Sunteți pe pagina 1din 33

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHO

METAIS PESADOS: mercrio, cdmio, chumbo e arsnio.


QUMICA AMBIENTAL
Prof: Dr. Henrique Augusto Monitor: Carlos A. Frazo/QI 1

METAIS PESADOS
Metais pesados so elementos qumicos que apresentam nmero atmico superior a 22.
Entretanto, a definio mais difundida aquela relacionada com a sade pblica: metais pesados so aqueles que apresentam efeitos adversos sade humana.
2

Fontes de metais pesados nas guas naturais Os metais pesados surgem nas guas naturais devido aos lanamentos de efluentes industriais tais como os gerados em indstrias extrativistas de metais, indstrias de tintas e pigmentos e, especialmente, as galvanoplastias, que se espalham em grande nmero nas periferias das grandes cidades, efluentes de indstrias qumicas, como as de formulao de compostos orgnicos e de elementos e compostos inorgnicos, indstrias de couros, peles e produtos similares, indstrias do ferro e do ao, lavanderias e indstria de petrleo.
3

Importncia nos estudos de controle de qualidade das guas


Os metais pesados constituem contaminantes qumicos nas guas, pois em pequenas concentraes trazem efeitos adversos sade. Desta forma, podem inviabilizar os sistemas pblicos de gua, uma vez que as estaes de tratamento convencionais no os removem eficientemente e os tratamentos especiais necessrios so muito caros.

Os metais pesados constituem-se em padres de potabilidade estabelecidos pela Portaria 36 do Ministrio da Sade.

Os metais pesados constituem-se em padres de potabilidade estabelecidos pela Portaria 36 do Ministrio da Sade. Devido aos prejuzos que, na qualidade de txicos, podem causar aos ecossistemas aquticos naturais ou de sistemas de tratamento biolgico de esgotos, so tambm padres de classificao das guas naturais e de emisso de esgotos, tanto na legislao federal quanto na do Estado de So Paulo.
10

Os metais pesados atingem o homem atravs da gua, do ar e do sedimento, tendendo a se acumular na biota aqutica.

Alguns metais so acumulados ao longo da cadeia alimentar, de tal forma que os predadores apresentam as maiores concentraes. No entanto, os invertebrados so os organismos que apresentam concentraes mais elevadas. O chumbo e o cdmio solvel se acumulam preferencialmente em macroinvertebrados, fito e zooplncton e em peixes. O mercrio solvel se acumula mais intensamente em peixes.
11

Toxicologia dos Metais Metais considerados de interesse toxicolgico pela EPA (Agncia de Proteo Ambiental), quanto biodisponibilidade na gua, no sedimento e no solo: Al, As, Be, Cd, Cr, Cu, Hg, Ni, Pb, Se, Sb Menor importncia: Ag, Ba, Co, Mn, Mo, Na, Tl, V, Zn

12

MERCRIO

13

O mercrio largamente utilizado no Brasil nos garimpos, no processo de extrao do ouro (amlgama). O problema em primeira instncia ocupacional, pois o prprio garimpeiro inala o vapor de mercrio, mas, posteriormente, torna-se um problema ambiental, pois normalmente nenhuma precauo tomada e o material acaba por ser descarregado nas guas.
Casos de contaminao j foram identificados na regio do Pantanal, no norte brasileiro e em outras. O mercrio tambm usado em clulas eletrolticas para a produo de cloro e soda e em certos praguicidas ditos mercuriais.
14

Pode ainda ser usado em indstrias de produtos medicinais, desinfetantes e pigmentos. altamente txico ao homem, sendo que doses de 3 a 30 gramas so fatais.
Apresenta efeito cumulativo e provoca leses cerebrais. bastante conhecido o episdio de Minamata no Japo, onde grande quantidade de mercrio orgnico, o metil mercrio, que mais txico que o mercrio metlico, foi lanada por uma indstria, contaminando peixes e habitantes da regio, provocando graves leses neurolgicas e mortes.
15

O padro de potabilidade fixado pela Portaria 36 do Ministrio da Sade de 0,001 mg/L.


Os efeitos sobre os ecossistemas aquticos so igualmente srios, de forma que os padres de classificao das guas naturais so tambm bastante restritivos com relao a este parmetro.

16

17

CDMIO

18

O cdmio um metal raro ao qual o homem est exposto atravs do ambiente, em baixos nveis. O organismo humano acumula cdmio e aos 50 anos o homem pode estar com uma carga de 20 a 30 mg, concentrando-se nos rins e paredes das artrias. Fontes de contaminao o cdmio est presente em todos os alimentos e bebidas, mas, encontra-se mais concentrado em mariscos, ostras e peixes de gua salgada, alguns tipos de ch e na fumaa do cigarro. Outras fontes incluem pinturas, soldas, pigmentos, ripas galvanizadas, baterias, combusto dos automveis, e em alguns suplementos naturais, como: dolomita e medula ssea (tutano). 19

Ultimamente, causa grande preocupao a poluio ambiental resultante do descarte de baterias de telefones celulares e pilha eltrica que contm os metais txicos nquel e cdmio.
Absoro e excreo Aparentemente, no existe sistema que regule o metabolismo de absoro e excreo de cdmio. Uma das formas do cdmio entrar em nosso organismo atravs dos pulmes quando presente na fumaa do cigarro ou em forma de p oxidado.
20

Sntomas da intoxicao por cdmio nuseas, vmitos, clicas abdominais, diarria, diminuio da temperatura corporal, perda de dentes, dores articulares, hiperatividade.

