Sunteți pe pagina 1din 177

CUIDADOS NA AVD ELIMINAO VESICAL E INTESTINAL

Formadora Patrcia Mendes

Objetivos Gerais
Conhecer os princpios bsicos do acompanhamento do idoso na AVD eliminao por forma a ter uma atitude pr-ativa na melhoria da qualidade dos Cuidados; Compreender os princpios bsicos para promover a autonomia e independncia do idoso nos cuidados de eliminao;

Objetivos Gerais
Compreender normas e/ou procedimentos referentes AVD eliminao, reconhecendo as suas competncias, assim como, quando necessidade de encaminhamento para outro profissional de sade; Reconhecer como atuar segundo as normal de segurana, higiene e sade na realizao dos cuidados no mbito da AVD eliminao;

Objetivos Especficos
Reconhecer as alteraes na eliminao do idoso tendo em base as alteraes principais e que mais influenciam esta AVD; Identificar os fatores que dificultam o binmio de dependncia/independncia na eliminao no idoso, por forma a prestar cuidados tendo em conta os mesmos; Reconhecer os diferentes cuidados inerentes eliminao de acordo com o mecanismo de eliminao presente no idoso e o modo de atuao mais adequado a cada mecanismo;

Objetivos Especficos
Identificar alteraes especficas em que requer encaminhamento para um profissional de sade; Conhecer exerccios de auxlio ao trnsito intestinal e os seus princpios bsicos; Compreender os princpios segurana, higiene e sade no decorre dos cuidados de eliminao e resduos orgnicos

Uma parte importante dos cuidados prestados ao idoso geritrico centra-se em ajud-lo a superar as dificuldades de eliminao de fezes e urina.

A sua atuao pode consistir em ensinar, supervisionar, ajudar ou realizar procedimentos. Sempre que possvel tornar o idoso autnomo, dando-se especial importncia higiene e ao conforto.

Antes de se estabelecer qualquer plano de cuidados, dever avaliarse a capacidade do idoso em identificar a localizao do WC, chegar at ele, tirar a roupa, sentarse na sanita, alcanar e utilizar os utenslios de higiene, levantar-se, voltar e vestir-se e lavar as mos.

Anatomia e funcionamento do aparelho urinrio

O aparelho urinrio o conjunto de rgos que se encarrega da formao e excreo de urina.

composto pelos rins, os ureteres, a bexiga e a uretra.


Atravs da urina, so eliminados os produtos que resultam do metabolismo e as substncias txicas que circulam no sangue.

Anatomia e funcionamento do aparelho urinrio

A urina armazenada na bexiga, que tem uma capacidade de 250 a 550 ml, fazendo-se a sua evacuao atravs do esfncter uretral.

O controle da mico voluntrio e consciente, e a eliminao produz-se quando a uretra se abre e a bexiga se contrai.
Esta ao coordenada depende do sistema nervoso.

A funo vesical do idoso:

H uma diminuio da capacidade da bexiga e um aumento da urina residual. Durante o enchimento, ocorrem contraes no-inibidas que podem

Incontinncia Urinria

Incontinncia Urinria

FILME

Incontinncia Urinria

um problema de grande incidncia na populao idosa. Cerca de 15% dos idosos com 75 anos. mais frequente nas mulheres, numa proporo de 2:1 em relao aos homens. Incontinncia urinria a perda involuntria de urina atravs da uretra, que provoca problemas higinicos, psicolgicos e sociais no indivduo.

Incontinncia Urinria - Causas:

Fatores fsicos doenas associadas a transtornos da bexiga e de estruturas vizinhas:


infeces urinrias; hipertrofia da prstata; prolapso uterino; priso de ventre; compactao fecal; doenas do sistema nervoso - paralisia, imobilizao, deteriorao mental e confuso (trombose cerebral, Parkinson, demncia, etc).

Incontinncia Urinria - Causas:

Fatores psquicos alteraes ambientais bruscas (hospitalizao, mudana de domiclio);


Fatores emocionais (estados de depresso e ansiedade); falta de intimidade.

Incontinncia Urinria - Causas:

Fatores sociais dificuldades de acesso e condies de moradia deficientes. Em muitos casos, os WCs tm uma altura inadequada ou no esto disponveis.
Se

existem problemas de mobilizao, as escadas ou longos corredores podem desencadear a incontinncia antes de se chegar ao WC. Durante a noite, quando as luzes esto apagadas,

Incontinncia Urinria - Causas:

Outros frmacos que aumentam a diurese, que induzem o sono ou que produzem sedao. frequente em idosos a quem foi retirada, recentemente, a sonda vesical.

Incontinncia Urinria Consequencias:


Fsicas problemas higinicos e desconforto causados pela sujidade ou pelo mau cheiro;

problemas cutneos; maior risco de infees; alteraes do sono por medo de molhar a cama; problemas sexuais; hidratao deficiente (diminui-se a ingesto de lquidos para reduzir a diurese); limitao da mobilidade.

Incontinncia Urinria Consequencias:

Psicolgicas isolamento; depresso e diminuio da autoestima; dependncia para realizar as atividades quotidianas.
Socioeconmicas distanciamento social por medo da rejeio e para evitar situaes constrangedoras; custos econmicos.

Incontinncia Urinria - tipos:

Incontinncia de esforo
motivada por um aumento sbito da presso intra-abdominal. O esfncter uretral est incompetente e permite que a urina saia sem que se manifeste o desejo de urinar.

Incontinncia Urinria - tipos:

Incontinncia de esforo
O riso, soluos, a tosse, o levantarse e baixar-se e outros esforos podem desencadear a incontinncia. Afeta, fundamentalmente, mulheres multparas e aumenta na menopausa.

Incontinncia Urinria - tipos:

Incontinncia de urgncia o idoso tem desejo sbito de urinar, sem que seja possvel alcanar o WC a tempo. Produz-se pela contrao involuntria da bexiga, acentuando-se ao abrir a torneira ou com a aproximao do WC.

Incontinncia Urinria - tipos:

Incontinncia reflexa a pessoa no sente impulso de urinar. causada por leses nervosas, que permitem que a bexiga se esvazie sem receber qualquer estmulo cerebral.

Incontinncia Urinria - tipos:

Incontinncia por enchimento excessivo a bexiga retm urina at a presso ser to grande que o esfncter se abre, permitindo a sada da urina. frequente no homem, quando h aumento do tamanho da glndula prosttica, ou quando existe reteno urinria.

Incontinncia Urinria - tipos:

Incontinncia ps-miccional

Consiste na sada de uma pequena quantidade de urina, habitualmente sem muita percepo, inclusive vrios minutos depois de haver-se completado a mico.

Incontinncia Urinria - tipos:

Incontinncia ps-miccional
Isto se deve ao fato de que a bexiga no se esvaziou completamente, permanecendo nela urina residual.

