Sunteți pe pagina 1din 27

O Livro do Juzo Revelaes do Apocalipse, volume I, cap.

5, 199

1 E vi na dextra do que estava assentado sobre o trono um livro escrito por dentro e por fora, selado com Sete Selos (Ap 5:1). Na mo direita do Pai sobre o trono estava um livro... selado com sete selos... Ele registra o resgate da raa humana da escravido de Satans e descreve a vitria ltima de Deus sobre o pecado (Nisto Cremos, 154). o livro do destino, o livro que aberto, revelar o destino do mundo e de todos os que j o habitaram... Aquele que abre este livro tanto o que castiga como o que redime; Ele o Leo e o Cordeiro, Aquele cujo poder salvar e cujo direito condenar... Somente Cristo pode abrir este Livro do Destino.
(Edwin R. Thiele, Esboo de Estudos, vol 1, 96).

O Livro do Juzo Revelaes do Apocalipse, volume I, cap. 5, 200, 201.

2 A verdadeira natureza do livro selado com Sete Selos... diz respeito aos pecados, confisso dos pecados, ao arrependimento, e sentena pronunciada por Deus sobre os filhos dos homens quando os livros forem abertos. Que far essa pessoa no dia em os livros forem abertos e cada um for julgado segundo as coisas que neles estiverem escritas?
(Ellen G. White, Testemunhos Seletos, vol 3, 414).

Ao lavar Pilatos as mos dizendo: Estou inocente do sangue deste justo`, os sacerdotes uniram-se apaixonada declarao da turba ignorante: O seu sangue caia sobre ns e sobre os nossos filhos`... Sua deciso foi registrada no livro que Joo viu na mo Daquele que esta assentado no trono, no livro que ningum podia abrir (Ellen G. White, Parbolas de Jesus, 294).

O Livro do Juzo Revelaes do Apocalipse, volume I, cap. 5, 200.

3 O quinto captulo do Apocalipse precisa ser detidamente estudado. Ele da maior importncia para os que havero de participar da obra de Deus nestes ltimos dias.
(Ellen G. White, Testemunhos Seletos, vol 3, 414, 415).

O Livro do Juzo Revelaes do Apocalipse, volume I, cap. 5, 201, 202.

4 Quando Ellen White diz que o quinto captulo de Apocalipse precisa ser detidamente estudado..., ela est se referindo claramente ao Juzo Investigativo e no aos perodos histricos da igreja. Quando as profecias do Apocalipse so interpretadas como sendo simplesmente repetitivas, isto , que os Sete Selos e as Sete Trombetas voltam a cobrir os mesmos perodos histricos das Sete Igrejas, despreza-se a nica explicao provida por Deus que seria de grande auxlio para se entender o processo do Juzo Celestial. Estas profecias no so repetitivas, so progressivas como as de Daniel.

O Livro do Juzo Revelaes do Apocalipse, volume I, cap. 5, 202.

5 Ellen White fala que: O livro de Daniel descerrado na revelao a Joo, e nos transporta para as ltimas cenas da histria da Terra (Testemunhos para Ministros e Obreiros Evanglicos, 115). O alvo unir esses livros, mostrando que ambos se relacionam com os mesmos assuntos.
(Ellen G. White, Testemunhos para Ministros e Obreiros Evanglicos, 117).

Se os livros de Daniel e Apocalipse se relacionam com os mesmos assuntos, ento as profecias do Apocalipse precisam ser tambm progressivas. As profecias de Daniel repetem para poder avanar. A principal caracterstica delas a progresso no tempo.

O Livro do Juzo Revelaes do Apocalipse, volume I, cap. 5, 202, 203.

6 Progresso nas Profecias de Daniel: Daniel 2 alcana o ano 476 d. C., quando caiu o Imprio Romano do Ocidente. Daniel 7 repete os quatro imprios mundiais para poder avanar no tempo. Alcana o ano 1798 (7:25), e no verso 26 faz um anncio do Juzo Celestial que o principal tema de Daniel 8. Daniel 8 repete trs imprios mundiais e avana no tempo alcanando o ano de 1844, incio do Juzo Celestial (8:14).

O Livro do Juzo Revelaes do Apocalipse, volume I, cap. 5, 203.

