Sunteți pe pagina 1din 33

HERESIOLOGIA

IBADEP - MDIO
NOVA ERA

PROF. FABIO JOS DA SILVA

NOVA ERA E SEUS ENSINOS SATNICOS

NOVA ERA E SEUS ENSINOS SATNICOS


O que voc acha de um movimento que:
(1) No uma organizao, mas muitas organizaes promovem seus ensinos, (2) No tem uma liderana central mas seus filsofos e mestres conseguem atingir grande parte da populao mundial, (3) No tem um livro oficial de dogmas e crenas, mas seus adeptos se beneficiam de inmeros livros e revistas sobre o assunto, (4) No h um deus pessoal para adorar, mas um deus pantesta, ou seja, a crena de que tudo parte de Deus; Deus tudo e tudo Deus, ou de um deus sendo uma energia csmica?

Estamos falando do Movimento denominado NOVA ERA.

NOVA ERA E SEUS ENSINOS SATNICOS Para os nova-eristas, a humanidade divina e o homem deve se transformar atravs de um despertar espiritual.
H mistura ideologias religiosas, culturais, sociais, polticas e cientficas, mescla do fascnio com o misticismo oriental, do paranormal com o ocultismo e alguns tipos de psicologia moderna. Tambm, observamos a crena na astrologia, reencarnao, evoluo, vida aps a morte, e vida extraterrestre. Os interesses ambientalistas e de sade so ingredientes importantes. Muitos esto sob a influncia da ideologia Nova-Erista sem se dar conta disso.

CRENAS DA NOVA ERA LUZ DA BBLIA


1. O MOVIMENTO NOVA ERA DETURPA INMEROS TEXTOS DA BBLIA PARA APREGOAR SUAS IDEOLOGIAS ANTICRISTS.
HERESIA 1 - Mateus 6:33: "Buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justia, e todas estas coisas vos sero acrescentadas." O "seu reino e a sua justia" significariam aqui "a divindade interior do ser humano, o mago Divino". (Spangler, 1983, 23, 24) Seria fazer de sua divindade interior a mais alta prioridade. REFUTAO Os cristos colocam a sua esperana no Deus vivo, no em si mesmos. (1 Timteo 4:10) Aqueles que desejam ser deuses e pretendem ocupar o trono divino recebem o julgamento adverso de nosso Deus. (xodo 9:14) Assim, somos criados por Deus e dependentes dele; no somos deuses. Ele nos acrescenta o necessrio para cada dia.

CRENAS DA NOVA ERA LUZ DA BBLIA


HERESIA 2 - Mateus 5:14: "Vs sois a luz do mundo. No se pode esconder a cidade edificada sobre um monte." Isso significaria que a luz do mundo o Cristo Csmico que flui de ns. A cidade edificada seria a conscincia desse Cristo que no podemos esconder quando temos um monte de capacidades. Prophet, 1988, pgina 239. REFUTAO Jesus se apresentou como a luz do mundo. (Mateus 4:16; Joo 8:12; 1 Joo 1:7) Jesus quer que reflitamos a luz para a glria de Deus, no para a nossa glria, como se fssemos deuses. Alm disso, tudo o que fazemos deve ser feito para a glria de Deus. Ler 1 Corntios 10:31.

CRENAS DA NOVA ERA LUZ DA BBLIA


HERESIA 3 - Mateus 13:10, 11: "Ento, se aproximaram os discpulos e lhe perguntaram: Por que lhes falas por parbolas? 11 Ao que respondeu: Porque a vs outros dado conhecer os mistrios do reino dos cus, mas queles no lhes isso concedido." Com esse texto, o movimento ensina que devemos encontrar na Bblia significados secretos e ocultos (esotricos). - Spangler, Earths Answer, pgina 203. REFUTAO A palavra mistrio aqui no tem sentido esotrico, pois os judeus fiis no eram esotricos. A palavra grega para mistrio denota algo que s podemos saber diante de revelao divina. (Dicionrio VINE, pgina 795, 3a edio, em portugus) Em Mateus captulo 13 vemos Jesus dar o significado de diversas parbolas, cujos mistrios ali revelados nada tinham a ver com esoterismo.

CRENAS DA NOVA ERA LUZ DA BBLIA


HERESIA 4 - Mateus 6:6: "Tu, porm, quando orares, entra no teu quarto e, fechada a porta, orars a teu Pai, que est em secreto; e teu Pai, que v em secreto, te recompensar." Interpretam o texto da seguinte forma: "Jesus ensinou a usarmos o que hoje a cincia da mente reconhece que uma lei infalvel e universal o que voc pede, o que voc pensa e deseja, o que voc mentaliza, acontece, porque o subconsciente acionado para executar. No mago do subconsciente est o Pai, o EU SUPERIOR." - Os Poderes de Jesus Cristo, pgina 234. REFUTAO Se orar ao Pai for o mesmo que orar ao EU SUPERIOR, e se para isso for necessrio entrar num quarto, ento precisamos sair da teologia e adentrarmos no campo da psicanlise, pois orar a si mesmo caso para psiquiatra, no para telogo.

