Sunteți pe pagina 1din 49

NEVES ENGENHARIA

APRESENTAO GUIA FRMULAS

GUIA PGINA INICIAL


GUIA DADOS

GUIA INSERIR
GUIA LAYOUT DA PGINA GUIA REVISO GUIA DESENVOLVEDOR

INSTRUTOR: EDUARDO ROGERIO SILVA Tcnico Eletrotcnica Tcnico Segurana do Trabalho Gesto em Segurana do Trabalho Engenharia Produo 7 perodo

CEFET ICEP

UEMA

Pitgoras
Executiva Manuteno Norte Slz Planejamento Controle Manuteno RD

Tcnico Distribuio

Do lado esquerdo do ambiente de trabalho do Excel, est um boto de forma circular com o smbolo do Office. Nele, se agrupam muitas funcionalidades que antes sem encontravam no menu Ficheiro do Word 2003, tais como Abrir, Salvar, Imprimir, etc.

Comando Novo: cria uma nova pasta de trabalho no seja ela em branco ou baseada em algum modelo prdefinido. Comando Abrir: abre uma pasta de trabalho anteriormente. Comando Salvar: salva a pasta ativa no momento.

Comando Salvar como: exibe opes adicionais, do lado direito. Pode clicar diretamente no boto Salvar Como (ou a tecla F12) para abrir o dilogo standard de gravao.

Comando Imprimir: pode ser usado diretamente ou pressionando simultaneamente Ctrl+P, o que far surgir o dilogo standard de impresso o formato varia ligeiramente conforme a sua impressora.

Comando Enviar: destina-se a enviar o seu documento para outra pessoa atravs de correio eletrnico ou fax neste caso, atravs de um servio de fax da internet.

Opes do Excel: destina-se a configurar o Excel com relao aos seguintes pontos: Geral; Formulas; Reviso Texto; Salvar; Idioma; Avanado; Personalizar Faixa de Opes; Barra de Acesso Rpido; Suplementos;

Tipos de dados Numa folha de Excel, os dados so introduzidos em cada uma das clulas. H quatro tipos de dados numa folha de Excel: Numricos: valores numricos exibidos pelas clulas, que podem ser introduzidos diretamente pelo utilizador ou gerados automaticamente, atravs de frmulas. Texto: valores no numricos ou que, sendo numricos, so formatados para que o Excel os trate como sendo apenas texto. Regra geral, tudo o que o Excel no reconhea e trate como dados numricos assumido como texto.

Datas e horas: dados numricos ou alfanumricos (conjugao de algarismos e letras) que so reconhecidos pelo Excel como data e/ou hora e que podem at ser formatados de forma a serem automaticamente atualizados de acordo com a data real. Frmulas: as frmulas so o aspecto mais importante do Excel, pois atravs delas que realizamos clculos.

Digitando Data e Hora

Digitar a data separada por barra (/) ou hfen (-); Digitar a hora usando o sinal de (:); Digitar CTRL + ; a entrada a data do micro; Digitar CTRL + SHIFT + : a entrada a hora do micro; Digitar =HOJE() insere a data automtica; Digitar =AGORA() insere a data e a hora.

Boto do Office

Barra de ferramentas de acesso rpido

Barra de ttulo

Boto de acesso de ajuda

Faixa de opes

Caixa de nomes

Boto de insero

Barra de formulas

Comando de diviso do docum

Ttulo de linhas (1,2,3..) e colunas (A, B, C..)

Barra de deslocamento vertical

Pgina seguinte
Cursor Zoom Pgina anterior

Comando de diviso do docum

Separador planilha

Modo esquema pagina

Boto de macros

Modo exibio normal

Pr-visualizao de quebra pag.

Trabalhar com planilhas Cada arquivo uma pasta e cada pasta contm vrias planilhas Estas planilhas so a rea de trabalho do Excel

Colunas, linhas e clulas Como j vimos, a rea de trabalho de uma folha de clculo (do Excel) uma quadricula formada por linhas com denominao numrica e colunas com denominao por letras.

A interseo de uma coluna com uma linha chama-se clula.

