Sunteți pe pagina 1din 19

ESCOLA PAULISTA DE DIREITO PS-GRADUAO EM DIREITO CIVIL E DO CONSUMIDOR

Flvio Tartuce
Doutorando em Direito Civil e Graduado pela Faculdade de Direito da USP. Especialista e Mestre em Direito Civil pela PUC/SP. Coordenador dos cursos de Direito Civil, Direito Contratual e Direito de Famlia e das Sucesses da Escola Paulista de Direito. Professor da ESA/OAB/SP e em Escolas da Magistratura. Advogado, parecerista e rbitro.

RESPONSABILIDADE CIVIL AMBIENTAL.

Proteo Constitucional do Meio Ambiente Art. 225, caput, da CF/1988.

Todos tm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Pblico e coletividade o dever de defend-lo e preservlo para as presentes e futuras geraes. Conceito de Bem Ambiental (Rui Piva).

questo dos direitos intergeracionais.

transgeracionais

ou
2

RESPONSABILIDADE CIVIL AMBIENTAL.

Proteo Constitucional do Meio Ambiente Art. 225 da CF/1988.

2 - Aquele que explorar recursos minerais fica obrigado a recuperar o meio ambiente degradado, de acordo com soluo tcnica exigida pelo rgo pblico competente, na forma da lei Dever de recuperao (regra). 3 - As condutas e atividades consideradas lesivas ao meio ambiente sujeitaro os infratores, pessoas fsicas ou jurdicas, a sanes penais e administrativas, independentemente da obrigao de reparar os danos causados princpio do poluidorpagador (exceo). A regra contudo a precauo ou preveno art. 225, 1, da CF/1998. 3

RESPONSABILIDADE CIVIL AMBIENTAL.

Ateno: A funo socioambiental da propriedade foi adotada expressamente pelo art. 1.228, 1, do CC. O direito de propriedade deve ser exercido em consonncia com as suas finalidades econmicas e sociais e de modo que sejam preservados, de conformidade com o estabelecido em lei especial, a flora, a fauna, as belezas naturais, o equilbrio ecolgico e o patrimnio histrico e artstico, bem como evitada a poluio do ar e das guas.
4

RESPONSABILIDADE CIVIL AMBIENTAL.

Regra bsica da responsabilidade civil ambiental Lei n. 6.938/1981, art. 14, 1 (Lei da Poltica Nacional do Meio Ambiente).

1 - Sem obstar a aplicao das penalidades previstas neste artigo, o poluidor obrigado, independentemente da existncia de culpa, a indenizar ou reparar os danos causados ao meio ambiente e a terceiros, afetados por sua atividade. O Ministrio Pblico da Unio e dos Estados ter legitimidade para propor ao de responsabilidade civil e criminal, por danos causados ao meio ambiente.
5

RESPONSABILIDADE CIVIL AMBIENTAL.

A responsabilidade civil por danos ambientais objetiva independemente de culpa.


A responsabilidade solidria, respondendo todos os envolvidos com a atividade que causa o dano ambiental. (na doutrina: Edis Milar, Patrcia Faga Iglecias e Celso Pacheco Fiorillo).

Conceito de poluidor, art. 3, IV, da Lei 6.938/1981: a pessoa fsica ou jurdica, de direito pblico ou privado, responsvel, direta ou indiretamente, por atividade causadora de degradao ambiental.
Pode ainda ser aplicado o art. 942 do CC.
6

RESPONSABILIDADE CIVIL AMBIENTAL.


