industria de alimentos, farmacuticas etc.

Desionizao:

Desionizador:

Analtica:

Analtica: Remoo de interferentes.


Ativar com H+. Lavar com H20 destilada at pH 7. Adicionar corante que contenha Cr3+. Lavar com H20. Adicionar HCl 3M. O H+ troca de lugar com Cr3+.

Analtica:
Concentrao de ons de solues diludas, traos de elementos metlicos em grandes volumes de gua naturais podem ser coletados em uma coluna trocadora de ctions e subsequentemente liberado da resina por tratamento com um pequeno volume de cido; o resultado e uma soluo consideravelmente mais concentrada para analise. Analise de Pb < 0,1mg Passando na resina aumenta a limite de deteco.
Ativa H+1000ml resina Pb resina H+ Pbresultado 2mg 0,002mg

S-ar putea să vă placă și