As vezes difcil distinguir o tipo de incontinncia, j que pode haver uma mistura de vrios tipos no mesmo indivduo.

Conselhos e ateno especfica/ensinos:

Nunca deixe a bexiga encher em demasia e esvazie a bexiga quando for casa de banho;
Mantenha horrios fixos para ir urinar;

Roupa interior adequada;

Conselhos e ateno especfica/ensinos:


Uso de pensos ou fraldas; Anotar os horrios em que ocorre a incontinncia; Sinalizar bem a porta da casa de banho;

Incontinncia Urinria Tratamento e controle

Tratamento etiolgico em primeiro lugar, preciso procurar solucionar a causa que origina a incontinncia (priso de ventre, infeo urinria). s vezes, so necessrios tratamentos farmacolgicos ou cirrgicos.

Incontinncia Urinria Tratamento e controle

Tratamento funcional existem outras medidas que podem contribuir para a soluo ou melhora do problema. Reeducao de esfincteres ou treino vesical A sua finalidade levar o idoso a um padro miccional mais normal e cmodo, habituando a bexiga a evacuar a um determinado ritmo.

Incontinncia Urinria Tratamento e controle

Reeducao de esfincteres ou treino vesical (cont) O plano deve ser individualizado para cada idoso. Deve ter-se em conta os hbitos vesicais, a ingesto de lquidos, o estado mental, o ambiente social, a relao com a famlia e a atitude face ao problema.

Incontinncia Urinria Tratamento e controle

Convm conhecer a periodicidade com que o idoso usa o sanitrio (esta pode variar na mesma pessoa ao longo do dia);
O registo deve ser feito durante vrios dias, anotando-se cada vez que o idoso urinar, tanto de forma continente como incontinente.

Incontinncia Urinria Tratamento e controle

O registo permite estudar em que momento se produzem os acidentes e a sua possvel causa. As folhas de controle oferecem uma idia bastante exata da eficcia da reeducao e asseguram a continuidade dos cuidados.

Incontinncia Urinria Tratamento e controle

A mico pode ser mais frequente ao levantar-se, ao deitar-se, antes ou depois das refeies e, tambm, aps a ingesto de algumas bebidas como caf ou ch. Estimula-se o idoso a que v ao WC nesses momentos. No se pergunta ao idoso se quer urinar, mas sugere-se a ele que est na hora de ir ao WC.

Incontinncia Urinria Tratamento e controle

O idoso deve permanecer sentado na sanita durante 5 minutos, ouvindo o rudo de uma torneira aberta.

Se isto no for eficaz, convida-se o idoso a urinar a cada 2 ou 3 horas, apenas durante o dia, tenha ele vontade ou no e mesmo quando se encontra molhado.
Aps se conseguir a continncia durante o dia, est ser tentada durante a noite (levantar-se por

Incontinncia Urinria Tratamento e controle

Exerccios plvicos ajudam a aumentar a fora e o tnus dos msculos da regio plvica: Permanecer de p ou sentado, confortavelmente. Contrair a espaos regulares de tempo, mas com fora, os msculos em redor do nus, mantendo-os sob tenso durante 5 segundos, relaxando-os depois;

Incontinncia Urinria Tratamento e controle

Durante a mico, interromper voluntariamente o fluxo urinrio, contraindo os msculos da regio perineal.
Recomenda-se que se faam os exerccios durante cerca de 10 minutos, 3 vezes por dia, a intervalos regulares e durante vrios meses. Estes exerccios implicam uma interrupo mnima nas atividades quotidianas, podendo ser realizados em qualquer local, sem que ningum se d conta.

Incontinncia Urinria Tratamento e controle

Massagem vesical tem como objetivo o esvaziamento mais completo da bexiga e a continncia entre os esvaziamentos. Realiza-se aplicando-se uma leve presso sobre a regio vesical, exercida com os dedos ou com o punho, no final da mico, o que estimula a contrao da bexiga.

Tambm til sentar-se com os ps apoiados, inclinando-se para a frente.

Incontinncia Urinria Tratamento e controle

Tratamento sintomtico quando no possvel resolver a incontinncia, a administrao adequada do problema pode melhorar a qualidade de vida do idoso e dos seus cuidadores. Existem diferentes dispositivos para controlar a incontinncia. preciso escolher o tipo de ajuda mais adequada, de acordo com as caractersticas do idoso, assegurando-se de que ele e a sua famlia sabero manipular o dispositivo escolhido.

Incontinncia Urinria Tratamento e controle

Condutores tem a funo de recolher, transportar e armazenar a urina.

Incontinncia Urinria Tratamento e controle

Absorventes descartveis a funo reter a urina e as fezes, mantendo o idoso seco e confortvel e evitar sujar a prpria roupa, ou a roupa de cama.

Os absorventes podem ser constitudos de um ncleo absorvente de celulose, envolto por uma camada superficial de tecido e por outra de material impermevel.

Incontinncia Urinria Tratamento e controle

Incontinncia Urinria Delegao


O Procedimento de cuidar de um idoso incontinente pode ser delegado no pessoal auxiliar:

Alertar o pessoal para as necessidades de dignidade e auto-estima do idoso e tomar medidas que evitem violar essas necessidades; Assegurar-se que o pessoal auxiliar transmite ao enfermeiro informaes como dor abdominal, aumento dos episdios de incontinncia, mudanas no aspeto da urina ou fezes e perda da integridade cutnea;

Incontinncia Urinria Resultados inesperados

O idoso descreve episdios de incontinncia como urgncia, associados com frequncia e queimadura ao urinar:
Aumentar

o volume de lquidos ingeridos e sugerir a ingesto de sumo de laranja ou mirtilo; a possibilidade de infeo urinria e comunicar ao mdico ou enfermeiro;

Considerar

Incontinncia Urinria Resultados inesperados

O idoso apresenta incontinncia de regurgitao, associada a reteno urinria e distenso vesical;


Ensinar

e encorajar a urinar segundo um horrio planeado; ao mdico, para avaliao da medicao ou possibilidade de cateterizao para drenagem vesical;

Comunicar

Algaliao

A colocao de alglia de exclusiva competncia do enfermeiro. Os tcnicos auxiliares de sade devem deter conhecimentos sobre os cuidados das mesmas, e informar o enfermeiro sempre que existem alteraes ao funcionamento normal das mesmas ou alterao das caractersticas normais da urina. Podem ainda mudar o saco coletor sem superviso de outro profissional de sade.

Idoso Algaliado/Sonda Vesical

utilizada quando a pessoa no capaz de urinar espontaneamente ou de controlar a sada da urina.

Essa sonda possui um pequeno balo interno que depois de cheio prende a sonda dentro da bexiga.

