Sunteți pe pagina 1din 76

DIREITO CONSTITUCIONAL I

Constituio Federal

DIREITO CONSTITUCIONAL I

CONSTITUCIONALISMO: como se denomina o movimento social, poltico e jurdico e at mesmo ideolgico, a partir do qual emergem as constituies nacionais.

Traos marcantes: 1. Organizao do Estado 2. Limitao do Poder Estatal: Previso dos direitos e garantias individuais.
Estado: Resultado da lenta e gradual organizao jurdica do poder.

DIREITO CONSTITUCIONAL I

o movimento de carter poltico e jurdico, de cunho liberal, em voga entre o final do sculo XVIII e o trmino da Primeira Guerra Mundial, cujo objetivo o estabelecimento de Estados de direito baseados em regimes constitucionais, isto , fundados numa Constituio democrtica, que delimita claramente a atuao do Poder Pblico, mediante a separao dos poderes, e assegura ampla proteo aos direitos dos cidados, impondo o exerccio, no plano poltico, do chamado "governo das leis e no dos homens". Mais sobre: constitucionalismo

DIREITO CONSTITUCIONAL I

Constitucionalismo na idade mdia: foi um simples princpio, muitas vezes pouco eficaz, porque faltava um instituto legtimo que controlasse, baseando-se no direito, o exerccio do poder poltico e garantisse aos cidados o respeito lei por parte dos rgos do Governo. Surgimento: Magna Charta: documento de 1215 que limitou o poder dos monarcas da Inglaterra, impedindo assim o exerccio do poder absoluto. Rei submisso lei.

DIREITO CONSTITUCIONAL I
Constitucionalismo moderno: Estados Unidos; 1787: Independncia das treze colnias. Declarao da Virginia: concretismo Frana: 1791: ps revoluo francesa: universalidade. Marcado pela existncia de documentos constitucionais amplos, analticos, extensos; Necessidade de uma Constituio escrita para limitar o poder e garantir a liberdade.

DIREITO CONSTITUCIONAL I

Constitucionalismo escrito surge com o Estado incumbido da funo de racionalizao e humanizao trazendo a necessidade da proclamao de declaraes e direitos.

DIREITO CONSTITUCIONAL I

Constitucionalismo no Brasil: A evoluo histrica do constitucionalismo no Brasil coincide com as transformaes substanciais do prprio Estado. A prtica do nosso constitucionalismo se esboou, sem sucesso, com o movimento revolucionrio ocorrido em Pernambuco, em 1817, de inspirao republicana. Foi elaborado um Projeto de Lei Orgnica, de autoria de Antonio Carlos Ribeiro de Andrada, para ser a Constituio da nova Repblica.

DIREITO CONSTITUCIONAL I
Primeira Fase: Liberal-centralizador, que corresponde ao Imprio. CF/1824: aponta os vcios poltico-administrativos da centralizao e a necessidade da sua extino para o desenvolvimento, com a Repblica nos moldes das instituies norteamericanas.

DIREITO CONSTITUCIONAL I

Segunda Fase: republicana, dominada pelo pensamento de Rui Barbosa, autor principal do projeto da Constituio de 1891. Rui foi o defensor do hbeas corpus e do controle de constitucionalidade pelo Poder Judicirio

DIREITO CONSTITUCIONAL I

Terceira fase: A autoritria (Constituio de 1937), marcada pelo perodo em que se desenvolvem as idias contrrias a um constitucionalismo liberal e um nascente decisionismo autoritrio. - Plebiscito no realizado. - Ditador que enfeixava em suas mos todos os poderes do Estado

DIREITO CONSTITUCIONAL I

Quarta Fase: a do perodo liberal-social, abrangendo as Constituies de 1946, e a de 1988, com o hiato das de 1967/1969, em que houve retorno ao modelo estatizante e centralizador.

