Sunteți pe pagina 1din 13

Repblica Liberal

Prof: Caius

O Governo Dutra
- Marcado pela guerra fria e pelo alinhamento do Brasil ao bloco liderado pelos EUA. - Constituico de 1946 - Colocou o PC na clandestinidade. - Implementou o plano SALTE (sade, alimentao, transporte e energia) primeira tentativa de planejar globalmente a economia brasileira.

O Governo Vargas - Desenvolveu a poltica populista, com base no


nacionalismo econmico; - Desenvolveu uma poltica de mobilizao popular atravs dos sindicatos; - Criao da Petrobrs e Eletrobrs;

- A poltica nacionalista de Vargas gerou forte oposio da UDN, apoiada pelos EUA, levando-o ao suicdio em agosto de 1954.

Fac-smile do jornal ltima Hora anunciando a morte de Getlio Vargas.

Caractersticas do Populismo
O populismo tinha como caracterstica a ambigidade: de um lado, sensveis s presses populares, os polticos populistas tendiam a atender s reivindicaes, mas de outro, procuravam manipular essas reivindicaes; O fenmeno do populismo representou o deslocamento do plo dinmico da economia do campo para a cidade.

O Governo JK
- Estabeleceu o Plano de Metas: 50 anos em 5, que contemplavam cinco setores bsicos: *energia ao qual eram dedicados 43,4% de investimento compreendendo: energia eltrica; energia nuclear; carvo; petrleo e refinamento de petrleo; *transporte ao qual eram dedicados 29,6% de investimento incluindo: reequipamento e construo de estradas de ferro; construo e pavimentao de estradas de rodagem; portos e barragens; marinha mercante e transportes areos; *alimentao ao qual eram destinados 3,2% de investimento compreendendo: armazns e silos; frigorficos; matadouros; mecanizao da agricultura; fertilizantes e plantio de trigo, *indstria de base ao qual eram dedicados 20,4% de investimento abrangendo as indstrias de: cimento; ao; alumnio; metais no-ferrosos; lcalis; papel e celulose; borracha; construo naval; equipamentos eltricos; veculos motorizados e maquinaria pesada; alm da exportao de ferro; *educao ao qual eram dedicados 4,3% de investimento que tinha como meta um programa de alfabetizao.

- Abertura ao capital internacional, com a instalao das multinacionais;

- Apoiou a poltica de desenvolvimentismo para a Amrica Latina (CEPAL)

- Conseqncias do desenvolvimentismo:
* crescente importncia das multinacionais; * entrada macia de capital estrangeiro * incio da presso inflacionria; * agravamento das disparidades regionais.

Manifestao aps a vitria de Juscelino Kubitscheck, foto da Empresa Brasileira de Notcias Rio de Janeiro, 1956. Copiada da Revista Nosso Sculo 1945-1960, Captulo VIII - "A Era de Juscelino Kubitscheck 50 anos em 5", pg. 195

Linha de Montagem da Volkswagen em So Bernardo do Campo, So Paulo, 1958, foto de Peter Scheier, copiada da Revista Nosso Sculo 1945-1960, Captulo VIII "A Era de Juscelino Kubitscheck 50 anos em 5", pg. 215.

Governo Jnio Quadros


Jnio tinha popularidade junto s massas operrias de So Paulo e conquistou a simpatia de brasileiros ricos, pobres, remediados, urbanos, rurais, ignorantes e letrados. Usava como jingle de sua campanha, a msica:
"Varre, varre, varre, varre, vassourinha./ Varre, varre a bandalheira. Que o povo j est cansado/ de sofrer desta maneira./ Jnio Quadros a esperana deste povo abandonado. "

Jnio Quadros, em campanha para a Presidncia da Repblica, outubro de 1960.

Poltico conservador no plano interno, mas desenvolveu uma poltica externa independente;

Adotou uma poltica econmica austera com congelamento dos salrios e restrio ao crdito; Provocou restries no meio empresariais ligados s multinacionais; Renunciou sete meses aps a sua posse.

Governo Joo Goulart


Considerado herdeiro do getulismo; Implantao do Parlamentarismo (1961-1963), realizao do plebiscito que recusou esta forma de governo; Lanou o programa de Reformas de Base, que buscava apoio nas foras populares. Reforma agrria;

Lei de Remessas de Lucros O golpe de 31 de maro encerrou o perodo populista com a queda de Goulart.

Os impasses polticos: recomposio das foras polticas no Congresso Nacional

Frente Parlamentar Nacionalista;


Ao Democrtica Parlamentar. Organizaes da sociedade civil Ligas Camponesas Instituto Brasileiro de Ao Democrtica e Instituto de Pesquisas e Estudos Sociais

S-ar putea să vă placă și