Sunteți pe pagina 1din 64

uma associao sem fins lucrativos que representa a sociedade civil no processo de ajudar na reintegrao dos condenados, proporcionando

aos mesmos uma oportunidade de voltar ao convvio social com condies de restabelecer uma vida pautada no cumprimento das leis.

FILOSOFIA: MATAR O CRIMINOSO E SALVAR O HOMEM

Hoje, so cerca de 100 unidades da

APAC espalhadas pelo Brasil e outras foram implantadas em vrios pases, como Quito e Quaiaquil, no Equador; Crdoba e Entre Rios, na Argentina; Arequipa, no Peru; nos estados de Iowa, Texas, Kansas e Minnesota, nos Estados Unidos, e outras dezesseis cidades das Amricas e Europa.

A principal diferena entre

a APAC e os sistema carcerrio comum que na APAC os prprios presos so co-responsveis pela sua recuperao e tem assistncia espiritual, mdica, psicolgica, teraputica ocupacional, assistncia social e jurdica. Alm de freqentarem cursos supletivos, profissionalizantes e at universidades, os presos possuem atividades variadas evitando a ociosidade.

O MTODO APAC

O mtodo APAC consiste em alguns

elementos fundamentais e imprescindvel a adoo de todos eles para o xito do trabalho de recuperao do condenado. Os elementos so os seguintes: participao da comunidade, recuperando ajudando recuperando, trabalho, religio, assistncia jurdica, assistncia sade, valorizao humana, famlia, voluntrio e sua formao, centro de reintegrao social, mrito e a jornada de libertao com Cristo.

APAC EM PEDREIRAS - MA

Quando a implantao de um presdio

na cidade de Pedreiras, houve por parte da sociedade um verdadeiro clamor pblico, onde vrias entidades se manifestaram contra a vinda do mesmo para este Municpio, ento um grupo de autoridades resolveu fazer um estudo detalhado da situao, o Juiz Douglas Melo Martins, o Presidente da Cmara de Vereadores da Cmara de vereadores da poca Dr. Alan Roberto.

Integraram uma comitiva que viajou por

parte do Brasil para conhecer um mtodo carcerrio que realmente se adaptasse a Pedreiras, conheceram ento o mtodo APAC que uma forma de que o condenado cumpra sua pena, mas onde o mesmo tenha a possibilidade de ter o seu regaste enquanto o ser humano aproveitado e que possa sair reintegrado ao convvio social.

Mas recentemente , ttulo de ampliar as experincias da nova diretoria, quanto a aplicao do mtodo APAC, participaram dois membros atuantes da entidade( Pedrinho e Damio ), do 6 Congresso Nacional das APACs, realizado em Minas Gerais

No dia 03 de maio de 2005, s 19:30hs na

Sala de reunies da Gerncia Regional de Pedreiras, reuni-se em Assemblia Geral a comunidade local, previamente convocada por meio de Edital publicado no jornal, maranhense o IMPARCIAL que circulou dia 30 de abril de 2005, com vistas a criao e implantao da ASSOCIAO DE PROTEO E ASSISTNCIA AOS CONDENADOS DE PEDREIRAS E REGIO.

1 . Participao da Comunidade: A APAC somente

poder existir com a participao da comunidade. Compete a esta a grande tarefa de, organizada, introduzir o Mtodo nas prises. Sem que haja uma equipe preparada atravs dos cursos que devem ser ministrados com antecedncia, no se pode pensar em resultados positivos. Buscar espaos nas igrejas, jornais, emissoras de rdio/TV, etc., para difundir o projeto que se pretende instituir na cidade para romper as barreiras do preconceito, condio indispensvel para arrebanhar as foras vivas da sociedade.

7. Valorizao humana:

Consiste em colocar em primeiro lugar o ser humano, reformulando a auto imagem do homem que errou. Cham-lo pelo nome, conhecer suas histrias, interessar-se por sua vida, sua sorte, seu futuro. Atend-lo em suas necessidades mdica/odontolgica, material, jurdica, etc., fundamental. A educao e o estudo devem fazer parte deste contexto, considerando que a populao prisional nacional constituda de 75% de analfabetos ou semi analfabetos.

8.

