Sunteți pe pagina 1din 22

Os Sete Selos e o Juzo Pr-Advento Revelaes do Apocalipse, volume I, cap. 6, 225.

1 E, havendo o Cordeiro aberto um dos selos, olhei, e ouvi um dos quatro animais, que dizia como em voz de trovo: Vem, e v. E olhei, e eis um cavalo branco; e o que estava assentado sobre ele tinha um arco; e foi-lhe dada uma coroa, e saiu vitorioso, e para vencer (Ap 6:1-2). Esta uma interpretao diferente da interpretao histrica, mas essencialmente bblica e apoiada pelo Esprito de Profecia.

Os Sete Selos e o Juzo Pr-Advento Revelaes do Apocalipse, volume I, cap. 6, 225, 226.

2 A Bblia fala que o povo de Deus receber o Selo do Deus Vivo e que os mpios recebero o Selo da Besta. Este duplo selamento ocorrer por ocasio do Juzo Pr-Advento. Ento, os Sete Selos tambm devem ser vistos como sendo o processo desse selamento no Juzo Investigativo. Evidncias: 1. O Quinto Selo (Ap 6:9-11) fala de juzo, atravs do clamor dos mrtires, uma classe especial de salvos, para que Deus julgue e vingue o sangue que deles foi derramado. 2. O Sexto Selo fala especificamente do selamento (juzo) de uma outra classe especial de salvos, os 144.000 (Ap 7:3-4). 3. E o Stimo Selo revela o fim do juzo, o tempo em que ocorrer o fechamento da porta a graa (Ap 8:1-5), quando Jesus, o Anjo do Concerto lanar o incensrio sobre a Terra.

Os Sete Selos e o Juzo Pr-Advento Revelaes do Apocalipse, volume I, cap. 6, 226.

3 Se os trs ltimos selos esto vinculados ao Juzo PrAdvento que iniciou em 1844, ser coerente entender que os primeiros quatro selos tambm esto relacionados a esse juzo. As Sete Igrejas destacam-se, incontestavelmente, como uma revelao dos sete perodos histricos do cristianismo, porm, os Sete Selos usam diferentes smbolos que dificilmente correspondem aos perodos histricos da igreja. Por exemplo: por que s quatro cavalos e no sete?. Deus constante: no usaria os trs ltimos selos para falar do Juzo Celestial, se os quatro primeiros tambm no estivessem no contexto do juzo, que comeou em 1844... Se os selos so abertos no Santssimo, e especificamente na Era do Juzo, forosamente eles precisam se relacionar com esse juzo.

Os Sete Selos e o Juzo Pr-Advento Revelaes do Apocalipse, volume I, cap. 6, 227.

4 Deus, ao revelar ao profeta a histria da Sua igreja, usou smbolos que eram familiares a Joo, mas unicamente a Bblia pode interpretar os smbolos profticos: guas, simbolizam povos e multides (Ap 17:15). Drago, simboliza Satans (Ap 12:9). Os sete castiais (Ap 1:20), so as sete igrejas. O Selo do Deus Vivo, era um smbolo familiar a Joo
(Ez 20:12, 20; Ex 31:13-17).

Os quatro cavalos, smbolos utilizados por Joo nos quatro primeiros selos, eram uma linguagem de Zacarias que o profeta utilizou por orientao do Esprito Santo. Similaridades: [Zc 1:8-10; 6:2-5; Ap 6:2-8], [Zc 2:1-2; Ap
11:1], [Zc 4:2-3; Ap 11:4], [Zc 3:9; 4:10; Ap 5: 6].

Os Sete Selos e o Juzo Pr-Advento Revelaes do Apocalipse, volume I, cap. 6, 227.

5 Sete Selos, simbolizam todo o processo de Selamento comeando primeiro com os mortos e depois os vivos
(Ap 6:1-8:5).

Em parte alguma a Bblia interpreta selo como sendo histria da igreja. O smbolo bblico para as sete igrejas so os sete castiais.

Os Sete Selos e o Juzo Pr-Advento Revelaes do Apocalipse, volume I, cap. 6, 228, 229, 230.

