Sunteți pe pagina 1din 88

SISTEMA ENDCRINO

APOSTILA COMUM (PG. 39 A 48)

Sistema envolvido na coordenao e regulao de diversas funes corporais. Formado por glndulas endcrinas. Suas mensagens tm natureza qumica:

HORMNIOS

Substncias produzidas pelas glndulas endcrinas, lanadas diretamente na corrente sangunea, para controlar o funcionamento de outros rgos, denominados rgos-alvo.

Cada hormnio especfico para uma determinada clula alvo. Reconhecimento de receptores hormonais especficos na membrana da clula alvo.

Ligao hormnio receptor ativao de uma molcula mensageira na clula alvo atuao desta molcula em reaes qumicas especficas estimulao/ inibio de atividades celulares especficas.
Importncia na homeostase. Hormnios tambm influenciam no comportamento, regulam o crescimento, a reproduo, determinam caractersticas sexuais secundrias.

Sistema endcrino e nervoso: frequente interao. Estabelecimento de mecanismos autorreguladores precisos. Sistema nervoso fornece ao sistema endcrino informaes sobre o meio externo. Sistema endcrino estabelece a resposta interna a essas informaes. Atuao em conjunto desses dois sistemas na coordenao e regulao das funes corporais.

GLNDULAS ENDCRINAS

NATUREZA QUMICA DOS HORMNIOS


1) Derivados Lipdicos Hormnios esteroides (derivados do colesterol). Cortisol, testosterona, progesterona, estrgenos. 2) Derivados de Aminocidos Hormnios tireoidianos (T3 e T4). Adrenalina e noradrenalina (catecolaminas derivados do aminocido tirosina)
3) Peptdicos e proteicos Cadeias 3 a 200 aminocidos. Insulina, glucagon, prolactina, ocitocina, ADH, GH...

MECANISMO DE AO HORMONAL
As clulas produtoras de hormnio realizam a sntese, o armazenamento e a liberao do hormnio para o sangue. A resposta desejada ocorrer nas clulas-alvo, que contm receptores especficos para o hormnio. O hormnio eliminado por degradao e/ou excreo. Sinal de retroalimentao (geralmente negativa): inibio pelo excesso do produto. (feedback negativo)

MECANISMO DE AO HORMONAL HORMNIOS LIPOSSOLVEIS


Podem difundir-se atravs da dupla camada fosfolipdica da membrana plasmtica para entrar nas clulas. Ligao a receptores no interior das clulas-alvo. O receptor ativado altera a funo celular atravs do acionamento ou desligamento de genes especficos. O RNA-m recm-formado deixa o ncleo e entra no citosol. L, direciona a sntese de novas protenas, que alteram a atividade celular.

MECANISMO DE AO HORMONAL HORMNIOS HIDROSSOLVEIS


No podem difundir-se atravs da membrana plasmtica. Os receptores para esses hormnios so protenas integrais da membrana plasmtica. Esta ligao inicia uma reao que causa a ativao de diversas enzimas. Ativao de mensageiros qumicos no citosol. As enzimas ativadas catalisam as reaes que produzem respostas fisiolgicas.

POR QUE CONTROLAR A SECREO HORMONAL?


A regulao necessria para que no haja superproduo ou subproduo de um determinado hormnio. Se o mecanismo regulador no operar apropriadamente e os nveis hormonais forem excessivos ou deficientes, resultar em doenas por hiperfuno ou hipofuno, respectivamente.

CIRCUITO HIPOTLAMO/ HIPFISE


Interao Sistema Nervoso/ Sistema Endcrino.
Hipfise: Glndula mestra?? Forte e constante controle hipotalmico. Hipotlamo: localizado no encfalo, diretamente acima da hipfise.

Exerce controle sobre a hipfise por meios de conexes neurais e substncias semelhantes a hormnios chamados fatores desencadeadores (ou de liberao).
Obs: neurnios hipotalmicos no se estendem por toda a hipfise. Vasos sanguneos especiais conectam o hipotlamo hipfise anterior (adeno-hipfise).

HIPOTLAMO/ HIPFISE CONTROLE POR RETROALIMENTAO

HIPFISE
Tambm conhecida como Pituitria.

Tamanho um pouco maior que um gro de ervilha.


Localizada encfalo. na base do

Produz a maior variedade de hormnios.

Realiza um grande nmero de funes no nosso organismo.