DIREITO CONSTITUCIONAL I
No constitucionalismo moderno temos: Estado de direito e Estado democrtico de direito. Estado de direito: -primazia das leis -hierarquia de normas relacionadas com a segurana jurdica. - Observncia da legalidade - Separao de Poderes - Personalidade jurdica do Estado - Controle de constitucionalidade das leis

DIREITO CONSTITUCIONAL I
-

Estado democrtico de Direito: Evita o autoritarismo, Evita a concentrao do poder. O estado rege-se por normas democrticas.(representatividade) Observncia obrigatria da principiologia que rege o direito.

Conceito de Constituio: Lei


fundamental e suprema de um Estado, que contm normas referentes estruturao do Estado, formao de poderes pblicos, forma de governo e aquisio do poder de governar, distribuio de competncias, direitos, garantias e deveres dos cidados.

CLASSIFICAO DAS CONSTITUIES


1.

QUANTO AO CONTEDO:

1.1- MATERIAIS: o conjunto de regras de matria de natureza constitucional, isto , as relacionadas ao poder, quer esteja no texto constitucional ou fora dele.

1.2 - Formais: o texto votado pela Assemblia


Constituinte, para um documento solene so todas as regras formalmente constitucionais = esto inseridas no texto constitucional.

CLASSIFICAO DAS CONSTITUIES


2. QUANTO AO FORMA: 2.1-Escrita:
a)- sinttica: resumida, (Constituio dos Estados Unidos) b)- analtica: expansiva, (a Constituio do Brasil). A cincia poltica recomenda que as constituies sejam sintticas e no expansivas como a brasileira. 2.2- No escrita: a constituio cuja as normas no constam de um documento nico e solene, mas se baseie principalmente nos costumes, na jurisprudncia e em convenes e em textos constitucionais esparsos.

CLASSIFICAO DAS CONSTITUIES


3. QUANTO AO MODO DE ELABORAO:
3.1-Dogmtica: Constituio sistematizada em um texto nico,

elaborado reflexivamente por um rgo constituinte. a que consagra certos dogmas da cincia poltica e do Direito dominantes no momento.
Podem ser: a)- ortodoxa: quando segue uma s linha de raciocnio, tem um nico pensamento b)- ecltica: no h um fio condutor, temos dispositivos completamente antagnicos em razo da divergncia que existiam entre os parlamentares, j que cada um visava os seus prprios interesses. uma dogmtica que mistura tudo).

CLASSIFICAO DAS CONSTITUIES


3.2- Histrica: sempre no escrita e resultante de lenta formao histrica, do lento evoluir das tradies, dos fatos scio-polticos, que se cristalizam como normas fundamentais da organizao de determinado Estado. OBS: A Const. escrita sempre dogmtica. A Const. no escrita sempre histrica.

CLASSIFICAO DAS CONSTITUIES


4QUANTO A SUA ORIGEM OU PROCESSO DE POSITIVAO:

4.1- Promulgada: O processo de positivao decorre de conveno, so votadas, originam de um rgo constituinte composto de representantes do povo, eleitos para o fim de elabor-las. Tambm chamada de populares, democrticas.

CLASSIFICAO DAS CONSTITUIES


4.2- Outorgada: so impostas, decorrem do sistema autoritrio. So as elaboradas sem a participao do povo. Ex.: Constituio de 1824, 1937, 1967, 1969. 4.2-Pactuadas: os poderosos pactuavam um texto constitucional, o que aconteceu com a Magna Carta de 1215.
OBS: O simples fato de ser promulgada no significa que seja democrtica. (Democracia = vontade da maioria, consenso). A constituio outorgada tambm pode ser democrtica, se a maioria concordar com ela.

CLASSIFICAO DAS CONSTITUIES


5- QUANTO ESTABILIDADE OU MUTABILIDADE: 5.1-Imutvel: vedada qualquer alterao, constituindo-se relquias histricas imutabilidade absoluta. 5.2- Rgida: permite que a constituio seja mudada mas, depende de um procedimento solene que o de Emenda Constitucional que exige 3/5 dos membros do Congresso Nacional para que seja aprovada.

