Sunteți pe pagina 1din 21

Os Sete Selos e o Juzo Pr-advento O Segundo Selo Revelaes do Apocalipse, vol. I, cap. 6, 240.

1 E, havendo aberto o segundo selo, ouvi o segundo animal, dizendo: vem e v. E saiu outro cavalo, vermelho; e ao que estava assentado sobre ele foi dado que tirasse a paz da Terra, e que se matassem uns aos outros; e foi-lhe dada uma grande espada.(Ap 6:3-4).
O segundo ser vivente, semelhante a um bezerro, smbolo da tribo de Efraim, anuncia a mensagem do segundo selo, o cavalo vermelho... Por ter-se voltado aos dolos, Efraim tornou-se smbolo da idolatria: fez-se culpado em Baal, e morreu... (Os 13:1). Dos homens de Efraim que sacrificam dito: beijam dolos em forma de bezerro (Os 13:2 NVI).

Os Sete Selos e o Juzo Pr-advento O Segundo Selo Revelaes do Apocalipse, vol. I, cap. 6, 241.

2 Zacarias ajuda a entender a mensagem apocalptica Tive de noite uma viso, e eis um homem montado num cavalo vermelho... atrs dele se achavam cavalos vermelhos, baios e brancos (Zc 1:8). A interpretao dada nos versos 10 e 11: so os que o Senhor tem enviado para percorrerem a terra, e o relatrio apresentado por eles : que a terra est agora tranqila e em descanso. Este um relatrio falso porque o profeta Ezequiel diz: Assim diz o Senhor Deus: Ai dos profetas loucos... que andam enganando, sim, enganando o meu povo, dizendo paz, quando no h paz... (Ez 13:3, 10).

Os Sete Selos e o Juzo Pr-advento O Segundo Selo Revelaes do Apocalipse, vol. I, cap. 6, 241.

3 O que significa o vermelho? Em Is 63:1-6, a cor vermelha aparece como smbolo de juzo. Em Ap 12:3, o vermelho est associado ao drago. Em Ap 17:3, o vermelho est associado besta. O cavalo vermelho representa a classe de cristos que professa... crer no sangue de Jesus para perdo dos pecados, todavia, so mensageiros falsos, pregam uma mensagem de paz e segurana quando no h paz...; so os cristos que aceitam a Jesus como Salvador, mas O rejeitam como Senhor, no se submetem a Ele, recusam-se a obedecer a Seus mandamentos.

Os Sete Selos e o Juzo Pr-advento O Segundo Selo Revelaes do Apocalipse, vol. I, cap. 6, 241, 242.

4 O smbolo do bezerro apropriado aqui porque relaciona o grupo do cavalo vermelho com a idolatria; pretendem adorar a Deus, mas, na realidade, entregam-se idolatria. Assim como Efraim foi escolhido como primognito em lugar de Manasss, os deste grupo tambm foram escolhidos como primognitos para Deus. Quando Efraim falava, os homens tremiam; ele era exaltado em Israel. Mas tornou-se culpado da adorao a Baal e comeou a morrer .
(Os 13:1 NVI). O mesmo acontecer com aqueles do grupo do cavalo vermelho, porque no honraram o chamado de Deus.

Os Sete Selos e o Juzo Pr-advento O Segundo Selo Revelaes do Apocalipse, vol. I, cap. 6, 242.

5 - O cavaleiro no Jesus, o prprio Satans. descrito como aquele que tira a paz da terra, para que os homens se matem uns aos outros; e foi-lhe dada uma grande espada (Ap 6:4). Em Hb 2:14 Deus declara que o diabo o que tem o imprio da morte, enquanto que dos lbios de Jesus temos: Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou. Cristo chamado de O Prncipe da Paz. O cavaleiro Satans carrega um smbolo de juzo, uma grande espada, e se apresenta como o lder e guia deste grupo, mas no Juzo Celestial, sero julgados por Jesus, porque professam f em Jesus.

