Sunteți pe pagina 1din 22

CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE

CLUDIA ELAINE

SISTEMA AUSTRACO (KELSEN)

SISTEMA NOSTE-AMERICANO (MARSHALL) Deciso tem eficcia declaratria. O vcio de inconstitucionalidade aferido no plano da validade. Efeitos ex tunc (a partir de ento). A lei inconstitucional ato nulo.

Deciso tem eficcia constitutiva. O vcio de inconstitucionalidade aferido no plano da eficcia. Efeitos ex nunc(a partir de agora). A lei inconstitucional ato anulvel.

Lei provisoriamente vlida, produzindo efeitos at a sua anulao.


O reconhecimento da ineficcia da lei produz efeitos a partir da deciso ou para o futuro (ex nunc ou pro futuro), sendo erga omnes, preservando-se, assim, os efeitos produzidos at ento pela lei.

Invalidao ab initio (desde o comeo) dos atos praticados com base na lei inconstitucional, atingindo-a no bero.
A lei, por ter nascido morta (natimorta), nunca chegou a produzir efeitos (no chegou a viver), ou seja, apesar de existir, no entrou no plano da eficcia

ESPCIES DE INCOSTITUCIONALIDADE
I.

II. III. IV.

Inconstitucionalidade por ao e por omisso; Vcio formal; Vcio material; Vcio de decoro parlamentar.

I. Inconstitucionalidade por ao e por omisso

Por ao positiva (por atuao): a ensejar a incompatibilidade vertical dos atos inferiores (leis ou atos do Poder Pblico com a Constituio, e , em sentido diverso. Em inconstitucionalidade por omisso, decorrente da inrcia legislativa na regulamentao de normas constitucionais de eficcia limitada.

A inconstitucionalidade por ao pode-se dar: a) Do ponto de vista formal; b) Do ponto de vista material; c) Esto pensando em uma terceira razo (devido aos escndalos: mensalo) vcio de decoro parlamentar.

Quando o vcio formal decorre de afronta ao devido processo legislativo de formao do ato normativo, estamos diante do dinamismo ou do movimento. O vcio material, por ser um vcio de matria, de contedo, a ideia que passa de vcio de substncia, esttica.

VCIO FORMAL

Inconstitucionalidade orgnica, inconstitucionalidade formal propriamente dita e inconstitucionalidade formal por violao a pressupostos objetivos do ato. A inconstitucionalidade formal, tambm conhecida como: nomodinmica, verifica-se quando a lei ou ato normativo infraconstitucional contiver algum vcio em sua forma em seu processo de formao, no processo legislativo de sua elaborao, ou elaborao por autoridade incompetente.

O vcio formal divide-se em: a) Inconstitucionalidade formal orgnica: decorre da inobservncia da competncia legislativa para a elaborao do ato. Ex.: Lei municipal que facultou o uso de cinto de segurana, o STF entende inconstitucional, j que se trata de competncia da Unio, nos termos do art. 22.XI, legislar sobre trnsito e transporte. b) Inconstitucionalidade formal propriamente dita: decorre da inobservncia do devido processo legislativo.

Vcio formal subjetivo: verifica-se na fase de iniciativa. Ex.: Leis de iniciativa exclusiva do Presidente da Repblica (Foras Armadas, art. 61, 1,I da CF/88), exclusiva ou reservada ou deflagrada, dar incio ao processo legislativo; se acontecer o contrario, ouve vcio formal subjetivo insanvel, e a lei ser inconstitucional. Vicio formal objetivo: verifica-se nas demais fases do processo legislativo, posteriores fase de iniciativa. Ex.: uma LC sedo votada por um quorum de maioria relativa, pois, deveria ser de art. 69 da CF/88.

Inconstitucionalidade formal por violao a pressupostos objetivos do ato normativo: So elementos externos ao procedimento de formao das leis e a sua falta gera a inconstitucionalidade formal, j que os pressupostos do ato legislativo devem ser entendidos como elementos vinculados do acto legislativo.

VCIO MATERIAL

Vcio material (de contedo, substancial ou doutrinrio), diz respeito matria, ao contedo do ato normativo; Aquele ato normativo que afrontar qualquer preceito ou princpio da Lei Maior dever ser declarado inconstitucional, por possuir um vcio material.

No interessa saber o procedimento de elaborao da espcie normativa, mas, de fato, o seu contedo; A inconstitucionalidade material expressa uma incompatibilidade de contedo, substantiva entre a lei ou ato normativo e a CF. A inconstitucionalidade material tambm conhecida como nomoesttica. Uma lei pode padecer somente de vcio formal, somente de vcio material, ou ser duplamente inconstitucional por apresentar tanto o vcio formal como o material

Vcio de decoro parlamentar (?)

Haveria mcula no processo legislativo de formao das emendas constitucionais "a ensejar o reconhecimento da sua inconstitucionalidade? O abuso das prerrogativas asseguradas a membro do Congresso Nacional ou a percepo de vantagens indevidas; Uma vez ajuizada alguma ADI, o STF enfrenta a questo de inconstitucionalidade.

MOMENTO DE CONTRELE DE CONSTITUCIONALIDADE

A classificao ou analise diz respeito ao momento em que ser realizado o controle, ou seja, o projeto de lei o controle prvio ou preventivo, impedindo a insero no sistema normativo de normas que padeam de vcios. O controle prvio tambm realizado pelo Legislativo, pelo Executivo e pelo Judicirio,

O controle prvio, realizado durante o processo legislativo de formao do ato normativo. Logo um projeto de lei, o iniciador, a pessoa que deflagrar o processo legislativo, em tese, j deve verificar a regularidade material do aludido projeto de lei. Controle posterior ou repressivo ser realizado sobre a lei, e no mais sobre o projeto de lei, como ocorre no controle preventivo.

Os rgos de controle verificaro se a lei, ou ato normativo, ou qualquer ato com indiscutvel carter normativo, possuem um vcio formal (produzindo durante o processo de sua formao), ou se possuem um vcio em seu contedo, qual seja, um vcio matria. Mencionados rgos variam de acordo com o sistema de controle adotado pelo Estado, podendo ser: Poltico, Jurisdicional, ou Hbrido.

Controle jurisdicional

O sistema de controle jurisdicional dos atos normativos realizado pelo Poder Judicirio, tanto atravs de um nico rgo (controle concentrado) como por qualquer juiz ou tribunal (controle difuso). O Brasil, adotou o sistema jurisdicional misto, porque realizado pelo Poder Judicirio, da ser jurisdicional, tanto de forma concentrada (controle concentrado) como por qualquer juiz ou tribunal (controle difuso).

Controle hbrido

No controle que chamamos de hbrido, temos uma mistura dos outros dois sistemas (polticos e jurdicos). Algumas normas so levadas a controle perante um rgo distinto dos trs Poderes (controle poltico), enquanto outras so apreciadas pelo Poder Judicirio (controle jurisdicional).

Exceo regra geral do controle jurisdicional posterior ou repressivo

O controlo posterior ou repressivo (sucessivo) no Brasil, por regra, exercido pelo Poder Judicirio, tanto de forma concentrada como difusamente. No entanto, a essa regra surgem excees, fixando-se hipteses de controle posterior ou repressivo pelo Poder Legislativo e pelo Poder Executivo.

Controle posterior ou repressivo exercido pelo legislativo

S-ar putea să vă placă și