Sunteți pe pagina 1din 32

Histrico do APH:

-O surgimento Do APH -Perodo de Ouro -O servio de APH no 3 SGT ric CBM-GO Instrutor APH

Um Breve Histrico do Atendimento Pr-hospitalar


INTRODUO AO APH 1. Apresentao da rede Hierarquizada dos servios de sade

O servio de sade na ao operacional municipalizado, onde as competncias so distribudas quanto complexidade do atendimento (captulo III da portaria 2048/02 GM/MS).

a) Municpio que realiza ateno bsica. - Quadros agudos de menor complexidade. b) Municpio Satlite. - Ateno bsica ampliada, capacidade para observao do paciente por 08 horas. c) Municpio sede de mdulo assistencial. - Ateno bsica e procedimentos hospitalares e diagnsticos mnimos de mdia complexidade; - Servio de atendimento pr-hospitalar mvel. d) Municpios plos microrregionais. - Procedimento mdicos de mdia complexidade; - Servio de atendimento pr-hospitalar mvel; - Unidades hospitalares tipo II.

e) Municpio plo regional. - Mdia complexidade; - Hospital de referncia; - Central reguladora regional de urgncia. f) Municpio plo estadual. - Alta complexidade; - Hospital de referncia, tipo II; - Central estadual de regulao REGULAO MDICA

- Elemento ordenador e orientador dos sistemas estaduais de urgncia e emergncia; - Regulam e qualificam o fluxo de pacientes; - Recebe, avalia e hierarquiza os pedidos de socorro.

Atendimento de Urgncia:
Ocorrncia onde o estado do paciente inspira cuidados, mas no existe o risco de morte eminente de natureza clinica, traumtica e psiquitrica.

Atendimento de Emergncia
Ocorre quando o estado do paciente grave, com risco de morte eminente de natureza clinica, traumtica e psiquitrica.

HISTORICO DO SERVIO PRHOSPITALAR MVEL


Surge na dcada de 90, como Programa de Enfrentamento ao Trauma. Caracterstica inicial de atendimento ao trauma principal causa morte na populao de 05 a 40 anos de idade, a terceira causa geral. Aps 1997, inclui alm de acidentes automobilsticos e do trabalho, a violncia interpessoal e atualmente inclui o atendimento de emergncias clnicas, principalmente originadas de complicaes cardacas.

PERFIL PROFISSIONAL
- MDICO: Nvel superior, inscrio no CRM, competncia no suporte avanado, no atendimento prhospitalar e no gerenciamento do servio e sistemas de sade. -ENFERMEIRO: Nvel superior, competncia na reanimao e estabilizao de pacientes no local e durante o transporte; -TECNICO/AUXILIAR DE ENFERMAGEM: Nvel mdio, curso de nvel tcnico para o trabalho de estabilizao sob superviso mdica; - TELEFONISTA: Auxiliar de regulao , profissional de nvel bsico; - RDIO-OPERADOR: Profissional de nvel bsico habilitado a operar sistemas de rdio-comunicao; - CONDUTOR DE VECULOS DE URGNCIA: Veculos terrestres, nvel bsico e curso de direo defensiva. Veculos areos, profissionais habilitados operao de aeronaves;

- BOMBEIROS MILITARES: Capacitao de socorristas, 280 h/aulas e autorizados a realizar suporte bsico de vida supervisionado, perfil psicolgico de socorrista (equilbrio mental e autocontrole), disposio pessoal e capacidade fsica.

Star of Life

O Atendimento de Emergncia no Brasil Defasado em relao aos outros pases;

Falta de conscientizao da populao;


realizado pelo Corpo de Bombeiros que so os primeiros a responder chamadas de emergncia no Brasil.

Acidente:

Fato do qual resultam pessoas feridas e/ou mortas que necessitam de atendimento. qual no resultam pessoas mortas ou feridas, mas que pode oferecer risco futuro.

Incidente: Fato ou evento desastroso do

Sinal: a informao obtida a partir da


observao da vtima.

Sintoma: informao a partir de uma


relato da vtima.

O contexto da historia do atendimento de emergncia no Brasil Pajs, Feiticeiros, Mdico da Famlia, filsofos etc
Unidade de Emergncia conceituada: Unidade eficiente seja um verdadeiro posto salva-vidas. Atendimento imediato de acordo com a intensidade do tratamento requerido
Risco de Vida: hemorragias macias dos grandes vasos, parada cardaca, cessao ou perturbao aguda da respirao, choque profundo de qualquer causa, ferimentos ou leses graves com sinais vitais em rpida degenerao

DEFINIO
Os primeiros socorros referem-se ao atendimento temporrio e imediato de uma pessoa que est ferida ou que adoeceu repentinamente.

