Sunteți pe pagina 1din 36

GUERRAS, REVOLTAS E REVOLUES BRASILEIRAS

Apresentao baseada na obra Histria do Brasil de Boris Fausto Professor Rafael vila

GUERRAS, REVOLTAS E REVOLUES BRASILEIRAS

Perodos histricos nacionais: I) Brasil Colonial (1500-1822) 1) Descobrimento e Extrativismo 2) Incio da Colonizao Capitanias Hereditrias e Sesmarias 3) Empresa Canavieira 4) Colonizao do Interior [Pecuria] 5) Perodo do Ouro 6) Vice Reinado

GUERRAS, REVOLTAS E REVOLUES BRASILEIRAS

II) Brasil Imprio (1822-1889) 1) Dom Pedro I 2) Perodo Regencial 3) Dom Pedro II III) Repblica Velha (1889-1930)
IV) Estado Getulista (1930-1945) 1) Revoluo de 1930 2) Estado Novo

GUERRAS, REVOLTAS E REVOLUES BRASILEIRAS V) Perodo Democrtico (1945-1964) VI) Perodo Militar (1964-1985) VII) Transio Democrtica (1985-)

GUERRAS, REVOLTAS E REVOLUES BRASILEIRAS


Guerra dos Palmares Perodo Histrico: Sculos XVII e XVIII Atores Envolvidos: Negros fugidos dos engenhos de acar Palco dos Enfrentamentos: Serra da Barriga [regio de Alagoas] Contexto Histrico e Dinmica do Conflito: poca das invases holandesas (1624-1625) e (16301654). Devido s invases holandesas, algumas regies brasileiras estavam sem controle colonial e em caos. Aproveitando desta situao, vrios negros cativos conseguiram escapar das fazendas.

GUERRAS, REVOLTAS E REVOLUES BRASILEIRAS


Estima-se que chegou-se a ter 20 mil escravos fugidos na regio Palmares. dos

Com a expulso dos holandeses, passou a haver carncia de mo-de-obra nos engenhos. Com isto, comeou os assdios regio dos quilombos. Foram necessrias 18 expedies para erradicar o Quilombo dos Palmares. Mesmo o lder do quilombo sendo envenenado [Ganga Zona], seu sobrinho, Zumbi, prosseguiu a resistncia.

GUERRAS, REVOLTAS E REVOLUES BRASILEIRAS


Em 1695, Zumbi foi morto. A partir da, Domingues Jorge Velho, com mais 6 mil homens, comearam a destruir o quilombo. Somente em 1710, todo o territrio foi reconquistado.

Guerra dos Mascates


Perodo Histrico: 1710-1711 Atores Envolvidos: Movimento nativista [Senhores de terra e de engenhos contra comerciantes portugueses do Recife] Palco dos Enfrentamentos: Pernambuco [Recife e Olinda] Contexto Histrico e Dinmica do Conflito: Crise do Acar Nordestino

GUERRAS, REVOLTAS E REVOLUES BRASILEIRAS


Problemas de dvida entre os latifundirios e senhores de engenho contradas junto aos comerciantes portugueses [Mascates] Com a expulso dos holandeses e o declnio dos preos do acar, especialmente em virtude da concorrncia com as Antilhas, uma crise se instaurou na regio. Os comerciantes de Recife pediram a emancipao da comarca de Recife, ligada diretamente Olinda. Os olindenses se endividaram cada vez mais com os mascates. As rivalidades entre estes dois lados culminaram na perseguio dos mascates de Recife. A Metrpole interveio e elevou Recife a capital de Pernambuco. Com isso, ficou um sentimento de rixa entre as duas partes.

GUERRAS, REVOLTAS E REVOLUES BRASILEIRAS


Aos poucos, os senhores de terra foram nutrindo sentimentos nacionalistas contra os portugueses, que ir insuflar outros choques posteriores [Revoluo Pernambucana de 1817 e a Confederao do Equador).

