Sunteți pe pagina 1din 48

Texto 2 - SOCIOLOGIA PROF MARIA DO CARMO

BERGER, Peter. Perspectivas sociolgicas: uma viso humanstica.18.ed. Petrpolis: Vozes, 1998. Cap.2 A sociologia como forma de conscincia. p.35 64.

A SOCIOLOGIA COMO FORMA DE CONSCINCIA

SOCIOLOGIA No uma atividade imemorial ou necessria do esprito humano. constituda por uma forma de conscincia peculiarmente moderna e ocidental. Tem como objeto de estudo a sociedade.

SIGNIFICADOS DO TERMO SOCIOLOGIA

Determinado grupo de pessoas; Pessoas cercadas de grande prestgio e privilgio; Um grande complexo de relaes humanas; -grande pode referir-se a milhes de seres humanos (sociedade brasileira), ou, a uma coletividade muito menor (sociedade do clube X).

SIGNIFICADOS DO TERMO SOCIOLOGIA

Trs pessoas abandonadas numa ilha constituem uma sociedade, mas trs conversando numa esquina, no. Portanto, a aplicabilidade do conceito no pode ser decidida apenas por critrios quantitativos. Sociedade uma entidade autnoma com o predomnio de complexas relaes sociais.

SIGNIFICADOS DO TERMO SOCIAL

Na linguagem comum: - Qualidade informal de um determinado encontro de pessoas (reunio social); - Uma atitude altrusta por parte de algum (ele demonstrava preocupao social em seu trabalho); - Qualquer coisa derivada de contato com outras pessoas (doena social).

SIGNIFICADOS DO TERMO SOCIAL

Na Sociologia: - refere-se qualidade de interao, interrelao, reciprocidade. - Uma situao social aquela em que as pessoas orientam suas aes umas para as outras. A trama de significados, expectativas e conduta que resulta dessa orientao mtua.

ECONOMISTA X SOCILOGO Economista ocupa-se de anlises de processos sociais relacionados com a atividade econmica:a alocao, ou distribuio de bens e servios escassos numa sociedade. Socilogo interessa-se pela atividade econmica enquanto envolve relaes de poder, prestgio , preconceito e at diverso que podem ser analisadas com uma referncia apenas marginal funo propriamente econmica da atividade.

ADVOGADO X SOCILOGO

Quadro de referncia jurdico consiste em modelos de atividade humana de obrigao, responsabilidade ou delito. As condies para o estabelecimento de atos classificados sob um desses ttulos so definidas em cdigos ou em precedentes. O advogado deve conhecer as normas mediante as quais esses modelos so construdos.

ADVOGADO X SOCILOGO

ADVOGADO sabe, dentro de seu quadro de referncia: Quando houve inadimplemento de um contrato comercial; Quando o motorista de um veculo pode ser acusado de negligncia; Quando se verificou uma seduo.

ADVOGADO X SOCILOGO

Quadro de referncia do socilogo No pode ser produto de cdigos ou precedentes; Trabalha com concepes em nada oficiais; Tem interesse em olhar alm das metas de aes humanas comumente aceitas ou oficialmente definidas... Ver p.39

A PERSPECTIVA SOCIOLGICA

Concebe a sociedade como a estrutura oculta de um edifcio, cuja fachada exterior oculta aquela estrutura. compreendida em termos das frasesolhar por trs dos bastidores e a arte da desconfiana. Envolve um processo de ver alm das fachadas das estruturas sociais.

A PERSPECTIVA SOCIOLGICA

EXEMPLOS das maneiras como a sociologia olha alm das fachadas das estruturas sociais ....p.41-46: - Caminhar nas ruas e imaginar o que est acontecendo nas casas ... - Olhar as estruturas informais de poder... - Perceber o funcionamento de uma mquina burocrtica...

Por trs das fachadas escondem-se os mistrios sociais

PROBLEMA SOCIAL X PROBLEMA SOCIOLGICO

Problema social: quando alguma coisa no funciona como deveria funcionar segundo as interpretaes oficiais Problema sociolgico: sempre a compreenso do que acontece em termos de interao social.