6 Ellen White declara que Ageu e Zacarias so os dois profetas da restaurao do templo do Antigo Testamento. As mensagens dadas por Ageu e Zacarias despertaram o povo no sentido de fazer todo o esforo possvel para a reconstruo do templo (Patriarcas e Profetas, 578). As profecias de Zacarias tinham, sem dvida, aplicao, tanto ao Santurio Terrestre como ao Celestial. Diz Ellen White: A viso de Zacarias, relativa a Josu e ao Anjo, aplica-se com fora particular experincia do povo de Deus no remate do grande dia da expiao (Testemunhos Seletos, vol. 2, 175, 178, 179). As vestes sujas de Josu, sero trocadas pelos vestidos brancos da Testemunha Verdadeira (Ap 3:18). Zacarias captulo dez fala da Chuva Serdia, e Ellen White relaciona o derramamento da Chuva Serdia com o selamento do povo de Deus; o selamento do carter: Nenhum de ns jamais receber o Selo de Deus, enquanto o carter tiver uma ndoa ou mcula sequer (Testemunhos Seletos, vol. 2, 69).

Os Sete Selos e o Juzo Pr-Advento Revelaes do Apocalipse, volume I, cap. 6, 230, 231.

7 Em Zacarias 10:1, 3, Deus fala do Seu povo no contexto da Chuva Serdia, no contexto do juzo, usando o simbolismo de um cavalo de glria na batalha:
Pedi ao Senhor chuva no tempo das Chuvas Serdias; o Senhor d aos homens aguaceiro... Contra os pastores se acendeu a minha ira..., mas o Senhor dos Exrcitos tomar a seu cuidado o rebanho, a casa de Jud, e far desta o Seu cavalo de glria na batalha.

Outro profeta que interpreta cavalo como smbolo de povo ou pessoas, no contexto do juzo Joel:
...um povo grande e poderoso... frente dele vai fogo devorador... A sua aparncia como a de cavalos... Diante deles, treme a terra, e os cus se abalam; o sol e a lua se escurecem, e as estrelas retiram o seu resplendor... Grande o Dia do Senhor... Quem o poder suportar? (Jl 2:1-4, 10-11).

Os Sete Selos e o Juzo Pr-Advento Revelaes do Apocalipse, volume I, cap. 6, 231.

8 Ao lerem esses textos de Joel, a ateno dos filhos de Deus chamada para Ap 6:12, 13 onde Deus est falando da Terra que treme, do sol e da lua que escurecem, e das estrelas que caem; o texto mais forte o de Joel 2:11: sim, grande o Dia do Senhor e mui terrvel! Quem o poder suportar?. Comparando com Joo em Ap 6:17: Porque vindo o grande Dia da Sua ira; e quem poder subsistir?.
Joel e Joo esto falando do mesmo acontecimento, o grande Dia do Juzo, quem poder subsistir ao juzo?.

Os Sete Selos e o Juzo Pr-Advento Revelaes do Apocalipse, volume I, cap. 6, 231.

9 Existe uma resposta para essa pergunta: Ap 7:1-4 vi quatro anjos nos quatro cantos da Terra, conservando seguros os quatro ventos... Vi outro anjo...tendo o selo do Deus vivo, e clamou... aos quatro... dizendo: ... No danifiqueis nem a terra nem o mar, nem as rvores, at selarmos em suas frontes os servos do nosso Deus.... Ento ouvi o nmero dos que foram selados, que era cento e quarenta e quatro mil.... Estes so as Primcias dos Salvos Vivos. Ap 7:9,13-15 Depois destas coisas vi, e eis grande multido que ningum podia enumerar..., vestidos de vestiduras brancas... Estes que se vestem de vestiduras brancas, quem so e donde vieram?... So estes os que vieram da grande tribulao.... Os 144.000 e a grande multido, so os que passaram pelo tempo de angstia qual nunca houve (Mt 24:21, 22; Dn 12:1; Ap 7:14). Ambos os grupos subsistiro ao grande Dia do Juzo, e permanecero em p na presena do Filho do homem.

