Sunteți pe pagina 1din 39

II Jornada de Fisioterapia Faculdade Redentor

Prof. MSc. Marlos Otoni


Itaperuna-RJ

Profilaxia da transmisso Cruzada em Unidades de Terapia Intensiva(UTI)


Faculdade Redentor-Itaperuna-RJ Prof. MSc. Marlos Otoni

UTI

So unidades hospitalares destinadas ao atendimento de pacientes graves ou com iminente risco de vida que dispe de uma assistncia de especializada e ininterrupta, destinando os pacientes uma teraputica mais adequada. (Ministrio da Sade-Portaria n 3432).

Os profissionais que atuam nestas unidades complexas so designados intensivistas. A equipe de atendimento multiprofissional e interdisciplinar, constituda por diversas profisses: mdicos, enfermeiros, fisioterapeutas, nutricionistas, psiclogos e assistentes sociais.

As UTI's partir da dcada de 1930 transformaram o prognstico, reduzindo os bitos em at 70%. Hoje todas especialidades utilizam-se das Unidades Intensivas, principalmente para controle de ps-operatrio de risco.

A UTI tem por prioridade o atendimento por faixa etria, como um diferencial e melhor tratamento: Neonatal: pacientes de 0 a 28 dias; Peditrica: 28 dias e de 14 a 18 anos; Adulto: maiores de 18 anos;
doentes com determinadas doenas caractersticas;

Especializada: voltada para um grupo de

A Misso do Intensivista : Ter compromisso em exercer a profisso baseada nos preceitos do cdigos de tica(Biotica) e segurana (Biossegurana) Buscar a cura e atenuar a dor - ser profissional qualificado para atender pacientes graves em qualquer circunstncia e idade.

A misso do intensivista:

Desenvolver, com amparo da tecnologia, a melhor teraputica; Ter a presena, a dedicao e a vontade de superar a morte; Ter em mente o amor ao prximo, o respeito a pessoa e suas vontades, preceitos que norteiam a dignidade humana; Acolher o paciente e sua famlia; Buscar a esperana.

Equipe Profissional

mdicos, enfermeiros, fisioterapeutas, nutricionistas, psiclogos e assistentes sociais.


paciente crtico fundamental para manuteno e preveno de vrios aspectos da fisiologia em virtude da dependncia total ou parcial dos pacientes que podem culminar na chamada Sndrome do Imobilismo.

Fisioterapeuta Intensivista: a fisioterapia no

Sndrome do Imobilismo.
Na Sndrome h diminuio do trofismo muscular(hipotrofia), emagrecimento, retrao de tendes e vcios posturais que podem provocar contraes permanentes e no dorso ( nas costas ) as chamadas lceras de presso.

Sndrome do Imobilismo
A assistncia ventilatria outra necessidade fundamental realizada atravs do fisioterapeuta, que efetua higienizao brnquica diria atravs de tcnicas especficas e controle do ventilador mecnico juntamente com o mdico.

Infeco Cruzada
Materiais, instalaes, profissionais, pacientes, etc... So diversos problemas enfrentados pelo setor administrativo hospitalar como fonte de infeco cruzada. J que esta transmitida de

paciente-paciente pelo veculo Profissional.

Infeco Cruzada
O ambiente da UTI um ambiente muito propcio manifestao bacteriana devido ao alto nvel de afeco que os pacientes so acometidos. As precaues-padro: so barreiras(EPI) utilizadas pelos profissionais para que seja evitado o contato direto com lquidos corporais, agulhas, equipamentos e instrumentos.

Algumas precaues so articuladas devido a gravidade do nosso paciente, um exemplo claro disto so os isolamentos por gotcula ou contato em caso de doena infecto contagiosa. Tem normas de precauo diferenciada dos demais locais devido ao alto grau de manifestao bacteriana, as barreiras devem ser mais agressivas para se evitar a entrada de microrganismos nas reas mais crticas.

