Sunteți pe pagina 1din 63

FUNDAO DE SADE COMUNITRIA DE SINOP HOSPITAL SANTO ANTNIO CEC CENTRO DE EDUCAO CONTINUADA

RO DE EDUCAO CONTINUADA

Enf Maria Gracieli Kanzler Ac. de enfermagem- UFMT: Carina Rafaela

OBJETIVO: Tem como objetivo a melhoria do atendimento e otimizao dos cuidados prestados, com a finalidade precpua em desenvolver suas prprias competncias, capacitando-se e atualizando-se para propostas pedaggicas a fim de implementar novas tecnologias de ensino.

INTRODUO:
A desnutrio frequente em pacientes hospitalizados, deve ser prevenida e tratada, pois o estado nutricional prejudicado aumenta o risco de complicaes e piora a evoluo clnica dos pacientes. Portanto, a terapia nutricional (TN) constitui parte integral do cuidado ao paciente. Considerada o conjunto de procedimentos teraputico que visam a manuteno ou recuperao do estado nutricional por meio da nutrio Parenteral ou Enteral.

INTRODUO:
Os objetivos da TN incluem a correo da desnutrio prvia, a preveno ou atenuao da deficincia calrico- proteica, equilibrando o estado metablico. A equipe de enfermagem tem um papel fundamental no somente na administrao da TN e na sua monitorizao, mas tambm na identificao de pacientes que apresentam risco nutricional;

ANATOMIA:

FISIOLOGIA:

Ingesto:

Digesto:

Absoro:

Eliminao:

SONDAGEM/ RDC 63 DE 06/07/12:


Orientar o paciente , a famlia ou o responsvel legal quanto utilizao e controle da TNE; Preparar o paciente, o material e o local para o acesso enteral; Prescrever os cuidados de enfermagem na TNE, em nvel hospitalar, ambulatorial e domiciliar; Proceder ou assegurar a colocao da sonda oro/nasogstrica ou transpilrica;

SONDAGEM/ RDC 63 DE 06/07/12:


Assegurar a manuteno da via de administrao;

Receber a NE e assegurar a sua conservao at a completa administrao;


Proceder inspeo visual da NE antes de sua administrao; Avaliar e assegurar a administrao da NE observando as informaes contidas no rtulo, confrontando-as com a prescrio mdica; Avaliar e assegurar a administrao da NE, observando os princpios de assepsia;

SONDAGEM/ RDC 63 DE 06/07/12:


Detectar, registrar e comunicar STN e ou o mdico responsvel pelo paciente, as intercorrncias; Garantir o registro claro e preciso de informaes relacionadas administrao e evoluo do paciente quanto ao: peso, sinais vitais, tolerncia digestiva e outros que se fizerem necessrios; Garantir a troca do curativo e ou fixao da sonda enteral; Participar e promover atividades de treinamento operacional e de educao continuada, garantindo a atualizao de seus colaboradores;

SONDAGEM/ RDC 63 DE 06/07/12:


Elaborar e padronizar os procedimentos de enfermagem relacionadas TNE; O enfermeiro deve participar do processo de seleo, padronizao, licitao e aquisio de equipamentos e materiais utilizados na administrao e controle da TNE; Zelar pelo perfeito funcionamento das bombas de infuso;

Assegurar que qualquer outra droga e ou nutriente prescritos, sejam administrados na mesma via de administrao da NE, conforme procedimentos preestabelecidos.

RESOLUO COFEN N 277/ 2003:


Dispe sobre a ministrao nutrio enteral e parenteral. Competncia do enfermeiro.
A competncia do enfermeiro a TN est relacionada as funes administrativas, assistenciais, educativas e de pesquisa.

Privativamente, acesso TG ( sonda com fio-guia introdutor e transpilrica).

Ao tcnico e auxiliar de enfermagem poder ser delegado a introduo de SG sem introdutor, administrao, monitorizao de infuso sob orientao do enfermeiro.

TECNOLOGIA RELACIONADA A ALIMENTAO:


Alimentao via oral; Alimentao enteral; - Sondagem Nasogstrica, - Sondagem Nasoenteral, - Sondagem Transabdominal, Alimentao parenteral;

NUTRIO POR VIA ORAL:


Avaliar as condies do paciente em realizar a alimentao sem auxlio; Favorecer a participao durante a alimentao; do paciente

Colocar o paciente em posio de Fowler;

Permitir ao paciente que escolha os alimentos que deseja ingerir, assim como a ordem.