Inconfidncia Mineira
Perodo Histrico: 1789
Atores Envolvidos : Figuras da classe abastada de Minas gerais, excetuando-se Tiradentes. Palco dos Conflitos: Minas Gerais [Ouro Preto]

Contexto Histrico e Dinmica do Conflito: Crise da produo de ouro e possibilidade de decretao da Derrama

GUERRAS, REVOLTAS E REVOLUES BRASILEIRAS


O excessivo controle fiscal sobre a regio de Minas gerais, a sobretaxa sobre os produtos vindos da capital e a proibio de atividades fabris e artesanais na regio, gerou revolta entre os locais. A diminuio da produo de ouro no foi compreendida pela Coroa que estava prestes a decretar a Derrama. Membros da classe mais abastada de Minas Gerais comeou a conspirar. A idia republicana comeou a se fortalecer entre os conspiradores. Antes que pudessem iniciar o movimento, os conspiradores foram delatados. Os lderes foram presos e enviados para o Rio de Janeiro, onde foram julgados. Somente Tiradentes foi executado (1792).

GUERRAS, REVOLTAS E REVOLUES BRASILEIRAS


Conjurao Baiana ou Revolta dos Alfaiates

Perodo Histrico: 1798


Atores Envolvidos: Movimento emancipatrio, liderado por alfaiates e outros. Palco dos Enfrentamentos: Bahia Contexto Histrico e Dinmica do Conflito: Insurgncia de carter popular, ao contrrio da Inconfidncia Mineira. Pregavam a libertao dos escravos, a instaurao de um governo igualitrio, alm da constituio de uma Repblica. Porm, a questo mais relevante era luta contra os altos impostos e a impossibilidade de ascenso social. Problemas de carestia e falta de gneros alimentcios se tornaram comuns em Salvador. Muitas idias nativistas e nacionalistas comearam a infiltrar na sociedade, bem como nos quartis.

GUERRAS, REVOLTAS E REVOLUES BRASILEIRAS


Ideais da Revoluo Francesa, da Inconfidncia Mineira e da Guerra de Independncia dos Estados Unidos da Amrica alimentaram o iderio baiano. As idias eram divulgadas por meio de panfletos. Alguns panfletrios acabaram presos por autoridades e delataram os demais. Dos presos, quatro foram condenados morte, alguns foram expulsos e outros pagaram com chibatadas.

Revoluo Pernambucana
Perodo Histrico: 1817 Atores Envolvidos: Tambm conhecida como Revoluo dos Padres. Domingos Jos Martins, Antnio Carlos de Andrada e Silva e Frei Caneca. Palco dos Conflitos: Pernambuco

GUERRAS, REVOLTAS E REVOLUES BRASILEIRAS


Contexto Histrico: e Dinmica dos Enfrentamentos: Insurgncia contra a Coroa devido ao isolamento do Nordeste brasileiro. A instalao e a permanncia da famlia real no Brasil aumentou o poder daqueles prximos capital. Em contra-partida, no Nordeste, a situao era o contrrio.

Os nordestinos eram, de certa forma, obrigados a sustent-los. A reforma do exrcito, com a chegada da corte, favorecia os de origem portuguesa. A crise aucareira e algodoeira, mais o aumento do nmero de impostos, prejudicavam ainda mais a situao. Revoltosos chegaram a tomar o poder e instalar a Repblica.

GUERRAS, REVOLTAS E REVOLUES BRASILEIRAS


No poder, aboliram alguns impostos e elaboraram uma constituio. Foram dominados e s no acabaram mortos por um ato de clemncia de Dom Joo VI.

Confederao do Equador
Perodo Histrico: 1824 Atores Envolvidos: Nativos brasileiros. Movimento emancipatrio de carter republicano Palco dos Enfrentamentos: Nordeste Contexto Histrico e Dinmica dos Conflitos: Reao contra o absolutismo de Dom Pedro I e sua poltica centralizadora.

GUERRAS, REVOLTAS E REVOLUES BRASILEIRAS


Pode-se dizer que este conflito foi decorrncia da Guerra dos Mascates. Foi ainda conseqncia dos privilgios dados aos portugueses por Dom Pedro I. Os nativos brasileiros se revoltaram e compuseram um governo nacional a partir de Pernambuco. As crises do algodo e do acar tambm motivaram a rebelio. Os pernambucanos esperavam que a primeira constituio de Dom Pedro I fosse federalista, ou seja, desse maior autonomia s provncias. Dissidncias entre os revoltosos comearam a parecer. A idia pregada por alguns de libertar escravos fez outros negociarem com o governo imperial. O governo enviou foras mercenrias que foram dominando outras regies at o controle total. Seus lderes foram enforcados, exceto Frei Caneca, que foi fuzilado (arcabuz).

