Sunteți pe pagina 1din 15

Integrantes: Elaine Couto Joice Cattafesta Tuany Soares Rodrigo do Nascimento

Introduo Biografia de Seymour Papert Fundamentao Terica Construcionismo x Construtivismo Construcionismo x Instrucionismo

Sistema Logo Definio


Sistema Logo Premissas

Objetivos do Construcionismo
Concluso

O presente trabalho prope a definir, analisar e descrever o Construcionismo, e suas vises no campo Computacional cujo idealizador foi o Matemtico Seymour Papert. Vem ainda demonstrar como surgiu, baseado nas ideias do Construtivismo Piagetiano. Por fim, relatar como Papert viu na Informtica uma maneira de desenvolver intelectualmente a aprendizagem do sujeito desde criana.

Dr. Seymour Papert nasceu em 01/03/1928 na Africa do Sul matemtico, considerado um dos pais do campo da Inteligncia Artificial. Ele autor de Mindstorms:Children Computers and Powerful Ideas" (1980) e "The Children's Machine: Rethinking School in the Age of the Computer" (1992). Ele tambm tem publicado inmeros artigos sobre matemtica, Inteligncia Artificial, educao, aprendizagem e raciocnio.

Construtivismo Instrucionismo

de Piaget;

nfase na aprendizagem; Interao entre aluno, professor e objeto; Criana como ser pensante; Construo do conhecimento; Professor Facilitador Piaget Processo Mental = Maturao Biolgica Interao com o Meio Papert Pensamento Concreto = Processo Mental Materiais disponiveis no meio

Computador como ferramenta principal;

Insero de novas tecnologias; Abordagem Instrucionista; Abordagem Construcionista.

Logo uma linguagem de programao simples e estruturada voltada educao, que tem como objetivo permitir que uma pessoa se familiarize, atravs do seu uso, com conceitos lgicos e matemticos atravs da explorao de atividades espaciais que auxiliam o usurio a formalizar seus raciocnios cognitivos.

Desenhada para ser utlizada com o uso do computador para que a criana aprofunde suas ideias em ciencias, matemtica e criao de modelos; Fazer com que toda criana seja qual for sua cultura, gnero ou personalidade possa aprender lgebra, Geometria, Ortografia e Histria de maneira mais semelhante aprendizagem informal da criana pequena, pr-escolar, ou da criana excepcional, do que ao processo educacional seguido nas escolas.

Computador como ferramenta para a construo do conhecimento; Ambientes de aprendizagem Facilitar a aprendizagem; Meios de Aprendizagem Valorizar a construo metal; Processo de conhecimento ativo.

a mudana que todos desejam que a educao deixe de ser vista como a transmisso de conhecimentos, como se fosse um ba, onde so depositados contedos segmentados. Jos Armando Valente

Conclui-se de acordo com o tema abordado, que a teoria de Seymour Papert foi muito importante no processo educacional, pois aboliu a forma tradicional de se trabalhar em sala de aula, instituindo a interao entre professor e aluno. Tambm contribuiu para o aprimoramento das metodologias de ensino e prticas pedaggicas, fazendo com que fossem adotados mtodos e aulas mais dinmicas, de fcil entendimento, principalmente em reas onde so apresentadas as maiores dificuldades de aprendizado, como o caso da Matemtica.

se um homem tem fome, poders dar-lhe um peixe, mas no dia seguinte ele ter fome novamente. Se lhe deres uma cana de pesca e lhe ensinares a pescar, ele nunca mais ter fome. Provrbio Africano

S-ar putea să vă placă și