APRESENTAO DO SERVIO DE ATENDIMENTO PRHOSPITALAR MVEL DA SUA CIDADE GSE Grupamento de Salvamento em Emergncia CBM-GO - Centro de operaes; - Mdico regulador; - Coordenador de operaes; - Videofonista; - Rdio operador; Unidade de Suporte Avanado (USA): 01 motorista/socorrista, mdico intervencionista, enfermeiro e 01 socorrista; Unidade de Suporte Bsico (UR): 01 motorista/socorrista e 02 socorristas; Viatura Neo-Natal: 01 Motorista/Socorrista e 01 Socorrista.

Servio de Atendimento Mvel de Urgncia (SAMU)

- Central de regulao mdica; - Mdico regulador; - TARM (tcnico assistente de regulao mdica); - Rdio-operador; - Mdico intervencionista; - Enfermeiro; - Tcnico em enfermagem; - Condutor de ambulncia; - Unidade de Suporte Avanado: Condutor, mdico e enfermeiro; - Unidade de Suporte Bsico: Condutor e Tcnico em Enfermagem;
APRESENTAO DA PORTARIA 2048/02 GM/MS - Aprovao, 05 de novembro de 2002; - Cria o regulamento tcnico dos sistemas estaduais de urgncia e emergncia; - Cria e regulamenta a criao dos SAMUS municipais; - De carter nacional; - Hierarquiza o atendimento de urgncia e emergncia.

CONCEITO DE TICA PROFISSIONAL


MANEJO DE EQUIPAMENTOS DA CENTRAL DE URGNCIA (RDIOS), VECULOS E MATERIAL UTILIZADOS NO APH MVEL.

ROTINAS OPERACIONAIS (POP COB) - Rdio fixo; - Rdio mvel; - Rdio porttil; - Telefones.

MATERIAIS DE SUPORTE AVANADO Manejo mdico e enfermeiro.

MATERIAIS DE SUPORTE BSICO

EQUIPAMENTOS DE RESPIRAO Cilindro de oxignio;

Kit Wite-Med.

Vlvula de Demanda

EQUIPAMENTOS DE ASSISTNCIA VENTILATRIA E VIAS AREAS Ambu (Adulto e Infantil); Cnulas de Guedel.

MATERIAIS DE SUPORTE AVANADO Manejo mdico e enfermeiro. MATERIAIS DE SUPORTE BSICO

EQUIPAMENTOS DE CONTENO HEMORRGICA Ataduras/ Gazes/ Bandagens triangulares. EQUIPAMENTOS DE CONTROLE TRMICO Manta aluminizada/ Cobertor.

EQUIPAMENTOS DE IMOBILIZAO Tala moldvel/ Tala fixa/ Bandagem/ Atadura/ Colar cervical/ Prancha longa. EQUIPAMENTOS DE VERIFICAO DE SINAIS VITAIS Oxmetro de pulso/ Esfignomanmetro/ Termmetro. MATERIAIS PARA CURATIVOS Esparadrapo/ Soro fisiolgico/ Gaze/ Atadura. MATERIAIS DE EXTRICAO Desencarcerador/ Colete de Imobilizao Dorsal. EQUIPAMENTOS DE TRANSPORTE Maca/ Prancha longa. EQUIPAMENTOS DE SINALIZAO/ISOLAMENTO Cones/ Fita zebrada/ Lanterna/ Apito

EQUIPAMENTOS DE ILUMINAO Selaed-benn/ Lanterna EQUIPAMENTOS DE SALVAMENTO (CONDICIONADO A MISSO) Terrestre/ Aqutico/ Altura. EQUIPAMENTOS DIVERSOS Tesoura/ Prancheta/ Cartes de Triagem

Prancha a Vcuo

O A O T N E

T R A U M

D IZA AT

ATE N D I

SIATE

PESQUISAS MOSTRARAM QUE O MAIOR NDICE DOS TRAUMA ACONTECEM DURANTE!!!!

OS ENCONTROS DAS MULHERES MOTORISTAS

Filho da P!!!!!!!!!!

NUNCA BRINQUE EM SERVIO

Se voc quer algo bem feito, faa-o!!

O TRAUMA MAIS CONFIVEL!!!!!!!

O TRAUMA AMOROSO!!!!!!

O TRAUMA QUE VOC NUNCA ESQUECE!!

O A O T N E

T R A U M

D IZA AT

ATE N D I

SIATE

S-ar putea să vă placă și