Sunteți pe pagina 1din 7

CONFERNCIA DAS NAES UNIDAS SOBRE DESENVOLVIMENTO SUSTENTVEL

RIO+20

Sobre a Rio+20
A Conferncia das Naes Unidas sobre Desenvolvimento Sustentvel, a Rio+20, ser realizada de 13 a 22 de junho de 2012, na cidade do Rio de Janeiro. A Rio+20 assim conhecida porque marca os vinte anos de realizao da Conferncia das Naes Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (Rio-92) e dever contribuir para definir a agenda do desenvolvimento sustentvel para as prximas dcadas. A proposta brasileira de sediar a Rio+20 foi aprovada pela Assemblia-Geral das Naes Unidas, em sua 64 Sesso, em 2009. O objetivo da Conferncia a renovao do compromisso poltico com o desenvolvimento sustentvel, por meio da avaliao do progresso e das lacunas na implementao das decises adotadas pelas principais cpulas sobre o assunto e do tratamento de temas novos e emergentes.
http://www.rio20.gov.br/

http://www.onu.org.br/rio20/

Temas principais
A economia verde no contexto do desenvolvimento sustentvel e da erradicao da pobreza; e A estrutura institucional para o desenvolvimento sustentvel. A Rio+20 ser composta por trs momentos. Nos primeiros dias, de 13 a 15 de junho, est prevista a III Reunio do Comit Preparatrio, no qual se reuniro representantes governamentais para negociaes dos documentos a serem adotados na Conferncia. Em seguida, entre 16 e 19 de junho, sero programados os Dilogos para o Desenvolvimento Sustentvel. De 20 a 22 de junho, ocorrer o Segmento de Alto Nvel da Conferncia, para o qual esperada a presena de diversos Chefes de Estado e de Governo dos pasesmembros das Naes Unidas.

http://www.rio20.gov.br/sobre_a_rio_mais_20

Os preparativos para a Conferncia


A Resoluo 64/236 da Assembleia-Geral das Naes Unidas determinou a realizao da Conferncia, seu objetivo e seus temas, alm de estabelecer a programao das reunies do Comit Preparatrio (conhecidas como PrepComs).
O Comit vem realizando sesses anuais desde 2010, alm de reunies intersessionais, importantes para dar encaminhamento s negociaes.

Alm das PrepComs, diversos pases tm realizado encontros informais para ampliar as oportunidades de discusso dos temas da Rio+20.
http://www.rio20.gov.br/sobre_a_rio_mais_20

Os preparativos para a Conferncia


O processo preparatrio conduzido pelo Subsecretrio-Geral da ONU para Assuntos Econmicos e Sociais e Secretrio-Geral da Conferncia, Embaixador Sha Zukang, da China. O Secretariado da Conferncia conta ainda com dois Coordenadores-Executivos, a Senhora Elizabeth Thompson, ex-Ministra de Energia e Meio Ambiente de Barbados, e o Senhor Brice Lalonde, ex-Ministro do Meio Ambiente da Frana. Os preparativos so complementados pela Mesa Diretora da Rio+20, que se rene com regularidade em Nova York e decide sobre questes relativas organizao do evento. Fazem parte da Mesa Diretora representantes dos cinco grupos regionais da ONU, com a co-presidncia do Embaixador Kim Sook, da Coria do Sul, e do Embaixador John Ashe, de Antgua e Barbuda. O Brasil, na qualidade de pas-sede da Conferncia, tambm est representado na Mesa Diretora. Os Estados-membros, representantes da sociedade civil e organizaes internacionais tiveram at o dia 1 de novembro para enviar ao Secretariado da Conferncia propostas por escrito. A partir dessas contribuies, o Secretariado preparar um texto-base para a Rio+20, chamado zero draft (minuta zero em ingls), o qual ser negociado em reunies ao longo do primeiro semestre de 2012.
http://www.rio20.gov.br/sobre_a_rio_mais_20

REMO NONATO

S-ar putea să vă placă și