7 Progresso nas profecias de Daniel:

Daniel 11 repete os trs primeiros imprios mundiais e avana no tempo... fazendo meno da abominao desoladora (11:31), que o decreto dominical. Continua avanando at a proclamao do Alto Clamor (11:44), aqui identificado como os rumores do oriente que espantaro o falso rei do Norte, o papado. Daniel 11:45 faz referncia ao Armagedom quando o reino do mal ser destrudo pelo aparecimento de Miguel, o Grande Prncipe. Daniel 12 avana no tempo alcanando o clmax da histria deste mundo no tempo de angstia qual nunca houve e o fechamento da porta da graa (12:1); a ressurreio especial (12:2); a revelao do segredo de Deus e a ressurreio geral (12:12-13).

O Livro do Juzo Revelaes do Apocalipse, volume I, cap. 5, 203.

8 As profecias do Apocalipse tambm so progressivas: As Sete Igrejas esboam a histria do cristianismo desde o ano 31, quando iniciou o perodo de feso. O ano 1844 deu incio ao perodo da stima igreja, Laodicia; a Era do Juzo. Apocalipse 4 segue a seqncia mostrando a grande Sala do Juzo, o Santssimo do Santurio do Cu. Apocalipse 5 segue apresentando o Livro do Juzo que est na mo do Pai, aguardando para ser entregue ao Filho, o Cordeiro que foi morto e reviveu.

O Livro do Juzo Revelaes do Apocalipse, volume I, cap. 5, 204.

9 A deciso do povo e dos sacerdotes ao clamarem: O seu sangue caia sobre ns e nossos filhos, foi registrada no livro que Joo viu na mo Daquele que estava assentado no trono, no livro que ningum podia abrir. Esta deciso lhes ser apresentada em todo o seu carter reivindicativo naquele dia em que o livro h de ser desselado pelo Leo da tribo de Jud.
(Ellen G. White, Parbolas de Jesus, 294).

Essa uma afirmao muito esclarecedora porque revela a natureza e o contedo do livro selado com Sete Selos; seu contedo diz respeito ao Juzo Investigativo.

O Livro do Juzo Revelaes do Apocalipse, volume I, cap. 5, 204.

10 Testemunhos Seletos, vol. 3, 414, coloca o quinto captulo de Apocalipse e o livro selado com Sete Selos... no contexto do Juzo Investigativo. Isto no fora nenhuma interpretao, sugere naturalmente que a parte selada do livro de Daniel, exatamente aquela parte que diz respeito ao Santurio Celestial e ao Juzo Investigativo, e que esta parte selada desselada no Apocalipse pelo Leo da Tribo de Jud, e que os Sete Selos esto firmemente vinculados ao Juzo Celestial.

O Livro do Juzo Revelaes do Apocalipse, volume I, cap. 5, 205.

11 Ellen White logo aps citar Dn 12:9-13, em Testemunhos para Ministros, 115, faz a seguinte declarao: Foi o Leo da tribo de Jud que abriu o livro, e deu a Joo a revelao do que deve acontecer nestes ltimos dias. Daniel ficou na sua sorte para dar seu testemunho, que foi selado at ao tempo do fim, quando devia ser proclamada ao mundo a mensagem do primeiro anjo. Esses assuntos so de infinita importncia nestes ltimos dias... nenhum dos mpios entender... no compreendero a proclamao da primeira, segunda e terceira mensagem anglicas. O livro de Daniel descerrado na revelao a Joo, e os transporta para as ltimas cenas da histria da Terra.

O Livro do Juzo Revelaes do Apocalipse, volume I, cap. 5, 205, 206.

12 O contedo desse livro que ser aberto pelo Leo da tribo de Jud estabelece relao com o que deve acontecer nestes ltimos dias e no com o passado. Nos captulos 4 e 5 Joo apresenta a abertura (ou incio) da segunda fase do ministrio de Cristo no Santurio Celestial (Mario Veloso, The Sanctuary and the Atonement, 406). E vi um anjo forte, bradando com grande voz: Quem digno de abrir o Livro e de desatar os seus selos?... E eu chorava muito, porque ningum fora achado digno de abrir o Livro, nem de o ler, nem olhar para ele... E disse-me um dos ancios: No chores: eis aqui o Leo da tribo de Jud, a Raiz de Davi, que venceu, para abrir o Livro e desatar os seus selos (Ap. 5:2-6).

O Livro do Juzo Revelaes do Apocalipse, volume I, cap. 5, 207.

