Sunteți pe pagina 1din 28

- Pas que mais produz filmes anualmente, chegando a at produzir 877 filmes em 2003; - O nome uma homenagem cidade

de de Bombam e Hollywood. - A dana mais popular da ndia a Bharathanatyam, que falam da realizao dos deuses e heris da mitologia. Surgiu h mais de cinco mil anos; - O instrumento mais utilizado na msica indiana a Tambura (instrumento de cordas). As letras seguem um carter emotivo e descritivo. - Destacam-se os templos (locais de cerimnias religiosas): que chamam a ateno pela beleza dos detalhes e riqueza na decorao. Um exemplo o Taj Mahal situado na cidade de Agra.

- Principais correntes filosficas: Budismo, Yoga, Jainismo, Tantra, Bramanismo e Sankhya.

- No pode escolher seu pretendente pois o compromisso da unio com a casta que pertence e no com seus sentimentos; - A esposa deve usar o mangala, objeto que significa a unio e a lealdade ao marido; - A situao da viva a pior devido ao cdigo de Manu cujas leis dizem que para honrar a memria do marido jamais poder se relacionar com outro homem. Mais terrvel era a prtica do Sati costume antigo que obrigada a viva a ser queimada viva junto com o corpo do marido; - Na ndia existem muito mais meninos do que meninas devido ao fetocdio (retirada ou expulso do feto por livre vontade).

Mulheres indianas

- O Taj Mahal foi construdo pelo governante mongol Shah Jahan, para preservar o corpo de sua esposa favorita, a quem chamava de Mumtaz Mahal (Eleita do Palcio); - Quando Shah Jahan construiu esse monumento, o poder mongol estava em declnio e o projeto consumiu muito da riqueza do reino. - Alm disso, o imperador acabou se afastando dos assuntos que regiam os Estado. Com isso, seu filho armou um golpe e tomou o poder, prendendo o pai em um forte; - O nome Taj de origem persa, que significa coroa. Mahal arbico e significa lugar. O Taj Mahal foi, por fim, o refgio eterno do governante e sua esposa favorita. Posteriormente, o imperador foi sepultado ao lado de sua esposa, sendo esta a nica quebra na perfeita simetria de todo complexo Taj Mahal.

- A adorao vaca um dos preceitos da religio hindu, e foi reafirmado depois com a influncia de outra crena, o jainismo, que prega o vegetarianismo e no-violncia; - Assim, associada figura materna por fornecer leite, a vaca tambm virou objeto de devoo por suas qualidades simblicas, como humildade e docilidade, sendo considerada mais pura que a casta mais elevada; -Mas a adorao da vaca no uma unanimidade na ndia. Embora cerca de 80% da populao seja hindu, h milhes de devotos de outras crenas, como cristos e mulumanos, que no cultuam a vaca.

- Ganesha o primeiro Deus a ser reverenciado em todos os rituais Hindus. Ganesha o Deus que remove todos os obstculos, ele o protetor de todos os seres. Ele tambm o Deus do conhecimento. Ganesha representa o sbio, o homem em plenitude, e os meios de realizao. Sua figura revela um significado profundo e necessita ser desdobrada;

- Ganesha possui quatro braos que so representados pela ao de destruir os obstculos. - Sua enorme cabea de elefante, imensa para um corpo de menino indica a capacidade intelectual e a firme dedicao ao estudo das escrituras;

- Um mantra uma proteo mental, uma srie de slabas msticas que invocam a energia de um Buda; - Em alguns sistemas hindus, diz-se que os mantras so sons primordiais que possuem poder em e por si mesmos. No tantra budista tibetano, os mantras no tm tal poder inerente a menos que sejam recitados por algum com uma mente focalizada, eles so apenas sons. Porm, para as pessoas com uma atitude adequada, os mantras podem ser poderosas ferramentas que ajudam no processo de transformao.

