Sunteți pe pagina 1din 24

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPRITO SANTO

CENTRO TECNOLGICO DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL

Microestrutura x Propriedades

PLSTICOS

Miguel Angelo Calil Salim Filho


Vincius Salomo Piffer Professora: Maristela Gomes da Silva

O que so plsticos
Os plsticos so materiais orgnicos polimricos sintticos, de constituio macrocelular, dotada de grande maleabilidade, facilmente transformvel mediante o emprego de calor e presso, e que serve de matria-prima para a fabricao dos mais variados objetos. A matria-prima dos plsticos geralmente o petrleo. Este formado por uma complexa mistura de compostos.

Classificao
Podem ser subdivididos em:
Termofixos: so polmeros de cadeia ramificada, para os quais, o "endurecimento" (polimerizao ou cura) consequncia de uma reao qumica irreversvel. Termoplsticos: tem como vantagem sua versatilidade e facilidade de utilizao, desprendendo-se, geralmente, da necessidade de mquinas e equipamentos muito elaborados (e financeiramente dispendiosos).

Lembrete!

Todos os plsticos so polmeros, porm nem todos os polmeros so plsticos!

Plstico na Construo Civil


PVC (policloreto de vinila) PEX (polietileno) Formas de EPS (poliextireno espandido) PP (polipropileno)

Piso de PVC

Tubo de PVC para drenagem

Tubulaes flexveis (Pex)

Telha de PP

Calha pluvial de PVC

PVC (Policarbonato de Vinila)


O PVC o nico material plstico que no totalmente originrio do petrleo. Ele contm, em peso, 57% de cloro, um derivado do cloreto de sdio (sal de cozinha), e 43% de eteno, derivado do petrleo. Portanto, a principal matria-prima do PVC o sal marinho, um recurso natural renovvel e disponvel em abundncia na natureza.

PVC (Policarbonato de Vinila)


Quando comparado com materiais como madeira, metais e cermicas, o PVC apresenta excelente relao custo x benefcio, e mais eficiente em vrios outros quesitos, como resistncia qumica e a intempries, isolamento trmico e acstico, fcil instalao e baixa manuteno.

O PVC :
Resistente ao de fungos, bactrias, insetos e roedores; Resistente maioria dos reagentes qumicos; Bom isolante trmico, eltrico e acstico; Slido e resistente a choques; Impermevel a gases e lquidos; Resistente s intempries (sol, chuva, vento e maresia); Durvel: sua vida til em construes superior a 50 anos; No propaga chamas: auto-extinguvel; Verstil e ambientalmente correto; Reciclvel e reciclado; Fabricado com baixo consumo de energia; Leve (1,4 g/cm3), o que facilita seu manuseio e aplicao.

Microestrutura
Ligao dos tomos do PVC:
Apresentam ligao covalente (forte) entre os tomos na cadeia da macromolcula (resistncia mecnica) e ligao secundria (fraca) (van de Walls) intercadeia.

Ligaes Qumicas no PVC


Ligaes covalentes:
Forte ligao (aumento resistncia mecnica); Aproximaxo dos eltrons; Compartilhamento; Direcionalidade; Pouco dctil; Baixa condutividade eltrica.

Esquema 3D do PVC. Seus elementos: Carbono (preto); Hidrognio (branco); Cloro (verde).

Propriedades
As propriedades especiais to peculiares aos polmeros so consequncia principalmente de sua alta massa molecular. Quanto maiores as macromolculas, melhores suas propriedades mecnicas.

Propriedades
Os polmeros, como vimos, so constitudos de molculas formadas pelo encadeamento de milhares ou milhes de tomos. Por serem muito longas, estas cadeias se entrelaam formando um emaranhado que interage fortemente. Esta uma das razes da grande resistncia mecnica dos polmeros

Propriedades
Se as cadeias de macromolculas estiverem no apenas entrelaadas, mas unidas atravs de ligaes qumicas, as chamadas ligaes cruzadas, a resistncia mecnica aumentada, permitindo a confeco de peas e objetos bastante resistentes. Estes polmeros conseguem suportar condies relativamente drsticas de uso, como choques, atritos ou trao. Outras vantagens da presena de muitas ligaes cruzadas entre as cadeias de macromolculas so a estabilidade e resistncia trmica.

Caractersticas
Bom isolante trmico, eltrico e acstico:
Eltrico: A estrutura dos polmeros tradicionais tpica de isolantes. A condutividade eltrica da maioria dos polmeros em temperatura ambiente baixa.

Caractersticas
Trmico: Existe uma boa correlao entre o coeficiente de dilatao e a energia de ligao. Materiais que apresentam ligaes qumicas fortes apresentam coeficiente de dilatao trmica baixo. Este o caso da maioria dos materiais cermicos e dos metlicos com alto ponto de fuso, como o molibdnio e o tungstnio. Os materiais polimricos, os quais apresentam fracas ligaes intercadeias, e os materiais de baixo ponto de fuso exibem coeficientes de dilatao trmica altos.

O porqu do PVC ser autoextinguvel:


O PVC contm, em peso, 57% de cloro (derivado do cloreto de sdio - sal de cozinha) e 43% de eteno (derivado do petrleo). Como todo plstico, o vinil feito a partir de repetidos processos de polimerizao que convertem hidrocarbonetos, contidos em materiais como o petrleo, em um nico composto chamado polmero. O vinil formado basicamente por etileno e cloro. O cloro d ao vinil duas vantagens, a de no ser to suscetvel s mudanas de preo no mercado de petrleo e de no ser um bom combustvel como os derivados de petrleo.

Vdeo

Bibliografia
PADILHA, A. F., Materiais de Engenharia Microestrutura e Propriedades ISAIA, G. C. Materiais de Construo Civil e Princpios de cincia e Engenharia de Materiais. IBRACON. Vol. 1 CALLISTER, William D. et al. Materials science and engineering an introduction. John Wiley & Sons, Inc., New York, NY, 1991.

Bibliografia
PIATTI, Tnia Maria et al. Plsticos: caractersticas, usos, produo e impactos ambientais. Conversando sobre Cincias em Alagoas. Macei/AL, 2005 SANTOS, Rui et al, Materiais de Construo Plsticos, Materiais, 1 edio, 2004 As principais caractersticas do PVC. Instituto do PVC. Disponvel em http://www.institutodopvc.org. Acesso em 25 de mais de 2009

S-ar putea să vă placă și