13 O Pai, segurando o livro, est assentado no grande trono denotando ser Ele o Juiz, mas Ele no podia abrir o livro, esperava por algum que fosse digno de abri-lo. Por que no Ele, o Pai? Mesmo nos tribunais da Terra, o acusado no pode advogar em causa prpria, assim tambm no Juzo Celestial. O Pai foi o primeiro a ser acusado diante do universo. Antes de Ado e Eva serem criados Lcifer levantou suspeitas contra o carter de Deus e a validade de Sua Lei... O Juzo Celestial diz respeito vindicao do carter do Pai. Foi acusado de injustia, de exigir que Suas criaturas faam o que no lhes possvel fazer, e de castig-las se no o fizerem. A Lei o ponto especfico de ataque; sendo, porm uma transcrio do carter divino, so Deus e Seu carter os que esto na cena do julgamento (M. L. Andreasen, O Ritual do Santurio, 210).

O Livro do Juzo Revelaes do Apocalipse, volume I, cap. 5, 208.

14 Tudo que necessrio que Deus apresente um homem que tenha guardado a lei, e Sua causa est ganha... O resultado depende, portanto, de um ou mais seres que guardem os mandamentos divinos. Nisso ps Deus em jogo Seu governo... O Filho de Deus, em Sua prpria pessoa, enfrentou as acusaes de Satans e demonstrou que eram falsas
(M. L. Andreasen, O Ritual do Santurio, 211).

O Livro do Juzo Revelaes do Apocalipse, volume I, cap. 5, 208.

15 Ningum se apresenta para abrir o livro, da o choro do profeta. Um dos ancios o consola dizendo: No chores; eis que o Leo da tribo de Jud, a Raiz de Davi, venceu para abrir o livro e os seus Sete Selos (Ap 5:5). Por que somente Jesus poderia abri-lo? Porque Jesus assumiu essa misso nas cortes celestiais, de encarnar, vestir-Se da natureza humana, tornando-se carne da nossa carne e sangue do nosso sangue, para que mediante Ele o Pai pudesse ser justificado no Juzo Celestial.

O Livro do Juzo Revelaes do Apocalipse, volume I, cap. 5, 209.

16 E tambm o Pai a ningum julga, mas deu ao Filho todo o Juzo... e deu-lhe o poder de exercer o Juzo, porque o Filho do Homem (Jo 5:22, 27). O Pai a ningum julga porque Ele o acusado nmero um... Unicamente Jesus pode desselar o livro, porque Ele foi nomeado pelo Pai para ser o Juiz no Tribunal Celestial, e porque o contedo do livro profundamente sagrado e est intimamente relacionado com o prprio Deus Pai. Os Sete Selos so passos progressivos no processamento do Juzo Celestial. O assunto de maior relevncia do universo no a salvao dos homens, por mais importante que parea. O essencial que o nome de Deus seja defendido das falsas acusaes feitas por Satans.
(M. L. Andreasen, O Ritual do Santurio, 213).

O Livro do Juzo Revelaes do Apocalipse, volume I, cap. 5, 210.

17 Ellen White afirma: O plano da redeno tinha um propsito ainda mais vasto e profundo do que a salvao do homem. No foi para isto apenas que Cristo veio Terra; no foi simplesmente para que os habitantes deste pequeno mundo pudessem considerar a Lei de Deus como devia ela ser considerada; mas foi para reivindicar o carter de Deus perante o universo (Patriarcas e Profetas, 64).

O Livro do Juzo Revelaes do Apocalipse, volume I, cap. 5, 211.

18 Tanto em Daniel como em Apocalipse, a abertura do livro feita diante dos milhares de milhares e milhes de milhes (Dn 7:9-10; Ap 5:11). A cerimnia de abertura do Juzo Celestial o clmax de tudo; agora o Filho que Se prope justificar o Pai das acusaes satnicas. Ao findar o Juzo Celestial os salvos de todos os tempos estaro selados e o carter do nosso Pai estar para todo o sempre vindicado, livre de qualquer sombra de dvida. Aleluia!.

O Livro do Juzo Revelaes do Apocalipse, volume I, cap. 5, 212.