Idoso Algaliado/Sonda Vesical

Importncia de fixar zona exterior da sonda: A parte externa da sonda deve ficar presa na coxa da pessoa de forma a manter a sonda no lugar, permitindo a movimentao.

Para fixar a sonda e evitar ferir a pele ou as alergias melhor utilizar adesivo antialrgico, mudando constantemente o local de fixao (ex. sempre que se muda a fralda).

Idoso Algaliado/Sonda Vesical

Fora do corpo a sonda liga-se a uma bolsa que armazena a urina e pode ser fixada na lateral da cama, na cadeira de rodas ou na perna da pessoa.

A sonda faz com que a pessoa urine continuamente e, como essa sonda fica por um tempo dentro da bexiga, preciso cuidados para se prevenir infees, sangramentos e feridas;

Idoso Algaliado/Sonda Vesical

Lavar as mos antes de mexer na sonda.


Limpar a pele ao redor da sonda com gua e sabo pelo menos duas vezes ao dia para evitar o acumular de secreo.

Lavar a bolsa ou frasco coletor de urina uma vez ao dia, com gua e sabo e enxaguar com gua clorada.

Idoso Algaliado/Sonda Vesical

Manter o frasco ou bolsa coletora abaixo do nvel da cama ou do assento da cadeira, e no deixe que ela fique muito cheia. Esses cuidados so necessrios para evitar que a urina retorne do frasco para dentro da bexiga.
Tomar cuidado para no puxar a sonda, pois isso pode causar ferimentos na uretra.

Idoso Algaliado/Sonda Vesical

A sonda tem que ficar livre para que a urina saia continuamente da bexiga, por isso, ter ateno para que a perna da pessoa ou outro objeto no comprima a sonda.

Se durante algum tempo no houver urina na bolsa coletora, verifique se a sonda est dobrada, obstruda ou pressionada pela perna da pessoa. Caso a pessoa no urine num espao de 4 horas, mesmo ingerindo lquido, procure falar urgentemente com a equipe de sade.

Idoso Algaliado/Sonda Vesical

Uma pessoa produz e elimina, em mdia, 1.200 a 1.500 ml de urina em 24 horas.

Essa quantidade modificada pela ingesto de lquido, suor, temperatura externa, vmitos ou diarreia.

Idoso Algaliado - consideraes

O idoso algaliado est particularmente vulnervel a infees urinarias; O idoso debilitado, com compromissos fsicos, corre o risco adicional de septicmia, uma infeo potencialmente mortal pela disseminao atravs da corrente sangunea; Fornecer uma ingesto de lquidos adequada de 2litros/dia e ajudar o idoso a ir ao WC em intervalos regulares, ajuda a contrair a bexiga e diminui a necessidade de algaliaes excessivas;

Idoso com Uripen/dispositivo externo

O uripen uma sonda externa feita de borracha fina e colocada no pnis como um preservativo.
A mangueira do uripen encaixada a uma bolsa coletora de urina. Existem vrios tamanhos. O uripen pode ser colocado pelo Tcnico auxiliar de sade segundo orientao do enfermeiro e mudado forma autnoma sem superviso do enfermeiro.

Idoso com Uripen/dispositivo externo

A aplicao de um dispositivo externo um mtodo seguro para colher a urina nos idosos do sexo masculino;
adequado para idosos incontinentes com esvaziamento completo e espontneo da bexiga;

Idoso com Uripen Avaliao Inicial

Avaliar o padro de eliminao, capacidade de urinar voluntariamente e continncia;


Avaliar o estado mental do idoso, para que possa fazer ensinos sobre o uripen; Verificar o estado do pnis;

Idoso com Uripen/dispositivo externo


Deve ser vigiado de 4/4h, para detetar potenciais problemas e mudado todos os dias, por questes de asspsia; A cada mudana, deve lavar-se o meato urinrio e o pnis cuidadosamente e inspecionar a pele quanto a sinais de irritao;

Idoso com Uripen/dispositivo externo


A colocao do uripen simples.

Colocar o idoso em posio dorsal, com um toalho de banho sobre o tronco e as extremidades inferiores cobertas; s os genitais devem ficar expostos; Remover todas as secrees do pnis com gua morna e sabo; secar cuidadosamente; Aparar os plos da base do pnis, se necessrio;

Idoso com Uripen/dispositivo externo

Aplicar o protetor da pele e deixar secar; Uma camada fina de spray de pele plstica protege a pele da irritao; Se o idoso for circuncisado, colocar o prepcio na posio normal;
O protetor da pele tem lcool. A evaporao previne a irritao. Manter o prepcio sobre a glande evita que ele aperte o corpo do pnis, impedindo a circulao e causando traumatismo dos tecidos.

Idoso com Uripen/dispositivo externo


Dispositivo com auto-adesivo:

Um anel de plstico posiciona a parte de dentro do dispositivo para aplicao; Apertar o dispositivo fechado. Colocar sobre a glande de modo a que apenas, cerca de o,6cm, entre a abertura.

Idoso com Uripen/dispositivo externo


Dispositivo com auto-adesivo:

Com a mo no dominante, segurar o corpo do pnis. Com a outra mo desenrolar o dispositivo sobre o pnis, fazendo o mnimo de pregas. Retirar o anel de plstico; Comprimir suavemente o dispositivo contra a pele para colar a borracha. Depois de colocado, no tentar reposicionar o dispositivo.

Idoso com Uripen/dispositivo externo


Dispositivo com autoadesivo: O dispositivo deve estar justo, mas no demasiado apertado para no comprometer a circulao sangunea;

Alisar as pregas para aumentar a aderncia;

Idoso com Uripen/dispositivo externo


Dispositivo sem adesivo:

Aplicar a borracha no pnis como no mecanismo anteriormente abordado; Deixar um espao de 2,5 a 5 cm entre a extremidade da glande e a ponta do dispositivo permite a livre sada da urina do tudo coletor, sempre que o idoso urina; Aplicar apenas um adesivo com elasticidade volta do pnis, apenas sobre a borracha, mas sem apertar;

Idoso com Uripen/dispositivo externo


No colocar adesivo normal em redor do pnis; Este pode interferir com a circulao e causar necrose da pele e do pnis;

Idoso com Uripen/dispositivo externo

Em ambos ligar o tubo de drenagem extremidade do dispositivo externo; Fixar o tubo de modo a que no dobre e a borracha no fique torcida; Remover a borracha durante 30 min todos os dias, para avaliao e lavagem da pele.