Os operadores especificam o tipo de clculo que voc deseja efetuar nos elementos de uma frmula. O Microsoft Excel inclui quatro tipos diferentes de operadores de clculo:
aritmticos

de comparao
de texto de referncia

Operadores aritmticos:

Operadores comparao:

Operadores de texto: O operador de texto & utilizado para concatenar (juntar) texto. Por exemplo, se tivermos o nome do contribuinte na coluna A e o sobrenome na coluna B, podemos utilizar o operador & para gerar o nome completo na coluna C. Para isso, utilizaramos a seguinte frmula:
=A1 & " " & B1

Observe que utilizamos um espao em branco entre aspas (" "). Esse espao em branco utilizado para que o sobrenome no fique "grudado" com o nome. Utilizamos o operador & para concatenar as diferentes partes que formam o nome completo:

Operadores de referncia: Combinam intervalos de clulas para clculos. Operador: (dois pontos)->Operador de intervalo: incluindo as duas referncias, como por exemplo: B5:B15

Operador unio ";" (ponto-e-vrgula): Esse operador utilizado para "unir" vrios intervalos de clulas

Por exemplo, para somarmos os valores dos intervalos B5:B15;D5:D15

INTRODUO A FRMULAS Como as frmulas calculam valores? Uma frmula uma equao que analisa e faz clculos com os dados em uma planilha. As frmulas efetuam operaes como adio, multiplicao e comparao em valores da planilha; alm disso, podem combinar valores.

INTRODUO A FRMULAS

Observe: neste exemplo, estamos utilizando a funo SOMA. Trataremos, em detalhes, sobre funes, nas demais lies deste Curso.

Sobre a sintaxe da frmula: As frmulas calculam valores em uma ordem especfica conhecida como sintaxe. A sintaxe da frmula descreve o processo do clculo. Uma frmula no Microsoft Excel comea com um sinal de igual (=),seguido do clculo da frmula.

=DIREITA() Essa funo atua em valores do tipo texto. A funo direita retorna um determinado nmero de caracteres a partir da direita (final) de uma String de Texto. Sintaxe: =DIREITA(String ou Endereo;Nmero de Caracteres)

=ESQUERDA() Essa funo atua em valores do tipo texto. A funo esquerda retorna um determinado nmero de caracteres a partir da esquerda (incio) de uma String de Texto. Sintaxe: =ESQUERDA(String ou Endereo;Nmero de Caracteres)

=EXT.TEXTO EXT.TEXTO retorna um nmero especfico de caracteres da seqncia de caracteres texto, comeando na posio especificada, com base no nmero de caracteres especificado. Sintaxe: EXT.TEXTO(texto;nm_inicial;nm_caract)

=MAISCULA Converte o texto em maisculas. Sintaxe: MAISCULA(texto) Texto: o texto que se deseja converter para maisculas. Texto pode ser uma referncia ou uma seqncia de caracteres de texto.

=MINSCULA Converte todas as letras maisculas em uma seqncia de caracteres de texto para minsculas.

Sintaxe: MINSCULA(texto)
Texto: o texto que voc deseja converter para minscula. MINSCULA s muda caracteres de letras para texto.

=PRI.MAISCULA Coloca a primeira letra de uma seqncia de caracteres de texto em maiscula e todas as outras letras do texto depois de qualquer caractere diferente de uma letra. Converte todas as outras letras para minsculas. Sintaxe: PRI.MAISCULA(texto) Texto: o texto entre aspas, uma frmula que retorna o texto ou uma referncia a uma clula que contenha o texto que voc deseja colocar parcialmente em maiscula.

=TEXTO Converte um valor para texto em um formato de nmero especfico. Sintaxe: TEXTO(valor;format_texto) Valor: um valor numrico, uma frmula que avalia para um valor numrico, ou uma referncia a uma clula que contm um valor numrico. Format_texto: um formato de nmero na forma de texto contido na caixa Categoria da guia Nmero na caixa de dilogo Formatar clulas.

=SOMA( ) Essa funo produz a soma de todos os nmeros includos como argumentos, ou seja, que estiverem dentro do intervalo especificado. Sintaxe: =SOMA(nm1;nm2;intervalo 1;intervalo 2;...)

=MDIA( ) Essa funo produz a mdia (aritmtica) dos argumentos. Ela aceita de 1 a 30 argumentos, e os argumentos devem ser nmeros, matrizes ou referncias que contenham nmeros. Importante: o nome da funo deve ser escrito com o acento; caso contrrio ser gerado um erro.

Sintaxe: =MDIA(nm1;nm2;intervalo 1;intervalo 2;...)

=MDIA( ) Essa funo produz a mdia (aritmtica) dos argumentos. Ela aceita de 1 a 30 argumentos, e os argumentos devem ser nmeros, matrizes ou referncias que contenham nmeros. Importante: o nome da funo deve ser escrito com o acento; caso contrrio ser gerado um erro.

Sintaxe: =MDIA(nm1;nm2;intervalo 1;intervalo 2;...)

