Sunteți pe pagina 1din 20

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO UNIDADE ACADMICA DE SERRA TALHADA CURSO: SISTEMA DE INFORMAO

FUNDAMENTOS DE SISTEMAS DE INFORMAO


Prof. Joaquim Carlos Loureno

Serra Talhada-PE

Contextualizao da gnese dos Sistemas de Informao

O mundo que vivemos marcado por avanos tecnolgicos nas diferentes reas de conhecimento. Essas tecnologias tm levado formao de profissionais altamente especializados. A formao de profissionais com vises generalistas, com capacidade de realizar trabalhos em equipe, com conhecimentos transdisciplinares e atuao interdisciplinar, tem sido objeto de estudos desde a metade do sculo XX.

Organizao hoje:

passa a valorizar a coletividade ao invs do indivduo (ex.: Programa de Qualidade Total que defende a participao da coletividade); Precisa de diferenciais para conquistar o consumidor, j que a concorrncia aumentou devido: facilidade de produo em larga escala e globalizao; Mercado antes disputado por empresas locais, hoje convive com empresas de diversos lugares do mundo facilidade de transporte de mercadorias, divulgao de produtos e transferncia de dinheiro entre pases.

Para conseguir o diferencial necessrio a informao passa a ser a base para as transformaes operacionais e gerenciais exigidas pelo mercado atual (produtos e servios de qualidade e baixo preo).

E ...monitorar o mercado...

Via coleta de informao uma maneira de identificar as direes do mercado permitindo as organizaes se adaptarem as mudanas.

Dado

Dado: cadeia de caracteres ou padres sem interpretao.


qualquer elemento identificado em sua forma bruta que por si s no conduz a uma compreenso de determinado fato ou situao. Ex.: nome de um funcionrio, n peas em estoque; n de horas trabalhadas,...

Informao (latim informare dar forma)

Informao : o recurso mais valioso dentro de uma empresa. Este termo no entanto por diversas vezes confundido com dado.

Informao : Conjunto de dados aos quais

seres humanos deram forma para torn-los significativos e teis.

Dado dotado de relevncia. Ex.: quantidade de vendas por produto, total de vendas mensais,...

A informao precisa ser: Clara-> apresentar o fato com clareza, no o mascarando entre fatos acessrios; Precisa-> deve ter alto padro de preciso e nunca apresentar termos como por volta de... cerca de... mais ou menos...; ela precisa no conter erros; Rpida-> chegar ao ponto de deciso em tempo hbil para que gere efeito na referida deciso;

Dirigida-> a quem tenha necessidade dela e que ir decidir com base nessa informao.

Conhecimento

Capacidade de resolver problemas, inovar e aprender baseando-se em experincias prvias; Esforo de investigao para descobrir aquilo que esta oculto, que no esta compreendido ainda. Adquirir conhecimento no informao, mas utilizar estas desvendar o novo e avanar. reter para

Dado no Informao e Informao no Conhecimento! Organizaes competem pelo domnio do conhecimento cientfico e tecnolgico; COMO ?
Armazenando, processando, acessando e disponibilizando informaes por meio de redes de comunicao.

Sistema

Conjunto de elementos que interagem para a realizao de um srie de objetivos de modo organizado e coordenado.

-Sistema um conjunto de componentes e processos que visam transformar determinadas entradas em sadas (TORRES, N.A). Se um sistema for um componente de um sistema maior, ele um sub-sistema. A fronteira de um sistema separa-o de um ambiente e de outros sistemas. Vrios sistemas podem ser conectados entre si por meio um limite compartilhado ou interface.

Sistema

A forma na qual os elementos do sistema esto interligados chamada configurao. Em muitos casos , saber o objetivo do sistema o primeiro passo para se definir a forma como os elementos do sistema so configurados. Ex.: automvel (objetivo: transportar passageiros e carga - subsistemas: motor, caixa de marchas, suspenso); computador (armazenar e processar dados subsistemas: teclado, vdeo, CPU, ...)

Classificao dos Sistemas:


Os sistemas podem ser classificados como simples ou complexos, abertos ou fechados , estveis ou dinmicos , adaptveis ou no adaptveis , permanentes ou temporrios.

Sistema simples aquele que possui poucos elementos ou componentes e a relao entre componentes ou elementos no complicada e direta.

Sistema complexo possui muitos elementos que so altamente relacionados e inter-conectados. Na realidade a maioria dos sistemas se situa em um estgio contnuo entre simples e complexo.

Sistema aberto interage com seu ambiente. Em outras palavras, ha um fluxo de entradas e sadas por todos os limites do sistema. Sistema fechado no h qualquer interao com o ambiente. Por isso que existem poucos sistemas deste tipo. Sistema estvel aquele que mudanas no ambiente resultam em pouca ou nenhuma mudana no sistema.

Sistema dinmico o que sofre mudanas rpidas e constantes devido a mudana de seu ambiente.
Um sistema adaptvel aquele que responde ao ambiente mutvel. Em outras palavras , aquele que monitora o ambiente e recebe modificaes em resposta a mudana do ambiente.

O sistema no adaptvel aquele que no muda com o ambiente mutvel.


O sistema permanente o que existe ou existir por um longo perodo de tempo, geralmente 10 anos ou mais. O sistema temporrio aquele que existir por um curto espao de tempo.

Sistema de Informao

Conjunto de partes organizadas para a realizao de um objetivo comum.


uma combinao estruturada de informao, recursos humanos, tecnologias de informao e prticas de trabalho organizado de forma a permitir o melhor atendimento dos objetivos da organizao (CASSARRO, A).

Conjunto organizado de pessoas, hardware, software, redes de comunicao e recursos de dados que coletam, transformam e disseminam informaes em uma organizao (O Brien).

Basicamente, um sistema possui os seguintes elementos: - Entrada: envolve captao e reunio de elementos que entram no sistema para serem processados. - Processamento: envolve processos de transformao que converte insumo (entrada) em produto. - Sada: envolve a transferncia de elementos produzidos por um processo de transformao at o seu destino final. Exemplos de Sistemas: - Um sistema de produo recebe matrias-primas como entrada e produz produtos acabados como sada. -Um sistemas de informao tambm um sistema que recebe recursos ( dados ) como entrada e os processa em produtos (informao) como sada.

Feedback ou Realimentao uma sada usada para fazer ajustes ou modificaes nas atividades de entrada ou processamento. Assim, os erros ou problemas podem fazer com que os dados de entrada sejam corrigidos ou que um processo seja modificado.

preciso um computador para ter um sistema de informao? Antigamente um simples fichrio com informaes de clientes podia ser considerado um sistema de informao. Hoje, o uso do computador potencializou a realizao de inmeras tarefas na manipulao da informao, que no seriam viveis no processamento manual.

S-ar putea să vă placă și