GUERRAS, REVOLTAS E REVOLUES BRASILEIRAS


Farroupilha
Perodo Histrico: 1835-1845 Atores Envolvidos: Bento Gonalves, Garibaldi, Davi Canabarro, Antnio de Souza Neto. Palco dos Conflitos: Rio Grande do Sul Contexto Histrico: As idias de autonomia e federalismo encantavam a elite brasileira e ganhavam fora na provncia de Rio Grande de So Pedro do Sul. A distncia do poder central, a condio de produtor de alimentos, os elevados impostos pagos ao imprio e a recente vivncia de guerras, impulsionaram o estado gacho a no aceitar a submisso que lhe era imposta. A elite rural gacha cansada dos desmandos do centro do pas e do descaso poltico, se rebela.

GUERRAS, REVOLTAS E REVOLUES BRASILEIRAS


Aps diversas batalhas, que ocasionaram ora sucesso aos rebelados, ora sucesso ao exrcito imperial, a revolta se mantm viva. Os revoltosos proclamam a Repblica Rio-Grandense, com Bento Gonalves sendo o presidente, mesmo estando preso no Rio de Janeiro. Outros lderes, tais como Garibaldi , Antnio Souza e Davi Canabarro, proclamam a formao das repblicas catarinense e juliana. A mobilizao de quase 1/3 das foras imperiais para combater a revolta, acaba por lev-los rendio em maro de 1845. As foras imperiais, lideradas por Caxias, e as foras farroupilhas assinam a Paz de Ponche Verde, decretando o fim dos conflitos.

GUERRAS, REVOLTAS E REVOLUES BRASILEIRAS


Cabanagem
Perodo Histrico: 1835-1840 Atores Envolvidos: Elementos da classe mdia e alta da regio, entre os quais se destacam o nome do padre Joo Batista Gonalves Campos e do jornalista Vicente Ferreira Lavor Papagaio. Local do Conflito: Par Contexto Histrico: Negros e ndios se insurgiram contra a elite poltica e tomaram o poder no Par. Entre as causas da revolta encontram-se a extrema pobreza das populaes ribeirinhas e a irrelevncia poltica qual a provncia foi relegada aps a independncia do Brasil. Terminada a luta pela independncia e instalado o governo provincial, os lderes locais foram marginalizados do poder.

GUERRAS, REVOLTAS E REVOLUES BRASILEIRAS


A elite fazendeira do Gro-Par, embora com melhores condies, ressentia-se da falta de participao nas decises do governo central, dominado pelas provncias do Sudeste e do Nordeste. Em julho de 1831, estourou uma rebelio na guarnio militar de Belm do Par, tendo Batista Campos sido preso como uma das lideranas implicadas. A indignao do povo cresceu e, em 1833, j se falava em criar uma federao. Eduardo Angelim, representante do movimento, assumiu a presidncia. Durante 10 meses, a elite se viu atemorizada pelo controle cabano sobre a provncia do Gro-Par. A falta de um projeto com medidas concretas para a consolidao do governo rebelde, provocaram seu enfraquecimento. Diante da vitria das foras de Angelim, o imprio reagiu mas os cabanos insurgentes escapavam.

GUERRAS, REVOLTAS E REVOLUES BRASILEIRAS

Angelim foi capturado. A cabanagem, porm, no acabou com sua priso.Os cabanos lutaram at 1840 [internados na selva], at serem literalmente exterminados; naes indgenas foram chacinadas; os mur e os mau praticamente desapareceram. Balaiada Perodo Histrico: 1838-1840 Atores Envolvidos: Balaio, Cosme e seguidores Palco dos Enfrentamentos: Maranho Contexto Histrico e Dinmica dos Conflitos:

GUERRAS, REVOLTAS E REVOLUES BRASILEIRAS


Contrrio ao poder e aos aristocratas rurais que, at ento, dominavam aquela regio. Aps algumas conquistas dos balaios, como a tomada de Caxias e a organizao de um Junta Provisria, o governo uniu tropas de diferentes provncias para atac-los. Contudo, os balaios venceram alguns combates. Outros lderes, como, por exemplo, o Coronel Lus Alves de Lima e Silva tambm entrou em combate com os revoltosos. Entretanto, o comandante dos balaios, Raimundo Gomes, se rendeu. Aps a morte de Balaio Cosme [ex-escravo e um dos principais chefes dos balaios], a fora dos balaios comeou a diminuir, at que, em 1840, um grande nmero de balaios rendeu-se diante da concesso de anistia.