Os Sete Selos e o Juzo Pr-advento O Segundo Selo Revelaes do Apocalipse, vol. I, cap. 6, 242, 243.

6 H referncias na Bblia onde os cavalos so usados como smbolo

de mensageiros anglicos. Erwin R. Gane (Revelaes do Apocalipse, vol. I, 232), faz uma aplicao, relacionando os trs primeiros cavalos: branco, vermelho e preto, com as Trs Mensagens Anglicas. 1. Primeira mensagem: chegada a hora do juzo (Ap 14:7). 2. Segunda mensagem: caiu, caiu Babilnia (Ap 14:8). A segunda mensagem anglica de Ap 14 identifica-se com os cristos do cavalo vermelho, cujo cavaleiro Satans; a experincia espiritual deles tem a ver com a adorao do bezerro: Rejeitando a advertncia do primeiro anjo, desprezaram os meios que o Cu provera para a sua restaurao... e com maior avidez volveram busca da amizade do mundo. Eis a a causa da terrvel condio de mundanismo, apostasia e morte espiritual, que prevalecia nas igrejas em 1844 (Ellen G. White, Grande Conflito, 380).

Os Sete Selos e o Juzo Pr-advento O Segundo Selo Revelaes do Apocalipse, vol. I, cap. 6, 243, 244.

7 A mensagem de Ap 14, anunciando a queda de Babilnia, deve aplicar-se s organizaes que se corromperam... no se refere apenas Igreja de Roma, pois que esta igreja tem estado em condio decada h muitos sculos... A mensagem do segundo anjo..., foi primeiramente pregada no vero de 1844, e teve naquele tempo uma aplicao mais direta s igrejas dos Estados Unidos, onde a advertncia do juzo tinha sido mais amplamente proclamada e em geral rejeitada...
(Ellen G. White, Grande Conflito, 381, 383, 389).

A mensagem do segundo anjo, assim como a mensagem do segundo Selo, aplicam-se mais especificamente s filhas de Babilnia, enquanto que a mensagem do terceiro anjo e a mensagem do terceiro Selo aplicam-se diretamente Igreja Me.

Os Sete Selos e o Juzo Pr-advento O Segundo Selo Revelaes do Apocalipse, vol. I, cap. 6, 244.

8 Na viso de Daniel entendemos que quando o Juiz se assentou, abriram-se os livros, mais de um, portanto. Na viso do Juzo, dada a Ellen White em 1879, a abertura do primeiro livro identifica-se com o primeiro selo (Ao abrirem-se os livros de registro no juzo, passada em revista perante Deus a vida de todos os que creram em Jesus... comeando pelos que primeiro viveram na Terra [Grande Conflito, 483] ). A viso mostra a abertura de um segundo livro, contendo os pecados dos cristos nominais:
Abriu-se um outro livro, no qual se achavam registrados os pecados dos que professam a verdade... Em angstia de alma, cada um declara a prpria culpa e de maneira terrivelmente vvida v que, pecando, atirou fora a preciosa ddiva da vida eterna... Foram mencionados os nomes de todos quantos professam a verdade.
(Testemunhos Seletos, vol. I, 518-520).

Os Sete Selos e o Juzo Pr-advento O Segundo Selo Revelaes do Apocalipse, vol. I, cap. 6, 244, 245.

9 A mensagem do segundo anjo e a mensagem do segundo selo alcanam o seu cumprimento completo... na proclamao do Alto Clamor (Ap 18), aps o cumprimento da terceira mensagem anglica, a saber, a imposio do Decreto Dominical... O Juzo Investigativo est avaliando os fiis e obedientes filhos de Deus, e os cristos nominais presentes em todas as igrejas evanglicas, que seguem as doutrinas e tradies de Babilnia, a Igreja Me; por isso tais igrejas so chamadas de filhas de Babilnia.