NUTRIO POR VIA ORAL:


Preparar e posicionar a bandeja prxima ao paciente; Cortar os alimentos, se necessrio; Avaliar a necessidade de talheres especiais; Dar tempo ao paciente, para que degluta com calma (evite ficar perguntando: pronto?, mais uma?...); Avaliar as dificuldades apresentadas.

NUTRIO ENTERAL:
DEFINIO: Alimentao oferecida atravs do trato GI, em vez de via oral. Preferir a alimentao por via oral, porm se for impossvel ou colocar em risco a segurana do paciente, os nutrientes so administrados pela via enteral ou parenteral.

A alimentao enteral til quando os pacientes esto com funo digestiva e intestinal preservadas, porm apresentam problemas de deglutio.

NUTRIO ENTERAL:
INDICAES:

Cncer: cabea, pescoo, sistema GI superior. Distrbios neurolgicos e musculares: neoplasia cerebral, AVE, demncia, miopatia, doena de Parkinson. Distrbios GI: doena inflamatria intestinal. Intubao prolongada. Ingesto oral inadequada.

NUTRIO ENTERAL:

Contra- Indicao:

leo paraltico;

Obstruo intestinal;
Vmitos intermitentes; Diarreia severa; Isquemia gastrintestinal;

NUTRIO ENTERAL:

Aproxima-se mais da alimentao natural, sendo, portanto, mais fisiolgica; Pode receber nutrientes complexos, tais como protenas integrais e fibras; A presena dos nutrientes no trato digestivo estimula o trofismo intestinal, mantendo a integridade da mucosa intestinal; Mantm o pH e a flora intestinal normais;

NUTRIO ENTERAL: Estimula a atividade imunolgica intestinal; Refora a barreira da mucosa intestinal, aumentando a proteo contra a translocao bacteriana; Tem menor ndice de complicaes; Tem metodologia mais simples e menor custo.

Proporcionar nutrio; Administrar medicamentos orais que no podem ser engolidos; Obter amostra de secrees para testes diagnsticos; Realizar lavagens gstricas; Promover a descompresso do estmago ou do intestino;

insero de uma sonda em uma estrutura do corpo. insero de uma sonda atravs da boca at o estmago. insero de uma sonda atravs do nariz at o estmago. insero de uma sonda atravs do nariz at o intestino. insero de uma sonda atravs de uma ostomia.

ATENO: A insero das nasogstricas e responsabilidade do sondas orogstricas, nasoenterais so

A manuteno das sondas prvias tambm so responsabilidade do


Os cuidados podem ser delegados equipe de enfermagem, porm, sob superviso do

SONDAGEM OROGSTRICA:
Sonda inserida pela usada geralmente em situaes de emergncia, para remoo de substncias txicas ingeridas. Possui dimetro grande para remoo de fragmentos de comprimidos ou resduos estomacais.

SONDAGEM NASOGSTRICA:

Possui dimetro menor que da orogstrica; Algumas possuem duplo lmen (escape de ar); drenagem do contedo gstrico; alimentao ou medicao; Maior ocorrncia de refluxo.

SONDAGEM NASOGSTRICA:

Finalidades:
consiste na introduo de alimentos lquidos no estmago atravs de uma sonda inserida pelo nariz ou boca;

a introduo atravs da SNG, de lquido na cavidade gstrica, seguida de sua remoo; a retirada de ar ou contedo gstrico, diretamente na SNG.

SONDAGEM NASOGSTRICA:
MATERIAIS: Sonda nasogstrica LEVINE; (H: 16 18, M: 14 16); 1 seringa de 20 Ml; Cuba rim; Luvas de procedimento; Gaze; Copo com gua; Lanterna.
Anestsico em gel

(Xylocana);
Toalha de rosto; Esparadrapo ou micropore; Estetoscpio; Benzina, Benjoim; Biombo.

SONDAGEM NASOGSTRICA:
PROCEDIMENTO:

Avaliar o nvel de conscincia, RHA, distenso abdominal, integridade da mucosa oral e nasal, capacidade de deglutir, tossir e nausear, presena de nuseas e vmitos; Orientar como pode auxiliar durante a insero da sonda; Proporcionar ao paciente um meio de controle e segurana, como por exemplo, levantar a mo indicando a necessidade de pausa.