PROBLEMA SOCIAL X PROBLEMA SOCIOLGICO

Problema sociolgico: Consiste menos em determinar porque algumas coisas saem erradas do ponto de vista das autoridades do que conhecer como todo o sistema funciona, quais so os seus pressupostos e como ele se mantm coeso.

PROBLEMA SOCIAL X PROBLEMA SOCIOLGICO

Problema sociolgico: -refere-se a uma compreenso da situao social em seu todo, aos valores e mtodos de ao em ambos os sistemas e maneira como os dois sistemas coexistem no tempo e no espao

CONSCINCIA SOCIOLGICA

a capacidade de olhar uma situao dos pontos de vista de sistemas interpretativos antagnicos. desmistificadora no sentido metodolgico: procura outros nveis de realidade alm dos definidos pelas interpretaes oficiais, desmascara as simulaes ...

TENDNCIA DESMISTIFICADORA DO PENSAMENTO SOCIOLGICO Max WEBER A tica protestante e o esprito do capitalismo: Argumentou que a doutrina calvinista da predestinao fez com que muitos se comportassem de maneira mundanamente asctica, isto , de uma maneira que se ocupa intensa, sistemtica e abnegadamente com as coisas do mundo sobretudo em questes econmicas.

TENDNCIA DESMISTIFICADORA DO PENSAMENTO SOCIOLGICO

Weber nunca declarou que o pensamento calvinista pretendesse gerar esses padres econmicos, ele sabia que as intenes eram drasticamente diferentes. Percebeu que as conseqncias ocorrem apesar das intenes. Obra de Weber proporciona uma imagem vvida de ironia das aes humanas.

TENDNCIA DESMISTIFICADORA DO PENSAMENTO SOCIOLGICO mile DURKHEIM O Suicdio : Viver em sociedade significa existir sob a dominao da lgica da sociedade. As pessoas agem segundo essa lgica sem o perceber. As intenes das pessoas que cometem ou tentam cometer suicdio so postas de lado na anlise, em favor de estatsticas referentes a vrias caractersticas sociais dos indivduos

TENDNCIA DESMISTIFICADORA DO PENSAMENTO SOCIOLGICO

FUNCIONALISMO: - A sociedade analisada em termos de seus prprios mecanismos como sistema, e que muitas vezes se apresentam obscuros ou opacos queles que atuam dentro do sistema. - Robert MERTON expressou essa abordagem em seus conceitos:

TENDNCIA DESMISTIFICADORA DO PENSAMENTO SOCIOLGICO FUNES MANIFESTAS: - Funes conscientes e deliberadas dos processos sociais; FUNES LATENTES: - Funes inconscientes e involuntrias. Exemplo: funo manifesta da legislao antijogo pode ser suprimir o jogo, e sua funo latente criar um imprio ilegal para as organizaes de promoverem o jogo clandestino

TENDNCIA DESMISTIFICADORA DO PENSAMENTO SOCIOLGICO

Conceito de ideologia: Refere-se a concepes que servem para justificar os privilgios de algum grupo; Tais concepes destorcem sistematicamente a realidade social. As idias segundo as quais os homens explicam suas aes so desmascaradas como auto-iluso...

-NO ISTO O QUE A IDEOLOGIA CONSEGUE FAZER: HOMOGENEIZAR OS INDIVDUOS TORNANDO-OS UMA MASSA AMORFA ? -A BATALHA SILENCIOSA DA IDEOLOGIA UMA MQUINA RUIDOSA DE PRODUO EM SRIE!!!

TENDNCIA DESMISTIFICADORA DO PENSAMENTO SOCIOLGICO

Consiste na penetrao de cortinas de fumaa verbais, e pelas quais se atinge as fontes no admitidas e muitas vezes desagradveis da ao. Consiste em levantar o vu que encobre a funcionalidade social das simulaes ideolgicas.

CONCEPES RESPEITVEIS X NO RESPEITVEIS DA SOCIEDADE

Pode-se perceber a Amrica oficial, respeitvel, representada simbolicamente pela Cmara de Comrcio, pelas igrejas, escolas e outros centros de ritual cvico. Pode-se perceber a outra Amrica presente em toda cidade, que tem outros smbolos e que fala outra lngua.