Vacas na ndia

Ganesha

Smbolo do hindusmo

Buda

Hindusmo Islamismo Cristianismo

Sikhismo
Budismo Jainismo Outras

- Islamismo: tem como divindade Maom, e apenas ele. So, portanto, monotestas. No reconhecem diferenas de classe, cor, cultura ou civilizao. Porm, so severos e pudicos, fazendo as mulheres usarem vus, por exemplo;

Smbolo do Islamismo

Maom

- Hindusmo: So politestas e cultivam tambm alguns animais (zoolatria). A religio hindu tem uma diviso social expressa no sistema de castas. H 4 castas clssicas. Se um indivduo infringir as leis de sua casta expulso.
Shiva (Deus) Smbolo do Hindusmo Ganesha

ndia

Resto do Mundo

Populao indiana

Faquir

De Hindusto ndia (Paquisto e Bangladesh) - At a metade do sc. XVIII os mercadores europeus faziam apenas comrcio na costa da regio; - 1757 Batalha Plassey: domnio da Cia. Inglesa; - 1857-1858 Revolta dos Cipaios: funcionrios ingleses controlam o Hindusto (desenvolvimento); - Sculo XX: a) Movimento pela Independncia: no-cooperao de Gandhi e Movimento do Califado; b) 17 de agosto de 1947: Independncia da ndia partilha da regio (Paquisto Ocidental e Oriental [atual Bangladesh]); c) ndia (URSS) e Paquisto (EUA) desenvolvem bombas nucleares; d) Cachemira: provncia indiana com domnio de muulmanos. Paquisto quer plebiscito. ndia no aceita, ento, cede um pouco do territrio -> Guerrilha total de Cachemira (1965 e 1971) POLTICA; - 1947-64 Governo Parlamentar (economia planificado e poltica externa neutralista);

- 1950 Constituio: pas uma repblica soberana, socialista, secular e democrtica, abolio da diferenciao da sociedade de castas, educao obrigatria at os 14 anos (gratuita); - Poder executivo: exercido por um conselho, chefiado pelo primeiro-ministro, que indicado pelo presidente.; - Poder legislativo: Conselho dos Estado (250 membros, 12 escolhidos pelo presidente representantes da literatura, da arte, da cincia, dos servios sociais e dos demais eleitos pelas assemblias estaduais) e Conselho do Povo (545 membros eleitos pelo povo, por voto direto [apenas dois por voto indireto]); - Poder judicirio: Corte Suprema (18 juzes indicados pelo presidente). A presidente, o vice e o primeiro-ministro atuais esto abaixo:
Presidente da ndia Smt. Pratibha Devisingh Patil Vice Presidente da ndia Shri Mohd. Hamid Ansari

Primeiro Ministro da ndia Dr. Manmohan Singh

Conferncia sino-indiana

Gandhi, pregador da noviolncia

- a dcima economia mundial; - A economia passou a crescer aps as reformas econmicas, o governo abandonou polticas socialistas e deu incio a um processo da liberalizao da economia, que ocorreu em 1991; - Atividade industrial expressiva; - a segunda economia que mais cresce no mundo, porm a disparidade social cresce junto, mais de 25%; - Lidera o G-20 ao lado do Brasil, China e Coreia do Sul; - Setor agrcola responsvel por 3 a cada 5 empregos (60% da populao). - Segundo maior rebanho bovino do mundo; - Produtos agrcolas mais comuns so: arroz, trigo, cana de acar, sementes oleaginosas, especiarias, legumes e verduras, algodo, ch e tabaco, das quais as trs ltimas so as principais fontes de exportao; - Indstrias e servios se desenvolvem rapidamente; - O governo gasta mais do que arrecada aumentando a dvida externa. - Os principais setores industriais: - Automotriz: a ndia a segunda maior produtora do mundo de veculos e o quinto maior fabricante de veculos comerciais;

- Biotecnologia: influenciou na agricultura, sade, indstria e meio ambiente. um dos setores de maior e mais rpido crescimento; - Farmacutica: uma das maiores e mais avanadas do mundo; - Processamento de Alimentos: a maior do mundo em termos de produo, consumo, crescimento e exportao; - Rede de telecomunicao: a terceira maior do mundo. - A ndia um dos destinos mais atrativos para investir e fazer negcios porque a mo de obra qualificada e barata, alm de possuir recursos naturais, mercado interno e ser considerado uma fortaleza econmica; - Participa de acordos comerciais regionais com o objetivo de liberalizao do comrcio. Alguns exemplos desses so: TLCs (acordo de livre comrcio); PTA (acordo de comrcio preferencial); CECA (acordo de cooperao econmica). - Apesar de seu crescimento econmico de 8% ao ano, mais de 300 milhes de pessoas vivem em condies sub-humanas; - Na ndia a ideia de contradio se exemplifica pelo fato que um tero dos engenheiros da rea de informtica e a quarta parte dos desnutridos do mundo mora nesse pas; - Os recursos minerais so abundantes, mas de distribuio desigual. pobre em no-ferrosos, exceto alumnio. Os minerais constituem importante fonte de matrias-primas e tambm excelente fonte de divisas.