CLASSIFICAO DAS CONSTITUIES


5.3- Flexvel: pode ser alterada por um simples procedimento legislativo. Ex.: as constituies no escritas, na sua parte escrita elas so flexveis. 5.4- Semi-rgida: aquela em que o processo de modificao s rgido na parte materialmente constitucional e flexvel na parte formalmente constitucional.

CLASSIFICAO DAS CONSTITUIES


Constituio Federal de 1988 : Escrita. Analtica. Dogmtica: Ecltica. Promulgada. Rgida.

Estrutura normativa da Constituio vigente


1- Disposio Permanente (250 artigos) 1.1- Prembulo: documento de intenes do texto constitucional. Abre o texto constitucional Ruptura com o ordenamento anterior Surgimento de uma nova ordem Proclamao de princpios que sero delineados pela constituio. Elemento de integrao e interpretao do texto constitucional

Estrutura normativa da Constituio vigente


2 correntes que envolvem o prembulo: 1 corrente: No norma, somente a abertura da CF. 2 corrente: vinculante. A sociedade deve seguilo.

OBS: A 1 majoritria e ambas concordam que o prembulo no norma constitucional.

Estrutura normativa da Constituio vigente


O PREMBULO NO PODER SER USADO EM DOIS CASOS: a)- Quando contrariar norma expressa da CF. No ter efeito nem interpretativo.

b)-No ser usado como paradigma para o controle de constitucionalidade.

Estrutura normativa da Constituio vigente


2- Atos das disposies constitucionais transitrias (94 artigos) So dispositivos de direito intertemporal destinado a regular a transao constitucional, isto , as situaes em curso durante a mudana de uma Constituio para outra. Ex: art. 4 dos ADCT determinou que o Presidente iria tomar posse no dia 15/03/1990 e o prximo, no dia 01/01.

Estrutura normativa da Constituio vigente


3- Emendas Constitucionais (70 emendas): Alterao das normas constitucionais Discutida e votada em cada casa do CN, em dois turnos, aprovada por 2/5 de seus membros. No tem participao do Executivo. Clusulas ptreas: art. 60, par. 4 CF

Estrutura normativa da Constituio vigente


Art. 60 - A Constituio poder ser emendada mediante proposta: I - de um tero, no mnimo, dos membros da Cmara dos Deputados ou do Senado Federal; II - do Presidente da Repblica; III - de mais da metade das Assemblias Legislativas das unidades da Federao, manifestando-se, cada uma delas, pela maioria relativa de seus membros.

4 - No ser objeto de deliberao a proposta de emenda tendente a abolir: I - a forma federativa de Estado; II - o voto direto, secreto, universal e peridico; III - a separao dos Poderes; IV - os direitos e garantias individuais.

Estrutura normativa da Constituio vigente


4- Elementos Organizacionais ou Orgnicos 4.1- Normas que tratam da organizao (estruturao) do poder:

Forma do Estado: Federal. Forma de Governo: Repblica. Sistema de Governo: Presidencialista. Sistema tripartde: Poder Legislativo, Poder Executivo e Poder Judicirio. Organizao, funcionamento e rgos.

4.2-

Normas que definem a forma de exerccio e aquisio do poder.

Estrutura normativa da Constituio vigente

FORMAS DE ESTADO: distribuio geogrfica do

Poder poltico. Podem ser: a)- Estado Federal: unio ou aliana dos Estados membros. Surge atravs de uma Constituio. ES + EA (tripla capacidade: auto administrao; auto organizao e auto governar). O estado federal aparece atravs de uma constituio que tem a obrigao de enumerar a competncia de seus entes. Inexiste o direito de secesso.