CONCEPES RESPEITVEIS X NO RESPEITVEIS DA SOCIEDADE

A sociologia americana conserva a filiao Amrica oficial nas universidades, nos crculos econmicos e no governo. Thorstein VEBLEN representa a corrente no oficial: tem uma impiedosa viso de baixo para cima das pretenses da alta burguesia americana.

CONCEPES RESPEITVEIS X NO RESPEITVEIS DA SOCIEDADE

Robert Park, Everett Hughes Universidade de Chicago - dcada de 20, tinham atrao pelos avessos grotescos da metrpole estudos da vida nos cortios, do mundo melanclico das casas de cmodos, dos mundos do crime e da prostituio; estudos de todos os tipos de ocupaes.

CONCEPES RESPEITVEIS X NO RESPEITVEIS DA SOCIEDADE

A no- respeitabilidade deve continuar sempre como uma possibilidade constante na mente do socilogo. A respeitabilidade total de pensamento determinar a morte da sociologia. Nos pases totalitrios a verdadeira sociologia desaparece como bem exemplifica o caso da Alemanha nazista

FENMENO DA RELATIVIZAO

Sociologia est sintonizada com o carter da era moderna justamente por representar a conscincia de um mundo em que os valores tm sido radicalmente relativizados. Na sociedade moderna, a prpria identidade incerta e censurvel.

O FENMENO DA RELATIVIZAO

Aspecto tpico da sociedade moderna: os peritos resolvem todas as questes.

O decorador determina qual o gosto que devemos ter; o psicanalista informa quem somos...

Viver na sociedade moderna significa viver no centro de um caleidoscpio de papis em constante mutao

O FENMENO DA RELATIVIZAO

Mobilidade geogrfica e social da sociedade moderna expe uma pessoa a uma variedade sem precedentes de maneiras de olhar o mundo. A prpria cultura, inclusive seus valores bsicos, relativa no tempo e no espao.

O FENMENO DA RELATIVIZAO

A mobilidade social movimento de uma camada para outra refora o efeito relativizador. A mobilidade social ascensional faz com que uma pessoa transite por vrios grupos sociais, como tambm por universos intelectuais ligados a esses grupos.

O FENMENO DA RELATIVIZAO

Percebe-se, no mundo moderno, que os compromissos morais, polticos, filosficos so relativos. Como disse Pascal: o que verdade de um lado dos Pirineus mentira do outro. Os sistemas de significados de um indivduo podem alternar-se.

O FENMENO DA RELATIVIZAO

A cada alternao, o sistema de significados que o indivduo adota proporciona-lhe uma explicao de sua prpria existncia e de seu mundo, incluindo-se nessa interpretao uma explicao do sistema de significados que ele abandonou. Oferece, tambm, instrumentos para combater suas prprias dvidas.

O FENMENO DA RELATIVIZAO

Outra dimenso da conscincia sociolgica: - A percepo de que no somente as identidades, mas tambm as idias, so relativas, dependendo de localizaes sociais especficas.

ANLISE DAS DIMENSES DA CONSCINCIA SOCIOLGICA

Quatro temas permitem essa anlise: 1. Desmistificao; 2. No respeitabilidade; 3. Relativizao; 4. Cosmopolitismo: a conscincia cosmopolita caracteriza essencialmente a cultura citadina.

ANLISE DAS DIMENSES DA CONSCINCIA SOCIOLGICA

O indivduo vagueia por todo o vasto mundo em suas viagens intelectuais. Sente-se vontade onde quer que haja outros homens que pensem. por isso que uma estreiteza de interesse constitui sempre sinal de perigo para a atividade sociolgica.

ANLISE DAS DIMENSES DA CONSCINCIA SOCIOLGICA

A perspectiva sociolgica constitui um panorama amplo, aberto e emancipado da vida humana. O bom socilogo um homem interessado em outras terras, aberto interiormente riqueza incomensurvel das possibilidades humanas, sequioso de novos horizontes e novos mundos de significado humano.

S-ar putea să vă placă și