Sunteți pe pagina 1din 17

Faculdade Kurios Fak

TEOLOGIA

Professor Prito Leite

O grande objetivo desse trabalho mostrar como as gramticas escolares tem trabalhado o processo de formao de palavras, sendo mostrados os processos, e algumas falhas. Processos estes que so: Composio, derivao, honomatopia e abreviao. E processos mais modernos como: estilsca, hibridismo, siglas e grias.

A comunidade cientfica tem considerado uma ntima relao entre o homem e a lngua. Porm o homem passa por uma constante atualizao, podemos afirmar que a renovao do acervo lexical das lnguas um fenmeno permanente. Assim precisamos nomear realidades subjetivas e objetivas, que surge. Forma-se uma intrnseca relao entre o lxico e a sociedade. necessrio o vnculo do lxico com a vida cotidiana, j que a lngua tem como objetivo primeiro a comunicao por sua vez tem como objeto o mundo: coisas, pessoas, lugares, ideias, sentimentos, etc.

Geralmente, as gramticas tradicionais trabalham os seguintes processos de formao de palavras: Composio Derivao Onomatopia Abreviao Hibridismo Siglas Grias Neologismo Semntico Neologismo Alogentico

Composio por justaposio onde os radicais se juntam sem que haja alterao fontica, isso pode ser visto em: couve-flor, amorperfeito, micrbio, dentre outro.

Na aglutinao os radicais se juntam na alterao e h alterao deles. Ex.: Aguardente (gua+ardente); planalto (plano+alto); rodovia (roda+via).

Proporciona aprendizado mais significativo, utilizando de palavras trazidas de outros idiomas, por exemplo: porta-voz (porta no uma palavra portuguesa, vem do francs que significa trazer.) Neologismo uma mudana na formao de algumas palavras, que tem os seus radicais modificados. Ex.: Bonfim, benvindo. No estuda sobre palavras que entraram em desuso, por exemplo: fidalgo.

- Caracterizada por imitar as vozes dos animais e os sons da natureza; - No possuem uma derivao: raiz/prefixo/sufixo - As palavras criadas so geralmente usadas na lngua falada. Ex.: Tic Tac; Zum zum; Zig zag, etc

Abreviao a contrao mxima de um vocbulo at o seu limite mximo de sua compreenso. Ex.: (moto= motocicleta; foto= fotografia; net=internet). Pertencem ao mesmo grupo as siglas criadas pelo uso das letras iniciais de slabas (IBGE, OAB, PT=petista). As grias usam palavras j existentes, ganhando novo sentido, embora no so usadas como linguagem padro.

D-se o nome de hibridismo s palavras em cuja formao ocorrem elementos mrficos oriundos de lnguas diferentes. (Ernani e Nicola, 2002:107)

Esse tipo de neologismo acontece com bastante frequncia em nossa lngua. A semntica nada mais que um fator social sofrendo mudanas continuamente e, que transformam palavras comprometendo o seu significado no totalitrio. Os velhos e novos significados se relacionam temporariamente por igual e sem discrdia de sentido. O homem responsvel por dar novos significados as palavras. Um exemplo bem simples o termo trocado de: empregada domstica por ajudante do lar ou servente por auxiliar de pedreiro.

1 Uma nova proposta. 2- Mecanismo de ampliao lexical abordados pela gramtica, mantida com o mundo real do aluno bastante restrita. 3- Possui um vinculo muito grande com os mecanismo reais(So os falantes que formam palavras novas)

- O neologismo alogentico bem simples de ser compreendido o conjunto de variaes lingusticas e suas variantes, com palavras estrangeiras adotadas. - o emprstimo de palavras estrangeiras para outros idiomas. Podemos citar dois modelos de palavras emprestadas ao nosso idioma.

De forma que o alvo mostrar que possvel adaptao dos processos lexicais da lngua pelos alunos e falantes. Na lngua e na escrita. Sem levar em considerao nenhum processo de extino na gramtica tradicional.

O estudo prova que essa adaptao comprovada psicologicamente quando o aluno se motiva a aprender, o que a ele se quer ensinar. E que tambm hora nenhuma favorecer-se a linguagem oral falada, mas sim de forma culta e formal.

De modo geral e claro o fim que voc aluno entenda que este contedo seja aplicado e percebido no dia a dia, na aplicao do lxico. Ou seja na diversidade das palavras utilizadas por ns. Da mesma maneira que o surgimento das palavras no so uma invaso do lxico ou deturpao. Observao:

TODAS AS LNGUAS SOFREM MUDANAS

S-ar putea să vă placă și