Sunteți pe pagina 1din 17

Cdula de Crdito Bancrio

Criada e disciplinada pela Lei n 10.931, de 02 de agosto de 2004, traz para os notrios e registradores mais um instrumento de operabilidade nesses servios, afetando no s os Tabelies de Protestos, por ser um ttulo de crdito, como tambm os Registradores de Imveis e de Ttulos e Documentos.

Cdula de Crdito Bancrio


um ttulo de crdito executivo extrajudicial, podendo ser emitido, por pessoa fsica ou jurdica, em favor de instituio financeira ou entidade equiparada, representando uma promessa de pagamento de dvida em dinheiro, certa, lquida e exigvel nela indicada ou pelo saldo devedor indicado em planilha de clculo (arts. 26 e 28).

Cdula de Crdito Bancrio


O credor dever discriminar nos extratos da conta corrente as parcelas utilizadas: -Os aumentos dos limites inicialmente concedido; -Suas eventuais amortizaes; -A incidncia dos encargos nos perodos utilizados do crdito aberto ( 2, inciso II, do art. 28).

Cdula de Crdito Bancrio


A Cdula de Crdito Bancrio para sua validade e exigibilidade dever conter: I a denominao Cdula de Crdito Bancrio; II a promessa do emitente de pagar a dvida em dinheiro, certa, lquida e exigvel no seu vencimento ou, no caso de dvida oriunda de contrato de abertura de crdito bancrio, a promessa do emitente de pagar a dvida em dinheiro, certa, lquida e exigvel, correspondente ao crdito utilizado; III a data e o lugar do pagamento da dvida e, no caso de pagamento parcelado, as datas e os valores de cada prestao, ou os critrios para essa determinao; IV o nome da instituio credora, podendo conter clusula ordem; V a data e o lugar de sua emisso; e VI a assinatura do emitente e, se for o caso, do terceiro garantidor da obrigao, ou de seus respectivos mandatrios; requisitos esses previstos no art. 29

Cdula de Crdito Bancrio


Emisso: A Cdula de Crdito Bancrio ser emitida por escrito forma solene em tantas vias quantos forem as partes interessadas, devendo ser assinada pelo emitente. Garantia: Por uma promessa de pagamento em dinheiro decorrente de uma operao de crdito, poder ser objeto de garantia real ou fidejussria (in casu aval) disciplinada por Lei, no entanto, podendo ser aplicada, se no conflitante, as disposies da legislao comum ou especial.

Cdula de Crdito Bancrio


Efeitos: Inter partes independem de registro. erga omnes nas garantias reais necessrio registros e averbaes conforme legislao aplicvel (art. 42)

Cdula de Crdito Bancrio


Caso Em recurso analisado pela Segunda Seo tratada, na origem, de uma execuo ajuizada por um banco em Trs Lagoas (MS). Os dois devedores (pessoa fsica e jurdica) embargaram a execuo, alegando ausncia de ttulo executivo, porque a cdula de crdito bancrio estava amparada em contrato de abertura de crdito rotativo em conta corrente. Em primeiro grau, a execuo foi julgada extinta.

Cdula de Crdito Bancrio


Controvrsia: A jurisprudncia sumulada do prprio STJ, segundo a qual o contrato de abertura de crdito no ttulo executivo, ainda que acompanhado de extrato da conta-corrente (Smula 233), mas documento que, acompanhado de demonstrativo de dbito, autoriza o ajuizamento de ao monitria (Smula 247).

Cdula de Crdito Bancrio


Deciso: A Segunda Seo do Superior Tribunal de Justia (STJ), em julgamento ocorrido em 23 de maio de 2012, definiu que a cdula de crdito bancrio , em abstrato, ttulo executivo extrajudicial representativo de operaes de crdito de qualquer natureza. O relator do recurso no STJ, ministro Luis Felipe Salomo, explicou que no cabe questionar se, em abstrato, a cdula ttulo executivo, mesmo que decorra diretamente de contrato de abertura de crdito, seja rotativo ou cheque especial. O que deve ser investigado, em concreto, se a cdula rene os requisitos legais para sua emisso e execuo da dvida basicamente, a adequada demonstrao contbil do valor utilizado pelo cliente.

CDULA DE CRDITO IMOBILIRIO

Cdula de Crdito Imobilirio

CCI (Cdula de Crdito Imobilirio) ttulo de crdito que representa crditos imobilirios recebveis de compra e venda de imveis, contratos de locao, entre outros. A CCI permite a antecipao do recebimento de crditos futuros.