Estrutura normativa da Constituio vigente


Estado Federal

EA EA

ES: Independncia interna e externa EA

Estrutura normativa da Constituio vigente

b)- Estado Confederado: distribuio do poder poltico no qual todos os entes so soberanos. Existncia do direito de secesso. Surge atravs de um tratado internacional ou acordo entre entes soberanos.

Estrutura normativa da Constituio vigente


.
Estado Confederado

ES

ES

ES

ES

ES

Estrutura normativa da Constituio vigente


FORMAS DE GOVERNO: relao entre o governo e governados a)- Monarquia: critrio sanguneo hereditariedade Rei o chefe de estado e vitalcio.

a.1)- Monarquia absoluta: Soberania do rei. Arbia Saudita, Brunei, Om, Suazilndia, Vaticano.

a.2)- Monarquia constitucional: Soberania do rei baseado na Constituio Reino Unido, Austrlia, Sucia, Noruega, Dinamarca, Canad, Japo, Espanha, Blgica etc.

Estrutura normativa da Constituio vigente


b)- Repblica: Elegibilidade: eleio pelos cidados Principio da responsabilidade (o chefe maior responsvel pela poltica que desenvolve). Presidente o chefe do estado. Chefia por tempo determinado.

Estrutura normativa da Constituio vigente


SISTEMA DE GOVERNO: relao entre os Poderes executivo e legislativo. a)- Presidencialismo: Identidade entre chefia de estado (representante do pas) e chefia de governo. Mandatos fixos (4 anos com uma reeleio consecutiva) Inexistncia de identidade entre Legislativo e Executivo.

Estrutura normativa da Constituio vigente


b)- Parlamentarismo: No h identidade entre chefe de governo e chefe de Estado. Inexiste mandatos fixos (no cumpriu, perde o poder. Dissoluo do parlamento pelo gabinete ou queda do governo pelo parlamento). Identidade entre Legislativo e Judicirio. o Poder Executivo depende do apoio direto ou indireto do parlamento para ser constitudo e para governar

Estrutura normativa da Constituio vigente

REPUBLICA FEDERATIVA DO BRASIL


Forma

do Estado: Federal. Forma de Governo: Repblica. Sistema de Governo: Presidencialista.

CONSTITUIO FEDERAL DE 1988

Breve histrico:Desde 1964 o Brasil estava sob uma ditadura militar, e a partir de 1967 sob uma constituio imposta pelo governo. O regime de exceo, fez crescer, durante o processo de abertura poltica, o anseio por dotar o Brasil de uma nova Constituio, defensora dos valores democrticos.

CONSTITUIO FEDERAL DE 1988


Seria a 7 ou 8 CFB: Em 1969 = falecimento de Artur da Costa e Silva = Junta Militar = Promulgao a emenda constitucional N 01 que institua: a)- Lei de Segurana Nacional, b)- restrio as liberdades civis, e a Lei de Imprensa, regulamentando a censura oficial. c)- 1988- crimes inafianveis: Tortura e AGCMCOCED (art. 5, XLIV)

CONSTITUIO FEDERAL DE 1988

O partido dos trabalhadores inicialmente no aceitou a Constituio, pois acreditava que ela impedia a reforma agrria e mantinha a estrutura militar. Apesar das ressalvas, o diretrio do partido assinou o texto constitucional.

Assemblia Nacional Constituinte de 19871988,foi instalada no Congresso Nacional, em Braslia, a 1 de fevereiro de 1987, com a finalidade de elaborar uma Constituio democrtica para o Brasil, aps 21 anos sob regime militar. Os trabalhos da Constituinte foram encerrados em 2 de setembro de 1988, aps a votao e aprovao do texto final da nova Constituio brasileira.

"Essa ser a Constituio cidad, porque recuperar como cidados milhes de


brasileiros, vtimas da pior das discriminaes: a misria [...] O povo nos mandou aqui para faz-la, no para ter medo. Viva a Constituio de 1988! Viva a vida que ela vai defender e semear!

