Sunteți pe pagina 1din 22

Margaret Mead

Margareth Mead, assim como Ruth Benedict, pertenceu escola Cultura e Personalidade, que tinha uma influncia da psicanlise e da filosofia nietzscheana. Aqui, o padro cultural de uma sociedade se daria pelo estudo do comportamento dos seus indivduos dentro de um contexto cultural. Foi influenciada por Boas e Benedict Militante feminista. Tentava sempre trazer a crtica sociedade ocidental a partir de seus estudos.

Seus principais livros so: Adolescncia, sexo e cultura em Samoa (1928) e Sexo e Temperamento em trs sociedades primitivas (1935).

1901 1978 Filadlfia - NovaYork Ph.D. em Antropologia, Columbia University (1929) Antroploga

O livro Adolescncia, Sexo e Cultura em Samoa editado em 1928 realiza investigao na Ilha Tau, onde os jovens no vivenciavam as mesmas experincias e ciclos geracionais que os americanos.
Em Samoa, segundos os estudos de Mead, a adolescncia no era marcada como um ciclo de vida especial com diferenciaes corporais e psquicas. Os indivduos passavam da infncia para a vida adulta sem grandes sobressaltos, distrbios e angstias psquicas.

No livro Sexo e Temperamento (1935), a autora compara trs diferentes sociedades e percebe que os temperamentos masculinos e femininos no poderiam estar vinculados a determinantes biolgicos. Para tanto, ela descreve os Arapesh, povo das montanhas, os Mundogumor, habitantes do rio e, por ltimo, os Tchambuli, habitantes do lago. Todos estes so povos Melansios da regio do Rio Sepik. Com isso, a autora procura mostrar que as caractersticas que considervamos at ento inatas a homens e mulheres no so determinadas pelo sexo biolgico, mas sim so culturalmente ensinadas atravs da socializao desde a infncia, ou seja, so moldadas atravs das tendncias dominantes da prpria cultura em que os indivduos esto inseridos.

Os Arapesh da Montanha

Diferenas entre o povo do litoral e das montanhas


Litoral No se sentem a vontade com a pesca martima Vivem em casa espaadas, construdas sob estacas Grandes aldeias So bem alimentados Hortas de sagu Ritmo de vida lento e pacfico Montanhas Pequenos povoados, onde vivem de trs a quatro famlias Casas precrias Terra estril

Alitoa
24 casas 87 pessoas residiam esporadicamente Apenas trs famlias eram fixas Em momentos de festa a aldeia enche-se de visitantes Pouca capacidade de acomodao Mulheres buscam suprimentos e os carregam acreditam que elas tem a cabea mais dura que a dos homens, por isso devem carregar cargas mais pesadas. Homens apenas carregam porcos e carnes, alm das toras, que vo arder no centro da aldeia

O povo no acostumado com ataques, vivem despreocupados.

Terra plana bom lugar Escarpas, lugar mido mau lugar Os maus lugares so utilizados para os porcos, as latrinas e as cabanas para mulheres menstruadas ou em trabalho de parto (sangue traria riscos aos lugares planos). No centro da povoao fica o Agehu, local de festas e cerimnias. Importao dos hbitos do litoral: passos de dana, vestimentas, penteados, comidas. Complexo de danas, vendidos de aldeia em aldeia. Crena de que tudo que vem do litoral superior aldeias-me. Troca informal de presentes.

Praia - simbolizando alegria , coisas novas. Plancies Povo de mesma lngua, mas com aparncia fsica diferente, influenciados por tribo distinta, feiticeiros . se no fossem os homens da plancie, no haveria medo Papis tanto do homem como da mulher entre os Arapesh, so maternais.

Uma sociedade cooperativa


Homens e mulheres unem-se para algo em comum: maternal e voltado para as geraes seguintes Mulher: reproduo Homem: caa e plantio No se espera que homens e mulheres respondam a motivaes diferentes. O homem fica feliz ao, em certa idade, se livrar das obrigaes de chefia que assume. No existem unidades polticas. Aglomerados de povoaes so agrupados em localidades. Cada povoado pertence, teoricamente, a uma linha de famlia patrilinear. No h sentimento de propriedade em relao terra, mas sim de pertencimento.