CRENAS DA NOVA ERA LUZ DA BBLIA 2. DEUS TUDO E TUDO DEUS. TRATA-SE DO PANTEISMO.
HERESIA 6(a) - "Em certo sentido, no existe tal coisa como Deus. Deus no existe. Noutro sentido, no existe nada fora de Deus. [...] Tudo Deus e porque tudo Deus, ento, no existe Deus." O Reaparecimento do Cristo e dos Mestres da Sabedoria, pgina 110. HERESIA 6(b) - "A maior conquista do homem de Aqurios ser a descoberta de Deus no mago do seu ser. Quando acontecer a comunho interna entre o eu e o EU SOU, ou seja, entre o humano e o divino imanente no humano, a vida e a verdade se manifestaro na mais bela plenitude." Aqurios, A Nova Era Chegou, pgina 89-91.

CRENAS DA NOVA ERA LUZ DA BBLIA REFUTAO A Bblia nos ensina Deus como um ser pessoal e espiritual. Ele tem sentimentos (Provrbios 27:11), inteligente (1 Corntios 2:10) e tem vontade prpria (1 Tessalonicenses 4:3). Na Bblia, humanos so chamados de deuses quando no esto fazendo a vontade de Deus e agindo por conta prpria. (Salmo 82:1-6) Com respeito noexistncia de Deus, sabemos que Deus colocou nos seres humanos a idia de divindade. Qualquer civilizao, em qualquer poca, em qualquer lugar, sempre creu numa divindade. Essa a maior prova extra-bblica da existncia de Deus.

CRENAS DA NOVA ERA LUZ DA BBLIA 3. A NOVA ERA DESCREVE UM PLANO PARA UM GOVERNO MUNDIAL HERESIA 7 - Com a ajuda dos espritos csmicos, a Nova Era ser inaugurada. REFUTAO Sabemos que espritos so esses. (Veja Apocalipse 12:4) Mas eles no sero bem sucedidos em implantar o seu regime. O nosso Rei Jesus Cristo sempre foi e ser invencvel. Apocalipse 6:1,2.

CRENAS DA NOVA ERA LUZ DA BBLIA HERESIA 8 - Um governo nico resolver os problemas do mundo inteiro, sob o domnio do "novo cristo". REFUTAO Nenhum outro cristo governar no lugar de Jesus Cristo. Ele reinar para todo o sempre. (Lucas 1:33) Os propsitos de Deus jamais deixaro de ser cumpridos. (Isaas 55:10, 11) Em vez de um sistema demonaco, que promove a adorao do "eu" de cada um, Deus estabelecer um reino que jamais ser destrudo, e por fim a todos os reinos que se opuserem vontade divina. Daniel 2:44.

CRENAS DA NOVA ERA LUZ DA BBLIA

HERESIA 9 - A nova religio falar de paz, amor e unio. REFUTAO A Bblia nos assegura que haver uma paz falsa, e aqueles que nela confiarem, sofrero os julgamentos adversos de Deus. 1 Tessalonicenses 5:3.

CRENAS DA NOVA ERA LUZ DA BBLIA


HERESIA 10 - A humanidade ser levada a crer que Jesus no Deus, nem o Cristo. REFUTAO Desde os dias aps a morte de Jesus, o anticristo j existia. "Filhinhos, j a ltima hora; e, como ouvistes que vem o anticristo, tambm, agora, muitos anticristos tm surgido; pelo que conhecemos que a ltima hora". (1 Joo 2:18, veja tambm 1 Joo 2:22, 1 Joo 4:3 e 2 Joo 1:7) Mas o anticristo, na forma de Maitreya, ou outra coisa, jamais ser vitorioso. A histria mostra que todos os esforos para provar a inexistncia de Deus deram em fracasso. Nem a Bblia conseguiram destruir. Quanto aos ensinos de Jesus, at lderes religiosos orientais tm admirao declarada. Assim, o nosso Jesus se manifestar como grande Deus e Salvador. - Ler Romanos 9:5.

CRENAS DA NOVA ERA LUZ DA BBLIA

HERESIA 11 - Haver uma religio mundial com religies e seitas integradas a essa religio. REFUTAO A Bblia garante que haver um s rebanho e um s pastor. (Joo 10:16) Esse pastor ser Jesus Cristo, no o anticristo da Nova Era. Diante dele, todos dobraro os seus joelhos para ador-lo e servi-lo. Romanos 14:11; Filipenses 2:10.