Os Sete Selos e o Juzo Pr-advento O Terceiro Selo Revelaes do Apocalipse, vol. I, cap. 6, 245.

10 E, havendo aberto o terceiro selo, ouvi dizer o terceiro animal: Vem, e v. E olhei, e eis um cavalo preto; e o que sobre ele estava assentado tinha uma balana na mo. E ouvi uma voz no meio dos quatro animais, que dizia: uma medida de trigo por um dinheiro, e trs medidas de cevada por um dinheiro; e no danifiqueis o azeite e o vinho (Ap 6:5-6). A mensagem do terceiro selo anunciada pelo terceiro ser vivente, que tinha rosto como de homem. Este era o smbolo na bandeira de Rbem, o primognito de Jac que perdeu o direito da primogenitura porque se entregou prostituio, ao deitar-se com uma das concubinas do seu pai. A atitude de Rbem um smbolo apropriado da grande Meretriz com a qual se prostituram todos os reis da terra (Ap 17:2).

Os Sete Selos e o Juzo Pr-advento O Terceiro Selo Revelaes do Apocalipse, vol. I, cap. 6, 245.

11 A grande Meretriz a igreja que deixou de confiar em Deus para confiar no Homem do pecado, no Filho da Perdio, o qual se ope e se levanta contra tudo o que se chama Deus, ou se adora; de sorte que se assentar como Deus, no templo de Deus, querendo parecer Deus (II Ts 2:3-4), mas ele no Deus; simplesmente um homem, chamado de o homem do pecado. A descrio do que fez Rbem tambm uma descrio do que fez a Igreja Me (Ap 17).

Os Sete Selos e o Juzo Pr-advento O Terceiro Selo Revelaes do Apocalipse, vol. I, cap. 6, 245, 246.

12 O cavalo preto representa o papado, o Rei do Norte de Dn 11:40-45. Isso confirmado por Tiago White e outros pioneiros da Igreja Adventista do Stimo Dia (Tiago White Review and Herald, 29/11/1877). Zacarias novamente ajuda a entender o significado da profecia. Zc 6:6 diz: O carro em que esto os cavalos pretos sai para a terra do Norte. Essa corrida para a terra do Norte est relacionada com a Babilnia espiritual, a Igreja Me, a Me das meretrizes de Ap 17:5. Essa a maior igreja crist do planeta, pois tambm professa f em Jesus, por isso a Igreja de Roma tambm ser julgada no juzo pr-advento.

Os Sete Selos e o Juzo Pr-advento O Terceiro Selo Revelaes do Apocalipse, vol. I, cap. 6, 246, 247.

13 Tinha uma balana na mo. Jesus Se apresenta como sendo o Cavaleiro do cavalo preto, o nico que tem a balana do juzo nas mos, o nico que pode dizer: Pesado foste na balana e achado em falta (Dn 5:27). Daniel 5 retrata o julgamento da Babilnia literal, enquanto Ap 6:5-6 e 14:9-11 referem-se Babilnia espiritual. A linguagem usada por Daniel e Joo uma linguagem de juzo. O simbolismo da balana no terceiro selo representa um julgamento justo e misericordioso para com as almas que saem de Babilnia na ltima hora. Ellen White diz que a mensagem do terceiro anjo assinala o momento certo da grande colheita dos sinceros que vm de Babilnia.

Os Sete Selos e o Juzo Pr-advento O Terceiro Selo Revelaes do Apocalipse, vol. I, cap. 6, 247.

14 Vi ento o terceiro anjo. Disse o meu anjo acompanhante: Terrvel sua obra. Tremenda sua misso. Ele o que deve separar o trigo e o joio, e selar, ou atar o trigo para o celeiro celestial. Essas coisas devem absorver toda a mente, a ateno toda. (Ellen G. White, Primeiros Escritos, 118). Este o ponto central do terceiro selo. Nessa balana do Santurio sero pesados os membros individuais da igreja crist; e se seu carter moral e seu estado espiritual no corresponderem aos benefcios e bnos que lhes foram conferidos, sero achados em falta.
(Ellen G. White, Testemunhos para Ministros e Obreiros Evanglicos, 450).