Os Sete Selos e o Juzo Pr-Advento Revelaes do Apocalipse, volume I, cap. 6, 232.

10 Tanto Joel como Zacarias falam do povo e Deus comparado a cavalos, dentro do contexto do Juzo. a mesma linguagem usada por Deus nos quatro primeiros Selos ao descerrar diante de Joo o roteiro do juzo pradvento. Os cavalos de Ap 6 devem ser vistos como smbolos de pessoas, ou diferentes grupos de pessoas que no juzo sero confirmadas como povo de Deus, e outros sero envergonhados e desmascarados, provando no serem povo de Deus, embora insistam em ostentar o nome de Cristo. H outras referncias na Bblia onde os cavalos so usados como smbolo de mensageiros anglicos.

Os Sete Selos e o Juzo Pr-Advento Revelaes do Apocalipse, volume I, cap. 6, 233.

11 A declarao de Ellen White no livro Parbolas de Jesus, pgina 294, realmente confirma que o livro selado com os Sete Selos contm o nome de pessoas que pretendem pertencer ao povo de Deus, mas que por ocasio da abertura dos selos, no juzo pr-advento sero achadas trabalhando para Satans. o caso dos sacerdotes no julgamento de Cristo quando disseram:O seu sangue caia sobre ns`. A deciso deles foi registrada no livro que Joo viu na mo de Deus. Essa deciso lhes ser apresentada em todo o seu carter reivindicativo naquele dia em que o livro h de ser desselado pelo Leo da tribo de Jud.

Os Sete Selos e o Juzo Pr-Advento Revelaes do Apocalipse, volume I, cap. 6, 233, 234.

12 Se os selos fossem uma repetio histrica dos sete perodos da igreja qualquer ser angelical poderia ser escolhido para abri-los; ou ento o prprio Pai teria tal autoridade. Se as sete cartas contando a histria das Sete Igrejas no foram seladas num livro, por que o seria agora nesta parte do Apocalipse?. Porm, se os Sete Selos se relacionam com o Juzo Celestial, e se eles tm a ver com a reivindicao do carter de Deus diante de todo o universo, ento justifica a seriedade e solenidade dos eventos registrados em Apocalipse cinco, onde diz que o Leo-Cordeiro o nico digno de abrir os selos, e isto porque Deus o Pai, O constituiu Juiz de toda a Terra, porque Ele o Filho do homem (Jo 5:22, 27). Ele o nico que pode revelar os nomes daqueles que Nele crem.... De fato existe algo especial e sagrado relacionado a cada Selo.

Os Sete Selos e o Juzo Pr-Advento

13 de extrema solenidade o momento em que acontece a abertura dos Sete Selos e tem incio o Juzo Investigativo. O local no nada mais e nada menos que o lugar onde est o trono de Deus, que, assentado, tem um Livro em Sua mo direita. Em Sua companhia esto os quatro querubins; os vinte e quatro ancios; anjos, milhes deles; os representantes dos mundos no cados; Joo, o discpulo amado, que fora anteriormente o Filho do Trovo; e tambm o Leo da tribo de Jud, a Raiz de Davi, O Filho do Homem; mas tambm o Filho de Deus e o Cordeiro, cujo sangue fora derramado para que se tornasse Vencedor para o bem de todo o universo. Joo chora: quem vai desatar os selos? Cristo Se apresenta e toma das mos do Pai o livro. o nico que pode romper os sete selos! Cessam ento o choro e a lamentao. E num misto de alvio e alegria as criaturas viventes e os vinte e quatro ancios adoram! Os anjos exaltam o Cordeiro! Uma adorao universal acontece, e louvores, honra, glria e domnio eterno so dados a Deus e ao Filho do Homem. Est tudo pronto para que o Livro do Destino seja desselado.

Os Sete Selos e o Juzo Pr-Advento Revelaes do Apocalipse, volume I, cap. 6, 234, 235.

