Sunteți pe pagina 1din 21

Opsculo publicado pela primeira vez em 1980. Nova edio em 1987.

Terceira edio (no prelo)- 2007.

Elaborado pelos representantes das federativas espritas, sob a coordenao da FEB, estabelece: diretrizes e normas pelas quais as Instituies Espritas possam se nortear no encaminhamento e soluo de inmeros problemas de ordem doutrinria, na rea administrativa, nas atividades de comunicao e no campo da Unificao.

Por se tratar de um documento normativo, no apresenta detalhamentos relativos s diferentes aes e atividades existentes na Casa Esprita. As suas orientaes apresentam caractersticas bsicas e gerais, como tecnicamente so elaborados trabalhos dessa natureza.

REDAO FINAL APS REVISO PLENRIA DO CFN (MINUTA-28/11/2006):

ESTUDO E EDUCAO DA MEDIUNIDADE

REUNIO MEDINICA

ESTUDO E EDUCAO DA MEDIUNIDADE

REUNIO MEDINICA

uma reunio privativa, que prioriza a participao efetiva dos inscritos, por meio de atividades grupais e plenrias. Tem como finalidade estudar de forma metdica, contnua e sria, a teoria e a prtica da mediunidade, luz da Doutrina Esprita e do Evangelho de Jesus.

A Reunio Medinica uma atividade privativa, na qual se realiza assistncia aos Espritos necessitados, integrada por trabalhadores que possuam conhecimento esprita e conduta moral compatvel com a seriedade da tarefa.

Reunio, desenvolvida por intermdio de dois programas de estudo disponibilizados ao Movimento Esprita pela FEB, que tem como finalidade: Estudar de forma metdica, contnua e sria, a teoria e a prtica da mediunidade, luz da Doutrina Esprita e do Evangelho de Jesus.

O programa tem uma seqncia gradual de transmisso do conhecimento da Doutrina Esprita, dos princpios que norteiem o emprego da mediunidade e da Moral contida no Evangelho de Jesus. desenvolvido em dois nveis: primeiro, mais terico, enfatiza o conhecimento geral da mediunidade, aprofundando o estudo de temas desenvolvidos nos cursos bsicos de Espiritismo. No segundo prioriza-se a realizao da prtica medinica, propriamente dita, que deve ser conduzida por pessoas experientes.

O exemplo de Tomas Alva Edson: tudo alcana aquele que trabalha duro enquanto espera. O gnio, na verdade, 1% de inspirao e 99% de transpirao. Ou, se quiserem, um gnio uma pessoa de talento que faz toda a lio de casa. Dessa forma, a nossa maior fraqueza desistir.

1. preparado em cursos que priorizem a Codificao kardequiana e os ensinamentos do Evangelho. 2. A equipe responsvel est esclarecida sobre as finalidades da tarefa. 3. A rea de ensino, exige maior dedicao, pelos naturais desdobramentos do servio, como autoavaliao, atualizao permanente e acompanhamento de resultados. 4. trabalho que no deve ser realizado superficialmente, de forma apressada e desatenta. 5. Cada reunio de estudo prever um planejamento, leituras e preparo prvios, organizados metodicamente.

As aulas preparadas tm sempre dois enfoques: teoria e prtica. Toda prtica, no campo da mediunidade, requer tempo e pacincia para o surgimento dos frutos
S pela prtica se sabe que uma pessoa tem mediunidade produtiva. Nenhum diagnstico se pode inferir, ainda que aproximadamente, que algum possua essa faculdade. Os sinais fsicos, em os quais algumas pessoas julgam ver indcios, nada tm de infalveis. Ela se manifesta nas crianas e nos velhos, em homens e mulheres, quaisquer que sejam o temperamento, o estado de sade, o grau de desenvolvimento intelectual e moral. S existe um meio de lhe comprovar a existncia. experimentar. Allan Kardec. O Livro dos Mdiuns

O maior desafio enfrentado pelo monitor dos cursos de formao do trabalhador da mediunidade, na Casa Esprita, no se limita transmisso de informaes tericas que devem ser sempre bem dosadas. Diz respeito, sobretudo, quanto forma de orientar, efetivamente, a prtica medinica sem que se abandone a simplicidade e as seguras orientaes indicadas pela Doutrina Esprita.

D-se muito valor a trs tipos de mediunidade: psicografia, psicofonia e vidncia. Sabemos, entretanto, que o grupo medinico, no funciona seriamente sem uma direo equilibrada, sem os mdiuns-esclarecedores (dialogadores) ou sem uma equipe de apoio (mdiuns de sustentao). So mdiuns que atuam atravs dos canais sutis da intuio. A intuio favorecida pela sintonia que, por sua vez, se ajusta aos princpios da associao.

Os exerccios visam educar a capacidade de perceber, inerente ao ser humano, e de selecionar percepes benficas. O participante aprende a ter conscincia da real existncia de correntes mentais que produzem comunho entre as pessoas, de acordo com as afinidades estabelecidas: boas ou ms. Pelo emprego da vontade, comea a identificar vibraes mentais superiores, associando-se a elas. Numa terceira etapa, consegue montar um plano de harmonizao pessoal, que lhe permite manter controle da prpria vida e que lhe ensina como manter-se num plano de vibrao elevada. Mantida a harmonizao psquica, torna-se relativamente fcil aguar as percepes, medinicas ou no, indicadas na quarta etapa.

A prece permitem que o participante aprenda a se elevar em termos vibratrios e a usufruir dos benefcios proporcionados pela orao. Aprende a fortalecer a f e a confiana em Deus, Jesus, nos benfeitores espirituais.

A pessoa consegue controlar os pensamentos, as emoes os sentimentos. Este controle lhe faculta, automaticamente, acessos s correntes mentais superiores da vida

Os exerccios de harmonizao psquica orientam, de forma prtica e operacional, como administrar conflitos e problemas existenciais, segundo os critrios do bem e da moral. A pessoa identifica em si mesma a fora necessria para vencer os desafios da vida, fortificando a vontade e estabelecendo prioridades de como agir na presente reencarnao.

Os exerccios de percepo favorecem o auto-conhecimento e o conhecimento do outro. A pessoa aprende a ser mais prudente, mais reservada, analisando fatos e acontecimentos com mais profundidade. Mantm-se atenta aos julgamentos de pessoas e fatos, no se deixando levar pelas impresses de primeira vista .

Este programa tem como proposta prtica a realizao de uma sesso medinica, em seguida ao estudo terico, realizado de forma mais resumida que a indicada no programa I. A teoria deve ser transmitida, no mximo, em 40 minutos. O melhor seria em 30 minutos. fora de propsito ultrapassar este limite de tempo, considerando que nas reunies medinicas, propriamente ditas, os Espritos esclarecidos orientam que o estudo, quando indicado, deve ficar em torno de 15 minutos

Os monitores e participantes devem ajustar-se s etapas que caracterizam a reunio medinica: incio desenvolvimento e concluso. Os monitores deste Curso devem ser adequadamente capacitados para auxiliar os mdiuns principiantes (psicofnicos, psicgrafos, videntes, esclarecedores e os da equipe de sustentao). Devem tambm demonstrar que tm domnio da prtica medinica correta, conforme nos orientam os Espritos esclarecidos.

Com perseverana que chegars a colher os frutos de teus trabalhos. O prazer que experimentars, vendo a doutrina propagarse e bem compreendida, ser uma recompensa, cujo valor integral conhecers, talvez mais no futuro do que no presente. O Livro dos Espritos - Prolegmenos

S-ar putea să vă placă și