PROCESSUAL CIVIL E AMBIENTAL AO CIVIL PBLICA DANO AMBIENTAL CONSTRUO DE HIDRELTRICA RESPONSABILIDADE OBJETIVA E SOLIDRIA ARTS. 3, INC. IV, E 14, 1, DA LEI 6.398/1981 IRRETROATIVIDADE DA LEI PREQUESTIONAMENTO AUSENTE: SMULA 282/STF PRESCRIO DEFICINCIA NA FUNDAMENTAO: SMULA 284/STF INADMISSIBILIDADE. 1. A responsabilidade por danos ambientais objetiva e, como tal, no exige a comprovao de culpa, bastando a constatao do dano e do nexo de causalidade. (...). 3. A solidariedade nessa hiptese decorre da dico dos arts. 3, inc. IV, e 14, 1, da Lei 6.398/1981 (Lei da Poltica Nacional do Meio Ambiente). 4. Se possvel identificar o real causador do desastre ambiental, a ele cabe a responsabilidade de reparar o dano, ainda que solidariamente com o atual proprietrio do imvel danificado. 5. Comprovado que a empresa Furnas foi responsvel pelo ato lesivo ao meio ambiente a ela cabe a reparao, apesar de o imvel j ser de propriedade de outra pessoa jurdica. 6. inadmissvel discutir em recurso especial questo no decidida pelo Tribunal de origem, pela ausncia de prequestionamento. 7. deficiente a fundamentao do especial que no demonstra contrariedade ou negativa de vigncia a tratado ou lei federal. 8. Recurso especial parcialmente conhecido e no provido. (STJ, REsp 1056540/GO, Rel. Ministra ELIANA CALMON, SEGUNDA TURMA, julgado em 25/08/2009, DJe 14/09/2009) 7

RESPONSABILIDADE CIVIL AMBIENTAL.


Segundo alguns ambientalistas, aplica-se a TEORIA DO RISCO INTEGRAL no se admite excludente de responsabilidade (Edis Milar, Lucas Abreu Barroso, Marcos Jorge Catalan, Carlos Roberto Gonalves, Nelson Nery). Existem julgados do STJ que aplicam essa ideia. Por todos: ADMINISTRATIVO. DANO AMBIENTAL. SANO ADMINISTRATIVA. IMPOSIO DE MULTA. EXECUO FISCAL. (...). 2. Destarte, poluidor a pessoa fsica ou jurdica, de direito pblico ou privado, responsvel, direta ou indiretamente, por atividade causadora de degradao ambiental; 3. O poluidor, por seu turno, com base na mesma legislao, art. 14 - "sem obstar a aplicao das penalidades administrativas" obrigado, "independentemente da existncia de culpa", a indenizar ou reparar os danos causados ao meio ambiente e a terceiros, "afetados por sua atividade". 4. Depreende-se do texto legal a sua responsabilidade pelo risco integral, por isso que em demanda infensa a administrao, poder, inter partes, discutir a culpa e o regresso pelo evento. (...). 5. Recurso improvido (STJ, (REsp 442.586/SP, Rel. Ministro LUIZ FUX, 8 PRIMEIRA TURMA, julgado em 26/11/2002, DJ 24/02/2003 p. 196)

RESPONSABILIDADE CIVIL AMBIENTAL.

Todavia, parte da doutrina entende que devem ser admitidas excludentes (Erik Frederico Gramstrup e Motauri Ciocchetti de Souza). Concordo...

Minha posio a respeito das excludentes: a) Culpa ou fato exclusivo da vtima no cabe. Vtimas somos todos ns (Bem Ambiental como bem difuso). b) Culpa ou fato exclusivo de terceiro - no cabe. Se no admitido no transporte, do mesmo modo no deve ser na responsabilidade civil ambiental. c) Caso fortuito e Fora Maior. Somente devem ser admitidos como excludentes os eventos externos, assim como ocorre no Direito do Consumidor. Os eventos internos, que tm relao com a atividade desenvolvida no so excludentes. Em suma, adotou-se a TEORIA DO RISCO-CRIADO OU A TEORIA DO RISCO-PROVEITO E NO A TEORIA DO 9 RISCO INTEGRAL.

RESPONSABILIDADE CIVIL AMBIENTAL.

A Lei 6.453/1977 trata da Responsabilidade Civil por Danos Nucleares.

