Sunteți pe pagina 1din 10

Memorial do Convento

Captulo XIV

Insero na obra
Este captulo d continuidade aos seguintes acontecimentos: Baltasar e Blimunda constroem a forja; O padre Bartolomeu diz a Blimunda que so necessrias pelos menos duas mil vontades; 8 de Junho de 1719: procisso do corpo de Deus; Enumerao dos participantes da procisso e descrio com comentrios irnicos; Monlogos cheios de sarcasmos do patriarca e de el-rei.

Resumo dos aspectos centrais do captulo


O padre Bartolomeu Loureno voltou a Coimbra j doutor em cnones, e agora pode ser visto na casa de uma viva. D. Joo manda vir da Itlia o maestro barroco Domenico Scarlatti, a fim de dar lies de msica sua filha, a infanta D. Maria Brbara. Scarlatti e Bartolomeu tornam-se amigos, partilhando as mesmas ideias e sonhos. Confiante em Scarlatti, o padre leva-o a S. Sebastio da Pedreira e apresenta os amigos e a passarola a Scarlatti. Blimunda chegada horta trazendo "brincos de cereja", a fim de brincar com Baltasar. Quando os viu, o msico pensou: Vnus e Vulcano... O padre diz a Scarlatti que ele e Baltasar tm ambos 35 anos e que no poderiam ser pai e filho. Mas poderiam ser irmos, portanto, desde o comeo da histria, o tempo que se passou pode ser contado, nove anos. Mostrada a passarola por dentro, retira-se Scarlatti, mas promete voltar e trazer o cravo, que tocar enquanto Blimunda e Baltasar trabalham. O padre l permaneceu, onde treinou o seu sermo para que os dois ouvissem. Discutem sobre Deus uno, trino. Blimunda adormeceu com a cabea apoiada no ombro de Baltasar. Um pouco mais tarde ele levou-a para dormir. O padre saiu para o ptio, e toda a noite ali permaneceu, tomado por tentaes.

Caracterizao das personagens principais


Padre Bartolomeu Loureno de Gusmo Conhecido por Voador; Estrangeirado; Homem curioso; Evidencia, ao longo da obra, uma profunda crise de f, a que as leituras diversificadas e a postura "antidogmtica" no sero alheios, numa busca incessante do saber; Elemento catalisador do voo do passarola.

Caracterizao das personagens principais


Rei D. Joo V Autoritrio; Egocntrico; Megalmano; Vaidoso; Curioso; Absolutista; Homem que teme a morte.

Caracterizao das personagens principais


Domenico Scarlatti Msico italiano, nascido em Npoles; Talentoso, culto e sonhador; Professor de D. Maria Barbara; Trava amizade com o Padre Bartolomeu na corte do rei; Tem conhecimento da existncia da Passarola e interessa-se pelo engenho; A sua msica possui um poder curativo e inebriante.

Papel do narrador
Quanto participao heterodiegtico pois surge na terceira pessoa e no participa na aco. Quanto focalizao o narrador assume uma focalizao omnisciente. Tem uma perspectiva transcendente em relao s personagens e move-se vontade no tempo, saltando facilmente entre passado, presente e futuro. O seu ponto de vista subjetivo. Ironiza, critica, lamenta, etc.

Aspectos estlisticos relevantes


Ironia como verificamos em e do corpo do padre no se alimentaram esta noite as melgas. - evidenciando a falta de higiene, tal como em captulos anteriores; Ento iremos amanh a ver um segredo. acto compromissivo; Esto parados diante do ltimo pano da histria de Tobias, aquele onde o amargo fel do peixe restitui a vista ao cego. - intertextualidade - IV parte do Sermo do Padre Antnio Vieira aos Peixes.

Outros aspectos
Escarlate o nome deste, e bem lhe fica, homem de completa figura () a fora da vida, - descrio de Scarlatti. Na sua frente estava uma ave () no posso dar mais que mostrar o que aqui se v - descrio da passarola.

Este captulo termina, assim, em tentao.

Trabalho realizado por:

Brbara Garcia Ricardo Moller

S-ar putea să vă placă și