A menos que entremos no Santurio do Cu e nos unamos com Cristo, com temor e tremor, trabalhando pela nossa salvao, ns seremos pesados nas balanas do Santurio, e achados em falta.
(Ellen G. White, SDA Bible Comentary, vol. 7, 933-934).

A balana mencionada em Dn 5:27 e a balana de Ap 6:5 foram vistas tambm por Ellen White como sendo as balanas do Santurio. Essa uma linguagem simblica, puramente de juzo.

Os Sete Selos e o Juzo Pr-advento O Terceiro Selo Revelaes do Apocalipse, vol. I, cap. 6, 247, 248

15 Outra evidncia de que o terceiro selo, o cavalo preto, corresponde Igreja de Roma, o papado, pode ser encontrada na terceira mensagem anglica de Ap 14:9-10. A mensagem se aplica primeiramente Igreja de Roma, e em segundo lugar imagem da besta. Logo, a advertncia do terceiro anjo contra todos os que recebem o sinal da besta, e a advertncia do terceiro selo para que no sejam danificados nem o azeite e nem o vinho. Estes so os smbolos que representam o povo sincero e temente a Deus que ainda est dentro da Igreja de Roma. Essas pessoas no devem ser desprezadas. Durante a Chuva Serdia do Esprito Santo, milhares e milhares deixaro a apostasia e se uniro aos que guardam os mandamentos de Deus e tem a f de Jesus. (Ap 14:12). Milhares de cristos que j desceram sepultura, foram membros da igreja cada, todavia, seguiram a luz recebida e sero julgados no juzo pr-advento, de acordo com a luz que possuam.. Por isso, na mensagem do cavalo preto, Jesus, o Cavaleiro, est dizendo: no danifiqueis o azeite e o vinho (Ap 6:6).

Os Sete Selos e o Juzo Pr-advento O Terceiro Selo Revelaes do Apocalipse, vol. I, cap. 6, 248, 249.

16 O azeite e o vinho. A frase usada em relao ao trigo e cevada; representam os conversos da ltima hora, e esta ser a maior de todas as colheitas. No captulo dezoito do Apocalipse, o povo de Deus convidado a sair de Babilnia. De acordo com esta passagem, muitos do povo de Deus ainda devem estar em Babilnia. E em que corporaes religiosas se encontrar hoje a maior parte dos seguidores de Cristo? Sem dvida, nas vrias igrejas que professam a f protestante... Apesar das trevas espirituais e afastamento de Deus prevalecentes nas igrejas que constituem Babilnia, a grande massa dos verdadeiros seguidores de Cristo encontra-se ainda em sua comunho (Ellen G. White, Grande Conflito, 383, 390).

Os Sete Selos e o Juzo Pr-advento O Terceiro Selo Revelaes do Apocalipse, vol. I, cap. 6, 249.

17 Para reaver para si o homem e assegurar-lhe a eterna salvao, Cristo abandonou a corte celestial e veio a esta Terra onde por ele padeceu ignomnia, morrendo para libert-lo. vista do preo infinito que pagou pelo seu resgate, como ousar algum, que professa o nome de Cristo, tratar com indiferena ao mais humilde de Seus discpulos? Quo circunspectos devem ser na igreja os irmos e irms, tanto nas palavras como nas aes, a fim de no prejudicar o azeite e o vinho! (Ellen G.White, Testemunhos Seletos, vol. 2, 258). Atravs do Alto Clamor o azeite e o vinho sero chamados a sair de Babilnia e se unirem ao remanescente fiel.