CONSTITUIO FEDERAL DE 1988


Estrutura Ttulo I- Princpios Fundamentais Ttulo II Direitos e Garantias Fundamentais Ttulo III- Organizao do Estado Ttulo IV- Organizao dos Poderes Ttulo V defesa do Estado e das Instituies Ttulo VI Tributao e Oramento Ttulo VII Ordem Econmica e Financeira Ttulo VIII Ordem Social Ttulo IX disposies Gerais

Fenmenos constitucionais
1- Recepo: assegura a preservao do ordenamento jurdico anterior e inferior nova constituio que com ela se mostre

Requisito indispensvel: compatibilidade


material com a nova ordem constitucional = Processo abreviado de criao de normas. Sua no observao causa revogao da norma anterior O status pode ser modificado. Ex: o CPB era Decreto-lei na antiga constituio, mas no existe mais tal instituto. Foi recepcionado na CF/88 como Lei Ordinria.

Fenmenos constitucionais
2- Represtinao: Volta expressa da vigncia de uma lei j revogada em virtude da revogao da lei revogadora. Esta verdadeira restaurao de eficcia proibida em nosso Direito, em nome da segurana jurdica, salvo se houver expressa previso da nova lei (art. 2, 3 , da LIN D B). No automtica. No contrariedade com a CF. LA LB LC

Fenmenos constitucionais
3- Desconstitucionalizao: possibilidade de recepo, pela nova ordem constitucional, como lei ordinria, de regra formalmente constitucional da constituio anterior, no repetidas e nem contrariadas, em Processo de queda hierarquizada - uma desconstitucionalizao (regra constitucional passa a ser lei ordinria). Se fossem repetidas continuariam sendo regras constitucionais e, se contrariadas teriam sido revogadas. Esta teoria no tem aplicao em nosso sistema.

Fenmenos constitucionais
4- Recepo material das normas constitucionais: normas da constituio anterior permanecem com status constitucional, mesmo a anterior tendo sido revogada. Requisitos: No haver contrariedade com a nova CF Existncia por prazo determinado Dever haver manifestao expressa do poder constituinte.

Fenmenos constitucionais
5- Mutao: Mudana informal da Constituio, ou seja, o texto da norma constitucional permanece o mesmo, mas com uma nova releitura, reinterpretao. Ex: Constituio Americana de 1787. Permanece a mesma, modifica apenas as interpretaes.

DIREITO CONSTITUCIONAL: conceito


1- CONCEITO: Direito constitucional o ramo do direito pblico que estuda os princpios e normas estruturadoras do Estado e garantidoras dos direitos e liberdades individuais (cf. Paulino Jacques), estando tais normas em geral expressas no texto de uma ou de vrias leis fundamentais, que recebem a denominao de Constituio. Instrumento formal: Constituio Ramo do direito pblico responsvel pelo seu estudo: direito constitucional

RELAO DO DIR. CONSTITUCIONAL COM OUTROS RAMOS DO DIREITO.


1- COM O DIREITO ADMINISTRATIVO: Relacionam-se quando: Discrimina as atribuies do Presidente da Repblica; Discrimina as atribuies dos Ministros de Estado; Quando regula os direitos e deveres dos funcionrios pblicos, etc.,

RELAO DO DIR. CONSTITUCIONAL COM OUTROS RAMOS DO DIREITO.


2- COM O DIREITO TRIBUTRIO E FINANCEIRO: As normas bsicas de administrao Financeira do Estado esto contidas na nova Constituio com captulos voltados ao Sistema Tributrio Nacional e ao Sistema Financeiro Nacional, traando os princpios, a limitao do poder de tributar, impostos da Unio, Estados e dos Municpios, da repartio das receitas, do oramento, etc.

RELAO DO DIR. CONSTITUCIONAL COM OUTROS RAMOS DO DIREITO. 3- COM O DIREITO PENAL: a lei
constitucional, procura limitar, exata e perfeitamente, a competncia punitiva do Estado. quando dispem que no haver pena de morte ou banimento; estabelece a competncia originria do STF para processar e julgar o Presidente da Repblica nos crimes comuns

RELAO DO DIR. CONSTITUCIONAL COM OUTROS RAMOS DO DIREITO.