Economia indiana

- A comida extica e bem condimentada; - As cidades mais visitadas so Mumbai, Nova Dli, Varanasi e Agra; - Os pontos tursticos so palcios, monumentos e museus ligados a Gandhi e templos hindus, como uma das sete maravilhas do mundo, o Taj Mahal; - Destacam-se entre os pontos tursticos: o Palcio sobre Rodas, Os Remansos de Kerala, os Templos de Khajuraho, Os templos no Norte de Maharashtra, a Feira de Camelos de Pushkar, o Trekking em Sikkim ,Forte St. George, as Ghats de Varanasi, o Palcio de Mrmore e lgico o Taj Mahal; - Outro setor que cada vez mais atrai turistas do mundo inteiro o turismo de luxo, a ndia uma grande concorrente nesse mercado, disputando com o Taj Mahal Hotel, o Lake Palace Hotel e o trem sofisticado chamado de Maharaja Express; - Outro setor do turismo que a ndia lder o dos Retiros Espirituais, uma febre entre as celebridades de hoje. A ndia com todo seu encanto, espiritualidade e energia praticamente a monopolizadora do mercado.

Agra Fort

Sun Temple, Konrak

Madhya Pradesh

Gangtok

- ndia e Paquisto vem disputando a regio da Caxemira; - Este conflito baseia-se historicamente no fato de que quando a ndia ficou independente aderiu a Caxemira, porem a maioria muulmana e foi visto como ponto estratgico desde a Guerra fria. Isso aconteceu pois faz fronteira com o Tadjiquisto, ento parte da URSS. Assim, durante anos, houveram conflitos sobre a soberania na regio, at a interveno da ONU que dividiu a regio em duas zonas de influncia, uma paquistanesa, e a outra indiana; - Em 1962, a ndia perde parte da Caxemira para a China, acentuando a tenso na regio; - A dcada de 80 foi marcada pela fora muulmana e paquistanesa em relao ao conflito. J na dcada seguinte, o fundamentalismo hindu e a militarizao indiana acirraram a disputa; - A ndia controla dois teros da regio e acusa o Paquisto de treinar e armar os separatistas; - Diferente da China, a ndia j no quer mais impedir o crescimento demogrfico por uso da fora. Em vez disso, o governo central ps em marcha atravs do ministrio da sade uma ampla campanha de conscientizao;

- O crescimento demogrfico resultado da pobreza excepcional que a ndia vive; - A ndia um pais afetado por ataques terroristas, por ser um potencial nuclear. A ndia tem como consequncia de seus conflitos aes nucleares. O pior deles foi o chamado 11 de setembro indiano, aconteceu em novembro de 2008, dez terroristas invadiram dois hotis de luxo, uma estao de trem e outros sete pontos de Mumbai; - Foram trs dias de violncia com quase duzentos mortos e dezenas de feridos.

- So pases emergentes com caractersticas semelhantes, no so um bloco econmico; - O principal argumento dos economistas, para afirmar no grande potencial econmico desses pases o grande mercado consumidor;

Caractersticas comuns destes pases:


- Economia estabilizada recentemente; - Situao poltica estvel; - Mo-de-obra em grande quantidade e em processo de qualificao; - Nveis de produo e exportao em crescimento; - Boas reservas de recursos minerais;

- Investimentos em setores de infra-estrutura (estradas, ferrovias, portos, aeroportos, usinas hidreltricas, etc); - PIB (Produto Interno Bruto) em crescimento; - ndices sociais em processo de melhorias; - Diminuio, embora lenta, das desigualdades sociais; - Rpido acesso da populao aos sistemas de comunicao como, por exemplo, celulares e Internet (incluso digital); - Mercados de capitais (Bolsas de Valores) recebendo grandes investimentos estrangeiros; - Investimentos de empresas estrangeiras nos diversos setores da economia.

Pases do BRIC

Soldado na Segunda Guerra de Caxemira

http://www.indiaconsulate.org.br/html/english/whoswho.php http://www.emdiv.com.br/pt/mundo/asmaravilhas/1961-india-cultura-geografia-ehistoria.html http://educaterra.terra.com.br/voltaire/mundo/india2.htm

Geografia Professor: Cludio Grupo: Carolina Vieira Flvia Rispoli Jssica Bertolla Laura Candelaria Rafael Santos

2D

n 6 n 8 n 11 n n

S-ar putea să vă placă și