CRENAS DA NOVA ERA LUZ DA BBLIA


HERESIA 12 - O cristianismo, com suas leis e princpios, ser desacreditado. REFUTAO As leis e os princpios do cristianismo se baseiam na Bblia. Satans, o deus do anticristo, tentou no decorrer da histria, por inmeras vezes, destruir a Palavra de Deus, mas todo o seu empenho foi intil. Por qu? Porque a "A lei do SENHOR perfeita e restaura a alma; o testemunho do SENHOR fiel e d sabedoria aos smplices. Os preceitos do SENHOR so retos e alegram o corao; o mandamento do SENHOR puro e ilumina os olhos. O temor do SENHOR lmpido e permanece para sempre; os juzos do SENHOR so verdadeiros e todos igualmente, justos. So mais desejveis do que ouro, mais do que muito ouro depurado; e so mais doces do que o mel e o destilar dos favos." (Salmo 19:7-10)

CRENAS DA NOVA ERA LUZ DA BBLIA

Essas leis e princpios so to verdadeiros que muitos, por segui-los, mudaram de vida, e se tornaram melhores pais, mes, filhos, parentes, vizinhos, trabalhadores, alunos e assim por diante. Por isso, no h motivos para desacreditar o cristianismo. S h benefcios em pratic-lo. Basta lermos o Sermo do monte. - Mateus 5-7.

CRENAS DA NOVA ERA LUZ DA BBLIA HERESIA 14 - A humanidade evoluir e crer que o homem Deus. REFUTAO Muitos, de fato, j tm pensado assim, e infelizmente alguns cristos abandonaram a verdade para adorarem a si mesmos. Mas a Bblia chama de insensato os que pensam assim. "Diz o insensato no seu corao: No h Deus. Corrompemse e praticam abominao; j no h quem faa o bem.." (Salmo 14:1) Aqueles que trocaram Deus pela criatura merecero por fim a morte. - Veja Romanos 1:20-25, 32.

CRENAS DA NOVA ERA LUZ DA BBLIA HERESIA 16 - Os cristos que no aceitarem esse plano sero mortos. REFUTAO Satans sempre ensina o contrrio das palavras de nosso Deus. Quando Deus disse ao homem Ado que morreria se comesse daquele fruto proibido, a serpente disse que no morreria. (Gnesis 2:16, 17; 3:4, 5) E agora, mesmo sabendo das promessas de Jesus Cristo sobre a vida eterna, a mesma serpente inspira os novaeristas a dizer o contrrio: os cristos morrero. Por isso, essa mesma serpente chamada de o pai da mentira. Joo 8:44.

CRENAS DA NOVA ERA LUZ DA BBLIA HERESIA 16 - Os cristos que no aceitarem esse plano sero mortos. REFUTAO Satans sempre ensina o contrrio das palavras de nosso Deus. Quando Deus disse ao homem Ado que morreria se comesse daquele fruto proibido, a serpente disse que no morreria. (Gnesis 2:16, 17; 3:4, 5) E agora, mesmo sabendo das promessas de Jesus Cristo sobre a vida eterna, a mesma serpente inspira os novaeristas a dizer o contrrio: os cristos morrero. Por isso, essa mesma serpente chamada de o pai da mentira. Joo 8:44.

CRENAS DA NOVA ERA LUZ DA BBLIA


HERESIA 17 - Creem que estamos prximos da era de Aqurio. Lauro Trevisan mostra em seu livro, Aqurius A Nova Era Chegou, que a humanidade passou pelas seguintes fases: "Fase infantil, fase da adolescncia, fase da mocidade e Fase da maturidade, esta ltima, a poca em que estamos. Sobre as eras, diz que cada era tem entre 2000 e 2500 anos. Assim, estabelece que de 4304 a.C. a 2154 a.C. tivemos a era de touro (poca de Assria e Babilnia); de 2154 a.C. a 4 a.C. tivemos a era de Carneiro (poca dos hebreus da Bblia); de 4 a.C. a 2146 A.D., temos a era de peixes (surgimento do Cristianismo) e de 2146 A.D a 4296 A.D teremos a era de aqurio (descoberta do poder e da sabedoria infinitos; o homem um ser divinizado)

CRENAS DA NOVA ERA LUZ DA BBLIA


REFUTAO Os novaeristas se valem da astrologia, do espiritismo, e de filosofias contrrias s Escrituras. (Colossenses 2:8) Por isso, ns cristos devemos evitar qualquer envolvimento com a ideologia do Movimento Nova Era. Ele pode contaminar voc atravs de livros, msica, de seus adeptos e da sua curiosidade. Pense: A Nova Era no ensina que o homem pecador (Romanos 5:12; Efsios 2:3), no ensina que o homem depende de Deus para todas as coisas. (Isaas 43:7; Tiago 1:17), no ensina que a condenao ser eterna (Apocalipse 14:11), no ensina que a conseqncia do pecado separao eterna de Deus (Romanos 6:23; Isaas 59:2), no ensina que Jesus o nico caminho para Deus (Mateus 11:27; Joo 14:6) e no cr que o cristianismo ensina a verdade, que Cristo. (2 Timteo 3:16) Ser que vale a pena dar ouvidos a tudo isso?

SIMBOLOS DA NOVA ERA

SIMBOLOS DA NOVA ERA

SIMBOLOS DA NOVA ERA

SIMBOLOS DA NOVA ERA

SIMBOLOS DA NOVA ERA

SIMBOLOS DA NOVA ERA

SIMBOLOS DA NOVA ERA

SIMBOLOS DA NOVA ERA

SIMBOLOS DA NOVA ERA

SIMBOLOS DA NOVA ERA

SIMBOLOS DA NOVA ERA

S-ar putea să vă placă și