4- COM O DIREITO DO TRABALHO: Inmeros so os dispositivos contidos na nova Constituio, de proteo aos trabalhadores, consagrando, assim, fortssima entre os dois ramos, tais como: salrio mnimo, seguro desemprego, fundo de garantia por tempo de servio,

CONSTITUCIONALISMO

sistema jurdico que tenha uma Constituio regulamentando o poder do Estado. estabelece um leque de direitos e garantias fundamentais dos cidados. Ser visto como um sistema jurdico dotado de uma constituio do regime democrtico, que se consolidou a partir das revolues do sculo XVIII.

PODER CONSTITUINTE
1 TEORIA: Emmanuel Sieyes O que o terceiro Estado Existncia de um poder imanente nao, superior aos poderes ordinariamente constitudos e por eles imodificveis: o poder constituinte .

POVO

PODER CONSTITUINTE

PODER CONSTITUINTE: Tem o poder de elaborar, modificar e de completar a constituio. aquele que instaura uma nova ordem jurdica, rompendo por completo com a ordem jurdica precedente. Tem como objetivo criar um novo Estado, diverso do que vigorava. Cria uma CF.

art.1, pargrafo nico da CF Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituio

PODER CONSTITUINTE

Poder Constituinte: Poder que Constitui Poderes Legislativo, Judicirio e Executivo: poderes constitudos.

OBS: podemos concluir que existe um poder maior que os 3 poderes, o Poder Constituinte. Assim, a Constituio Federal fruto de um poder distinto daqueles que ela institui.

Poder Constituinte originrio: caractersticas


-Superior: hierarquicamente superior a qualquer outro poder. -Inicial: Aparece sempre em momento de ruptura com a ordem jurdica anterior. -Ilimitado: do ponto de vista anterior, pois a partir do momento que ele comea discutir texto da constituio, ele rompe com as regras do O. J. anterior e todos os poderes do Poder Constituinte so ilimitados. -Incondicionado: no obedece prefixada pelo O. J. anterior. a nenhuma regra

PODER CONSTITUINTE
Surgimento: Surge no fim do sculo XVIII contrapondose ao poder decadente e absoluto das monarquias de direito divino, invoca a razo humana ao mesmo

passo que substitui Deus pela Nao como titular


da soberania. Titularidade: pertence ao povo.

Diviso do Poder Constituinte

Poder Constituinte originrio: cria a Constituio e se divide em:

1- Poder Constituinte Derivado 2- Poder Constituinte Decorrente

Poder Constituinte derivado

O poder constituinte derivado aquele poder de deriva do originrio, ou seja, o derivado institudo pelo originrio. Tem como caractersticas s regras impostas pelo originrio, sendo limitado e condicionado aos parmetros a ele impostos. Ele se divide em, revisor e reformador.

Poder Constituinte Derivado Revisor

Revisor: O procedimento de reviso constitucional foi previsto no art. 3 do Ato das Disposies Constitucionais Transitrias (ADCT).

O estabelecimento desse processo simplificado de reforma teve razes histricas, relativas ao desenvolvimento dos trabalhos da Assemblia Nacional Constituinte de 1988

Poder Constituinte Derivado Revisor

rea cinzenta: 01/02/1987 (inicio das discusses) at 05/10/1988 (promulgao). Como o tempo previsto para a concluso dos trabalhos da Assemblia Nacional Constituinte ficou curto, os constituintes resolveram estabelecer um procedimento simplificado, menos rgido, para o eventual aperfeioamento de sua obra, cinco anos aps sua promulgao. Esse procedimento encerrou-se em junho de 1994. No h mais, com base no art. 3 do ADCT, a possibilidade de modificao do texto constitucional mediante o processo simplificado ali estabelecido.