A Famlia:

No Mtodo APAC a famlia do recuperando muito importante. preciso trabalhar para que a pena atinja to somente a pessoa do condenado, fazendo o possvel para que no atinja a sua famlia. Trabalhar para que no se rompam os elos afetivos do recuperando e sua famlia. No Dia dos Pais, das Mes, das Crianas, Natal e outras datas importantes, permitido que dos familiares participem com os recuperandos.

9. O Voluntrio: O trabalho da APAC fundamentado na gratuidade, no servio ao prximo. Para esta tarefa, o voluntrio precisa estar bem preparado. Sua vida espiritual deve ser exemplar, seja pela confiana que o recuperando nele deposita, seja pelas atribuies que lhe so confiadas, cabendo-lhe desempenh-las com fidelidade e convico. Em sua preparao o voluntrio participa de um curso de formao de voluntrio, durante o qual ir conhecer a metodologia e desenvolver suas aptides para desempenhar este trabalho com eficcia e dentro de um forte esprito comunitrio.

10. CR - Centro de Ressocializao: Oferece ao recuperando a oportunidade de cumprir a pena prximo ao seu ncleo afetivo - famlia, amigos e parentes. Facilita a formao de mo-de-obra especializada, favorecendo a reintegrao social, respeitando a Lei e os direitos dos condenados. O recuperando no de distanciando de sua cidade encontrar, logicamente, apoio para conquistar uma liberdade definitiva com menos riscos de reincidncia.

11. Mrito:

Conjunto de todas as tarefas exercidas pelo recuperando, bem como as advertncias, elogios, sadas, etc., constantes de sua pasta pronturio. Referencial da vida prisional. Ser sempre pelo mrito que ele ir prosperar. A sociedade e ele prprio estaro protegidos.

12. Jornada de Libertao com Cristo:


Constitui o ponto alto da metodologia. So trs dias de reflexo e interiorizao que se faz com os recuperandos. Nasceu da necessidade de se provocar uma definio do recuperando quanto adoo de uma nova filosofia de vida.

6:30 ACORDAR 7:00 CAF 7:30 LIMPEZA DAS CELAS E CORREDORES 8:30 ATIVIDADES 9:30 INTERVALO 10:00 CONTINUIDADE DAS ATIVIDADES 11:30 ALMOO 13:30 ATIVIDADES DE TRABALHO 17:00 BANHO 19:00 JANTAR

18:00 TEMPO LIVRE


22:00 SILNCIO

FORMAR EQUIPE DE TRABALHO DIRIO

ESCOLHER RESPONSVEL PELA CELA


ESCOLHER CONSELHOS DE CADA BLOCO :

01 PRESIDENTE
01 VICE-PRESIDENTE 01 SECRETRIO

01 TESOUREIRO
02 FISCAIS

Mdico, Enfermeira e 02 Tc. Enfermagem; Odontlogo;

Psicloga e Assistente Social.

Gerente Administrativo; Advogado; 02 Secretrios .

03 PROFESSORAS

BLOCO A

BLOCO B

RECUP.PROVISRIOS : 44 TRIAGEM :02 SEGURO: 02

RECUP. SENTENCIADOS: FECHADOS: 16 SEMI-ABERTO: 21 ABERTO: 20 TOTAL GERAL: 105

Avaliao do Histrico

Ocupacional; Sntese da Avaliao; Encaminhamento para Oficinas Teraputicas e Acompanhamento; Evoluo.

CONDICIONAMENTO FSICO

CAPOEIRA; MUSICOTERAPIA; TEATRO; ARTESANATO;

HORTICULTURA ;
JARDINAGEM; PRODUTOS DE HIGIENE E LIMPEZA;

PROCESSAMENTO DO LEITE;

Desenvolver esprito de equipe;

Estimular a criatividade e auto - imagem;


Diminuir tenso emocional e a ociosidade; Favorecer aumento de auto-estima e

valorizao; Estimular os aspectos cognitivos , que so afetados no uso das substncias psicoativas.

FABRICAO DE CADEIRAS DE

FERRO (MACARRO); PINTURA EM TELA E TECIDO; MO NA MASSA; VENTO EM POLPA; PSICULTURA; RECICLAGEM; INCLUSO DIGITAL.

PRTICA DE AES EDUCATIVAS:

Conjunto de atividades que possa envolver a ateno do recuperando, preparando-o para o seu retorno a sociedade, dessa forma, evitando a reincidncias.

S-ar putea să vă placă și