Figura do Marsalai, um ente sobrenatural que aparece sob forma de animais e que pune quem age desrespeitosamente em relao terra.

de dois tipos os cultivos: de taros de bananas- onde as mulheres plantam e de inhame, que cabe inteiramente aos homens. Cada homem planta vrias hortas, cada uma em cooperao com um grupo diferente de parentes. caa o homem tambm no vai sozinho. O primeiro que a avista, pode reclamar a posse, mas no deve fazer isso muitas vezes. Ocorre a mesma cooperao com a construo de casas. Essa cooperao faz com que os homens acabem ocupando muito tempo diariamente em colaborar com os outros em suas tarefas.

A guerra praticamente desconhecida entre os Arapesh. No h sentimento de que para ser corajosos e msculo , preciso matar. Quem j matou mal visto Ocorrem disputas e conflitos entre povoaes, principalmente por mulheres. As disputas entre os povoados comeam por uma conversa justificativas dos acusados infligimento de ferimentos leves; Quando algum se fere gravemente, o grupo agressor vai embora. Mais tarde a paz feita por trocas de colares. Caso algum morra no conflito, tenta-se negar a inteno de matar, muitas vezes culpando a feitiaria das Plancies. Quem se fere em batalha deve indenizar os irmos de sua me e os filhos dos irmos de sua me pelo sangue derramado. Existem sanes para lidar com o violento

A nica liderana que a sociedade precisa para as ocasies cerimoniais. . Ningum deseja efetivamente ser um chefo, pois isso traz um tipo de comportamento evitado pela sociedade, como a arrogncia. Buanyin aqueles que tem ouvidos e gargantas abertos . Um parceiro de troca de presentes entre cls diferentes. Instituio que desenvolve a agressividade e a competitividade. O ideal que um Arapesh coma o que foi plantado, morto e engordado por outrem. O homem que consome seu prprio alimento o mas baixo da comunidade. Desse sistema distingue-se o buanyin, cobrando seus oferecimentos. Os grandes devem ter esse comportamento especial, incutido desde a adolescncia.

O nascimento de uma criana Arapesh


Os Arapesh distinguem dois tipos de atividade sexual: Folguedo atividade sexual que no reconhecida como induzido o cresciment de uma criana Trabalho atividade sexual propositada, dirigida criao de uma determinada criana, sua alimentao e formao durante as primeiras semanas no ventre materno.

A mulher que deseja conceber deve ser passiva.


O pai no pode estar presente no nascimento, pois o sangue perigoso. O termo dar a luz usado para o pai e para a me, e a gravidez considerada um sacrifcio pesado tanto para o homem como para a mulher . Em alguns casos, quando nasce uma menina, a mesma abandonada.

Aps o nascimento, a me e a criana so trazidas para um lugar especial da aldeia, onde se junta o pai, que a ajuda a cuidar do beb e participa dos encantamentos. A vida da criana depende da ateno constante do pai e da me. O pai deve dormir toda noite com a me e o beb.

Todo contato com o sexo por um de seus progenitores considerado prejudicial vida da criana at ela completar 1 ano.
O desmame feito, em geral, aos 3 ou 4 anos de idade. Os Arapesh consideram que o desmame abrupto cruel e pode afetar o crescimento da criana de forma negativa. Fazer ornamentos e cuidar dos filhos so tarefas masculinas e femininas para os Arapesh.

Primeiras influncias que moldam a personalidade Arapesh


O modo como homens e mulheres tratam seus filhos uma das coisas mais significativas acerca da personalidade adulta de qualquer pessoa, e um dos pontos com mais destaque o contraste entre os sexos. Durante os primeiros meses de vida a criana nunca est longe dos braos de algum. O choro evitado a todo custo. Proximidade, segurana. Dois choques, que repercutem no desenvolvimento da personalidade: Banho com gua fria com algumas semanas de vida disso decorre do dio ao frio e chuva. Empurro enquanto ela urina ou defeca, para que a mesma no suje a me ou ela mesma - Os Arapesh tm um controle esfincteriano baixo.

Tanto os meninos quanto as meninas se interessam muito por bebs. Quando a me vai trabalhar na horta ou cortar lenha, a criana fica com o pai ou outro parente. A amamentao um processo longo, de brincadeiras e experimentao da criana de seu prprio corpo. Brincadeiras com os lbios O Arapesh aprende a confiar em todos aqueles com os quais se encontra, a am-los e a depender deles. Nem os meninos ou meninas usam roupas at os 4 ou 5 anos. So ensinados a aceitar sem embarao as diferenas fisiolgicas. Crescem descobrindo os perigos por si prprios e sabendo que sempre tero algum para estender-lhes a mo. As meninas so familiarizadas ao transporte de cargas, aprendendo a aceit-la como um smbolo honroso de crescimento.