Poder Constituinte Derivado Reformador

Reformador: Tem a capacidade de modificar a Constituio em vigor, por meio de um procedimento especfico, estabelecido pelo poder constituinte originrio, sem que haja uma verdadeira revoluo, verificado atravs das emendas constitucionais (arts. 59, I, e 60 da CF).

Poder Constituinte Decorrente

Decorrente: o poder que a CF/88 atribui aos estados-membros para se autoorganizarem, por meio da elaborao de suas prprias Constituies. , portanto, a competncia atribuda pelo poder constituinte originrio aos estados-membros para criarem suas Constituies, desde que observadas as regras e limitaes impostas pela Constituio Federal.

AGENTE DO PODER CONSTITUINTE.


Agente do poder constituinte = do titular do poder constituinte. O agente um grupo de homens, que em nome do titular do Poder constituinte estabelece a Constituio do Estado. O ente coletivo, Assemblia Constituinte, costuma ser o agente do Poder Constituinte do povo.

Limitaes ao Poder de Reforma Constitucional


Conforme dito anteriormente, o poder constituinte derivado reformador condicionado, submetendo-se a algumas limitaes, expressamente previstas, ou

decorrentes do sistema. Trata-se de limitaes


expressas ou explcitas e implcitas.

Limitaes Expressas ou Explcitas


Subdivide-se em: - Formais ou procedimentais, - Circunstanciais -Materiais.

Limitaes formais ou procedimentais (art. 60, I, II, III, e 2, 3 e 5)


Iniciativa (art. 60, I, II, III): trata-se de iniciativa privativa e concorrente. Ento temos que a Constituio somente ser emendada por proposta de:

Um tero, no mnimo, dos membros da Cmara dos Deputados ou do Senado Federal; Do Presidente da Repblica; De mais da metade das Assemblias Legislativas das unidades da Federao, manifestando-se, cada uma delas, pela maioria relativa de seus membros.

Limitaes formais ou procedimentais (art. 60, I, II, III, e 2, 3 e 5)


a) quorum da aprovao (art. 60, 2): discutida e votada em cada Casa do Congresso Nacional, em dois turnos, sendo aprovada por 3/5 dos votos dos respectivos membros. b) Promulgao (art. 60, 3): a promulgao da emenda seja realizada pelas Mesas da Cmara dos Deputados e do Senado Federal, com seu respectivo nmero de ordem; c) PEC rejeitada ou havida por prejudicada (art. 60, 5): no poder ser objeto de nova apresentao na mesma sesso legislativa. Sesso legislativa: 1502 a 30-06 e 01-08 a 15-12.

Limitaes circunstanciais (art. 60, 1):


O constituinte originrio vedou a alterao da CF em determinadas circunstncias:

Interveno federal;

Estado de defesa;
Estado de stio.

Limitaes materiais (art. 60, 4):


Trata-se daquelas matrias que no podero ser objeto de emenda constitucional: clausulas ptreas

A forma federativa do Estado; O voto direto, secreto, universal e peridico; A separao dos Poderes;

Os direitos e garantias individuais.

Legitimados para a PEC


Somente os congressistas integrantes da Casa Legislativa em que estiver tramitando a proposta so legitimados para impetrar o mandado de segurana com essa finalidade. A jurisprudncia do STF firme nesse sentido, no contemplando terceiros.

Controle judicial de emenda promulgada (Controle Amplo)

Com a aprovao de uma emenda constitucional passa ela a integrar o texto constitucional. Para tanto necessrio que a emenda tenha sido produzida segundo a forma previamente estipulada pelo poder constituinte originrio e possua contedo por ele no proibido (art. 60). Ao reformar a obra do poder constituinte originrio, no pode o constituinte derivado desbordar dos limites impostos a sua atuao, sob pena de incorrer no vcio de inconstitucionalidade.

S-ar putea să vă placă și