Sunteți pe pagina 1din 19

Figurinos de Resenha,

Trajes de Fichamento e
Roupagens de Resumo
Prof. Esp. Joo Carlos Balbi

RESENHA No deixa de ser uma condensao do texto, mas tambm h a anlise interpretativa do texto lido. um resumo crtico, deve existir uma apreciao crtica sobre a obra. Como fazer a resenha? Primeiramente deve-se resumir o contedo e depois fazer a transio para a crtica, seguindo o esquema: a) b) introduo desenvolvimento

c)
d)

concluso
crtica (quando for feita parte)

A resenha muito utilizada em jornais e revistas.

RESENHA: um tipo de trabalho que necessita que se tenha domnio do assunto abordado. Somente o conhecimento profundo permitir estabelecer comparaes e fornecer a maturidade intelectual necessria para a emisso de qualquer julgamento de valor, ou seja, dizer se concorda ou discorda das consideraes apresentadas pela obra e texto a ser resenhado. Muito utilizado nos meios acadmicos, esse recurso pode ser utilizado para relatar qualquer acontecimento da realidade: um filme, uma pea teatral, um evento esportivo, etc. alm de livros (inteiros ou em partes) e textos diversos. Ao elaborar uma resenha preciso ter um objetivo, ou seja, sua inteno pode ser, por exemplo, fazer publicidade ou adquirir conhecimento sobre o objeto. A partir desse objetivo deve-se determinar os pontos relevantes, informar seu custo de produo, mas imprescindvel destacar os dados referentes ao autor da obra. A resenha , portanto, um texto que apresenta informaes selecionadas e resumidas sobre o contedo de outro texto, trazendo, alm das informaes, comentrios e avaliaes do resenhista.

RESENHA:

[...] sensacional! Mritos para o estreante, roteirista e diretor Sylvain Chomet, que criou um universo charmoso e criativo, no qual opta por espelhar-se no cinema mudo apresentando uma mistura de raros dilogos, canes e movimentos. Alm da simples histria que exibe uma trama cativante e envolvente, o encanto certamente est no grfico em 2D, devido aos divertidos traos caricaturados das feies humanas e dos ambientes com cores leves. [...]
(MORGAN, Ricardo. As Bicicletas de BelleVille. In: MACHADO, Ana Rachel; LOUSADA, Eliane; ABREU-TARDELLI9, Lilia Santos. Resenha. So Paulo:`Parbola Editorial, 2004. P.17)

Esse fragmento foi extrado da resenha de um filme. Note que os termos sensacional, charmoso, criativo, simples, etc. representam a opinio do resenhista. Ele procurou e conseguiu: mostrar as informaes de forma resumida, mostrar as informaes mais relevantes e posicionar-se criticamente em relao ao objeto resenhado.

RESENHA:

A resenha pode ser redigida de forma clara, a partir de conhecimento profundo e detalhado e:

em linguagem dissertativa, embora objetiva, acrescentando todas as impresses pessoais que o texto suscitar;
Usando todos os adjetivos, advrbios e outros complementos que sejam necessrios expresso do seu pensamento e consideraes Se necessrio, repetir frases inteiras do texto original, mencionando adequadamente a fonte Usar a ordem que melhor atenda aos objetivos e destinatrios a que a resenha se destine

FICHAMENTO

uma forma de investigao que se caracteriza pelo ato de registrar todo o material necessrio compreenso de um texto ou tema. Para isso, preciso usar fichas que facilitam a documentao e preparam a execuo do trabalho. No s, mas tambm uma forma de estudar / assimilar criticamente os melhores texto / temas de sua formao acadmico-profissional.

Um Fichamento completo deve apresentar os seguintes dados:

1. Indicao bibliogrfica mostrando a fonte da leitura (cf. ABNT)


2. Resumo sintetizando o contedo da obra. Trabalho que se baseia no esquema (na introduo pode fazer uma pequena apresentao histrica ou ilustrativa). 3. Citaes apresentando as transcries significativas da obra. 4. Comentrios expressando a compreenso crtica do texto, baseando-se ou no em outros autores e outras obras. 5. Ideao colocando em destaque as novas idias que surgiram durante a leitura reflexiva.