Idoso com Uripen Resultados Esperados

O idoso urina 5 vezes ou mais por dia; O pnis do idoso mantm-se sem irritao ou leses na pele; O idoso mantm-se seco e sem alteraes circulatrias do pnis;

Idoso com Uripen Resultados inesperados


Volume da urina pequeno, indicando uma possvel reteno urinria:

Verificar se h reteno urinria e distenso vesical; Medir a urina eliminada;

Sai urina pelo tubo:

Retirar e voltar a colocar, mais justo;

H edema do pnis:

Retirar o dispositivo e deixar diminuir o edema; Recolocar mais largo;

Idoso com Uripen Resultados inesperados


H irritao cutnea. O idoso pode ser alrgico ao adesivo ou ter irritao da pele por contato com a urina:

Aumentar a frequncia das lavagens da pele e remover o dispositivo externo durante 30 min em casa turno, para promover a cicatrizao; Assegurar-se que a urina corre livremente em vez de ficar em contato com o pnis; Ver se h possibilidade de utilizar um dispositivo sem adesivo;

Idoso com Uripen consideraes geritricas

Em idosos com obstruo prosttica, esto contra-indicados os dispositivos externos;


A pele do pnis do idoso ser mais frgil e com maior tendncia a lacerar; preciso extremo cuidado com os adesivos;

Recomendaes gerais
Manter o idoso limpo e seco. Se o idoso se sente sujo, perde o interesse por controlar a incontinncia.
Vigiar a pele da regio genital, sacra e gltea, para detectar irritaes e infeces. Facilitar o acesso ao WC mediante placas ou setas que indiquem o caminho, ajudando o idoso a deslocar-se e a evitar obstculos. Durante a noite, pode ser til manter um urinol prximo da cama, deixando uma luz tnue. Sempre que possvel, deixar as grades da cama descidas.

Recomendaes gerais
Proporcionar um sistema de aviso eficaz, atendendo com rapidez s chamadas.
O idoso deve utilizar uma roupa cmoda e larga, que seja fcil de despir. Instruir o idoso para que evacue no local e recipientes prprios. Muitos idosos sujam-se por falta de papel higinico ou porque no tm a destreza necessria para o utilizarem. Pode ser til a colocao do portarolo bem perto do vaso sanitrio ou dispor de papel j cortado.

Recomendaes gerais

Assegurar a higiene genital e das mos aps a eliminao. Estimular a deambulao quando for possvel. Se a incontinncia ocorre durante uma fase em que o idoso esteve acamado, a mobilizao pode contribuir para a sua cura.

Recomendaes gerais

A ingesto adequada de lquidos favorece o funcionamento vesical. Podem-se limitar as bebidas depois das 18 horas, sobretudo de substncias diurticas, como caf, ch etc. Proporcionar um ambiente de afeto, confiana e privacidade. Educar o idoso e sua famlia sobre como usar e como cuidar do material.

Aspectos Psicolgicos
A resposta psicolgica de cada incontinente varia em cada caso:

As pessoas com deteriorao mental grave podem no estar conscientes do problema. No entanto, a vida familiar , por vezes, muito afetada (o idoso pode evacuar em locais inadequados, como no cho, no bid etc). Outros idosos tm sentimentos de culpa, vergonha ou negao, mesmo diante de uma evidncia clara de incontinncia (podem dar longas explicaes para justificar o cheiro e as manchas, ou esconder roupas sujas em armrios ou caixas). Isto dificulta a procura de ajuda, dando lugar a meios pouco adequados e frustrantes.

Aspectos Psicolgicos

H uma perda de auto-estima, medo de ser alvo de reprimendas ou de provocar rejeio daqueles que o rodeiam. Alguns idosos encontram-se to tensos quando so levados ao WC, que os esfncteres uretrais no relaxam, sendo incapazes de urinar at que voltem a estar na sua cama ou poltrona. frequente pensar que o problema insolvel, ou que consequncia da idade. Estas posturas podem ser prprias de profissionais que aceitam a incontinncia como algo inevitvel.

Aspectos Psicolgicos

A atuao insensvel ou demasiado rpida provoca confuso e precipita a incontinncia. Os idosos devem ser traquilizados, assegurando-se-lhe que ningum os culpar se ocorrer um incidente. Tratar estas pessoas como se fossem crianas travessas constitui um erro, j que elas no so responsveis pela sua conduta.

Aspectos Psicolgicos

O esforo fsico e psicolgico para manter a continncia importante para os idosos e seus cuidadores que, em muitos casos, so pessoas frgeis e tambm idosas. O profissional deve prestar apoio e informao, tanto ao idoso como sua famlia, de modo a favorecer a sua motivao.

Eliminao intestinal

Incontinncia Fecal

frequente em idosos muito deteriorados, com demncia ou que tenham sofrido uma trombose. Pode associar-se a compactao fecal (fecaloma), diarria aguda ou excesso de laxantes. Este problema desagradvel e muito angustiante, tanto para o idoso como para o cuidador (alguns idosos com alteraes mentais graves sujam, com matria fecal, seu prprio corpo e objetos ao seu alcance, criando situaes desagradveis).

Incontinncia Fecal

recomendvel seguir um programa para reeducar os hbitos intestinais, at se estabelecer um ritmo aceitvel nas dejees, de forma que os acidentes sejam excepcionais.

A conduta de alguns pacientes muda imediatamente antes da eliminao: ficam nervosos, agitados ou deambulam. Uma avaliao cuidadosa pode permitir aos cuidadores identificar os sinais de alarme e chegar ao banheiro a tempo. Para evitar que o paciente se suje, devem-se usar absorventes de modo permanente.

Obstipao

a diminuio na frequncia das dejees, menos de 3 a 4 por semana, que pode evoluir com a passagem difcil de fezes secas e que, ocasionalmente, se acompanha de sensao de evacuao incompleta. um problema muito frequente nas pessoas idosas. No entanto, um grande nmero de idosos queixa-se de obstipao, mas apresenta um ritmo intestinal adequado.

Obstipao

Isto se deve escassa informao acerca dos padres de eliminao normais: se uma dejeo diria o habitual, muitos indivduos sos defecam 2 ou 3 vezes por semana.
A defecao diria pode chegar a converter-se em uma autntica obsesso para o idoso, provocandolhe grande ansiedade.

Obstipao - causas
Obstipao funcional sofre a influncia de diversos fatores:

familiares; dietticos dieta pobre em fibras, ingesto reduzida, alimentos muito refinados; emotivos desinteresse por defecar em pacientes dementes ou deprimidos; continncia voluntria; imobilizao, acamamento; viagens, mudana de domiclio; uso abusivo de laxantes.

Obstipao - causas
Priso de ventre secundria anomalias na motilidade intestinal provocadas por:

doenas como diabetes, alteraes do sistema nervoso; alteraes inflamatrias hemorridas, fstulas anais;
alteraes obstrutivas tumores;

Obstipao - Complicaes
Compactao fecal (fecaloma) Fissuras anais e hemorridas Incontinncia fecal Obstruo intestinal Desidratao Sndrome confusional

Obstipao -Tratamento

Tem por objetivo reinstaurar um padro normal de evacuao intestinal. Medidas gerais.