Os Sete Selos e o Juzo Pr-advento O Terceiro Selo Revelaes do Apocalipse, vol. I, cap. 6, 249, 250.

18 O ltimo convite ser feito antes do fechamento da porta da graa; e o remanescente fiel ter uma grande tarefa pela frente: instruir a grande multido. Alguns de ns temos tido tempo de possuir a verdade e progredir passo a passo, e cada passo dado tem-nos propiciado fora para o seguinte. Mas agora o tempo est quase findo, e o que durante anos temos estado aprendendo, eles tero de aprender em poucos meses. Tero tambm muito que desaprender e muito que tornar a aprender. Os que no receberam o sinal da besta e da sua imagem, quando sair o decreto, tero que estar decididos a dizer agora: No, no mostraremos estima pela instituio da besta (Ellen G. White, Primeiros Escritos, 67). O remanescente de Deus deve tratar os discpulos vindos de Babilnia com muito cuidado, para no danificar o azeite e o vinho, mas prepar-los para estarem em p diante de Deus durante as sete ltimas pragas.

Os Sete Selos e o Juzo Pr-advento O Terceiro Selo Revelaes do Apocalipse, vol. I, cap. 6, 250, 251.

19 A nfase do terceiro selo colocada especialmente nos conversos da hora undcima (Ap 18:4). Essa grande multido tambm faz parte do juzo pr-advento, do Juzo dos Vivos, e sero selados pelo Selo do Deus Vivo. H muitas almas que sairo das fileiras do mundo e das igrejas, at da Igreja Catlica, cujo zelo exceder consideravelmente o dos que tm estado a postos para proclamar a verdade at agora. Por esta razo os trabalhadores da hora undcima recebero o seu denrio (Ellen G.White, Mensagens Escolhidas, vol. 3, 386, 387). Os trabalhadores de uma hora sero chamados na hora undcima, e eles consagraro sua habilidade e seus recursos para fazer avanar a obra do Senhor.
(Ellen G. White, Review and Herald, 21/12/1997).

Os Sete Selos e o Juzo Pr-advento O Terceiro Selo Revelaes do Apocalipse, vol. I, cap. 6, 251.

20 Vi que os que ultimamente tm abraado a verdade tero que aprender o que sofrer por amor de Cristo... e pelo sofrimento capacitados a receber o Selo do Deus Vivo e a passar pelo tempo de angstia, (Ellen G. White, Primeiros Escritos, 67). O profeta Joel prediz que no tempo da Chuva Serdia haver uma grande colheita de almas: E vs, filhos de Sio, regozijai-vos e alegrai-vos no Senhor vosso Deus, porque ele vos dar ensinador de justia, e far descer a chuva, a Tempor e a Serdia, no primeiro ms. E as eiras se enchero de trigo, e os lagares transbordaro de vinho e de leo (Jl 2:23-24).

Os Sete Selos e o Juzo Pr-advento O Terceiro Selo Revelaes do Apocalipse, vol. I, cap. 6, 251, 252.

21 O Trigo e a Cevada. O que representam? A cevada era mais barata que o trigo. O trigo era o principal alimento do povo da Palestina; a cevada era o alimento comum usado pelos pobres, e tambm pelos animais. O alto preo do trigo e da cevada mostra quo preciosos so para Deus aqueles representados por esses cereais. Trigo e cevada so representados na Bblia como parte do povo de Deus, e no podem ser confundidos como joio. O trigo representa os fiis que sero recolhidos ao celeiro na volta de Jesus (Mt 13:24-30). A cevada, por sua vez, mencionada na festa das Primcias (Lv 23:9-14). Os molhos das Primcias eram feitos dos melhores gros de cevada, e representavam a colheita. Uma medida de trigo por um dinheiro, e trs medidas de cevada por um dinheiro. Deus oferece aos trabalhadores da ltima hora a mesma recompensa oferecida aos que trabalharam o dia todo.

S-ar putea să vă placă și