Sunteți pe pagina 1din 11

Como Jesus formou a sua equipe?

Escola de Treinamento Ministrio C.R.I.S.TO.


Fonte: ICP Instituto Cristo de Pesquisa

Como Jesus Formou a sua equipe?

Como treinar uma boa equipe?

O sonho de qualquer lder ter uma equipe capaz e apaixonada por Deus e por sua obra. Uma equipe visionria e eficiente. Parece utopia, mas no .

Jesus teve uma equipe cheia de falhas, formada por pecadores como ns, mas amplamente vencedora. Para termos uma equipe semelhante, precisamos aprender e conhecer os passos de Jesus ao escolher o seu time

A seguir veremos 6 princpios da liderana de Jesus.

Como Jesus Formou a sua equipe?

Princpio 1
Jesus identificou o perfil dos seus comandados
Vinde aps mim e eu vos farei pescadores de homens (Mc. 1.17)

Jesus buscava ajudadores que tivessem duas caractersticas: paixo e competncia. As perguntas bsicas so: Onde est o teu corao? e Qual a sua competncia? Competncia: conjunto de habilidades, uno, conhecimento e experincia.

Paixo ou corao: o carter, a inteno, o compromisso e os valores pessoais

Como Jesus Formou a sua equipe?

Princpio 1
Jesus identificou o perfil dos seus comandados
Estudos de casos: Competncia x Paixo

H aqueles que tm paixo por um ministrio, mas no tm competncia. Soluo: Para alguns casos, um bom treinamento resolve. Existem aqueles que tm competncia, mas no tm paixo. Soluo: Pode-se tentar atrair/conduzir a ateno dessa pessoa para Deus; Caso isso no ocorra, deve-se providenciar uma substituio. Nem sempre competncia o bastante. Por fim, existem aqueles que atuam em uma rea onde so incompetentes e no tm nela o seu corao. Geralmente esto l por determinao de algum que o empurra para l com a melhor das intenes. Soluo: Deve-se retirar imediatamente a pessoa da tal funo. Estudar melhor suas competncias, avaliar sua paixo e remanej-la para onde ela possa servir melhor.

Como Jesus Formou a sua equipe?

Princpio 2
Jesus selecionou alguns
Naqueles dias retirou-se para o monte, a fim de orar, e passou a noite em orao. E quando amanheceu, chamou os seus discpulos e escolheu doze dentre eles (Lc. 6.12)

Jesus buscou direo de Deus na escolha da sua equipe e no h outro meio de sermos bem-sucedidos nessa tarefa.

Jesus se dedicou pessoalmente ao processo de escolha. Conviveu com os discpulos, andou com eles, conheceu seus anseios.

Jesus escolheu aqueles que tinham uma ocupao. Estar ocupado, significa se Envolver naquilo a que se prope, ou seja, dedicar o tempo, a vida, a alma.

Como Jesus Formou a sua equipe?

Princpio 3
Jesus capacitou os escolhidos
Deus no escolhe os capacitados, Ele capacita os escolhidos

No reino de Deus, capacitao primordial. Ento comeou a ensinar os seus discpulos Mc. O Esprito Santo foi enviado para ensinar todas as coisas A capacitao o ato intencional de fornecer meios de aprendizagem que, Invariavelmente, produz mudana comportamental. Treinar uma pessoa pode ser trabalhoso e difcil, mas fundamental para que o ministrio no se perca.

Como Jesus Formou a sua equipe?

Princpio 4
Jesus deu o direcionamento
E depois disto designou o Senhor ainda outros setenta, e mandou -os adiante da sua face, de dois em dois, a todas as cidades e lugares aonde Ele havia de ir... (Lc. 10.1)

Jesus apresentou a misso aos setenta de modo claro e bem definido.

Jesus orientou sobre cada etapa da misso. Desde o que deveriam levar at como deveriam se comportar. funo do lder, esclarecer sobre a viso que Deus deu para o ministrio, definir as metas de cada etapa e a funo de cada um no processo e acompanhar o andamento da misso, a fim de nada acontea por acaso ou no improviso.

Como Jesus Formou a sua equipe?

Princpio 5
Jesus avaliou o trabalho

O Feedback ou a reao dos envolvidos - fundamental para o sucesso da misso.

Sem avaliar os resultados de cada etapa, corre-se o risco de desperdiar informaes Importantes para as prximas execues.

Em duas ocasies Jesus reagiu diante dos resultados da misso confiada aos discpulos, deixando claro a sua aprovao e os redirecionamentos a serem feitos.

Como Jesus Formou a sua equipe?

Princpio 5
Jesus avaliou o trabalho
Roguei aos seus discpulos que o expulsassem, e no puderam. Jesus respondeu: gerao incrdula e perversa! At quando estarei ainda convosco e vos sofrerei? Traze o teu filho. (Lc. 9.40-41)

Ento regressaram os setenta com alegria, dizendo: Senhor, pelo teu nome, at os demnios se nos sujeitam. [...] Naquela hora se alegrou Jesus no Esprito Santo, e Disse: Graas te dou Pai (Lc. 10.17, 21) Esses dois momentos se referem a um mesmo assunto: expulso de demnios.
Em um momento, Jesus os repreendeu por no conseguirem expulsar, e no outro eles se surpreenderam pelo fato de os demnios se submeterem. Um dos objetivos de avaliar a equipe descobrir onde preciso concentrar os ensinamentos. A avaliao um meio e no um fim. Avaliar essencial tanto para reforar pontos positivos, quando para redirecionar os negativos, resultando em ajustes.

preciso que o lder tenha a capacidade de olhar qualidades e defeitos com a mesma Intensidade.

Como Jesus Formou a sua equipe?

Princpio 6
Jesus incentivou sua equipe
Ningum h que tenha deixado casa, ou pais, ou irmos, ou mulher, ou filhos, pelo reino Que no receba muito mais neste mundo, e no porvir, a vida eterna. (Lc. 18. 29)

O maior incentivo de quem serve deve ser agradar a Deus.

Incentivar a equipe estar atento s diferentes necessidades das pessoas. Uma organizao no deve pretender suprir todas as necessidades de algum, mas deve ser sensvel para conhecer o estgio em que cada um se encontra e fazer o melhor possvel.

Incentivar nem sempre quer dizer ter uma palavra afvel ou positiva, mas tambm dizer a verdade em amor.

Como Jesus Formou a sua equipe?

Reflexes Finais

Todos tm Paixo e Competncia. Onde est o foco da sua Paixo? Onde estiver o teu tesouro, a estar tambm o seu corao. (Lc. 12. 34)

Quais so suas Competncias? Voc est disposto a ofert-las ao Senhor?


Quanto tempo voc est disposto a passar sendo treinado por Deus?

S-ar putea să vă placă și