SONDAGEM NASOGSTRICA:
PROCEDIMENTO:

Colocar o paciente em posio de Fowler; Proteger o trax com uma toalha de rosto ou compressa; Calar as luvas; Analisar as condies e a permeabilidade das narinas.

SONDAGEM NASOGSTRICA:
PROCEDIMENTO:

Colocar anestsico na gaze e lubrificar cerca de 10 cm da sonda; Introduzir a sonda em uma das narinas, pedindo ao paciente que degluta (ex.: engole); Aps a introduo da parte lubrificada, fletir a cabea do paciente, como se fosse encostar o queixo no trax; Observe se a sonda no est enrolada na boca.

SONDAGEM NASOGSTRICA:
PROCEDIMENTO:

Introduzir a sonda at a marcao; ATENO: Observar sinais de cianose, dispnia e tosse;

O ideal aparecer nuseas;


Aps verificar o posicionamento correto da sonda, fix-la; Limpar o local de fixao com Benjoim para reduzir a oleosidade; Retirar as luvas e higienizar as mos; Manter o paciente em Fowler ou semi-Fowler para evitar esofagite de refluxo.

SONDAGEM NASOGSTRICA:
TESTAR O POSICIONAMENTO DA SONDA:

deve ser transparente, amareloamarronzado ou esverdeado. tcnica mais apurada para confirmar o posicionamento da sonda. instilar 10 mL ou mais de ar ao mesmo tempo em que ausculta com o estetoscpio sobre o abdome.

SONDAGEM NASOENTERAL:
Sonda inserida pelo nariz (em alguns casos pela boca oroenteral), que vai at o intestino;

mais comprida que a gstrica para ser posicionada no intestino delgado;


Durabilidade: 30 a 60 dias.

SONDAGEM NASOENTERAL:
utilizada para nutrio ou descompresso; Feita de materiais flexveis como silicone e poliuretano; Mais fina que as nasogstricas; Possui fio guia (mandril); No utilizar ao verificar qualquer alterao na integridade da sonda.

SONDAGEM NASOENTERAL:
Podem obstruir com facilidade. A extremidade distal possui um material radiopaco para verificar o posicionamento e fazer peso para progredir ao intestino; Melhor conforto e segurana; Em caso de retirada acidental, poder ser reutilizada no mesmo paciente, aps realizar a lavagem externa e interna (seringa); Ao final da terapia a sonda deve ser desprezada.

SONDAGEM NASOENTERAL:
Tcnica similar a sondagem nasogstrica; PARTICULARIDADES DA SONDA NASOENTERAL: DOBBHOFF n 08 a 12 Fr; boca lbulo da orelha apndice xifide + 20 - 25 cm; atravs de raio X; , ou solicitar que ele deambule, para que a peristalse gstrica facilite a migrao da sonda atravs do piloro e chegue ao duodeno (regio ps pilrica).

SONDAGEM NASOENTERAL:
Antes de inserir a sonda, deve-se com a seringa, para lubrificar o interior da sonda e facilitar a remoo do fio guia. Aps a confirmao da locao da sonda pelo raio X, retirar o fio guia. (mandril) em uma embalagem limpa e identificada, no armrio do paciente.

NUNCA RECOLOQUE O MANDRIL ENQUANTO A SONDA ESTIVER NO PACIENTE.

SONDAS TRANSABDOMINAIS:
JEJUNOSTOMIA: GASTROSTOMIA:

SONDAS TRANSABDOMINAIS:
Inseridas atravs de procedimento cirrgico ou endoscpico; So de silicone ou borracha; Dimetro pequeno: 5 a 14 Fr; So suturadas no abdome; Usadas quando os pacientes requerem terapia nutricional por sonda por um perodo superior a um ms; Durabilidade varivel; Insero deve ser feita pelo mdico;

FIXAO SONDAS:
Fixar com esparadrapo ou micropore;

Os locais de fixao da sonda devem ser rodiziados; Trocar a fixao todos os dias e sempre que necessrio.

