Sunteți pe pagina 1din 29

SILVA, E. L. da; MENEZES, E. M. *Metodologia da pesquisa e elaborao de dissertao.* 4. ed. Florianpolis: UFSC, 2005. 138 p. Disponvel em: <http://www.portaldeconhecimentos.org.br/index.php/por/content/view/full/10232>.

Acesso em: 6 maio 2009.

As Etapas da Pesquisa
Identificar as etapas da pesquisa; planejar uma pesquisa.

INTRODUO
A pesquisa um procedimento reflexivo

e crtico de busca de respostas para problemas ainda no solucionados. O planejamento e a execuo de uma pesquisa fazem parte de um processo sistematizado que compreende etapas que podem ser detalhadas da seguinte forma:

INTRODUO
1) escolha do tema;
2) reviso de literatura; 3) justificativa; 4) formulao do problema; 5) determinao de objetivos; 6) metodologia; 7) coleta de dados; 8) tabulao de dados; 9) anlise e discusso dos resultados;

10) concluso da anlise dos resultados;


11) redao e apresentao do trabalho cientfico

(dissertao ou tese).

AS ETAPAS DA PESQUISA
1 Escolha do Tema
Nesta etapa voc dever responder pergunta: O que

pretendo abordar? O tema um aspecto ou uma rea de interesse de um assunto que se deseja provar ou desenvolver. Escolher um tema significa eleger uma parcela delimitada de um assunto, estabelecendo limites ou restries para o desenvolvimento da pesquisa pretendida. A definio do tema pode surgir com base na sua observao do cotidiano, na vida profissional, em programas de pesquisa, em contato e relacionamento com especialistas, no feedback de pesquisas j realizadas e em estudo da literatura especializada (BARROS; LEHFELD, 1999).

AS ETAPAS DA PESQUISA
A escolha do tema de uma pesquisa, em um

Curso de Ps-Graduao, est relacionada linha de pesquisa qual voc est vinculado ou linha de seu orientador. Voc dever levar em conta, para a escolha do tema, sua atualidade e relevncia, seu conhecimento a respeito, sua preferncia e sua aptido pessoal para lidar com o tema escolhido. Definido isso, voc ir levantar e analisar a literatura j publicada sobre o tema.

AS ETAPAS DA PESQUISA
2 Reviso de Literatura
Nesta fase voc dever responder s seguintes

questes: quem j escreveu e o que j foi publicado sobre o assunto, que aspectos j foram abordados, quais as lacunas existentes na literatura. Pode objetivar determinar o estado da arte, ser uma reviso terica, ser uma reviso emprica ou ainda ser uma reviso histrica. A reviso de literatura fundamental, porque fornecer elementos para voc evitar a duplicao de pesquisas sobre o mesmo enfoque do tema. Favorecer a definio de contornos mais precisos do problema a ser estudado

AS ETAPAS DA PESQUISA
3 Justificativa
Nesta etapa voc ir refletir sobre o porqu da

realizao da pesquisa procurando identificar as razes da preferncia pelo tema escolhido e sua importncia em relao a outros temas. Pergunte a voc mesmo: o tema relevante e, se , por qu? Quais os pontos positivos que voc percebe na abordagem proposta? Que vantagens e benefcios voc pressupe que sua pesquisa ir proporcionar? A justificativa dever convencer quem for ler o projeto, com relao importncia e relevncia da pesquisa proposta.

AS ETAPAS DA PESQUISA
4 Formulao do Problema
Nesta etapa voc ir refletir sobre o

problema que pretende resolver na pesquisa, se realmente um problema e se vale a pena tentar encontrar uma soluo para ele. A pesquisa cientfica depende da formulao adequada do problema, isto porque objetiva buscar sua soluo.

AS ETAPAS DA PESQUISA
5 Determinao dos Objetivos: Geral e Especficos
Nesta etapa voc pensar a respeito de sua inteno ao

propor a pesquisa. Dever sintetizar o que pretende alcanar com a pesquisa. Os objetivos devem estar coerentes com a justificativa e o problema proposto. O objetivo geral ser a sntese do que se pretende alcanar, e os objetivos especficos explicitaro os detalhes e sero um desdobramento do objetivo geral. Os objetivos informaro para que voc est propondo a pesquisa, isto , quais os resultados que pretende alcanar ou qual a contribuio que sua pesquisa ir efetivamente proporcionar.