Falta tcnica aos Arapesh. A pintura a arte na qual conseguem o mximo. Pinturas em cascas de rvore. A contnua mudana de lugar faz com que no faam jogos de conjunto e se apeguem mais a outros adultos. Ao menos sinal de desentendimento com outra criana, o adulto intervm. A criana zangada permitido que esperneie, grite, etc, mas sem tocar na outra criana. Isso tambm permanece nos adultos. A expresso de raiva das meninas reprimida mais cedo. Os garotos no so ensinados a levar pancada. So protegidos da agresso e do embate e isso resulta que seus sentimentos so feridos facilmente. Obsesso pela sujeira que pode ser usado por um feiticeiro das plancies. O medo da morte, da infelicidade, da doena dramatizado no cuidado com a prpria sujeira. Ofensas = Estranho

Distino entre a vida da criana em grupos: Meninas so teis para o transporte e levadas em grupo para cumprir esta tarefa, enquanto os meninos normalmente saem para caar com poucas pessoas, como o pai ou pessoas prximas apenas. Em relao propriedade, as crianas so ensinadas a respeitar as coisas do prximo.

O crescimento e iniciao do jovem Arapesh


Quando a criana Arapesh atinge os 7 ou 8 anos, sua personalidade est formada. Certos tabus na adolescncia como deixar de comer certos alimentos em pocas especficas e o cuidado com a masturbao. Se desrespeitar as regras, ningum o punir. Entretanto, ele no crescer forte. Tamberan - Patrono sobrenatural dos homens da tribo. As meninas aprendem a no especular, pois no seguro.

O crescimento e o noivado de uma menina Arapesh


Quando completa 7 ou 8 anos, a menina Arapesh prometida a um menino uns 6 anos mais velho. Ela passa a morar na casa dos sogros, onde criada. O menino responsvel pelo cultivo e pela caa dos alimentos que alimentaro a noiva. Os maridos podem controlar suas esposas, porque assim como na relao entre pais e filhos, eles as criaram. No h nfase sexual na escolha. Encarar crianas como objetos sexuais seria algo inacreditvel para os Arapesh. O Arapesh v no matrimnio uma forma de aumentar o crculo familiar. O pai ao escolher a esposa para o filho leva em conta seus irmos e primos.

Os meninos que so preocupados com o casamento desde cedo, em contraste com a sociedade moderna.

A menina age na casa dos sogros como na de seus pais. Provavelmente, j os conhece, e nutre por eles o mesmo afeto dedicado famlia. Quando a menina aproxima-se da puberdade, a vigilncia sobre ela aumenta, para evitar relaes sexuais, j que elas, segundo acreditam, podem prejudicar o crescimento da mesma. H tambm um cerimnia para o momento da primeira menstruao, na qual as meninas so isoladas nas cabanas menstruais, esfregadas com folhas e nelas so feitas incises decorativas. As menina recebida com presentes na aldeia e o futuro marido prepara um sopa com ervas especiais para que ela se torne forte. A cerimnia encerra a infncia da menina, mas no rodeada de mistrios como a dos meninos, alm de no mudar drasticamente sua vida.

Certo dia, os dois, que agora tem permisso de passear juntos e a ss pelo mato, consumaro seu casamento...sem que ningum saiba ou comente;

O casamento Arapesh
O sexo visto como algo perigoso, pois no seguro entregar uma parte de si a uma estranha. Somente com o casamento o sexo passa a ser seguro e valioso. Nem homens nem mulheres so considerados espontaneamente sexuais. Os atos que porventura ocorram fora do casamento so imputados a outras coisas, como a feitiaria. Os Arapesh so um grupo que pressupe a monogamia, mas permitem a poligamia. A poligamia no algo buscado, mas trazido pelas circunstncias. Como quando tem que casar com a viva de um irmo. A primeira esposa tem precedncia no lar. A relao entre as duas prxima. Os rapazes no so treinados para comandar a mulher, mas esperam que ela as obedea pela diferena de idade. As mulheres no so ensinadas a obedecer, mas a respeitar.

S-ar putea să vă placă și