CUIDADOS DE ENFERMAGEM:
Lavar a sonda de 4/4 horas ou conforme prescrio mdica,aps administrao de alimentos e medicamentos com Sf0,9% ou AD para evitar obstruo;

Observar durante a lavagem a quantidade de lquido introduzido e quantidade aspirada;


Observar aspecto lquido aspirado; Recipiente para drenagem abaixo do nvel do paciente;

CUIDADOS DE ENFERMAGEM:
Variar a posio de fixao diariamente; Evitar forar o septo e a asa do nariz do paciente, quando da fixao da sonda, evitando traumatismo; Nos pacientes com tubo traqueal, ou traqueostomia, verificar se o balonete da cnula est insuflado e aspirar secreo antes de veicular dieta;

ADMINISTRANDO A DIETA:
Horrios de administrao: Em bolus: Administrao de 250 a 400 mL de dieta, quatro a seis vezes ao dia, em menos de trinta minutos;
Maior risco de refluxo e regurgitao.

Distenso gstrica.
Imita o enchimento e esvaziamento naturais do estmago.

ADMINISTRANDO A DIETA:
Volume de 250 a 400 mL, quatro a seis vezes ao dia, em 30 a 60 minutos. Por gotejamento ou bomba de alimentao. Infuso contnua por 8 a 12 horas, com intervalos de 12 a 16 horas.
Utilizada para desmame de sonda.
Alimentao Cclica: Alimentao Intermitente:

Infuso de lquido nutritivo sem interrupo, atravs de uma bomba de alimentao. Velocidade de aproximadamente 1,5 mL/minuto.

Alimentao Contnua:

TCNICA DA ADMINISTRAO ALIMENTAO POR BOLSA OU FRASCO:


Preparar a bolsa ou frasco alimentos; Checar data de validade e integridade; Conecte o equipo; Agite a bolsa ou frasco, abra a vlvula do equipo para preencher com formula removendo o ar; Pendure no suporte; Coloque o paciente em posio fowler ou eleve a cabeceira em ngulo 30 graus; Use sempre luvas; Checar o volume residual gstrico; Injete 30 ml de gua atravs do equipo; Inicie a alimentao; Realizar a lavagem da sonda.

TCNICA DA ADMINISTRAO ALIMENTAO POR SERINGA:


Segure a extremidade proximal da sonda; Remova o mbolo da seringa e ligue o cilindro da seringa ao final da sonda; Preencher a seringa com a quantidade medida da frmula, libere a sonda e segure a seringa no alto para permitir o esvaziamento, repita o processo at completar a quantidade prescrita; Se a bolsa/frasco for usada pendure no suporte para que ocorra o esvaziamento gradual; Em seguida realizar a lavagem da sonda.

TCNICA DA ADMINISTRAO ALIMENTAO POR GOTEJAMENTO:


Conecte a extremidade distal do equipo extremidade proximal a sonda de alimentao; Conectar o equipo bomba de infuso e estabelea a taxa; As infuses so infundidas por bomba de alimentao e no por bomba de IV; Administre gua entre as refeies; Aps a infuso intermitente ou no final da infuso contnua, injete pelo equipo da alimentao 30 ml de gua, repita 4 a 6 horas; Retire as luvas; Higienize as mos.

CUIDADOS DE ENFERMAGEM:
A dieta deve ser administrada em temperatura ambiente. Se a dieta estiver guardada em geladeira, deve ser retirada cerca de 30 a 40 minutos antes da sua administrao. Os volumes e horrios devem ser orientados pelo nutricionista ou mdico. Antes e aps a administrao de cada dieta, devese administrar de 20 a 60 mL de gua mineral, em temperatura ambiente.

CUIDADOS DE ENFERMAGEM:
A gua de hidratao pode ser administrada em frasco descartvel, nos intervalos das administraes das dietas. A quantidade deve ser determinada pelo nutricionista ou mdico. O equipo deve ser trocado a cada 24 horas. Prevenir a contaminao do lquido. Evitar a entrada de ar na sonda. Nunca misturar medicamentos com a alimentao lquida.

TEMPO PARA TROCA SONDAS:

Para alimentao:

, ou quando necessrio, ou conforme protocolo da instituio. podero permanecer por tempo superior a sem necessidade de troca.

Sondas flexveis: especficas da dieta enteral,

Para drenagens:
necessrio.

dias, ou quando

RETIRADA DAS SONDAS:


Calar as luvas de procedimento; Descolar o esparadrapo do nariz e/ou da testa; Orientar o paciente a prender a respirao; Fechar a sonda, envolv-la com gaze e tracionar firme e vagarosamente; Fornecer um leno ou compressa para o paciente assoar o nariz; Anotar o procedimento realizado e as intercorrncias, se houverem.