AS ETAPAS DA PESQUISA
Os enunciados dos objetivos devem comear

com um verbo no infinitivo e este verbo deve indicar uma ao passvel de mensurao. Como exemplos de verbos usados na formulao dos objetivos, podem-se citar para: determinar estgio cognitivo de conhecimento: os verbos apontar, arrolar, definir, enunciar, inscrever, registrar, relatar, repetir, sublinhar e nomear; determinar estgio cognitivo de compreenso: os verbos descrever, discutir, esclarecer, examinar, explicar, expressar, identificar, localizar, traduzir e transcrever;

AS ETAPAS DA PESQUISA
determinar estgio cognitivo de aplicao: os verbos

aplicar, demonstrar, empregar, ilustrar, interpretar, inventariar, manipular, praticar, traar e usar; determinar estgio cognitivo de anlise: os verbos analisar, classificar, comparar, constatar, criticar, debater, diferenciar, distinguir, examinar, provar, investigar e experimentar; determinar estgio cognitivo de sntese: os verbos articular, compor, constituir, coordenar, reunir, organizar e esquematizar; determinar estgio cognitivo de avaliao: os verbos apreciar, avaliar, eliminar, escolher, estimar, julgar, preferir, selecionar, validar e valorizar.

AS ETAPAS DA PESQUISA
6. Metodologia
Nesta etapa voc ir definir onde e como ser realizada

a pesquisa. Definir o tipo de pesquisa, a populao (universo da pesquisa), a amostragem, os instrumentos de coleta de dados e a forma como pretende tabular e analisar seus dados. Populao (ou universo da pesquisa) a totalidade de indivduos que possuem as mesmas caractersticas definidas para um determinado estudo. Amostra parte da populao ou do universo, selecionada de acordo com uma regra ou plano. A amostra pode ser probabilstica e no-probabilstica.

AS ETAPAS DA PESQUISA
Amostras no-probabilsticas podem ser:
amostras acidentais: compostas por acaso,

com pessoas que vo aparecendo; amostras por quotas: diversos elementos constantes da populao/universo, na mesma proporo; amostras intencionais: escolhidos casos para a amostra que representem o bom julgamento da populao/universo.

AS ETAPAS DA PESQUISA
Amostras probabilsticas so compostas

por sorteio e podem ser: amostras casuais simples: cada elemento da populao tem oportunidade igual de ser includo na amostra; amostras casuais estratificadas: cada estrato, definido previamente, estar representado na amostra; amostras por agrupamento: reunio de amostras representativas de uma populao.

AS ETAPAS DA PESQUISA
Para definio das amostras recomenda-se a

aplicao de tcnicas estatsticas. Barbetta (1999) fornece uma abordagem muito didtica referente delimitao de amostras e ao emprego da estatstica em pesquisas. A definio do instrumento de coleta de dados depender dos objetivos que se pretende alcanar com a pesquisa e do universo a ser investigado. Os instrumentos de coleta de dados tradicionais so:

AS ETAPAS DA PESQUISA
Observao: quando se utilizam os sentidos na obteno de

dados de determinados aspectos da realidade. A observao pode ser: observao assistemtica: no tem planejamento e controle previamente elaborados; observao sistemtica: tem planejamento, realiza-se em condies controladas para responder aos propsitos preestabelecidos; observao no-participante: o pesquisador presencia o fato, mas no participa; observao individual: realizada por um pesquisador; observao em equipe: feita por um grupo de pessoas; observao na vida real: registro de dados medida que ocorrem; observao em laboratrio: onde tudo controlado.

AS ETAPAS DA PESQUISA
Entrevista: a obteno de

informaes de um entrevistado, sobre determinado assunto ou problema. A entrevista pode ser: padronizada ou estruturada: roteiro previamente estabelecido; despadronizada ou no-estruturada: no existe rigidez de roteiro. Podem-se explorar mais amplamente algumas questes.

AS ETAPAS DA PESQUISA
Questionrio: uma srie ordenada de

perguntas que devem ser respondidas por escrito pelo informante. O questionrio deve ser objetivo, limitado em extenso e estar acompanhado de instrues As instrues devem esclarecer o propsito de sua aplicao, ressaltar a importncia da colaborao do informante e facilitar o preenchimento.

AS ETAPAS DA PESQUISA

As perguntas do questionrio podem ser: abertas: Qual a sua opinio?; fechadas: duas escolhas: sim ou no; de mltiplas escolhas: fechadas com uma srie de respostas possveis. Young e Lundberg (apud Pessoa, 1998) fizeram uma srie de recomendaes teis construo de um questionrio. Entre elas destacam-se: o questionrio dever ser construdo em blocos temticos obedecendo a uma ordem lgica na elaborao das perguntas;

AS ETAPAS DA PESQUISA
a redao das perguntas dever ser feita em

linguagem compreensvel ao informante. A linguagem dever ser acessvel ao entendimento da mdia da populao estudada. A formulao das perguntas dever evitar a possibilidade de interpretao dbia, sugerir ou induzir a resposta; cada pergunta dever focar apenas uma questo para ser analisada pelo informante; o questionrio dever conter apenas as perguntas relacionadas aos objetivos da pesquisa. Devem ser evitadas perguntas que, de antemo, j se sabe que no sero respondidas com honestidade.

