Sunteți pe pagina 1din 18

Aula 5 As condicionantes da poltica externa 1770-1810

Depois dos prolegmenos, caracterizao e a definio de rumo.

Ao juntarmos Caio Prado e Jos Honrio Rodrigues, temos em mente partir para uma constatao sobre o carter de nossa colonizao e depois autonomia politica. Por outro lado, lano uma perspectiva nacionalista, uma vez que se deve perguntar qual o interesse que deve dirigir as polticas nacional e externa.

Caio Prado intrprete do Brasil

Qual a proposta do autor e o que ele tem a nos dizer? Entender a nossa insero atravs da histria. As linhas de continuidade e rupturas, tendo como horizonte os aspectos de permanncia, isto , a nossa vocao para fornecedor de matrias-primas para o exterior ou para as partes dominantes do capitalismo

O significado da produo de Caio Prado Jr. I A introduo de uma forma interpretativa vinculada ao materialismo dialtico II Diferente dos demais autores, CP no se prende s mincias. Segundo ele, os fatos corriqueiros explicam parte do que o subterrneo no revela. III As bases do que viria a ser chamado Crise do Antigo Sistema Colonial (a crise do sistema mercantilista portugus, aprofundado a partir do perodo pombalino)

O sentido da colonizao

I - A idia de totalidade perceber a histria em seu conjunto, porque todos os momentos e aspectos no so seno partes, por si s incompletas, de um todo que deve ser sempre o objetivo ltimo do historiador (p. 19) Totalidade entendida tambm como a articulao dos aspectos econmicos, sociais e polticos;

II - A idia de SENTIDO, evoluo ou


processo histrico compreender o Brasil no contexto da dcada de 1940, o dilogo com Srgio Buarque de Holanda, Gilberto Freyre e Oliveira Vianna;

No seu conjunto, e vista no plano mundial e internacional, a colonizao dos trpicos toma o aspecto de uma vasta empresa comercial, mais completa que a antiga feitoria, mas sempre com o mesmo carter que ela, destinada a explorar os recursos naturais de um territrio virgem em proveito do comrcio europeu. este o verdadeiro sentido da colonizao tropical, de que o Brasil uma das resultantes; e ele explicar os elementos fundamentais, tanto no econmico quanto no social, da formao e evoluo histricas dos trpicos americanos (p. 31)

Jos Honrio Rodrigues Interesse Nacional Segundo JHR, os interesses da Nao so um somatrio de aspiraes permanentes e atuais que se criam e se desenvolvem no processo histrico e dependem muito das caractersticas do povo e das etapas de desenvolvimento econmico (p. 76)

Interesse e/ou aspirao nacional: um termo deveras subjetivo

O termo aspirao nacional subjetivo; independem de diferenas regionais, de classes ou de minorias tnicas, pois as diferenas entre uns e outros podem ser harmonizveis e, se no coincidem, podem no ser incompatveis, sendo o compromisso bsico sempre possvel. Nasce das lutas e dos esforos pela unidade nacional, pela comunidade e solidariedade poltica, econmica, social, religiosa, cultural: surgem das labutas pela liberdade nacional, que compreende a Independncia do domnio ou da interferncia estrangeira e da liberdade interna contra as foras antinacionais ou derrogatrias da Nao; emanam da manifesta originalidade, particularidade e individualidade prprias da terra e da gente, ou de suas caractersticas psicossociais; irrompem do sentimento de distino, que consiste na possa, pelos membros da comunidade, de certos atributos e qualidades, visveis na sua ao coletiva, que a distinguem de qualquer outra; fortificam-se pela presena de um poderoso sentimento nacional e pela conscincia de uma comunidade poltica que se afirma diferentes das outras e se exprime no esforo de conquista, na comunidade das naes, de posio digna e respeitada, que lhe assegure a defesa de seus direitos.

Da mesmo a unicidade e indivisibilidade do interesse nacional no campo interno e externo. Por isso j dizia Reboua em 1831, na Cmara, que ns no prescindimos dos interesses internos, quando nos ocupamos dos externos, antes o nosso objetivo fazer com que estes ltimos apoiem e promovam os primeiros (p. 76-77)

O interesse nacional o somatrio do interesse do Povo e da Unio e quando se tem de fixar as questes em conflito entre as necessidades do Povo e da Unio e as dos grupos econmicos e de interesse, a ideia totalmente vlida e o nico instrumento de interpretao. (p. 77-78)

Contudo, quem interpreta validamente o interesse nacional, indaga e problematiza JHR. O Poder Legislativo e Executivo, ambos exercidos por mandatrios escolhidos pelo povo. Mas este, ainda que legtimo, oriundo de vontades minoritrias. Isto porque, no Imprio, o povo fora relegado; e, na Repblica, os partidos (parte dos que propugnam o interesse nacional no interior do Legislativo, carece de definio ideolgica

Interesse nacional, poltica interna e externa Na poltica exterior, diz-nos JHR, estabelecida a unicidade e indivisibilidade do interesse nacional, a sua prioridade na formulao da mesma, no se pode deixar de acrescentar outros propsitos ou objetivos, alm daqueles de servir aos interesses do povo e da Unio. O interesse nacional envolve muitos propsitos e ideias, tais como: a segurana e a prosperidade, a gloria e a honra nacionais, a felicidade, o sentido da dignidade, a soberania, a paz, o comrcio livre, o anticolonialismo, a no interveno, a autodeterminao. (p. 81). Segundo o autor, tais ideias estavam presentes nos primeiros manifestos do Brasil independente, sobretudo os de agosto de 1822.

Ainda que estivesse claramente definido desde 1822, o interesse nacional foi conflitante com projetos no interior da Nao. JHR fala da faco portuguesa da Independncia, que acabaram produzindo alianas com os europeus denominadas alianas embaraosas.

A POLTICA NACIONAL E A POLTICA EXTERIOR A poltica externa apenas a nossa face poltica nacional e um dos representantes do pensamento conservador no Itamarati, Joo Neves Fontoura, escreveu que em essncia no h duas polticas, h uma s. Segundo Honrio, no h assim, impacto da poltica interna sobre a externa. o que houve e o que h foi sempre a unidade e indivisibilidade da poltica nacional, mas a poltica elitista dominante visava objetivos mais restritos, pois via a Nao pela imagem da elite. Alm disso, nosso processo histrico era moroso, no se ouvia o povo, e o Brasil era um Pas potencialmente muito mais agredido que hoje, quando se permite ampliar sua rea de objetivos.

Uma poltica externa tem que ser ampla, que no se limite apenas a um continente. Por isso a importncia do panamericanismo, a solidariedade continental de certo modo, ao no ampliar uma poltica para o continente, o Brasil no s deu as costas para os pases americanos, como fez opes que levaram a uma poltica unilaterial, praticando uma insolidariedade. (p. 92)

S-ar putea să vă placă și