HIPFISE
Constituda por duas partes distintas: 1) Adeno-hipfise (lobo anterior da hipfise) Origem epitelial Evaginao do teto da boca do embrio 2) Neuro-hipfise (lobo posterior da hipfise) Origem nervosa Evaginao da parte inicial do hipotlamo, durante o desenvolvimento do crebro.

ADENO-HIPFISE (LOBO ANTERIOR DA HIPFISE)


Produo dos Hormnios Trficos: estimulam o funcionamento de outras glndulas endcrinas.
1) ACTH (hormnio adrenocorticotrfico): regula a atividade do crtex das glndulas suprarrenais, estimulando a secreo de hormnios glicocorticoides. 2) TSH (hormnio tireotrfico): estimula a tireoide. Sua produo estimulada pelo hormnio liberador de tireotrofina (TRH), secretado pelo hipotlamo. 3) Hormnios Gonadotrficos (FSH e LH): estimulam as gnadas.

3) Hormnios Gonadotrficos
FSH (hormnio folculo estimulante) Estimula o amadurecimento do folculo ovariano e a produo de estrgenos. Estimula a produo de espermatozides nos tbulos seminferos. LH (hormnio luteinizante) Induz a ovulao e a formao do corpo lteo. Estimula as clulas Intersticiais de Leydig a produzir testosterona.

HORMNIOS METABLICOS
4) STH (hormnio do crescimento, GH) Aumenta o n de mitoses e promove a sntese proteica com consequente crescimento dos tecidos (muscular, cartilaginoso, conjuntivo e sseo). Contribui para a captao de aminocidos, sntese proteica e promove o uso de gordura como fonte de energia (evita o desgaste de protenas). Produzido mais intensamente durante a infncia e adolescncia. Secrees hipotalmicas estimulam sua liberao durante o sono.

Produo de STH na infncia e na fase adulta

Produo de STH ao longo do dia em uma pessoa normal

4) STH (hormnio do crescimento, GH)


Inibe a captao de glicose plasmtica pelas clulas, aumentando a concentrao de glicose no sangue (inibe a produo de insulina, predispondo ao diabetes). Atua no crescimento, promovendo o alongamento dos ossos e estimulando a sntese de protenas e o desenvolvimento da massa muscular. Fase adulta: ossos longos no apresentam mais o disco epifisrio cartilaginoso, responsvel pelo seu crescimento. Consequncia: paramos de crescer

Disfunes na produo do Hormnio de Crescimento


Hipofuno Na infncia: nanismo Baixa estatura. 1,00 a 1,20 de altura, com aparncia infantil. Na fase adulta (raro) - Alteraes no controle da glicemia e descalcificao ssea Hiperfuno Na infncia: gigantismo at 2,70 m, crescimento extraordinrio no deformante. No adulto: acromegalia crescimento exagerado e deformante das extremidades corporais.

Maurice Tillet Nascido na Frana em 1903, sofria de acromegalia.

Tratamento com Hormnio de Crescimento


Hormnio extrado da hipfise de cadveres humanos, at pouco tempo atrs.

Avano no conhecimento da biologia molecular.


Tcnicas de Engenharia Gentica. Avanos na Biotecnologia. Produo industrial do hormnio de crescimento humano por bactrias geneticamente modificadas.

HORMNIOS METABLICOS
5) Prolactina Estimula a produo de leite pelas glndulas mamrias, se j tiverem sido estimuladas pelos estrgenos e progesterona. Sua produo acentua-se no final da gestao, aumenta aps o parto e persiste enquanto durar o estmulo da suco. Nos homens, no tem funo conhecida, mas em excesso, causa impotncia. Auxilia no controle das funes endcrinas dos testculos. Nas mulheres, a hiperfuno causa ausncia do ciclo menstrual.

NEURO-HIPFISE (LOBO POSTERIOR DA HIPFISE)


No produz hormnios. Armazena hormnios produzidos pelo hipotlamo. 1) Ocitocina Na mulher, acelera as contraes uterinas que levam ao parto, promove o aleitamento, contraindo a musculatura lisa das glndulas mamrias o que proporciona a expulso do leite. Tem retroalimentao positiva. No homem, provoca relaxamento dos vasos e dos corpos erteis do pnis, aumentando a irrigao sangunea. e secreta

NEURO-HIPFISE (LOBO POSTERIOR DA HIPFISE)


2) ADH (hormnio antidiurtico, vasopressina)
Controla a eliminao de gua pelos rins.
Estimula a reabsoro de gua nos tbulos renais. Efeitos: diminuio do volume de urina excretado (antidiurtico); vasoconstrio. Regulao do equilbrio hdrico e da presso arterial. Secreo aumentada: aumento na concentrao de soluto nos fluidos corporais ( presso osmtica) e hemorragias intensas. Etanol inibe sua secreo, estimulando a diurese.