Vantagens
Acesso antecipado aos valores oriundos do crdito imobilirio em relao ao prazo original de recebimento, sendo que a taxa de juros do ttulo acompanha o mesmo indexador dos recebveis, o que proporciona tranqilidade ao devedor, em relao s oscilaes do mercado Operao que permite desembolso de recursos em perodo menor quando comparado ao CRI (Certificados de Recebveis Imobilirios)

Procedimentos
A Cdula de Crdito Imobilirio (CCI) representa um crdito que originado a partir da existncia de direitos de crdito imobilirio com pagamento parcelado. Quem emite a cdula o credor, com o objetivo de simplificar a cesso do crdito. A CCI transforma um contrato particular em um ttulo passvel de transao. Uma de suas vantagens a possibilidade de emisso e negociao, independentemente da autorizao do devedor. Esses ttulos so bastante utilizados como lastro na emisso de Certificados de Recebveis Imobilirios (CRIs), por oferecer mais segurana e transparncia para quem investe em CRI.

Uma CCI pode ser cedida a uma Companhia Securitizadora Imobiliria para lastrear uma emisso de Certificados de Recebveis imobilirios conforme ilustra o diagrama abaixo.

Legislao

LEI No 10.931, DE 02 DE AGOSTO DE 2004. Dispe sobre o patrimnio de afetao de incorporaes imobilirias, Letra de Crdito Imobilirio, Cdula de Crdito Imobilirio, Cdula de Crdito Bancrio, altera o Decreto-Lei no 911, de 1o de outubro de 1969, as Leis no4.591, de 16 de dezembro de 1964, no 4.728, de 14 de julho de 1965, e no 10.406, de 10 de janeiro de 2002, e d outras providncias.

Art. 18. instituda a Cdula de Crdito Imobilirio - CCI para representar crditos imobilirios. 1o A CCI ser emitida pelo credor do crdito imobilirio e poder ser integral, quando representar a totalidade do crdito, ou fracionria, quando representar parte dele, no podendo a soma das CCI fracionrias emitidas em relao a cada crdito exceder o valor total do crdito que elas representam. 2o As CCI fracionrias podero ser emitidas simultaneamente ou no, a qualquer momento antes do vencimento do crdito que elas representam. 3o A CCI poder ser emitida com ou sem garantia, real ou fidejussria, sob a forma escritural ou cartular. 4o A emisso da CCI sob a forma escritural far-se- mediante escritura pblica ou instrumento particular, devendo esse instrumento permanecer custodiado em instituio financeira e registrado em sistemas de registro e liquidao financeira de ttulos privados autorizados pelo Banco Central do Brasil. 5o Sendo o crdito imobilirio garantido por direito real, a emisso da CCI ser averbada no Registro de Imveis da situao do imvel, na respectiva matrcula, devendo dela constar, exclusivamente, o nmero, a srie e a instituio custodiante. 6o A averbao da emisso da CCI e o registro da garantia do crdito respectivo, quando solicitados simultaneamente, sero considerados como ato nico para efeito de cobrana de emolumentos. 7o A constrio judicial que recaia sobre crdito representado por CCI ser efetuada nos registros da instituio custodiante ou mediante apreenso da respectiva crtula. 8o O credor da CCI dever ser imediatamente intimado de constrio judicial que recaia sobre a garantia real do crdito imobilirio representado por aquele ttulo. 9o No caso de CCI emitida sob a forma escritural, caber instituio custodiante identificar o credor, para o fim da intimao prevista no 8o.

Art. 19. A CCI dever conter: I - a denominao "Cdula de Crdito Imobilirio", quando emitida cartularmente; II - o nome, a qualificao e o endereo do credor e do devedor e, no caso de emisso escritural, tambm o do custodiante; III - a identificao do imvel objeto do crdito imobilirio, com a indicao da respectiva matrcula no Registro de Imveis competente e do registro da constituio da garantia, se for o caso; IV - a modalidade da garantia, se for o caso; V - o nmero e a srie da cdula; VI - o valor do crdito que representa; VII - a condio de integral ou fracionria e, nessa ltima hiptese, tambm a indicao da frao que representa; VIII - o prazo, a data de vencimento, o valor da prestao total, nela includas as parcelas de amortizao e juros, as taxas, seguros e demais encargos contratuais de responsabilidade do devedor, a forma de reajuste e o valor das multas previstas contratualmente, com a indicao do local de pagamento; IX - o local e a data da emisso; X - a assinatura do credor, quando emitida cartularmente; XI - a autenticao pelo Oficial do Registro de Imveis competente, no caso de contar com garantia real; e XII - clusula ordem, se endossvel.

S-ar putea să vă placă și