AS ETAPAS DA PESQUISA
Formulrio: uma coleo de questes e

anotadas por um entrevistador numa situao face a face com a outra pessoa (o informante). O instrumento de coleta de dados escolhido dever proporcionar uma interao efetiva entre voc, o informante e a pesquisa que est sendo realizada. Para facilitar o processo de tabulao de dados por meio de suportes computacionais, as questes e suas respostas devem ser previamente codificadas.

AS ETAPAS DA PESQUISA
A coleta de dados estar relacionada com o

problema, a hiptese ou os pressupostos da pesquisa e objetiva obter elementos para que os objetivos propostos na pesquisa possam ser alcanados. Neste estgio voc escolhe tambm as possveis formas de tabulao e apresentao de dados e os meios (os mtodos estatsticos, os instrumentos manuais ou computacionais) que sero usados para facilitar a interpretao e anlise dos dados.

AS ETAPAS DA PESQUISA
7 Coleta de Dados
Nesta etapa voc far a pesquisa de

campo propriamente dita. Para obter xito neste processo, duas qualidades so fundamentais: a pacincia e a persistncia.

AS ETAPAS DA PESQUISA
8 Tabulao e Apresentao dos Dados
Nesta etapa voc poder lanar mo de

recursos manuais ou computacionais para organizar os dados obtidos na pesquisa de campo. Atualmente, com o advento da informtica, natural que voc escolha os recursos computacionais para dar suporte elaborao de ndices e clculos estatsticos, tabelas, quadros e grficos.

AS ETAPAS DA PESQUISA
9 Anlise e Discusso dos Resultados
Nesta etapa voc interpretar e analisar os

dados que tabulou e organizou na etapa anterior. A anlise deve ser feita para atender aos objetivos da pesquisa e para comparar e confrontar dados e provas com o objetivo de confirmar ou rejeitar a(s) hiptese(s) ou os pressupostos da pesquisa.

AS ETAPAS DA PESQUISA
10 Concluso da Anlise e dos Resultados

Obtidos Nesta etapa voc j tem condies de sintetizar os resultados obtidos com a pesquisa. Dever explicitar se os objetivos foram atingidos, se a(s) hiptese(s) ou os pressupostos foram confirmados ou rejeitados. E, principalmente, dever ressaltar a contribuio da sua pesquisa para o meio acadmico ou para o desenvolvimento da cincia e da tecnologia.

AS ETAPAS DA PESQUISA
11 Redao e Apresentao do Trabalho Cientfico
Nesta etapa o pesquisador dever redigir seu relatrio de

pesquisa: dissertao ou tese. Azevedo (1998, p.22) argumenta que o texto dever ser escrito de modo apurado, isto , gramaticalmente correto, fraseologicamente claro, terminologicamente preciso e estilisticamente agradvel. Normas de documentao da Associao Brasileira de Normas Tcnicas (ABNT) devero ser consultadas visando padronizao das indicaes bibliogrficas e a apresentao grfica do texto. Normas e orientaes do prprio Curso de PsGraduao tambm devero ser consultadas.

AS ETAPAS DA PESQUISA
CONSIDERAES FINAIS
As etapas aqui identificadas e as orientaes

feitas devero servir de guia elaborao de sua pesquisa e no como uma camisa-defora. Portanto, no devem impedir sua criatividade ou causar entraves elaborao da pesquisa. A inteno deste documento fornecer a voc orientaes bsicas elaborao de uma investigao cientfica.

AS ETAPAS DA PESQUISA
Neste estgio voc escolhe tambm as possveis formas

de tabulao e apresentao de dados e os meios (os mtodos estatsticos, os instrumentos manuais ou computacionais) que sero usados para facilitar a interpretao e anlise dos dados. Na Engenharia de Produo, muitas vezes, as dissertaes e teses esto comprometidas com o desenvolvimento de modelos e produtos. Em tais casos a metodologia no seguir os passos indicados acima, e sim deve estar adequada necessidade requerida para criao especfica do modelo ou produto que est sendo desenvolvido.

S-ar putea să vă placă și