Por que o ADH tambm chamado de vasopressina?

HIPOFUNO (pouco ADH)


reabsoro H2O nos rins Aumento na diurese volume sanguneo Presso arterial A taxa de glicose parece mais alta DIABETES INSIPIDUS

Sede exagerada

Desidratao

HIPERFUNO (muito ADH)


reabsoro H2O nos rins

do volume
sanguneo e contrao das arterolas

Diminuio na diurese

Presso arterial

TIREOIDE
Localizada pescoo. na base do

Abaixo da laringe e frente da traqueia. Produo de hormnios associados ao metabolismo e ao crescimento sseo. Papel fundamental no desenvolvimento e na maturao dos vertebrados. Ex.: anfbios (controlam a metamorfose). Importncia na homeostase. Durante toda a nossa vida, seus hormnios ajudam na manuteno da presso sangunea, no ritmo cardaco, no tnus muscular etc.

HORMNIOS DA TIREOIDE

1) Triiodotironina (T3)
2) Tiroxina(T4)

3) Calcitonina (tireocalcitonina)

Triiodotironina (T3) e Tiroxina(T4)


Derivados do aminocido tirosina. Possuem iodo em sua composio qumica. Importncia do fornecimento de iodo a partir da dieta para a sntese desse hormnios.

Carncia alimentar de iodo: bcio ou papeira.


Tireoide aumenta de tamanho (COMPENSAO). Tentativa de absorver o mximo possvel de iodo no sangue. Legislao: adio de iodeto de potssio (KI) ao sal de cozinha.

Triiodotironina (T3) e Tiroxina(T4)


Aumentam a velocidade dos processo de oxidao e de liberao de energia. Elevao na taxa metablica e na gerao de calor. Estimulam a produo de RNA e sntese proteica ( crescimento, maturao). A regulao na produo feita pelo hormnio tireotrfico (TSH), produzido pela adeno-hipfise.

Disfunes na hipfise podem levar ao aumento ou diminuio na produo desses hormnios.

HIPERTIREOIDISMO
Produo excessiva de T3 e T4. Acelerao do metabolismo corporal. Magreza, agitao, taquicardia, hipertenso, hipertermia, sudorese intensa, insnia. Pode levar a proeminentes). uma exoftalmia (olhos arregalados e

Causa: Doena de Graves: doena autoimune; produo de um anticorpo para o receptor de TSH. Tireoide estimulada a produzir seus hormnios, mesmo com nveis baixos de TSH no sangue. Superestmulo da tireoide = crescimento anormal da glndula, com formao de um papo no pescoo (bcio).

HIPOTIREOIDISMO
Produo insuficiente de T3 e T4.
Retardo no metabolismo corporal. Aumento de peso, moleza, raciocnio lento, letargia, sonolncia, desnimo, hipotenso, diminuio na frequncia cardaca, pele seca e fria, mixedemia etc. Causas

Disfuno congnita - incapacidade gentica de produzir os hormnios tireoidianos: cretinismo biolgico (retardamento no desenvolvimento fsico, mental e sexual).
Deficincia na produo do TSH pela adeno-hipfise. Carncia alimentar de iodo. Aps cirurgias de tireoidectomia, devido a tumores.

Calcitonina
Age no metabolismo do clcio. Diminui a quantidade de clcio no sangue (calcemia). Deposio de clcio nos ossos. Atuao antagnica em relao a ao do paratormnio, hormnio produzido pelas glndulas paratireoides.

PARATIREOIDES
Dois pares de estruturas ovoides. Localizadas atrs da tireoide. Metabolismo do clcio e do fsforo. Produo do paratormnio Manuteno constante da relao entre o clcio o
fsforo no plasma; Mobilizao de clcio dos ossos; Secretado em situaes e baixa calcemia

Calcitonina e Paratormnio Regulao da Calcemia

Esquema Apostila Pg. 45

PNCREAS
Glndula mista ou anfcrina.