GUERRAS, REVOLTAS E REVOLUES BRASILEIRAS


Pouco depois, todos os outros revoltosos se renderam. Com a completa queda dos balaios, Cosme foi enforcado.

Sabinada
Perodo Histrico:1837-1838 Atores Envolvidos: Setores das camadas mdias urbanas comerciantes, profissionais liberais e oficiais militares. Palco dos Enfrentamentos Bahia Contexto Histrico e Dinmica dos Conflitos: O conflito se estabeleceu em torno da questo da centralizao monrquica e do federalismo republicano. O movimento aproveitou a reao popular contra o recrutamento militar imposto pelo Governo Imperial, liderado pelo mdico e jornalista Francisco Sabino Vieira.

GUERRAS, REVOLTAS E REVOLUES BRASILEIRAS


Aps dominar alguns quartis em Salvador, os rebeldes no lograram obter a adeso dos senhores de terra do Recncavo, nem encontraram apoio significativo junto populao escrava, permanecendo restritos aos limites urbanos da cidade, bloqueada. Sem maior apoio popular, sua represso foi facilitada, que cercou a capital em uma operao combinada, terrestre e martima.

Insurreio Praieira
Perodo Histrico: 1848-1850 Atores Envolvidos: Nativos Palco dos Enfrentamentos Pernambuco Contexto Histrico e Dinmica do Conflito: A Insurreio tinha carter liberal e separatista. Os insurretos lutavam contra o absolutismo de Dom Pedro II, a falta de independncia poltica e por um reformismo radical.

GUERRAS, REVOLTAS E REVOLUES BRASILEIRAS


Lutavam contra a constituio de 1824. Queriam acabar com o Poder Moderador e com o Senado vitalcio, alm de promover a liberdade de imprensa. A Insurreio est inserida no contexto das revolues socialistas e nacionalistas que varreram a Europa neste perodo. A destituio de um presidente da provncia levou revolta. Os revoltosos marcharam de Olinda Recife. Incluam-se pessoas de todas as categorias. As foras rebeldes foram derrotadas e a regio foi pacificada. Os lderes mais ricos foram julgados e depois anistiados. Os mais pobres foram, alguns fuzilados, alguns anistiados. Foi uma das ltimas revoltas de Pernambuco.

GUERRAS, REVOLTAS E REVOLUES BRASILEIRAS


Guerra do Paraguai

Perodo Histrico: 1864-1870 Atores envolvidos: Brasil, Argentina, Uruguai [Colorados de Flores] versus Paraguai e uruguaios [Brancos de Aguirre] Palco dos Enfrentamentos Vrios Contexto Histrico: e Dinmica do Conflito: Brasil, preocupado com a instabilidade poltica interna do Uruguai, resolveu interferir no pas. Os constantes conflitos no Uruguai poderiam desencadear uma nova Farroupilha e isso fez Dom Pedro II reagir. O Paraguai declarou guerra ao Brasil. Paraguai era um potncia sul-americana. O Brasil temia que as revoltas uruguaias refletissem na regio sul. Aps tirar Aguirre do poder, colocando Flores em seu lugar, o Paraguai declarou guerra ao Brasil e tomou navios brasileiros.

GUERRAS, REVOLTAS E REVOLUES BRASILEIRAS


Depois, invadiu a Argentina e mesmo o Brasil [atual territrio do Mato Grosso do Sul]. O exrcito paraguaio era inicialmente maior e mais bem equipado. Aps a Batalha Naval do Riachuelo a guerra passou a pender para o lado da Trplice Aliana. O Brasil enviou 160 mil soldados, sendo que 50 mil no voltaram. O Paraguai, que havia crescido significativamente no governo Solano Lopes, foi arruinado. A Batalha do Riachuelo foi um dos turning points da guerra. Aps o controle da invaso paraguaia, o Brasil invadiu o vizinho, comandado pelo General Osrio. Posteriormente, Duque de Caxias assumiria o comando das foras brasileiras, conquistando Humait e depois caindo sobre Assuno. Na Dezembrada, Caxias obteve uma srie de vitrias, inclusive na Batalha de Itoror. As foras brasileiras ainda perseguiram as foras de Solano por muito tempo.