Ingesto abundante de lquidos.

Obstipao -Tratamento

Dieta rica em fibras vegetais, que aumente o resduo intestinal: po integral, frutas, verduras, hortalias e farelos. Os suplementos de fibra podem provocar flatulncia ou causar fecalomas em pacientes imobilizados. Atividade fsica diria.

Obstipao Tratamento Reeducao do ritmo intestinal :

Responder sem demora ao desejo de defecar.

Iniciar uma rotina que consiste em tentar defecar diariamente, mesmo no sentindo necessidade, a uma hora fixa, de preferncia 15 a 20 minutos depois do caf da manh ou de uma refeio abundante, e dispor do tempo suficiente para a defecao, permanecendo na privada durante, pelo menos, 10 a 20 minutos.

Obstipao Tratamento Reeducao do ritmo intestinal :

Adotar uma posio adequada, de ccoras ou sentado, elevando os ps sobre um banco baixo, enquanto se inclina o corpo ligeiramente para a frente. Pode ser til massagear a regio abdominal. O idoso deve estar cmodo, em um local aquecido e privado. Utilizar o WC sempre que seja possvel, a qual dever de ter uma altura adequada.

Obstipao Tratamento Reeducao do ritmo intestinal :

Manter a comadre em bom estado, j que, se est suja, tem a tampa partida ou se no existe papel higinico, a defecao pode ser inibida.

Registrar no local adequado o nmero de dejees, o tamanho, a cor e a consistncia das fezes, a hora e a data. No suficiente perguntar ao paciente, pois, em muitos casos, ele ignora se defecou.

Auxiliar o intestino a funcionar

Diariamente, antes do banho, massajar a barriga da pessoa cuidada com a mo espalmada como se desenhasse um quadrado; Comear pelo lado direito na parte inferior, subir para o lado direito superior, depois para o lado esquerdo superior, descer a mo para o lado esquerdo inferior;

Auxiliar o intestino a funcionar

Voltar para o lado inferior direito, pois dessa forma que o intestino funciona (sentido dos ponteiros do relgio).
Deitar a pessoa de barriga para cima, segurar as pernas e estic-las e dobr-las sobre a barriga, essa presso das pernas sobre a barriga ajuda a eliminar os gazes que causam desconforto.

Obstipao Tratamento Laxantes

So medicamentos que servem para amolecer as fezes. Devem ser tomados apenas sob prescrio mdica. O uso abusivo de laxantes lesa a mucosa intestinal e inibe o funcionamento intestinal normal.

Obstipao Tratamento Laxantes

So frequentes as diarrias com grandes quantidades de muco. Os idosos queixam-se de dores abdominais, flatulncia, lngua seca e pastosa, mau gosto na boca, dor de cabea etc. Os idosos com problemas de memria podem ingerir o dobro das doses, por equvoco. importante educar o paciente, para que abandone o seu uso incontrolado.

Obstipao Tratamento - Agentes locais

Atuam distendendo o intestino, que, posteriormente, se contrai, expulsando as fezes retidas. Enema de limpeza aumenta-se a sua eficcia se administrados com sonda retal, ou quando se lhes adicionam substncias como azeite ou laxantes.

Supositrios de glicerina para a sua correta administrao, o idoso deve estar deitado para o

Enema de Limpeza

A razo principal do enema de limpeza a promoo da defeo; O volume e tipo de lquido instilado pode lubrificar ou desfazer a massa fecal, dilatar a parede rectal e iniciar o reflexo de defeo;

Contudo, no se deve confiar nestes para manter a regularidade intestinal, mas sim procurar e tratar a causa da irregularidade ou da obstipao;

Enema de Limpeza

Enemas frequentes alteram os reflexos normais de defecao, resultando em dependncia dos mesmos para a eliminao. A alterao do equilbrio hidroelectroltico pode ocorrer com a

Enema de Limpeza

Se usar saco de enema encher com 750 a 1000 ml de gua morna da torneira; A gua quente pode queimar a mucosa intestinal. gua fria pode causar contrao abdominal e difcil de reter;

Retirar o ar do tubo para prevenir clicas, preenchendo com a prpria gua;

Enema de Limpeza

Juntar sabo ao enema, se prescrito; Causa uma ligeira irritao intestinal, facilitando a secreo de muco; Colocar o idoso em posio semi ventral esquerda, com o joelho direito fletido;

Enema de Limpeza

Lubrificar cerca de 7,5 a 10 cm da extremidade da cnula rectal com gel; Suavemente afastar as ndegas e localizar o nus; Dizer ao idoso para relaxar e respirar fundo e lentamente pela boca;

Inserir devagar a cnula, em direo ao umbigo;

Enema de Limpeza

A introduo cuidadosa previne traumatismos da mucosa rectal pelo alojamento acidental da cnula na parede do recto; Uma introduo forada para alm de 10 cm pode causar perfurao do intestino; Manter o saco de enema altura da anca do idoso;

Aumentar a altura do saco at 30 a 45 cm acima do nus;


Tempo 1litro 7 a 10 min;

Enema de Limpeza resultados inesperados


O idoso no consegue reter o lquido do enema:

Segurar as ndegas juntas para ajudar a reteno; Colocar a arrastadeira enquanto se administra;

Ocorrem espasmos graves, hemorragia ou dor abdominal aguda, que no cedem interrupo temporria ou administrao lenta:

Parar enema; Comunicar ao mdico;

Enema de Limpeza resultados inesperados


Com uma prescrio de enemas at sair limpo, depois de 3 enemas de gua e esta ainda sair escura ou conter matria fecal slida:

Comunicar ao mdico antes de continuar;


A perda excessiva de electrlitos uma possibilidade perigosa;

Compactao Fecal
a acumulao anmala de matria fecal, que forma uma massa endurecida na poro inferior do reto. Produz-se quando diminui a mobilidade das fezes no intestino grosso e absorvida uma maior quantidade de gua. A ampola retal preenchida por fezes secas, formando pores de grandes dimenses e bastantes duras, que no conseguem avanar no intestino, apesar da sensao de urgncia que criam.

Compactao Fecal

O estmulo continua, fazendo aparecer dejees lquidas com muco abundante, que passam pelas fezes compactadas (pseudodiarria).
A compactao fecal uma ameaa sempre presente nos pacientes geritricos, inclusive naqueles que dizem cumprir com regularidade as suas necessidades fisiolgicas, j que, s vezes, o reto se esvazia de forma incompleta.

Compactao Fecal - Tratamento

Efetuar um toque retal para confirmar o diagnstico ( o extravasamento fecal lquido pode confundir-se com diarria).