14 O Primeiro Selo. E olhei, e eis um cavalo branco; e o que estava assentado sobre ele tinha um Arco; e foi-lhe dada uma Coroa, e saiu Vitorioso e para Vencer (Ap 6:2). O primeiro ser vivente, semelhante ao Leo, anuncia a mensagem do primeiro selo, o cavalo branco... Em Ap 19:11-13 o profeta tem uma outra viso onde aparece o mesmo cavalo branco, sendo montado pelo mesmo Cavaleiro: E vi o cu aberto, e eis um cavalo branco; e o que estava assentado sobre ele chama-se Fiel e Verdadeiro; e julga e peleja com justia. E os Seus olhos eram como chama de fogo; e sobre a Sua cabea havia muitos diademas; e tinha um nome escrito, que ningum sabia seno Ele mesmo. E estava vestido de uma veste salpicada de sangue; e o nome pelo qual Se chama a Palavra de Deus`. (Ver tambm Jo 1:11, 14).

Os Sete Selos e o Juzo Pr-Advento Revelaes do Apocalipse, volume I, cap. 6, 235.

15 A revelao proftica bastante convincente, mostrando que Jesus o Cavaleiro do cavalo branco, Ele o prprio Leo da tribo de Jud que julga e peleja com justia. O Prncipe da nossa salvao estava dirigindo a batalha, e enviando reforos para Seus soldados... Ele lhes ensinou coisas terrveis em justia, enquanto passo a passo os guiava, vencendo e para vencer.
(Ellen G. White, Testemunhos Seletos, vol 3, 224).

O cavalo branco, portanto, representa o povo de Deus; o primeiro selo aplica-se queles que so seguidores de Jesus; como Pedro escreveu, o juzo comea pela casa de Deus: Porque j tempo que comece o julgamento pela casa de Deus... (I Pe 4:17).

Os Sete Selos e o Juzo Pr-Advento Revelaes do Apocalipse, volume I, cap. 6, 235, 236.

16 A coroa mencionada em Ap 6:2 cumpre a profecia de Zacarias com relao ao sacerdcio de Jesus. ... faze coroas, e pe-nas na cabea de Josu... Sumo Sacerdote. E fala-lhe: Assim... diz o Senhor...: Eis aqui o Homem cujo nome Renovo... Ele ... edificar o Templo do Senhor..., e levar a glria, e assentar-Se- e dominar no Seu trono e ser Sacerdote no Seu trono... (Zc 6:11-13). A edificao do Templo do Senhor profetizada por Zacarias comeou em 1844. A coroa dada a Jesus em Ap 6:2 no primeiro selo o sinal de mudana em Seu ministrio, quando Ele entra no Santssimo
Dn 8:14 (Robert Hauser, Give Glory to Him, 42)

Se a premissa de que o Apocalipse uma histria sobre Jesus e Seu ministrio no Santurio, a abertura do primeiro selo marca um importante ponto de transio... Jesus foi introduzido em Ap 1:13 no traje Sumo Sacerdotal para Seu ministrio no lugar Santo. Ele no muda sua vestimenta at comear o ministrio no Santssimo, quando Ele abre o primeiro selo em Ap 6:1. A coroao uma evidncia dessa mudana (Robert Hauser, Give Glory to Him, 42).

Os Sete Selos e o Juzo Pr-Advento Revelaes do Apocalipse, volume I, cap. 6, 236, 237.

17 Ellen G. White teve uma viso desse momento de mudana no ministrio de Jesus: Foi-me mostrado o que teve lugar no Cu, no final do perodo proftico, em 1844. Terminando Jesus Seu ministrio no lugar Santo, ... Jesus ento envergou vestes preciosas... Sobre a cabea trazia algo que tinha a aparncia de uma coroa. Quando ficou completamente ataviado, achou-Se rodeado pelos anjos, e em um carro chamejante passou para dentro do segundo vu (Primeiros Escritos, 251).

Os Sete Selos e o Juzo Pr-Advento Revelaes do Apocalipse, volume I, cap. 6, 237, 238.