O art. 4 da lei enuncia que ser exclusiva do operador da instalao nuclear, nos termos desta Lei e independentemente da existncia de culpa, a responsabilidade civil pela reparao de dano nuclear causado por acidente nuclear. Ver art. 21, inc. XXIII, letra d, da CF/1988 (EC 49). Art. 5. Quando responsveis mais de um operador, respondem eles solidariamente, se impossvel apurar-se a parte dos danos atribuvel a cada um.

Art. 6. Uma vez provado haver o dano resultado exclusivamente de culpa da vtima, o operador ser exonerado, apenas em relao a ela, da obrigao de indenizar.
Art. 8. O operador no responde pela reparao do dano resultante de acidente nuclear causado diretamente por conflito armado, hostilidades, guerra civil, insurreio ou excepcional fato da natureza. 10 Portanto, H EXCLUDENTES DE RESPONSABILIDADE...

E se o dano for causado pelo Estado?


RECURSO ESPECIAL. AO CIVIL PBLICA. POLUIO AMBIENTAL. EMPRESAS MINERADORAS. CARVO MINERAL. ESTADO DE SANTA CATARINA. REPARAO. RESPONSABILIDADE DO ESTADO POR OMISSO. RESPONSABILIDADE SOLIDRIA. RESPONSABILIDADE SUBSIDIRIA. 1. A responsabilidade civil do Estado por omisso subjetiva, mesmo em se tratando de responsabilidade por dano ao meio ambiente, uma vez que a ilicitude no comportamento omissivo aferida sob a perspectiva de que deveria o Estado ter agido conforme estabelece a lei. 2. A Unio tem o dever de fiscalizar as atividades concernentes extrao mineral, de forma que elas sejam equalizadas conservao ambiental. Esta obrigatoriedade foi alada categoria constitucional, encontrandose inscrita no artigo 225, 1, 2 e 3 da Carta Magna. 3. Condenada a Unio a reparao de danos ambientais, certo que a sociedade mediatamente estar arcando com os custos de tal reparao, como se fora auto-indenizao. Esse desiderato apresenta-se consentneo com o princpio da eqidade, uma vez que a atividade industrial responsvel pela degradao ambiental por gerar divisas para o pas e contribuir com percentual significativo de gerao de energia, como ocorre com a atividade extrativa mineral a toda a sociedade beneficia. 4. Havendo mais de um causador de um mesmo dano ambiental, todos respondem 11 solidariamente pela reparao, na forma do art. 942 do Cdigo Civil....

E se o dano for causado pelo Estado?


CONTINUA...

De outro lado, se diversos forem os causadores da degradao ocorrida em diferentes locais, ainda que contguos, no h como atribuir-se a responsabilidade solidria adotando-se apenas o critrio geogrfico, por falta de nexo causal entre o dano ocorrido em um determinado lugar por atividade poluidora realizada em outro local. (...). 6. Segundo o que dispe o art. 3, IV, c/c o art. 14, 1, da Lei n. 6.938/81, os scios/administradores respondem pelo cumprimento da obrigao de reparao ambiental na qualidade de responsveis em nome prprio. A responsabilidade ser solidria com os entes administrados, na modalidade subsidiria. 7. A ao de reparao/recuperao ambiental imprescritvel (STJ, REsp 647.493/SC, Rel. Ministro JOO OTVIO DE NORONHA, SEGUNDA TURMA, julgado em 22/05/2007, DJ 22/10/2007 p. 233). 12

RESPONSABILIDADE CIVIL AMBIENTAL.