Extrao manual do fecaloma.


Aplicar enemas de limpeza at que a evacuao seja completa.

Compactao Fecal - Tratamento

Prevenir novas compactaes: dieta e ingesto adequada de lquidos, atividade fsica, bons hbitos intestinais e uso correto de laxantes. Pode ser necessrio adminsitrar periodicamente um enema ou supositrio de glicerina, em pacientes que tm o intestino muito distendido ou que se encontram muito imobilizados.

Diarria

Considera-se que h diarria quando ocorrem mais de trs dejees por dia, ou quando as fezes so lquidas.

Causas: Uso abusivo de laxantes Infeces Medicamentos Alteraes da motilidade intestinal

Diarria
Cuidados:

necessria uma ingesto hdrica adequada, uma vez que nos idosos h um elevado risco de desidratao. Deve-se atender prontamente chamada do paciente que solicita ajuda para defecar.

Suspeitando-se que a diarria infecciosa, envia-se uma amostra ao laboratrio, para anlise pedir ao mdico. preciso tomar precaues, como o uso de luvas, a lavagem das mos antes e depois de cada contato com o idoso, fazendo rigorosa higiene e eliminando o material contaminado.

Ostomia
Ostomia uma abertura cirrgica realizada na parede do abdmen para ligar o estmago, ou parte do intestino ou a bexiga, com o meio externo. Existem dois tipos de ostomia: para eliminao de fezes e urina ou para administrar alimentao.

Ostomia

A ostomia intestinal e urinria tem uma colorao rosada, brilhante e hmida e a pele ao seu redor deve estar lisa sem vermelhido. Importante o Tcnico auxiliar de sade estar consciente das caractersticas e sempre que se verifica alteraes comunicar ao enfermeiro.

Ostomia

importante observar o ostoma com regularidade e caso no esteja normal, procurar atendimento especializado. No se assuste, no entanto, com pequenos sangramentos do ostoma. Lembre-se que ele uma mucosa e como tal fere-se facilmente!

Ostomia

Dependendo do lugar onde foi realizada a abertura a ostomia recebe um nome:

Colostomia

A colostomia um tipo de ostoma intestinal que faz a comunicao do clon com o exterior. As colostomias podem ser permanentes ou temporrias.

Ileostomia

A ileostomia um tipo se ostoma intestinal que faz a comunicao do intestino delgado, com o exterior. As ileostomias podem ser tambm permanentes ou temporrias, obedecendo ao mesmo critrio que as colostomias. As ileostomias localizam-se sempre no lado inferior direito do abdmen

Urostomia

Denomina-se urostomia ou desvio urinrio a interveno cirrgica que consiste em desviar o curso normal da urina. A semelhana das ostomias intestinais, podem ser permanentes ou temporrias.

Ostomia

A colocao de ostomias de responsabilidade mdico-cirrgica, os cuidados iniciais de penso so exclusivamente de competncia de enfermagem, os restantes cuidados de mudana e colocao de saco podem ser realizadas pelo tcnico auxiliar de sade de forma autnoma.

Ostomia

Colostomia Ascendente As fezes so lquidas; Colostomia Transversa As fezes so semilquidas; Colostomia Descendente As fezes so formadas; Colostomia Sigmide As fezes so firmes e slidas.

Ostomia

Utilizar protetores cutneos, feitos de resina sinttica (pectina, gelatina, carboximetilcelulose), apresentados nas formas de placa, pasta e p. Se houver plos ao redor do estoma, cort-los com tesoura. (raspar pode ferir a pele e o estoma). Se possvel, deixar a pele ao redor do estoma tomar 5 minuto do sol da manh nos dias de troca da bolsa. Fazer a mensurao constante do estoma (reduo de 20% do dimetro do mesmo nos primeiros 2 meses)

Orientaes importantes: A localizao da ostomia determina a consistncia das fezes: Lembre-se de cobrir o ostoma com gase ou tecido limpo.

Ostomia
IMPORTANTE:

Avaliar a condio da bolsa, a presena de barreira cutnea para proteo da pele do extravasamento dos contedos, observando a aparncia do estoma e da inciso cirrgica subjacentes. Observar a quantidade de drenagem do estoma. As bolsas devem ser esvaziadas antes de encherem at a metade. Avaliar a pele em torno do estoma, observando cicatrizes, dobras ou edemas da pele.

Ostomia
IMPORTANTE:

Determinar o conhecimento do cliente e a compreenso quanto ostomia. Observar a condio da pele e do estoma, encorajando o cliente a fazer estas observaes diariamente. Preparar a bolsa e coloc-la alisando. Prender com cinto ou esparadrapo.

Prender as bordas inferiores da bolsa para adaptar a pina ou equipamento de fechamento. Fixar a pina.

Cuidados com a Pele ostomias

Lavar as mos antes e aps a lavagem da bolsa; Lavar a regio da pele periostomal com gua limpa, sabo neutro; Secar suavemente a pele com uma toalha fina ou leno de papel; Sempre que possvel expor a regio periostomal (protegendo a ostomia) ao sol da manh durante um minuto;

Cuidados com a Pele ostomias

Evitar o uso do lcool, ter ou soro fisiolgico, podem ressecar a pele e irritar; Despregar a bolsa de cima para baixo, empurrando a pele para o lado com o crescimento dos pelos;

Quando a pele apresentar comicho na regio ao redor do ostoma, imediatamente retirar a bolsa;

Cuidados com a Pele ostomias

Trocar a bolsa de preferncia durante o banho; Manter o corte da bolsa prximo ao ostoma; No furar nem colar adesivos na bolsa; Nunca consertar uma bolsa furada ou usar adesivo para pregar a bolsa;

Cuidados com a Pele ostomias

Ao fazer a limpeza da bolsa drenvel usar gua normal e sabo lquido de preferncia com o duche ou spray; Manter a pele periostomal sempre limpa e seca; Usar a bolsa at enquanto a pele no apresentar reao adversa; Evitar trocar a bolsa com muita frequncia (o mnimo para manter so 3 dias);

Cuidados com a Pele ostomias

Sempre esvaziar a bolsa quando for dormir por segurana; Sempre aps a limpeza da bolsa, lavar e enxugar com papel higinico, gaze ou pano, a abertura da bolsa;

Aps a limpeza, para enxugar a pele, materiais delicados como papel (fino), gaze ou pano macio para no irritar a pele.