18 Em 1879 Ellen G. White teve uma viso sobre o juzo pradvento, em que viu muitos livros, e ela descreve a abertura do primeiro livro que se harmoniza com as cenas do primeiro selo:

Parecia haver chegado o grande dia da execuo do juzo de Deus... Milhares achavam-se reunidos diante de um grande trono, sobre o qual estava sentada uma pessoa de aparncia majestosa. Vrios livros achavam-se diante Dele, e na capa de cada um estava escrito em letras de ouro, que pareciam como chama ardente: Conta-corrente do Cu`. Foi, ento, aberto um desses livros, contendo os nomes dos que professam crer na verdade. Perdi imediatamente de vista os inmeros milhes que se achavam em redor do trono, e unicamente os que eram professos filhos da luz e da verdade me prenderam a ateno. Ao serem nomeadas essas pessoas, uma a uma, e mencionadas as suas boas aes, sua fisionomia iluminava-se de santa alegria que se refletia em todas as direes (Testemunhos Seletos, vol. I, 518).

Os Sete Selos e o Juzo Pr-Advento Revelaes do Apocalipse, volume I, cap. 6, 238.

19 As cenas que vem do quinto captulo e introduz a abertura do primeiro selo em Ap 6:1-2 harmonizam-se com as cenas relatadas por Ellen White. O ponto de transio no ministrio de Jesus, ocorre exatamente em Ap 5:7 (ver Dn 7:9 e 13-14) quando Jesus, no meio do trono e dos quatro seres viventes e entre os ancios... veio e tomou o livro da dextra do que estava assentado no trono`(Ap 5:6-7). Ellen White descreveu esta cena: E Jesus rodeado pelos anjos, e em um carro chamejante, passou para dentro do segundo vu.
(Primeiros Escritos, 251).

Ap 6:1 d uma informao adicional: a voz como de trovo. No Apocalipse, as vozes de trovo e relmpagos simbolizam importantes anncios relacionados com o ministrio de Jesus no Santurio... Quando a primeira criatura fala, soa como trovo porque existe uma relao com o juzo no Santurio.

Os Sete Selos e o Juzo Pr-Advento Revelaes do Apocalipse, volume I, cap. 6, 239.

20 Cenas similares podem ser vistas na experincia do Sinai, quando Deus deu a Lei, a norma do juzo: Da espessa treva chamejavam vvidos relmpagos, enquanto os ribombos do trovo ecoavam e tornavam a ecoar por entre as culminncias circunvizinhas.
(Ellen G. White, Patriarcas e Profetas, 310).

H um notvel paralelo entre as Trs Mensagens de Ap 14 e os trs primeiros selos. impossvel no se perceber essa similaridade... Mas algum perguntar: o que falar do quarto anjo? A mensagem apocalptica tambm fala de um quarto anjo com uma poderosa mensagem de juzo (Ap 18). Os selos destacam o roteiro do juzo no cu e as mensagens anglicas destacam a proclamao do juzo na Terra. Um evento focaliza o Cu e o outro a Terra, mas ambos se relacionam com o Juzo Celestial.

Os Sete Selos e o Juzo Pr-Advento Revelaes do Apocalipse, volume I, cap. 6, 239, 240.

21 O primeiro selo mostra que o juzo comea pelo povo de Deus (I Pe 4:17), representado pelo cavalo branco, cujo Cavaleiro Jesus. O primeiro anjo proclama tambm uma mensagem de juzo: chegada a hora do juzo (Ap 14:7). A misso de proclamar essa mensagem foi dada ao remanescente de Deus. Ao abrirem-se os livros de registro no juzo, passada em revista perante Deus a vida de todos os que creram em Jesus. Comeando pelos que primeiro viveram na Terra, nosso Advogado apresenta os casos de cada gerao sucessiva, finalizando com os vivos. Todo nome mencionado, cada caso minuciosamente investigado. Aceitam-se nomes, e rejeitam-se nomes.
(Ellen G. White, Grande Conflito, 483).

Os Sete Selos e o Juzo Pr-Advento Revelaes do Apocalipse, volume I, cap. 6, 240.

22 O juzo segue uma ordem, tal como est revelado nos selos. O cavalo branco e a mensagem do primeiro anjo de Ap 14:6-7 se identificam, representando o povo de Deus de todas as eras, os primeiros a serem julgados. O cavaleiro que guia e orienta este povo Jesus.

S-ar putea să vă placă și