Internao
Os pacientes que apresentam alguns desequilbrios seja em qualquer sistema depende de uma internao hospitalar, ou at mesmo aps uma cirurgia eletiva que a recuperao depende de uma assistncia mais qualificada.

Internao
Pacientes Graves: Insuficincia respiratria aguda; Insuficincia Renal; Estado de Choque; Estado de Coma; Desequilbrio Hidroeletroltico; Desequilbrio cido Bsico; Ttano; Grande Queimado; Parada Cardaca; Politraumatismo; Intoxicaes Graves.

Paciente de Risco Pacientes com iminente possibilidade e srio comprometimento da funo Vital. Insuficincia Coronria Aguda; Arritmias Cardacas; Ps- operatrios especiais;

Alta
A alta dada pelo mdico logo aps desaparecerem os sintomas que possibilitem iminente risco de morte. A equipe participa como um todo nesta deciso j que os mdicos no permanecem o tempo todo na assistncia direta para com o paciente.

21

22

Higienizao das Mos

Higienizar as mos Por que tanta preocupao?


Meio de transmisso de microrganismos mais comum: MOS!

Infeces hospitalares Disseminao de microrganismos multiresistentes

Objetivo: reduzir a microbiota residente e eliminar a transitria

Definies
Lavagem bsica ou simples das mos

Utilizar gua e sabo neutro/comum lquido Antes e aps:

prestar cuidados aos pacientes em geral;


atos fisiolgicos pessoais ; usar luvas de procedimentos.

Tempo mnimo de 30 segundos.

Definies
Antissepsia das mos:

Lavagem das mos utilizando gua e soluo degermante contendo antissptico ou frico de soluo antissptica nas mos.

lcool a 70% gel ou glicerinado:

Soluo antissptica indicada para aplicao nas mos, sem o uso de gua.

Guideline for Hand Hygiene in Health-care Settings. MMWR 2002; vol. 51, no. RR-16.

Higienizao das Mos


Pontos importantes

Anis e alianas

Estudo encontrou 40% das enfermeiras colonizadas por BGN sob os anis e algumas mantiveram o mesmo microrganismo por 6 meses.
Hoffman,PN.microrganisms isolated from skin under wedding rings worn by hospital staff, BMJ,1985

Anlise multivariada revelou que os anis so o nico fator de risco importante para carrear BGN e S.aureus. A concentrao de microorganismos est relacionada com o n de anis.
Hayes,RA. Ring use as a risk factor for hand colonization in a Microbiology,2001 surgical ICU. Amer.Soc. for

Mitos X fatos

O uso da frico com lcool gel 70% no substitui a higiene das mo com gua e sabo. Isto mito gua e sabo a forma mais eficaz de limpar as mos. Isto
mito

U S E

Aps tocar o paciente com uso de luvas, a higienizao das mos opcional. Isto mito As bombas de infuso, mobilirio e outras superfcies so limpas. Isto mito

5 MOMENTOS FUNDAMENTAIS PARA HIGIENIZAR AS MOS:

Antes de contato com o paciente; Antes de tarefas asspticas; Aps risco de contato com fluidos corporais do paciente; Aps contato com o paciente; Aps contato com o leito e mobilirios do paciente.

Lavei as mos do meu jeito com gua e sabo, logo minhas mos esto limpas!!! Isto
mito

Pontos Crticos para a Higiene das Mos

Ponta dos dedos

Unhas

Anis

Entre os dedos
Relgios ou pulseiras

VAMOS USAR O LCOOL GEL!!!


USE

2/19/2013

O que o intensivista precisa saber sobre controle de infeco hospitalar?


Oscar Fernando Pavao dos Santos , MD
5/14/2013

Diagnostico e manejo da infeco pelo Clostridium difficile


Moacyr Silva Junior, MD
8/13/2013

Novas tecnologias para o diagnstico e preveno das infeces em ter apia intensiva
Alexandre R. Marra, MD

Obrigado!!

Prof. MSc. Marlos Otoni

S-ar putea să vă placă și