19 Realmente o tema central do Apocalipse Cristo no Seu Santurio e a Sua passagem do Santo para o Santssimo em 1844 para iniciar o Juzo Investigativo. um assunto presente tanto em Dn 8:14 e 7:9,10, 13 como tambm em Apocalipse captulo quatro, estendendo-se at o captulo oito verso cinco. O cenrio do juzo comea com a carta a Filadlfia: Eis que diante de ti pus uma porta aberta (Ap 3:8). A carta seguinte a Laodicia, o povo do juzo, e em seguida Deus faz o convite ao profeta: Sobe aqui e mostrar-te-ei as coisas que depois destas devem acontecer (Ap 4:1). E o que foi que Deus mostrou ao profeta? Olhei,... e eis uma porta aberta no cu (Ap 4:1). A partir da carta a Filadlfia Deus comeou anunciar a chegada do Juzo Celestial e no parou mais at completar todo o processo do juzo.

O Livro do Juzo Revelaes do Apocalipse, volume I, cap. 5, 212, 213.

20 Deus continua mostrando o cenrio do juzo: Em Ap 4:2 Joo viu a grande sala do juzo atravs da porta aberta no cu e no para o cu, de Ap 4:1: E logo fui arrebatado em esprito e eis... um trono estava posto no cu, e Um assentado sobre o trono. Ao redor do trono de Deus, havia outros vinte e quatro tronos: E ao redor do trono havia vinte e quatro tronos; e vi assentados sobre os tronos vinte e quatro ancios... (Ap 4:4). Estas cenas no podem estar descrevendo a ascenso de Jesus ao cu no ano 31 d. C. porque aqui os vinte e quatro ancios aparecem antes de Jesus visto que j esto assentados em vinte e quatro tronos e tambm com coroas na cabea... Se usarmos as cenas de Ap 4 e 5 para descrever a festa do Pentecostes ocorrida por ocasio da ascenso de Jesus, estaremos invertendo a ordem dos acontecimentos...Jesus desta vez entra na presena do Pai para receber o livro selado.

O Livro do Juzo Revelaes do Apocalipse, volume I, cap. 5, 214.

21 Do Santo para o Santssimo: Ap 5:7 mostra a passagem de Jesus do Santo para o Santssimo para receber o livro: E veio e tomou o livro da extra do que estava assentado no trono. Ap 6:1 mostra o Cordeiro iniciando a abertura dos selos: Vi quando o Cordeiro abriu um dos sete selos. A abertura do livro selado determina o incio do juzo: Assentouse o juzo, e abriram-se os livros (Dn 7:10). Dn 7:13 uma referncia passagem de Jesus do Santo para o Santssimo: O Filho do homem... dirigiu-se ao Ancio de Dias... Ellen White comenta Ap 5:11 dizendo: Anjos uniram-se obra Daquele que havia aberto os selos e tomado o livro. Quatro poderosos anjos seguram os poderes da terra at que os servos de Deus sejam selados em suas frontes... Quando este poder restringidor for removido, haver um tempo de tribulao e angstia (Ellen G. White, SDA Bible Commentary, vol. 7, 967).

O Livro do Juzo Revelaes do Apocalipse, volume I, cap. 5, 216, 217.

22 Dn 12:1 fala que haver um tempo de angstia qual nunca houve..., mas naquele tempo livrar-se- o teu povo, todo aquele que se achar escrito no livro. O livro que contm o nome dos salvos e o mesmo livro de Dn 12:4: e tu Daniel fecha estas palavras e sela este livro at o fim do tempo; este livro que entregue ao Leo da tribo de Jud para ser desselado (Ap 5:7). O livro de Daniel desselado em Apocalipse... O alvo unir esses livros, mostrando que ambos se relacionam com os mesmos assuntos (Ellen G. White, Testemunhos para Ministros e Obreiros Evanglicos, 115). Atravs dos Sete Selos Deus revela o roteiro do julgamento.

23 Logo aps ter Jesus tomado o livro, a cena que se segue mostra a exultante adorao e louvor que dado a Ele por ocasio da abertura do juzo, por todos os habitantes do Cu e da Terra. Onde, nas cenas apresentadas pelos profetas, pode-se encontrar algo comparvel a isso? Trs hinos de louvor encontram-se no captulo cinco do Apocalipse: 1. O hino dos quatro seres viventes e dos vinte e quatro ancios (5:8-10). 2. O hino dos muitos milhes de anjos, dos seres viventes e dos ancios (5:11-12). 3. O hino de todas as criaturas do universo (5:13) (Mario
Veloso, The Sanctuary and the Atonement, 406).

