Sunteți pe pagina 1din 14

Prestao de servios

Conceito:
Locao

de Servios Prestao de Servios


Art

594 do cc de, 02: toda espcie de servio ou trabalho lcito, material ou imaterial,... Contratada mediante restituio.

Natureza Jurdica:
Contrato: - Bilateral e sinalagmtico - Oneroso Art.596 do cc de, 02:"No se tendo estipulado, nem chegado a acordo as partes, fixar-se-a por arbitramento a retribuio, segundo o costume do lugar, o tempo de servio e sua qualidade."

art.597

do cc,de 02: " A retribuio pagar-se-a depois de prestado o servio, se, por conveno, ou costume, no houver de ser adiantada, ou paga em prestaes. Consensual No-solene art.595 do cc de 02: "No contrato de prestao de servio, quando qualquer das partes no souber ler, nem escrever, o instrumento poder ser assinado a rogo e subscrito por duas testemunhas."

Tempo de durao:
O

prazo mximo de durao do Contrato de prestao de servios no poder ser superior a 4 (quatro) anos. Art.598 do cc de, 02: A prestao de servio no se poder convencionar por mais de 04 (quatro) anos, embora o contrato tenha por causa o pagamento de dvida de quem o presta, ou se destine execuo de certa e determinada obra. Neste caso, decorridos 04 (quatro) anos, dar-se- por findo o contrato, ainda que no concluda a obra.

Findo

o prazo, nada impede que novo contrato seja celebrado por perodo igual ou inferior. Em sendo indeterminado o prazo, qualquer das partes pode por fim ao contrato (resilio) mediante aviso prvio. Art. 599 do cc de, 02: No havendo prazo estipulado, nem se podendo inferir da natureza do contrato, ou do costume do lugar, qualquer das partes, a seu arbtrio, mediante prvio aviso, pode resolver o contrato.

Pargrafo

nico. Dar-se- o aviso: I - com antecedncia de oito dias, se o salrio se houver fixado por tempo de um ms, ou mais; II - com antecipao de quatro dias, se o salrio se tiver ajustado por semana, ou quinzena; III - de vspera, quando se tenha contratado por menos de sete dias. Os contratos pactuados com prazo superior a quatro anos podero ter este prazo, reduzido por ordem judicial. O Art. 600 do cc de, 02: No se conta no prazo do contrato o tempo em que o prestador de servio, por culpa sua, deixou de servir.

Art. 602 do cc de, 02: O prestador de servio contratado por tempo certo, ou por obra determinada, no se pode ausentar, ou despedir, sem justa causa, antes de preenchido o tempo, ou concluda a obra. Pargrafo nico. Se se despedir sem justa causa, ter direito retribuio vencida, mas responder por perdas e danos. O mesmo darse-, se despedido por justa causa.

O Art.

603:

Se o prestador de servio for despedido sem justa causa, a outra parte ser obrigada a pagar-lhe por inteiro a retribuio vencida, e por metade a que lhe tocaria de ento ao termo legal do contrato.

Extino:
Morte de qualquer uma das partes; Pelo escoamento do prazo; Pela concluso da obra; Pela resciso contratual mediante aviso prvio; pelo inadimplemento de qualquer dos contratantes; Pela impossibilidade de continuao do contrato, motivada por fora maior. (O Art. 607 do cc de, 02)

Art.

604 do cc de, 02:

findo o contrato, o prestador de servio tem direito a exigir da outra parte a declarao de que o contrato est findo , cabendo-lhe igual direito se for despedido sem justa causa, ou se tiver havido motivo justo para deixar o servio.

Disposies complementares:
Art.

604 do cc de, 02:

Nem aquele a quem os servios so prestados poder transferir a outrem o direito aos servios ajustados, nem o prestador de servios, sem aprazimento da outra parte, dar substituto que os preste.

604 do cc de, 02: Se o servio for prestado por quem no possua ttulo de habilitao, ou no satisfaa requisitos outros estabelecidos em lei, no poder quem os prestou cobrar a retribuio normalmente correspondente ao trabalho executado. Mas se deste resultar benefcio para a outra parte o juiz atribuir a quem o prestou uma compensao razovel, desde que tenha agido de boa f. Pargrafo nico: No se aplica a segunda parte deste artigo, quando a proibio da prestao de servio resultar de lei de ordem pblica.
Art.

Art.

608 do cc de, 02: Aquele que aliciar pessoas obrigadas em contrato escrito a prestar servio a outrem pagar a este a importncia que ao prestador de servio, pelo ajuste desfeito, houvesse de caber durante dois anos.
609 do cc de, 02: A alienao do prdio agrcola, onde a prestao dos servios se opera, no importa a resciso do contrato, salvo ao prestador opo entre continu-lo com o adquirente da propriedade ou com o primitivo contratante.

Art.

S-ar putea să vă placă și