=MXIMO( ) Essa funo retorna o maior nmero da lista de argumentos, ou seja, fornece o valor do maior nmero que estiver dentro do intervalo de clulas passado como parmetro. A funo MXIMO( ) aceita at 30 argumentos. Os argumentos devem ser nmeros ou matrizes ou referncias que contenham nmeros. Importante: o nome da funo deve ser escrito com o acento; caso contrrio ser gerado um erro. Sintaxe: =MXIMO(nm1;nm2;intervalo 1;intervalo 2;...)

=MNIMO( ) Essa funo bem parecida com a funo MXIMO(), s que retorna o menor nmero de uma lista de argumentos, ou que esteja dentro do intervalo de clulas. Essa funo tambm aceita at 30 argumentos que devem ser nmeros, ou matrizes ou referncias que contenham nmeros. Sintaxe: =MNIMO(nm1;nm2;intervalo 1;intervalo2;...)

=SE( Retorna um valor se uma condio que voc especificou avaliar como VERDADEIRO e um outro valor se for avaliado como FALSO. Use SE para conduzir testes condicionais sobre valores e frmulas. Sintaxe: SE(teste_lgico;valor_se_verdadeiro;valor_se_falso)

=E( Retornar VERDADEIRO se todos os argumentos forem verdadeiros; retornar FALSO se um ou mais argumentos forem falsos. Essa funo muito usada juntamente com a funo SE. Sintaxe: E(lgico1;lgico2; ...) Lgico1; lgico2;...: so de 1 a 30 condies que voc deseja testar e que podem ser VERDADEIRO ou FALSO.

=OU( Retorna VERDADEIRO se qualquer argumento for VERDADEIRO; retorna FALSO se todos os argumentos forem FALSOS. Sintaxe: OU(lgico1;lgico2;...) Lgico1;lgico2,...: so de uma a 30 condies que voc deseja testar e que podem resultar em VERDADEIRO ou FALSO.

=CONT.SE( Calcula o nmero de clulas no vazias em um intervalo que corresponde a determinados critrios. Sintaxe: CONT.SE(intervalo;critrios) Intervalo: o intervalo de clulas no qual se deseja contar clulas no vazias. Critrios: o critrio na forma de um nmero, expresso ou texto que define quais clulas sero contadas. Por exemplo, os critrios podem ser expressos como 32, "32", ">32", "mas".

=CONT.VALORES( Calcula o nmero de clulas no vazias e os valores na lista de argumentos. Use CONT.VALORES para calcular o nmero de clulas com dados em um intervalo ou matriz.

Sintaxe: CONT.VALORES(valor1;valor2;...) Valor1; valor2;...: so argumentos de 1 a 30 que representam os valores que voc deseja calcular. Neste caso, um valor qualquer tipo de informaes, incluindo texto vazio (""), mas no incluindo clulas em branco.

=CONTAR.VAZIO( Conta o nmero de clulas vazias no intervalo especificado. Sintaxe: CONTAR.VAZIO(intervalo)

Intervalo: o intervalo no qual se deseja contar as clulas em branco. Comentrios: Clulas com frmulas que retornam "" (texto vazio) tambm so contadas. Clulas com valores nulos no so contadas.

=PROCV( Localiza um valor na primeira coluna esquerda de uma tabela e retorna um valor na mesma linha de uma coluna especificada na tabela. Use PROCV em vez de PROCH quando os valores da comparao estiverem posicionados em uma coluna esquerda ou direita dos dados que voc deseja procurar. O V em PROCV significa "Vertical". Sintaxe: PROCV(valor_procurado;matriz_tabela;nm_ndice_coluna;proc urar_intervalo

=PROCV( Sintaxe: PROCV(valor_procurado;matriz_tabela;nm_ndice_coluna;proc urar_intervalo

Valor_procurado: valor em comum entre as planilhas. Matriz_tabela: a tabela de informaes em que os dados so procurados. Intervalo da planilha onde est os dados a serem procurados. Selecionar da coluna onde se encontra o valor_procurado at a coluna do valor a ser buscar. Nm_ndice_coluna: o nmero de colunas da tabela de dados a partir da coluna do valor_procurado (valor de referncia) at a coluna na qual quer buscar valor.

=PROCV( Sintaxe: PROCV(valor_procurado;matriz_tabela;nm_ndice_coluna;proc urar_intervalo

Valor_procurado: valor em comum entre as planilhas. Matriz_tabela: a tabela de informaes em que os dados so procurados. Intervalo da planilha onde est os dados a serem procurados. Selecionar da coluna onde se encontra o valor_procurado at a coluna do valor a ser buscar. Nm_ndice_coluna: o nmero de colunas da tabela de dados a partir da coluna do valor_procurado (valor de referncia) at a coluna na qual quer buscar valor.

S-ar putea să vă placă și