Cuidados com as ostomias


Materiais

Gaze ou compressa Tesoura Rgua de mensurao de ostomia Sabonete gua morna Dispositivo de 2 peas (base adesiva e bolsa) ou de 1 pea de acordo com as caractersticas do ostoma e do efluente

Cuidados com as ostomias

Higienizar a pela peri-ostoma com gua morna Usar sabonete para retirar todo o resduo e desengordurar a pele

Retirar o sabonete com gua morna


Secar a pele suavemente

Cuidados com as ostomias

Observar o aspeto do ostoma e da pele peri-ostoma Mensurar o ostoma com a rgua

Encaixar perfeitamente a rgua no ostoma de modo que no toque a mucosa instestinal e no se visualize a peri-ostoma
Caso o ostoma no seja redondo, no se encaixando perfeitamente dentro do crculo, necessrio medir a sua largura e o seu comprimento

Cuidados com as ostomias

Para escolher a flange (sistema de 2 peas recortvel) deve-se sobrepor o molde do ostoma de modo que ele fique totalmente dentro do crculo no ultrapassando o smbolo da tesoura. Desenhar a medida do ostoma no papel ou acetato no verso da resina. Recortar a resina sinttica seguindo o molde.

Cuidados com as ostomias

Antes de remover o filme protetor da resina, certificar-se de que o recorte est correto, encaixando a resina sinttica recortada no ostoma Retirar o filme que protege a resina e ADAPTA-LA ao ostoma.

Cuidados com as ostomias

Friccionar levemente a resina sinttica para ativar a adesividade Aps a resina estar devidamente aderente, retirar o filme protetor do adesivo microporoso (para as bases adesivas ou bolsas com adesivo microporoso) Aplicar cuidadosamente o adesivo de modo a no formar rugas

Cuidados com as ostomias


O tipo de estoma determina qual o sistema de saco a utilizar.

O tipo de saco varia consoante a quantidade e consistncia da drenagem e com as caractersticas do estoma.

Cuidados com as ostomias

Apoiar os dedos debaixo da flange deslocando-a para cima (sistema de 2 peas com FLOTANTE)

Encaixar a bolsa coletora SEM EXERCER PRESSO ABDOMINAL


O encaixe base adesiva+bolsa possui travo com ponto de fechamento central para maior segurana

Cuidados com as ostomias

O esvaziamente e a higienizao da bolsa coletora podem ser feito desencaixandose a bolsa da base adesiva (sistema de 2 peas) ou pela abertura inferior da bolsa drenvel (sistema de 1 ou 2 peas)

Cuidados com as ostomias


A base adesiva deve ser trocada quando:

houver infiltrao do efluente sob a resina; a resina estiver deslocada

rotina de troca
Retirar a base adesiva utilizar gaze ou compressa humedecida com gua morna ou de baixo do chuveiro Segurar a pele para evitar trauma na retirada na base adesiva

Cuidados com as ostomias


Cuidados no banho

A bolsa da ostomia impermevel, no sendo necessrio retir-la antes do banho.

bom cobri-la com um saco plstico e fita adesiva.


A gua e o sabo no prejudicam a ostomia. Deve-se ter ateno para que o jato forte do chuveiro no atinja a abertura da ostomia, pois pode provocar sangramento.

Efeitos dos alimentos no efluente do estoma:


Alimentos que tornam as fezes mais espessas:

Bananas Arroz Po Batatas Manteiga de amendoim

Molho de maa Queijo Iogurte Massa Biscoitos salgados Gomas

Efeitos dos alimentos no efluente do estoma:


Alimentos que colocam as fezes mais liquidas:

Feijes secos ou vagens Chocolate Fruta crua Vegetais Fritos

Alimentos muito condimentados Gorduras Sumo de ameixa Sumo de uva Fola dos vegetais verdes (alface, brcolos e espinafres)

Efeitos dos alimentos no efluente do estoma:


Alimentos que intensificam o odor das fezes:

Peixe Ovos Espargos Alho Algumas especiarias

Couve Cebola Couve de Bruxelas Brcolos Couve flor

Efeitos dos alimentos no efluente do estoma:


Alimentos que causam flatulncia:

Feijes secos ou vagens Cerveja Bebidas gaseificadas Pepinos Couve Cebolas Couve de bruxelas

Couve flor Produtos lcteos Espinafres Milho Rabenetes

Alimentos que do cor s fezes: Carne de vaca Gelatina Encarnada

Irrigao de Colostomias
Objetivo:

Estabelecer um padro de eliminao regular; Limpar o intestino das fezes antes de procedimentos de diagnstico ou cirrgicos; Resolver a obstipao;

Irrigao de Colostomias

um procedimento simples, a elasticidade do clon permite que seja irrigado em segurana com quantidades relativamente grandes de lquido; Permite que haja uma regulao da evacuao intestinal sem descargas de fezes pelo estoma nos intervalos da irrigao permite maior independncia e segurana ao utente;

Irrigao de Colostomias

S se pode fazer irrigaes no clon descendente e na poro terminal da sigmoideia, e geralmente no se faz a crianas;

Irrigao de Colostomias

Raramente necessrio irrigar uma ileostomia, exceto em caso de obstruo por alimentos, perto do estoma;
Neste caso, pode-se fazer uma lavagem suave, mas apenas por pessoal qualificado, como enfermeiro especialista;

Irrigao de Colostomias

A irrigao ajuda a estabelecer um esvaziamento intestinal regulado; O intestino deve estar completamente cicatrizado para que no haja perfurao, o que acontece 3 a 7 dias aps cirurgia;

Pode-se planear a irrigao de modo a coincidir com outras atividades de higiene;

Irrigao de Colostomias

Colocar o idoso na sanita ou em cadeira frente sanita, se o idoso andar; Ou, em decbito lateral, com a cabeceira ligeiramente elevada, se o idoso estiver acamado; Colocar o irrigador com 500 a 1000 ml de soluo de irrigao morna (gua ou soluo salina); Retirar o ar do tubo, abrindo o compressor e deixar que a soluo o preencha. Fechar o compressor;

Irrigao de Colostomias

O volume correto vai distender adequadamente o clon e causar a evacuao;


A soluo fria pode causar sincope;

Soluo quente pode lesar a mucosa;


Ar no clon pode causar clicas;

Irrigao de Colostomias

Pendurar o contento de irrigao num gancho de modo que a sua parte inferior no fique mais alto que o ombro do idoso sentado, ou a 45 a 50cm acima do estoma;
Esta posio evita uma presso de gua demasiado alta e reduz a possibilidade de leso intestinal; Retirar o saco de colostomia segundo as normas;

Irrigao de Colostomias

Lubrificar o 5 dedo do idoso guiando-o suavemente por cerca 2,5cm dentro do estoma, para perceber o angulo e direo do intestino. Manter o dedo dentro cerca de 1 min.;
Permite tambm ajudar a dilatar o estoma; Se houver sangue vivo ao retirar o dedo, tranquilizar o idoso dizendo que poder acontecer ocasionalmente dada a maior vascularizao da mucosa intestinal nesta

Irrigao de Colostomias

Lubrificar a extremidade do cone de irrigao e colocar a manga de plstico dentro do estoma para recolher as fezes;
Deixar fluir a soluo. Comear com 500 ml, que devero demorar cerca de 5 a 10 min.