GUERRAS, REVOLTAS E REVOLUES BRASILEIRAS


Guerra de Canudos Perodo Histrico: 1896-1897 Atores Envolvidos: Comunidade de Canudos, foras estaduais baianas e foras federais. Palco do Conflito: Bahia Contexto Histrico: Movimento de fundo scio-religioso. Perodo marcado por graves crises econmicas e sociais, especialmente relativas aos latifndios improdutivos, secas cclicas e desemprego. Eles no eram contra a Repblica, mas questionavam alguns impostos cobrados pelo governo. No Brasil, a Repblica estava recm-instaurada. Muitos acusaram os canudos de serem prmonarquistas, a servio de potncias estrangeiras.

GUERRAS, REVOLTAS E REVOLUES BRASILEIRAS


A questo toda envolvia, de fato, busca por uma qualidade de vida melhor. A figura de Antnio Conselheiro desagradava o comando da Igreja pois ele seria uma espcie de rival. Conselheiro no era monarquista mas acreditava que a Repblica e um governo laico seria uma profanao da autoridade da Igreja. Casamento civil, separao da Igreja do Estado, a cobrana de impostos de forma violenta, tudo isso era exemplo da proximidade do "fim do mundo". As perseguies e lutas contra os Canudos teve como desfecho o assassinato de 6 mil sertanejos. Todas as casas foram queimadas e destrudas. Tropas estaduais e depois federais tentaram por diversas vezes tomar a cidade. Somente na quarta expedio que as tropas federais conseguiram esmagar a resistncia. Conselheiro foi morto e sua cabea cortada faca. No total, foram mobilizados quase dez mil soldados para lidar com a insurreio. Calcula-se que morreram 25 mil pessoas neste conflito.

GUERRAS, REVOLTAS E REVOLUES BRASILEIRAS


Revoluo Federalista

Perodo Histrico: 1893-1895 Atores Envolvidos: Federalistas versus Legalistas ou Governistas Palco dos Conflitos: Sul do Brasil [Rio Grande do Sul, Paran e Santa Catarina] Histrico do Conflito: Buscou-se a autonomia federal frente ao poder central. Ops o Partido Federalista [Maragatos] contra os partidrios do governo [Pica-paus ou Chimangos]. Foras federalistas exigiam a sada de Castilho, eleito pelo voto direto, e realizao de um plebiscito onde o povo deveria decidir sobre a forma de governo. Lutaram contra os legalistas, de sul ao norte [at Curitiba e o desterro, posteriormente denominada Florianpolis} A revoluo ficou conhecida como guerra da degola. As tropas federais s venceram no governo de Prudente de Morais.

GUERRAS, REVOLTAS E REVOLUES BRASILEIRAS


Revolta da Armada

Perodo Histrico: 1893-1894 Atores Envolvidos: Unidades da marinha contra o marechal Floriano Peixoto Palco dos Enfrentamentos: Rio de Janeiro e sul do pas Contexto Histrico e Dinmica do Conflito: Lutaram contra uma espcie de golpe dado por Floriano Peixoto. Os marinheiros se sentiam desprestigiados no novo governo republicano. O fechamento do Congresso por Deodoro e a violao dos princpios constitucionais levou ao levante de unidades da marinha que comearam a bombardear a partir da Baa de Guanabara. Para evitar uma guerra civil, Deodoro renunciou. Floriano assumiu ignorando a exigncia constitucional de eleies se o presidente anterior no tivesse cumprido 2 anos de mandato.

GUERRAS, REVOLTAS E REVOLUES BRASILEIRAS


Os navios ento se deslocaram para o sul, tentando articular com os federalistas do sul. As foras revoltosas no conseguiram fazer a articulao de modo que se renderam sem obter nenhuma concesso.
Revolta da Vacina

Perodo Histrico: 1904 Atores Envolvidos: Povo, Positivistas e Cadetes da Escola Militar Palco dos Enfrentamentos: Rio de Janeiro Dinmica do Conflito: Problemas de infra-estrutura, superpopulao, doenas espalhando pela cidade e carestia afetavam a vida da populao. Oswaldo Cruz criou uma fora de agentes sanitrios para combater os problemas de sade pblica que podiam invadir casas para matar mosquitos e ratos.

