Sunteți pe pagina 1din 12

Trabalho dos alunos: Helena Rocha n18 Miguel Martins n 25 Vanessa Silva n 28

O Sol pe-se na linha do mar colorido as nuvens de vermelho. Na praia um co corre ladrando atrs das gaivotas que levantam voo. Uma brisa fresca traz o cheiro a algas e maresia.

Enquanto este episdio vivido no nosso crebro, milhes de neurnios, em rede, trocam informao sobe a forma de descargas elctricas e qumicas que atravessam os bilies de pontos de comunicao existentes, ou seja, o vermelho das nuvens, o ladrar do co e o cheiro das algas corresponde a uma combinao de descargas elctricas e qumicas especificas.

O papel do sistema nervoso consiste em transmitir sinais, mensagens de um grupo de neurnios para outro: os neurnios so clulas especializadas em receber e em transmitir sinais s clulas vizinhas. A informao que circula ao longo dos neurnios designa-se por influxo nervoso.

O processo que ocorre quando h informao a ser transmitida o seguinte: As dendrites captam o estimulo, os sinais que podem ter origem nos neurnios vizinhos;

Os sinais so integrados;
Gera-se um impulso nervoso; O impulso nervoso transmitido ao axnio e conduzido s ramificaes axnicas; As ramificaes dos axnios aproximam-se das dendrites do neurnio vizinho transmitindo o sinal atravs da sinapse.

O processo de transmisso no um processo simples, necessrio estas mensagens electroqumicas passarem por uma juno funcional em que ocorre a transmisso de informao entre dois neurnios ou entre um neurnio e uma outra clula, a este processo designa-mos por sinapse.

A comunicao entre o prolongamento do axnio do neurnio prsinptico (ou neurnio emissor) e a dendrite do neurnio ps-sinptico (ou neurnio receptor) estabelece-se durante a sinapse. de salientar que as membranas de ambos os neurnios se encontram separadas pela fenda sinptica.

A sinapse tm por funo a troca de informaes entre dois neurnios, pe em comunicao 3 componentes fundamentais:

o Boto pr-sinptico: a terminao axnica do neurnio emissor; a Membrana ps-sinptica: Localizao na dendrite ou corpo celular do neurnio receptor; a Fenda Sinptica: espao cheio de lquido compreendido entre os neurnios.

A energia nervosa de dois tipos: elctrica e qumica. Ao nvel das dendrites, a energia elctrica, passa pelo corpo celular e percorre o axnio. Ao nvel da sinapse, o impulso nervoso transforma-se em energia qumica por efeito de molculas que se designam por neurotransmissores. As mensagens nervosas ocorrem, portanto, por processos electroqumicos.

Uma anlise realizada atravs de um microscpio electrnico da terminao pr-sinptica identifica pequenas esferas chamadas de vesculas sinpticas. Estas vesculas contm substncias qumicas que, sob o efeito da actividade elctrica do axnio, se libertam na fenda sinptica. As substncias qumicas, que se designam por neurotransmissores ou transmissores sinpticos, atravessam a fenda sinptica e so captadas pelos receptores situados na superfcie do neurnio ps-sinptico. Este, por sua vez, envia um influxo elctrico sinapse seguinte, e assim sucessivamente.

Durante um longo perodo de tempo aceitava-se como verdade o facto de as mensagens nervosas serem somente elctricas mas, em 1920 Loewi provou o oposto ao descobrir que os neurotransmissores so substncias qumicas que estabelecem contacto com as clulas vizinhas onde provocam reaces elctricas por inibio ou por excitao.

O neurnio tem como principal funo a transmisso de impulsos nervosos. Quando um neurnio estimulado as suas caractersticas elctricas ou qumicas so alteradas originando uma corrente constituda por impulsos nervosos, que iro circular nos nervos, designam-se por influxos nervosos.

Pode-se falar de mensagem porque o influxo nervoso uma instruo dada clula que o recebe para fazer qualquer coisa. A mensagem, o influxo, uma corrente elctrica semelhante corrente que circula num fio de telefone. A corrente elctrica do influxo nervoso transportada por um fluxo de ies atravs de um lquido. a prpria fibra nervosa que gera a corrente que nela circula. O influxo nervoso depende das caractersticas da membrana que envolve o axnio; estas membranas tm diferenas de permeabilidade que originam diferenas de potencial entre o exterior e o interior.

S-ar putea să vă placă și