DANOS AMBIENTAIS REPARVEIS. a) Danos materiais. Danos emergentes e Lucros Cessantes (v. g. estrago em uma fazenda causado por um vizinho). b) Danos morais individuais. Pessoa fsica ou jurdica (Smula 227 do STJ) - Exemplo: vazamento de combustvel prejudicando pesca. Ver srie de julgados do Tribunal do Paran (TJPR, Apelao Cvel n. 0444278-4, Paranagu, Nona Cmara Cvel, Rel. Des. Jos Augusto Gomes Aniceto, DJPR 10/07/2009, pg. 293). c) Danos morais coletivos Discusso no STJ (REsp 677.585/RS, Rel. Ministro LUIZ FUX, PRIMEIRA TURMA, julgado em 06/12/2005, DJ 13/02/2006 p. 679) d) Danos sociais ou difusos - Na remota hiptese de impossibilidade de recomposio da rea, indenizaro os danos difusos urbansticos e ambientais, conforme for fixado em execuo. Procedncia. Recurso do Ministrio Pblico e dos rus desprovidos, com explicitao. (TJSP; APL 994.08.143670-2, Ac. 4321187, Jos Bonifcio, Dcima Cmara de Direito Pblico, Rel. Des. Torres de13 Carvalho, Julg. 08/02/2010, DJESP 13/04/2010).

RESPONSABILIDADE CIVIL AMBIENTAL.


Questes processuais da Lei da Ao Civil Pblica (Lei 7.347/1985. - Art. 2. Competncia do foro do local do dano. - Art. 3. A ao civil poder ter por objeto a condenao em dinheiro ou o cumprimento de obrigao de fazer ou no fazer (art. 3).

- Art. 4. Poder ser ajuizada ao cautelar para evitar o dano ao meio ambiente, ao consumidor, ordem urbanstica ou aos bens e direitos de valor artstico, esttico, histrico, turstico e paisagstico. - Art. 5. Tm legitimidade para promoverem as medidas: I - o Ministrio Pblico; II - a Defensoria Pblica; III - a Unio, os Estados, o Distrito Federal e os Municpios; IV - a autarquia, empresa pblica, fundao ou sociedade de economia mista; V - a associao que, concomitantemente: a) esteja constituda h pelo menos 1 (um) ano nos termos da lei civil; b) inclua, entre suas finalidades institucionais, a proteo ao meio ambiente, ao 14 consumidor, ordem econmica, livre concorrncia ou ao patrimnio artstico, esttico, histrico, turstico e paisagstico.

Prazo para a ao em casos de leso ambiental. O art. 12 da Lei 6.453/1977 prev prazo de dez anos, contados da data do acidente nuclear. Porm, Se o acidente for causado por material subtrado, perdido ou abandonado, o prazo prescricional contar-se- do acidente, mas no exceder a 20 (vinte) anos contados da data da subtrao, perda ou abandono. Todavia, a jurisprudncia do STJ vem entendendo pela imprescritibilidade: ADMINISTRATIVO E PROCESSO CIVIL DIREITO AMBIENTAL- AO CIVIL PBLICA COMPETNCIA DA JUSTIA FEDERAL IMPRESCRITIBILIDADE DA REPARAO DO DANO AMBIENTAL PEDIDO GENRICO ARBITRAMENTO DO QUANTUM DEBEATUR NA SENTENA: REVISO, POSSIBILIDADE SMULAS 284/STF E 7/STJ. (...). 3. Reparao pelos danos materiais e morais, consubstanciados na extrao ilegal de madeira da rea indgena. 4. O dano ambiental alm de atingir de imediato o bem jurdico que lhe est prximo, a comunidade indgena, tambm atinge a todos os integrantes do Estado, espraiando-se para toda a comunidade local, no indgena e para futuras geraes pela irreversibilidade do mal ocasionado. 5. Tratando-se de direito difuso, a reparao civil assume grande amplitude, com profundas implicaes na espcie de responsabilidade do degradador que objetiva, fundada no simples risco ou no simples 15 fato da atividade danosa, independentemente da culpa do agente causador do dano.....

RESPONSABILIDADE CIVIL AMBIENTAL.