Faz parte dos sistemas endcrino e digestrio.


Regies endcrinas: ilhotas de Langerhans.

Regies excrinas: cinos pancreticos.


Importncia na manuteno da glicemia.

Disfunes podem provocar o diabetes.

Resumo das funes dos Hormnios Pancreticos


Aumenta a captao de glicose pelas clulas e, ao mesmo tempo, inibe a utilizao de cidos graxos e estimula sua deposio no tecido adiposo. No fgado, estimula a captao da glicose plasmtica e sua converso em glicognio. Portanto, provoca a diminuio da concentrao de glicose no sangue. Ativa a enzima fosforilase, que fraciona as molculas de glicognio do fgado em molculas de glicose, que passam para o sangue, elevando a glicemia (taxa de glicose sangunea).

Insulina
(Ilhotas de Langerhans - clulas beta)

Glucagon
(Ilhotas de Langerhans - clulas alfa)

DIABETES
Distrbio na produo do hormnio insulina. 4 maior causa de morte por doena nos EUA, principalmente devido aos seus danos no sistema circulatrio. Fatores genticos e ambientais contribuem para o incio dos dois tipos de diabetes. Principais caractersticas: Elevada glicemia
Excreo de glicose na urina (glicosria) Eliminao de grandes volumes de urina (poliria) Elevada quantidade de glicose no filtrado glomerular causa diminuio da reabsoro de gua pelos tbulos renais.

DIABETES

Principais caractersticas: Sede excessiva (polidipsia)


Ingesto alimentar excessiva (polifagia) Elevada degradao de protenas e gorduras para obteno de energia. Emagrecimento e fraqueza. Leso de vasos sanguneos: riscos de infarto do miocrdio, isquemias cerebrais, da retina.

DIABETES MELITO TIPO I


Diabetes juvenil. Desenvolve-se antes dos 40 anos. Afeta cerca de 10% dos diabticos que necessitam receber injees de insulina diariamente. Doena autoimune. Destruio das clulas beta do pncreas. Reduo na produo de insulina. Paciente insulinodependente. No est diretamente relacionada ao estilo de vida e alimentao. Causa gentica.

DIABETES MELITO TIPO II


Diabetes tardia. Desenvolve-se aps os 30 anos. Associada obesidade, idade, estilo de vida e histrico familiar. Resistncia insulnica. Receptores de glicose presentes nas clulas musculares e adiposas reduzidos e sem capacidade de responder presena da insulina. Absoro de glicose por essas clulas fica comprometida. Controle da glicemia: dieta, atividade fsica, drogas antidiabticas, insulina.

SUPRARRENAIS
Adrenais. Localizadas sobre cada um dos rins. Apresentam 2 partes de funes distintas: Crtex (mais externa) origem mesodrmica.
Hormnios corticoides ou corticosteroides (mineralocorticoides, glicocorticoides, sexo corticoides)

Medula (mais interna) origem ectodrmica. Hormnios Adrenalina e Noradrenalina

CRTEX DA SUPRARRENAL
GLICOCORTICOIDES CORTISOL E CORTISONA Metabolismo de carboidratos no fgado. Quebra de glicognio em glicoses (glicogenlise). Diminuio da captao de glicose pelas clulas, aumentando, assim, a utilizao de gorduras. Essas aes elevam glicemia, a taxa metablica e a gerao de calor. Produo de acares a partir de protenas (neoglineognese).

CORTISOL E CORTISONA

Poder anti-inflamatrio e antialrgico. Utilizao na medicina. Diminuio da migrao de glbulos brancos para os stios de inflamao. Menor liberao de substncias capazes de dilatar as arterolas da regio. Diminuio da reao inflamatria. Uso prolongado deprime o sistema imunolgico, aumenta e reteno de gua. Produo aumentada em situaes de estresse prolongado. Suscetibilidade a infeces, lceras, aterosclerose, hipertenso e at diabetes.

CRTEX DA SUPRARRENAL
MINERALOCORTICOIDES

ALDOSTERONA
Equilbrio hidrossalino do organismo. Regulao das taxas de Na+, Cl- e K+ no sangue. Aumento na reteno de ons sdio pelos rins. Maior reteno de gua no corpo. Elevao na presso sangunea. A liberao desse hormnio controlada por substncias produzidas pelo fgado e pelos rins, em resposta a variaes na concentrao da sais no sangue.