MODELO DE FICHAMENTO ________________________________________________________ Indicao bibliogrfica (conforme as normas da ABNT)


_

_______________________________________________________ 1 Resumo (baseado no esquema)

1 parte: apresentao objetiva das idias do autor

2 Pequenas citaes (entre aspas e pginas)


________________________________________________________ 2 parte: elaborao pessoal sobre a leitura 1 Comentrios (parecer e crtica) 2 Ideao (novas perspectivas)
_

_______________________________________________________
Extrado de: HUHNE, L.M. Metodologia cientfica. 7. ed. Rio de Janeiro: Agir, 2000. pp.64-65

RESUMO a condensao de contedo, sem anlise crtica ou interpretao. Deve ter o mesmo vocabulrio do autor e seguir a mesma ordem do texto. O resumo deve ter: a) brevidade b) clareza c) fidelidade

Segundo a Associao Brasileira de Normas Tcnicas) Resumo a apresentao concisa das idias de um texto - Norma NBR 6028.

RESUMO um tipo de redao informativoreferencial que se ocupa de reduzir um texto a suas idias principais. Em princpio, o resumo uma parfrase e pode-se dizer que dele no devem fazer parte comentrios e que engloba duas fases: a compreenso do texto e a elaborao de um novo. A compreenso implica anlise do texto e checagem das informaes colhidas com aquilo que j se conhece.
RESUMO uma apresentao sinttica e seletiva das idias de um texto, ressaltando a progresso e a articulao delas. Nele devem aparecer as principais idias do autor do texto.

RESUMO um texto, portanto deve ser Uno, Coerente, Coeso : UNIDADE: Interligao entre suas partes, que devero convergir para um direcionamento nico COERNCIA: As idias apresentadas devem ser coerentes e no contraditrias COESO: Os elementos da frase devem estabelecer os nexos entre as partes do texto

IMPORTANTE:
RESUMO se relaciona com outros textos: existe um texto anterior que deu origem ao Resumo. Este texto ser apresentado como uma parfrase , propondo uma problematizao.

O RESUMO deve responder a duas perguntas: - O que o autor pretende demonstrar? - De que trata o texto ?

Portanto, devem constar do RESUMO :

O assunto do texto O objetivo do texto A articulao das idias As concluses do autor do texto objeto do resumo.

O que deve informar o RESUMO ? Tratando-se, por exemplo, do resumo de uma pesquisa iniciada, em andamento ou concluda, ele deve informar:
A natureza da pesquisa realizada

Os resultados parciais ou finais As concluses ou novos direcionamentos

O RESUMO tem por OBJETIVO : partilhar um saber uma referncia fornecer informao apresentar provas ou evidncias explicitar seus objetivos explicitar sua metodologia apontar para uma concluso

Sendo um texto conciso, o Resumo deve ser redigido: em linguagem objetiva, suprimindo palavras desnecessrias (adjetivos, advrbios, por exemplo) . evitando a repetio de frases inteiras do texto original DEVERO SER SINTETIZADAS E NO TRANSCRITAS. respeitando a ordem em que as idias ou fatos so apresentados.

RESUMO: Assim podem ser suas caractersticas, formais:

Extenso: de 8 a 15 linhas
Um s pargrafo 3 pessoa do singular ou 3 pessoa do plural Frases pouco extensas Terminologia especfica Ordem direta das frases Linguagem denotativa

REFERNCIAS
www.caminhosdalingua.com www.ucb.br/prg/comsocial/cce/nromas_organinfo_resumo.htm BIBLIOGRAFIA: MEDEIROS, Joo Bosco. Redao Cientfica: a prtica de Fichamentos, Resumos, Resenhas. So Paulo: Atlas, 2004. PLATO, f.S. & FIORIN, J.L. Lies de Texto: leitura e redao. 4. ed. So Paulo: tica, 1999. MACHADO, Anna Rachel; LOUSADA, Eliane; ABREU-TARDELLI, Llia Santos. Resumo. So Paulo: Parbola Editorial, 2004. MACHADO, Ana Rachel; LOUSADA, Eliane; ABREU-TARDELLI9, Lilia Santos. Resenha. So Paulo:Parbola Editorial, 2004. P.17)

S-ar putea să vă placă și