Continua... 6. O direito ao pedido de reparao de danos ambientais, dentro da logicidade hermenutica, est protegido pelo manto da imprescritibilidade, por se tratar de direito inerente vida, fundamental e essencial afirmao dos povos, independentemente de no estar expresso em texto legal. 7. Em matria de prescrio cumpre distinguir qual o bem jurdico tutelado: se eminentemente privado seguem-se os prazos normais das aes indenizatrias; se o bem jurdico indisponvel, fundamental, antecedendo a todos os demais direitos, pois sem ele no h vida, nem sade, nem trabalho, nem lazer , considerase imprescritvel o direito reparao. 8. O dano ambiental incluise dentre os direitos indisponveis e como tal est dentre os poucos acobertados pelo manto da imprescritibilidade a ao que visa reparar o dano ambiental. 9. Quando o pedido genrico, pode o magistrado determinar, desde j, o montante da reparao, havendo elementos suficientes nos autos. Precedentes do STJ. 10. Invivel, no presente recurso especial modificar o entendimento adotado pela instncia ordinria, no que tange aos valores arbitrados a ttulo de indenizao, por incidncia das Smulas 284/STF e 7/STJ. 11. Recurso especial parcialmente conhecido e no provido (STJ, (REsp 1120117/AC, Rel. Ministra ELIANA CALMON, SEGUNDA TURMA, julgado em 10/11/2009, DJe 16 19/11/2009).

RESPONSABILIDADE CIVIL AMBIENTAL.

QUESTO POLMICA...

Para efetivar o recebimento da indenizao, o art. 4 da Lei n. 9.605/1998 consagra a desconsiderao da personalidade jurdica em casos de danos ambientais:

Art. 4 Poder ser desconsiderada a pessoa jurdica sempre que sua personalidade for obstculo ao ressarcimento de prejuzos causados qualidade do meio ambiente. Trata-se da teoria menor, que tambm consta do art. 28 do CDC (Fbio Ulhoa Coelho). Ver o seguinte precedente: (STJ, REsp 279.273/SP, Rel. Ministro ARI PARGENDLER, Rel. p/ Acrdo Ministra NANCY ANDRIGHI, TERCEIRA TURMA, julgado em 04/12/2003, DJ 29/03/2004 p. 230) exploso do shopping center de Osasco. Cuidado: o art. 50 do CC/2002 adotou a teoria maior. 17

QUESTO POLMICA.

A jurisprudncia do STJ tem aplicado o conceito de bem difuso para concluir que o proprietrio do imvel obrigado pela sua recuparao ambiental, mesmo no sendo o causador do evento danoso. Por todos:

ADMINISTRATIVO E PROCESSUAL CIVIL. RESERVA FLORESTAL. NOVO PROPRIETRIO. LEGITIMIDADE PASSIVA. 1. Em se tratando de reserva florestal legal, a responsabilidade por eventual dano ambiental ocorrido nessa faixa objetiva, devendo o proprietrio, ao tempo em que conclamado para cumprir obrigao de reparao ambiental, responder por ela. 2. O novo adquirente do imvel parte legtima para responder ao civil pblica que impe obrigao de fazer consistente no reflorestamento da reserva legal, pois assume a propriedade com nus restritivo. 3. Recurso especial conhecido e provido (STJ, REsp 195.274/PR, Rel. Ministro JOO OTVIO DE NORONHA, SEGUNDA TURMA, julgado em 07/04/2005, DJ 20/06/2005 p. 18 179).

QUESTO POLMICA.

Quais seriam os fundamentos dessa forma de pensar?

Algumas teses: 1. Responsabilidade objetiva e solidria ambiental? 2. Risco do negcio? 3. Existncia de uma obrigao propter rem? 4. Funo socioambiental da propriedade? 5. Existncia de um bem difuso (art. 225 da CF/88)?
Como fica a questo da boa-f? No seria interessante criar um direito real de informao ambiental? Sobre o tema, sugiro: LEMOS, Patrcia Faga Iglecias. Meio ambiente e responsabilidade civil do proprietrio. Anlise do nexo causal. So Paulo: RT, 2 Tiragem, 2008, p. 157-160.
19

S-ar putea să vă placă și