GUERRAS, REVOLTAS E REVOLUES BRASILEIRAS


Nos processos de vacinao, os agentes sanitrios eram acusados de empregar excesso de fora. A reao popular levou o governo a suspender a obrigatoriedade da vacina e a declarar estado de stio [16 de Novembro]. A rebelio foi contida, deixando 50 mortos e 110 feridos. Centenas de pessoas foram presas e, muitas delas, deportadas para o Acre.

Revolta da Chibata
Perodo Histrico: 22 a 27 de novembro de 1910 Atores Envolvidos: Marinheiros Palco dos Conflitos: Rio de Janeiro

GUERRAS, REVOLTAS E REVOLUES BRASILEIRAS


Revolta planejada por 2 anos e que culminou no motim de 1910.

Os castigos fsicos, abolidos na Marinha do Brasil um dia aps a proclamao da Repblica, foram restabelecidos no ano seguinte (1890).
Os marinheiros nacionais, quase todos negros ou mulatos, comandados por uma oficialidade branca, em contato cotidiano com as marinhas de pases mais desenvolvidos na poca, no podiam deixar de notar que as mesmas no adotavam este tipo de punio em suas belonaves, considerada degradante. O governo do presidente Hermes da Fonseca declarou aceitar as reivindicaes dos amotinados, abolindo os castigos fsicos e anistiando os revoltosos que se entregassem. Entretanto, dois dias mais tardes (28 de novembro), alguns marinheiros foram expulsos da marinha, sob a acusao de inconveniente disciplina

GUERRAS, REVOLTAS E REVOLUES BRASILEIRAS


Guerra do Contestado

Perodo Histrico: Outubro de 1912 a agosto de 1916 Atores Envolvidos: populao cabocla e os representantes do poder estadual e federal brasileiro Palco do Conflito: regio rica em erva-mate e madeira pretendida pelo Paran e Santa Catarina. Dinmica do Conflito: Representando, ao mesmo tempo, a insatisfao da populao com sua situao material, o conflito era permeado pelo fanatismo religioso, expresso pelo messianismo e pela crena, por parte dos caboclos revoltados, de que se tratava uma guerra santa. Diversos conflitos travados entre grupos que protagonizaram uma guerra que teve origem em conflitos sociais, fruto de desmandos, em especial no tocante regularizao de terras por parte dos caboclos.

GUERRAS, REVOLTAS E REVOLUES BRASILEIRAS


Na data de 12 de outubro de 1916, os governadores Filipe Schmidt [Santa Catarina] e Afonso Camargo [Paran] assinaram um acordo e o municpio de Campos do Irani passou a se chamar Concrdia.

Movimento Tenentista
Perodo Histrico: Incio da dcada de 1920
Atores Envolvidos: Jovens oficiais, na maioria tenentes, do exrcito brasileiro Palco do Conflito: Todo territrio nacional Dinmica do Conflito: Descontentes com a situao poltica do Brasil, os jovens tenentes no declaravam nenhuma ideologia especfica. Eram, porm, inspirados pela Revoluo Comunistas.

GUERRAS, REVOLTAS E REVOLUES BRASILEIRAS


Suas principais pautas eram: reformas na estrutura de poder do pas, entre as quais o fim do voto de cabresto, a instituio do voto secreto e a reforma na educao pblica, apenas temas para que no fim o movimento comunista tomasse o poder. Os movimentos tenentistas foram: A Revolta dos 18 no Forte de Copacabana em 1922, a Revolta Paulista e a Comuna de Manaus em 1924 e a Coluna Prestes. A primeira revolta, que tem a forte influncia dos tenentes, conhecida como os 18 do Forte, se opunha posse do presidente eleito Arthur Bernardes. O movimento tenentista no conseguiu produzir resultados imediatos na estrutura poltica do pas, j que nenhuma de suas tentativas teve sucesso. Porm, conseguiu manter viva a revolta contra o poder da oligarquias, representada na Poltica do Caf com Leite. No entanto, o tenentismo preparou o caminho para a Revoluo de 1930, que alterou definitivamente as estruturas do poder no pas. Morreu somente em 1970.

S-ar putea să vă placă și