CRTEX DA SUPRARRENAL
SEXOCORTICOIDES

TESTOSTERONA, ESTRGENOS, PROGESTERONA


Ao suplementar sobre as gnadas. Todos ns temos um pouco de hormnios do sexo oposto.

DISFUNES NO CRTEX DA SUPRARRENAL


O crtex da suprarrenal regulado pelo ACTH (adrenocorticotrfico), que por sua vez, controlado pelo fator liberador de corticotrofina hipotalmico. Estados de depresso emocional podem atuar sobre o hipotlamo, afetando as suprarrenais pelo descontrole da hipfise. Pode ocorrer aumento da presso sangunea e outras alteraes metablicas. A persistncia dessas situaes pode provocar doenas.

DISFUNES NO CRTEX DA SUPRARRENAL HIPOFUNO


DOENA DA ADDISON

Baixa presso arterial. Fraqueza muscular. Distrbios digestivos (nuseas e vmitos). Aumento na perda urinria de sdio e cloreto. Aumento na concentrao plasmtica de potssio. Mielinizao da pele. Emagrecimento e enfraquecimento geral. Embotamento mental (perda da sensibilidade e da capacidade intelectual).

DISFUNES NO CRTEX DA SUPRARRENAL HIPERFUNO


DOENA DE CUSHING

Elevada presso sangunea. Reteno de sais. Infiltrao de gua nos tecidos. Desmineralizao dos ossos. Perda da funo sexual. Obs: dependendo muito do tipo de hormnio corticoide que teve sua secreo aumentada.

DISFUNES NO CRTEX DA SUPRARRENAL


VIRILIZAO EM MULHERES Tumores nas suprarrenais. Alterao na produo dos sexocorticoides. Aumento na produo de testosterona. Crescimento excessivo de pelos, presena de barba, voz grossa, clitris mais avantajado, desenvolvimento muscular. Ex.: mulheres barbadas das atraes circenses.

MEDULA DA SUPRARRENAL
controlada pelo prprio SNC. Deteco pelo SNC de alguma situao de perigo: estimulao da medula da suprarrenal a liberar o hormnio adrenalina (epinefrina) no sangue. Prepara o organismo para enfrentar situaes de risco e de perigo, fornecendo uma dose extra de energia para os msculos do corpo.
Obs: Uma vida estressante, sob grande tenso e muitas situaes de perigo, nociva ao corao. Estimula o organismo a produzir muito adrenalina, forando o corao e aumentando a presso arterial.

Efeitos da ao da ADRENALINA no corpo humano


Acelerao dos batimentos cardacos;

Aumento da presso arterial;


Aumento da frequncia respiratria. Aumento na sudorese; Vasoconstrio na pele; Palidez;

Quebra do glicognio no fgado;


Aumento da glicemia.

NORADRENALINA (NOREPINEFRINA) Liberada em dose mais ou menos constantes pela medula das suprarrenais, independentemente da liberao de adrenalina. Sua principal funo manter a presso sangunea em nveis normais. Obs: A adrenalina ajuda o corpo a lidar com emergncias. Entretanto, seus efeitos so rpidos e passageiros, porque ela inativada por enzimas do fgado, cerca de 3 minutos aps sua liberao.

GNADAS
TESTCULOS E OVRIOS
Estimulado pelos hormnios produzidos pela adeno hipfise. FSH e LH. Maturao dos gametas. Reproduo. Caractersticas sexuais secundrias. gonadotrficos,

Testculos

Testosterona (andrgeno)

Promove o desenvolvimento e o crescimento dos testculos, alm do desenvolvimento dos caracteres sexuais secundrios masculinos, aumento da libido (desejo sexual), aumento da massa muscular e da agressividade.

Ovrios

Estrgenos

Promove o desenvolvimento dos caracteres sexuais femininos e da parede uterina (endomtrio); estimula o crescimento e a calcificao ssea, inibindo a remoo desse on do osso e protegendo contra a osteoporose; protege contra a aterosclerose (deposio de placas de gorduras nas artrias). Modificaes orgnicas da gravidez, como preparao do tero para aceitao do vulo fertilizado e das mamas para a lactao. Inibe as contraes uterinas, impedindo a expulso do feto em desenvolvimento.

Progesterona

S-ar putea să vă placă și