O Livro do Juzo Revelaes do Apocalipse, volume I, cap. 5, 218.

O Livro do Juzo Revelaes do Apocalipse, volume I, cap. 5, 219, 220. 24 A Bblia e o Esprito de Profecia apiam esta interpretao sobre o livro selado com Sete Selos: 1. O livro Parbolas de Jesus, 294, afirma que o livro selado com Sete Selos contm registros individuais das pessoas que sero avaliadas no Juzo. 2. O livro Testemunhos Seletos, vol. 3, 414, coloca o quinto captulo do Apocalipse no contexto do juzo, referindo-se ao dia em que os livros sero abertos e cada um julgado segundo as coisas que neles estiverem escritas. 3. O livro Testemunhos para Ministros e Obreiros Evanglicos, 112-118, enfatiza o fato de que Daniel e Apocalipse devem ser estudados juntos, porque ambos se completam... Lede Apocalipse em conexo com Daniel. Ensinai essas coisas (114-115). Em Daniel 12:1, 4, 9, mencionase o livro selado at o tempo do fim e que contm os nomes de todos aqueles que ho de se salvar. A compreenso da natureza desse livro e do seu contedo dada em Apocalipse nos captulos 5, 6, 7 e 8. Os Sete Selos, portanto, no podem ser vistos s como perodos histricos das Sete Igrejas, pois eles revelam algo muito mais grandioso, solene e sagrado: o selamento do povo de Deus no Juzo Celestial (Continua).

O Livro do Juzo Revelaes do Apocalipse, volume I, cap. 5, 220, 221.


25 Cotinuao: 4. O livro Testemunhos para Ministros e Obreiros Evanglicos, 115, faz um comentrio sobre Dn 12:9-13, relacionando esses versos com o livro selado de Ap 5:7.

5. No volume 7 do SDA Bible Commentary, 967, Ellen White faz um comentrio de Ap 5:11, dizendo: Anjos uniram-se obra Daquele que havia aberto os Selos e tomado o Livro. Quatro poderosos anjos seguram os poderes da Terra at que os servos de Deus sejam selados.... Uma vez mais ela associa a abertura dos Sete Selos ao Selamento do povo de Deus. 6. No h indcios nessas citaes de Ellen White de que os Sete Selos representem uma repetio dos mesmos perodos histricos das Sete Igrejas... A interpretao histrica dos Sete Selos no vem, originalmente, de Ellen White ou da prpria Bblia. Telogos no adventistas... comearam a ensinar que os Sete Selos cobriam os mesmos perodos histricos das Sete Igrejas (Ver SDABC, vol. 7, 108, 111). No podiam entender essa mensagem porque isso s seria pregado mais tarde pela Igreja Remanescente (Continua).

O Livro do Juzo Revelaes do Apocalipse, volume I, cap. 5, 221, 222.


26 Continuao do item 6: Os selos de Ap 6:1 a 8:1 esto sendo reestudados constantemente pelos Adventistas do Stimo Dia. Reconhecemos que esta uma parte das Escrituras que requer cuidadosa investigao. Precisamos abrir o corao e a mente para o ministrio de ensino do Esprito Santo, ao procurarmos a aplicabilidade especial dessa profecia Igreja e ao mundo, hoje em dia (Joseph J. Battistone, Lio da Escola Sabatina, 2 trim. 1989, 85). 7. O tema central do livro de Daniel o Santurio... e todas as revelaes do Apocalipse tambm giram em torno do Santurio... Se os selos so abertos no prprio Santssimo... porque eles esto intimamente relacionados com o prprio juzo. Como povo, devemos ser estudantes diligentes da profecia; no devemos sossegar sem que entendamos claramente o assunto do santurio, apresentado nas vises de Daniel e Joo (Ellen G. White, Evangelismo, 222).

O Livro do Juzo Revelaes do Apocalipse, volume I, cap. 5, 223.

27 O rolo na mo do Pai muito importante para os habitantes da Terra porque anuncia quem est salvo e por qu, e quem est perdido e por qu.. O Pai tem nas mos o livro do destino. Esse livro contm o futuro de vida ou morte de todo ser humano.. o veredicto do Tribunal Celestial....
(Joseph J. Battistone, Lio da Escola Sabatina, 2 trim. 1989, 73, 74).

S-ar putea să vă placă și