21

CHUMBO

22

O chumbo est presente no ar, no tabaco, nas bebidas e nos alimentos, nestes ltimos, naturalmente, por contaminao e na embalagem.
Est presente na gua devido s descargas de efluentes industriais como, por exemplo, os efluentes das indstrias de acumuladores (baterias), bem como devido ao uso indevido de tintas e tubulaes e acessrios base de chumbo.

Constitui veneno cumulativo, provocando um envenenamento crnico denominado saturnismo, que consiste em efeito sobre o sistema nervoso central com consequncias bastante srias.
23

O chumbo padro de potabilidade, sendo fixado o valor mximo permissvel de 0,05 mg/L pela Portaria 36 do Ministrio da Sade, mesmo valor adotado nos Estados Unidos.
No entanto, naquele pas, estudos esto sendo conduzidos no sentido de reduzir o padro para 0,01 mg/L. tambm padro de emisso de esgotos e de classificao das guas naturais. Nestes, para as classes mais exigentes os valores estabelecidos so to restritivos quanto os prprios padres de potabilidade, prevendo-se que o tratamento convencional de gua no remove metais pesados consideravelmente.
24

Aos peixes, as doses fatais, no geral, variam de 0,1 a 0,4 mg/L, embora, em condies experimentais, alguns resistam at 10 mg/L. Outros organismos (moluscos, crustceos, mosquitos quironomdeos e simuldeos, vermes oligoquetos, sanguessugas e insetos tricpteros) desaparecem aps a morte dos peixes, em concentraes superiores a 0,3 mg/L.

25

ARSNIO

26

Traos deste metalide so encontrados em guas naturais e em fontes termais. usado como inseticida, herbicida, fungicida, na indstria da preservao da madeira e em atividades relacionadas com a minerao e com o uso industrial de certos tipos de vidros, tintas e corantes. encontrado em verduras e frutas. Em moluscos, at 100 mg/Kg, sendo que a ingesto de 130 mg fatal. Apresenta efeito cumulativo, sendo carcinognico.
O padro de potabilidade 0,05 mg/L, estabelecido pela Portaria 36 do Ministrio da Sade.
27

COMO O ARSNIO AFETA A SADE? O arsnio pode ser inalado ou ingerido ou, em menor grau, assimilado pela pele. Basta a dcima parte de um grama acumulada durante dois meses para causar a morte, e o arsnio causa cncer em nveis muito menores.

gua: O limite internacional de segurana do arsnio na gua potvel j foi de 50 ppb (partes por bilho), depois passou para 10 ppb e agora j existem pases que querem baixar para 2 ppb.
28

Solo: A Agncia de Proteo Ambiental (EPA) norteamericana estabeleceu um limite de segurana de 10 ppm (10 mg por kg) de arsnio no solo. Nveis de arsnio acima deste limite do o direito EPA de ordenar a descontaminao de um estabelecimento comercial pelo proprietrio. Ar: Os limite internacional mximo permitido para exposio ao arsnio inorgnico em ambiente de trabalho de 10 microgramas por metro cbico, calculado como um mdia em um dia de oito horas, segundo a (OSHAOccupational Safety and Health Administration, Estados Unidos da Amrica).
29

O arsnio j foi detectado no cabelo, sangue e urina de crianas que viviam perto de uma usina termoeltrica que queimava carvo com um contedo de arsnio de apenas 1.000 gramas por tonelada. O arsnio trazido pelo ar resultou em um aumento significativo de perda auditiva entre crianas expostas.

30

Sinais do envenenamento por arsnio


Os efeitos do envenenamento leve a partir da inalao de arsnio ou seus compostos incluem perda do apetite, nusea, e diarria. Efeitos da exposio mais intensa ao arsnio incluem:

1. sensao de pinicao nas palmas das mos, ou cimbras nos msculos da panturrilha; 2. calor e irritao na garganta e estmago, um odor de alho no hlito e na respirao, ou um gosto metlico na boca;
31

3. vmitos, aumento da frequncia das evacuaes, com fezes muito soltas; 4. efeitos neurolgicos, incluindo irritabilidade, inquietao, dores de cabea crnicas, apatia, fraqueza, tontura, delrio, sonolncia, convulses ou coma.

5. desenvolvimento de marcas brancas nas unhas; 6. escurecimento da pele, leses de pele, rash cutneo (manchas salientes na pele) e o aparecimento de pequenas feridas nas palmas, solas e dorso dos ps , e de manchas que lembram pingos de chuva em uma estrada empoeirada.
FIM 32

QUMICA AMBIENTAL SEGUNDA ATIVIDADE DA PRIMEIRA PROVA (5,0) PONTOS Impactos causados pelo descarte de metais pesados no ambiente aqutico. 1. Introduo . 2. Desenvolvimento. 2.1 principais metais pesados e suas origens 2.1 impacto no ambiente aqutico; 2.2 impacto na sade humana; 2.3 a utilidade dos metais pesados; 3. Consideraes sinais. 4. Bibliografia.

33

S-ar putea să vă placă și