Sunteți pe pagina 1din 41

Rocha um agregado de um ou vrios minerais, formando as grandes massas da crosta terrestre.

. As rochas so divididas em trs grandes grupos: gneas ou Magmticas, Sedimentares e Metamrficas. A classificao acima, baseada na origem, isto , no processo de formao.

MAGMA X LAVA O magma ao sair da crosta passa receber a denominao de lava, mas a mudana de nome no devido posio e sim devido modificao qumica, pois na lava devido descompresso ocorre perda da parte gasosa; portanto podemos generalizar que a lava o magma sem os gases.

Formao das rochas


So formadas a partir de vulces. Ao entrarem em erupo, eles acabam lanando muito material pastoso na superfcie, o magma, tambm chamado de lava. Esse material se resfria e endurece, formando as rochas magmticas

ROCHAS

MAGMTICAS

METAMRFICAS

SEDIMENTARES

ROCHAS MAGMTICAS
So aquelas resultantes do resfriamento rpido do magma (material fundido que se encontra em certas partes do interior do globo terrestre). Se o resfriamento do magma ocorrer na superfcie da crosta terrestre, formam-se rochas magmticas vulcnicas. Ex.: Basalto e pedra-pomes. Se o resfriamento do magma ocorrer em profundidade, formam-se as rochas magmticas plutnicas. Ex.: Granito

Rocha Magmtica - Basalto


So formados a partir do resfriamento do material expelido pelas erupes vulcnicas atuais ou antigas. O resfriamento rpido e ocorrer na superfcie da crosta terrestre.

Rocha Magmtica Pedra-pomes


A pedra-pomes a es puma da lava que se solidificou. No proces so ela reteve em seu interior inmeras bolhas de ar, formando cavidades. uma rocha capaz de flutuar na gua.

Rocha Magmtica - Granito


uma rocha que se encontra com certa facilidade. Apresenta diversas cores. constitudo por mica, feldspato e quartzo.

Minerais que formam os granitos


A mistura desses trs minerais forma o granito. Na natureza, podemos obter os componentes do granito separadamente.

ROCHAS METAMRFICAS
As rochas podem sofrer modificaes naturais e gerar outros tipos de rochas. As novas rochas so chamadas metamrficas. So formadas a partir de rochas magmticas ou sedimentares que foram modificadas em sua estrutura, textura ou composio pela ao de altas temperaturas e presses no interior da Terra. Como exemplo: gnaisse, mrmore, ardsia e pedra sabo.

Rocha Metamrfica - Gnaisse


Rochas mais antigas do mundo. Um exemplo de formao rochosa em gnaisse o Po de Acar, localizado na cidade do Rio de Janeiro, Brasil.

Rocha Metamrfica - Mrmore


O mrmore uma rocha explorada para uso em construo civil. No Brasil, as maiores concentraes de mrmore esto no estado do Esprito Santo.

Rocha Metamrfica - Ardsia


Aplicaes da ardsia: Pavimentos, fachadas, e em decoraes interiores e exteriores.

Rocha Metamrfica Pedra sabo


Este gnero de rocha muito utilizado em escultura e decorao pela facilidade com que trabalhada. A suavidade que se nota quando se toca justifica o nome de pedra-sabo.

ROCHAS SEDIMENTARES

Cerca de 3/4 da Terra so cobertos por rochas sedimentares que revestem partes dos continentes e dos fundos ocenicos. No entanto, estas formam apenas uma fina camada superficial sobre as rochas magmticas e metamrficas que constituem a maioria do volume rochoso.

Os sedimentos, precursores das rochas sedimentares, encontram-se na superfcie terrestre resultantes de fenmenos de degradao e eroso de rochas pr-existentes assim como de restos orgnicos.

Origem das rochas magmticas, metamrficas e sedimentares


Rocha Magmtica Metamorfismo Rocha Metamrfica

Cristalizao

Intemperismo

Metamorfismo

Intemperismo

Magma

Rocha Sedimentar

FORMAES ROCHOSAS

The Wave - Arizona, USA

Cabaceiras, Paraba

Wave Rock, Western Australia

Brimham Rock - England, UK

The Externsteine - Germany

James Bond Island -Puket,Thailand

Delicate Arch - Utah, USA

Devils Tower - Wyoming, USA(Neck vulcnico)

Bryce Canyon National Park - Utah, USA

Goreme Valley Fairy Chimneys - Turkey

The Giant's Causeway - Northern Ireland, UK

The Grand Canyon, EUA

Chapada Diamantina, Bahia

Ilha de Pscoa, Chile

S-ar putea să vă placă și