Sunteți pe pagina 1din 15

Fundao Educacional de Ituverava - FE

Faculdade de Medicina Veterinria - FAFRAM

DERMATOFITOSE

Alunos: Adriano Chicone, Fernando Assalim e Livia Diniz. 8 Ciclo Prof. Dr. Cleber J. S. de Paula Zoonoses

Introduo
As dermatofitoses, tambm denominadas de tinhas, Ringworm ou Tinea, so micoses cutneas causadas por um grupo de fungos que geralmente afetam somente tecidos queratinizados, como extrato crneo, pelos, unhas, casco e pena de animais.

uma doena de grande importncia em sade pblica por ser uma zoonose ou antropozoonose, sendo sua ocorrncia influenciada por fatores ambientais e de manejo. Geralmente, as leses so superficiais, em alguns casos, pode ocorrer a formao de granulomas dermatofticos, tambm chamados de pseudomicetomas.

Introduo
Em pequenos animais no est relacionada sazonalidade, porm, em relao idade, os jovens com idade inferior a um ano apresentam maior predisposio dermatofitose. Em relao raa, h predisposio aos animais puros, ocorrendo principalmente em Yorkshire, e nos felinos. Em equinos, a doena apresenta baixa ocorrncia, e nos sunos, a dermatofitose considerada rara.

Agente causador
So causadas por fungos filamentosos, queratinoflicos e queratinolticos pertencentes aos gneros Microsporum, Trichophyton e Epidermophyton.

Espcies Acometidas
Humanos, animais domsticos e silvestres.

Sintomas nos seres humanos


Leses na pele e anexos - eritematosas, descamativas, alopcicas e normalmente pruriginosas. Leses nas unhas (onicomicoses) - caracterizadas por uma mancha branca opaca e espessa.

Sinais clnicos nos animais


Leses cutneas superficiais caracterizadas por alopecia circular e descamao disseminadas. Pequenos animais podem desenvolver, raramente, onicomicose ou infeco profunda da derme.

Formas de transmisso
Podem ser transmitidas atravs do contato direto com o ambiente, animais e/ou humanos acometidos pela doena ou portadores assintomticos. A transmisso tambm pode ocorrer atravs do contato com instrumentos e objetos contaminados com os fungos.

Epidemiologia
Seu habitat so classificados em geoflicos, zooflicos e antropoflicos. Taxonomicamente est classificado nos gneros Microsporum, Trichophyton e Epidermophyton. A espcie Epidermophyton floccosum acomete somente humanos. As espcies Microsporum e Trichophyton acometem tanto humanos como animais. Destas, M. canis, M. gypseum e T. mentagrophytes so as principais espcies envolvidas em dermatofitoses em pequenos animais. A T. verrucosum e T. equinum so mais frequentes em bovinos e equinos. Em humanos, as dermatofitoses so causadas, principalmente, por T. rubrum e T. mentagrophytes, sendo que os casos zoonticos esto relacionados geralmente a M. canis.

Evoluo da Doena
Apresentam diferentes formas clnicas de acordo com a regio corprea acometida, espcie fngica e hospedeiro. As leses em bovinos e eqinos so caracterizadas pela presena de reas alopcicas de bordos regulares em formato circular ou de anel, descamativas, de colorao acinzentada e no pruriginosa. Em bovinos, se localizam preferencialmente, na cabea e pescoo, podendo se disseminar para membros, cauda e tronco. Na forma crnica, as crostas tornam-se espessas e salientes, podendo ser observadas quando o animal est de perfil. Em equinos, as leses ocorrem inicialmente em regies de abraso, como lombo, garupa e cabea.

Evoluo da Doena
Os ces inicialmente apresentam leso plana pruriginosa, com alopecia circular, descamao, pelos quebradios, ppulas e algumas vezes pstulas e exsudao. Com a evoluo, as leses passam a crostas, hiperpigmentao focal ou multifocal podendo apresentar no centro, rea de cicatrizao e plos.

Diagnstico em Animais
baseado nos sinais clnicos, dados epidemiolgicos e achados histopatolgicos. Utilizao da lmpada de Wood pela fluorescncia do plo e/ou pele parasitados com M. canis. Entretanto, somente esta espcie de dermatfito emite fluorescncia esverdeada. Exames laboratoriais: exame direto de plos, crostas e unhas com KOH 10-20% e visualizao de hifas, artrocondios ou condios fngicos do tipo endothrix ou ectothrix. A definio da espcie fngica de grande importncia a fim de planejar um bom controle para evitar a infeco e/ou reinfeco.

Tratamento
Pomadas ou loes contendo antifngicos cetoconazol, clotrimazol ou miconazol; Xampus a base de clorexidine 3%; Creme contendo associao de miconazol, gentamicina e betametasona; como

Em grandes animais: realizao de banhos de asperso ou aplicao local de pomadas a base de iodo, griseofulvina, terbinafina, cetoconazol ou itraconazol;

Preveno e Controle
O controle dessa doena difcil, devido existncia de animais portadores assintomticos. Assim, as medidas profilticas consistem no controle e isolamento de animais doentes, alm das medidas higinicosanitrias. Para a desinfeco de pisos, instalaes e utenslios pode-se utilizar hipoclorito de sdio, Biocid ou soda custica a 5%; Desinfeco de materiais e instalaes;

Preveno e Controle
Vacina com antgenos de M. canis com aplicaes com intervalos de 14 dias aps a primeira e 10 dias aps a segunda, por via intramuscular em caninos, e subcutnea em felinos. recomendada tambm a utilizao preventiva, com duas doses, a partir dos trs meses de idade e revacinao anual para garantir imunidade.

Referncias Bibliogrficas
http://www.amigodepatas.vet.br/doencas/dermatofitose.h tm acessado em 11/10/2012 as 15:30 hs. www.drapriscilaalves.com.br acessado em 11/10/2012 as 17:00 hs. http://www.zoonoses.org.br/absoluto/midia/imagens/zoon oses/arquivos_1330097132/5249_dermatofitose.pdf acessado em 11/10/2012 as 17:00 hs.

S-ar putea să vă placă și