Uma instilao demasiado rpida de soluo irrigao pode provocar clicas e risco de perfurao intestinal;

Irrigao de Colostomias

Para evitar a leso intestinal, no inserir completamente o cone de irrigao no estoma.


Se a presso for muito pequena, a soluo de irrigao sai pelo lado do cone, em vez de entra no cone.

Se a presso for excessiva, pode bloquear a entrada da soluo de irrigao no estoma.

Irrigao de Colostomias

Se houver clicas, reduzir o ritmo ou interromper a irrigao;


Depois de instalar toda a soluo, aguardar 15 a 20 min pela primeira dejeo de fezes. Manter a manga de irrigao dentro da sanita ou da arrastadeira; Esperar 30 a 45 min pela segunda dejeo. De seguida limpar o estoma e colocar saco ou tampa de reteno de fezes.

Remoo de Fecalomas

Remoo de fecalomas

Este procedimento s deve ser realizado quando a administrao de supositrios ou enemas no resultou;

Remoo de fezes duras e em grande quantidade; A excessiva manipulao do recto pode causar irritao da mucosa e subsequente hemorragia ou estimulao do nervo vago, que pode levar a diminuio reflexa da frequncia cardaca;

Remoo de fecalomas
Material: Luvas limpas; Lubrificante hidrossolvel; Resguardo impermevel; Papel higinico ou toalhitas; Arrastadeira; Bacia, toalhete, toalha e sabo; Toalho de banho;

Remoo de fecalomas

O idoso deve ficar em posio lateral esquerdo, com os joelhos fletidos; Lubrificar com o indicador direito enluvado com geleia lubrificante; Introduzir o dedo indicador na ampola rectal e progredir lentamente ao longo da parede em direo ao umbigo;

Remoo de fecalomas

Desfazer o fecaloma massajando suavemente volta. Desfazer as pores mais duras das fezes, com o dedo;

Puxar as fezes para baixo em direo ao esfncter. Retirar as pequenas pores de fezes;
Vigiar periodicamente a frequncia cardaca e observar os sinais de cansao.

Remoo de fecalomas

Dizer sempre ao idoso para respirar lentamente e profundamente durante o procedimento; Interromper o procedimento se diminuir a frequncia cardaca, houver alteraes do ritmo cardaco ou se ocorrer hemorragia; Promover perodos de descanso para promover a tolerncia do idoso ao procedimento; Este procedimento pode fazer-se seguir de um enema de limpeza ou administrao de um laxante;

Consideraes geritricas

Pelo menos 28% dos idosos tm obstipao em consequncia da ingesto insuficiente de volume alimentar, ingesto incorreta de lquidos, abuso de laxantes, diminuio do tnus muscular e da funo motora, doena mental ou fsica e presena de tumefao ou aderncias;

Consideraes geritricas

Para os idosos instituir uma dieta coma quantidade adequada de fibra (6 a 10g/dia), contribui para o volume, peso e forma das fezes e facilita a evacuao; Ponderar o desenvolvimento de uma rotina diria de higiene que inclua responder necessidade de evacuar;

Derivaes urinrias continentes e incontinentes

Derivaes urinrias

So procedimentos cirrgicos praticados em pessoas que foram submetidos a exciso parcial ou total da bexiga;

So ostomias ou ligaes provenientes da bexiga, ureteres ou rins, para a parede abdominal exterior;
Ambas as derivaes afetam a auto-imagem da pessoa;

Derivaes urinrias Avaliao Inicial

Observar a localizao do estoma e tipo de acessrio utilizado; Observar a colorao (rosado, sem eritema nem tecido necrosado), humidade e irritao do estoma;

Observar a autonomia-independncia do idoso para realizar o prprio auto-cuidado;

Derivaes urinrias Resultados esperados

O dbito urinrio mantm-se a30ml/hora; O estoma permanece vermelho, brilhante, hmido e sem eritema ou exsudado purulento; A pele peri-estomal est intacta;

O idoso e/ou prestador de cuidados cuidam corretamente do estoma, pele e saco;

Derivaes urinrias Consideraes na delegao

Os cuidados iniciais ao estoma e suturas psoperatrias exige tcnica de resoluo de problemas e a aplicao de conhecimentos especficos de enfermagem;

Uma exceo, nalgumas instituies, o cuidado a ostomias consolidadas;


O pessoal auxiliar deve ser orientado a comunicar ao enfermeiro qualquer extravaso de urina e/ou solues de continuidade da pele;

Derivaes urinrias Algumas orientaes

O saco deve ser mudado de 3 a 7 dias e esvaziado quando estiver a 1/3 ou cheio. Se usada, aplicar barreira cutnea apenas na pele integra (contm lcool); Informar a pessoa que podem formar cristais de cido rico na pele. Explicar que pode usar um toalhete embebido em vinagre (1/3 de vinagre branco para 2/3 de gua) na pele em volta do estoma;

Derivaes urinrias Algumas orientaes

Enxaguar com gua morna; muito importante comunicar o mais rapidamente possvel ao mdico, se tiver febre, arrepios, dor lombar ou do flanco, ou urina com cheiro ftido;

Observar o fluxo urinrio atravs do estoma: urina corre livremente, com dbito superior a 240 ml em 8 horas;

Derivaes urinrias Resultados inesperdos

Volume do saco de urina no saco, inferior ao esperado:


Informar

o enfermeiro para realizao de tcnicas especficas e especializadas;

Cheiro desagradvel vindo do saco:


Se

o saco verte, mud-lo; Aumentar a ingesto de sumo de laranja, cido ascrbico, protenas, gros e cereais (acidifica a urina e reduz o odor e risco de infeo);

Derivaes urinrias Resultados inesperados

Pele irritada em redor do estoma: prurido e sensao de queimadura (geralmente devido ao saco mal adaptado):
Retirar

o saco imediatamente; Lavar a zona com sabo neutro em gua, se secar suave e cuidadosamente; Se for usada loo hidratante para diminuir a irritao, usar um dissolvente para que o adesivo adira; Aplicar um novo saco;

Derivaes urinrias Consideraes geritricas

Alguns idosos sentem que podem controlar o fluxo permanente de urina do estoma, diminuindo a quantidade de lquido ingeridos, para urinarem menos. Isto pode ser muito perigoso, porque os idosos esto mais susceptveis ao desequilbrio hdrico; As limitaes visuais ou fsicas podem requerer adaptaes no auto-cuidado da ostomia;

OBRIGADO PELA VOSSA ATENO

S-ar putea să vă placă și