RETIRADA DAS SONDAS:

Ao retirar a sonda gstrica, pux-la continuadamente, de preferncia aspirando levemente com uma seringa ( pedir ao paciente que degluta antes um pouco de gua para sua lubrificao), ou fech-la a sonda durante a retirada evitando o escoamento de contedo gstrico (pelo orifcios da sonda), no trato digestivo alto, fato que provoca irritao da mucosa.

PRINCIPAIS COMPLICAES DA ADMINISTRAO DA DIETOTERAPIA POR SONDA

Broncoaspirao:
Cabeceira baixa; Distenso abdominal: no-absoro da dieta.

Diarria:
Infuso muito rpida; Ajustar tipo de dieta.

Hipotermia:
Infuso de dieta gelada;

NUTRIO PARENTERAL:
DEFINIO:
Soluo ou emulso, composta basicamente de carboidratos, aminocidos, lipdios, vitaminas, estril e apirognica, acondicionada em recipiente de vidro ou plstico, destinada administrao intravenosa em pacientes desnutridos ou no, em regime hospitalar, ambulatorial ou domiciliar, visando a sntese ou manuteno dos tecidos, rgos ou sistemas
Portaria N 272,1998,ANVISA

NUTRIO PARENTERAL:
INDICAES:

Impossibilidade de utilizar o trato digestivo, seja por impossibilidade na administrao oral; Ou quando a nutrio enteral ineficaz ou contra indicada.

NUTRIO PARENTERAL:
SITUAES CLNICAS:

Impossibilidade temporria ou definitiva de nutrio do TGI: -exemplos: peritonites, pancreatite, sndrome do intestino curto, etc...

NUTRIO PARENTERAL:
SITUAES DE HIPERMETABOLISMO:

Insuficincia renal, sepse.


OUTRAS:

Encefalopatia heptica, anorexia nervosa.

NUTRIO PARENTERAL:
CONTRAINDICAES:

M perfuso tissular,; Grande queimado; Discrasia sangunea; Ps operatrio imediato.

NUTRIO PARENTERAL:
COMPLICAES:
RELACIONADAS AO CATTER: Ex:devido insero (C. albicans, S. aureus, Kleisiela;
RELACIONADAS S SOLUES: Ex. Contaminao e incompatibilidades;

METABLICAS: Ex.: Hiperglicemia, hipoglicemia, desequilbrio eletroltico;


SPTICAS: Ex:Septicemias (mal nutrido, baixos nveis de protenas plasmticas+ uso de antibiticos, antineoplsicos.

NUTRIO PARENTERAL:
INFUSO DA NPT:

A nutrio infundida em Bomba de Infuso (BI), de forma constnua, em 24 horas; Alteraes da velocidade deve ser evitadas e o volume infundido rigorosamente controlado; A bolsa de nutrio no deve permanecer por mais de 24 horas;

NUTRIO PARENTERAL:
Verificar a integridade da embalagem; Observar a soluo quanto : - Homogeneidade; - Ausncia de corpos estranhos; - Temperatura. Conferir o rtulo (nome do paciente, leito, registro hospitalar, data e hora de manipulao, prazo de validade, composio, osmolaridade, via de acesso, volume total, velocidade de infuso); O equipo deve ser trocado juntamente com a bolsa a cada 24 horas;

NUTRIO PARENTERAL:
CUIDADOS DE ENFERMAGEM:

Observar sinais e sintomas de complicaes; Controlar sinais vitais conforme rotina; Controlar a diurese e realizar balano hdrico; Realizar exame fsico conforme rotina do servio; Checar a instalao da NP, anotando o horrio de instalao.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS:
POTTER, P. A.; PERRY, A. G. Fundamentos de Enfermagem. 6. ed. Rio de janeiro: Elsevier, 2006. 2v. SILVA, M. T.; SILVA, S. R. L. P. T. Manual de Procedimentos para Estgio em Enfermagem. 3 ed. So Paulo: Martinari, 2010. BRUNNER E SUDDARTH. Tratado de Enfermagem Mdico Cirrgica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2008.

OBRIGADO A TODOS PELA ATENO!!

S-ar putea să vă placă și