Sunteți pe pagina 1din 11

A LINGUAGEM DA ARTE

O ENSINO DA ARTE PELA JANELA DO TEMPO Desde o tempo do


achamento europeu do Brasil, recebemos influncias de vrias culturas, que foram incorporadas, metabolizadas por ns, configurando a diversidade da cultura brasileira expressa nas nossas singularidades regionais.

O QUE MAIS CARACTERIZA A UNIDADE E A DIVERSIDADE DE UM PAS?


A msica, o teatro, formas e cores, danas, folclore, poesia... Nessas manifestaes que esto mais fortemente gravados os sentimentos e pensamentos de um povo.

A MISSO ARTSTICA FRANCESA - 1816


Trazida por D. Joo VI, foi um marco na compreenso do ensino de arte no Brasil. Criao da Academia Imperial de Belas-Artes, que recebeu o nome de Escola Nacional de Belas-Artes.

HISTRIA DO ENSINO DE ARTE


nfase no desenho, pautada por uma concepo de ensino autoritria, centrada na valorizao do produto e na figura do professor como dono absoluto da verdade. Ensinava-se a copiar modelos e o objetivo do professor era que seus alunos tivessem boa coordenao motora, preciso , que aprendessem tcnicas.

O CURRCULO DE ARTE NAS ESCOLAS


At 1950, o ensino da msica teve pouca projeo nas escolas, quando comeou a fazer parte do currculo. Limitava-se a aulas de solfejo, canto orfenico e memorizao de hinos ptrios. Surgiram algumas disciplinas como artes domsticas, trabalhos manuais e artes industriais.

ESCOLA NOVA 1950 / 1960


Pedagogia centrada no aluno, nas aulas de arte, direcionou o ensino para a livre expresso e a valorizao do processo de trabalho. O papel do professor era dar oportunidade para que o aluno se expressasse de forma espontnea, pessoal, o que vinha a ser a valorizao da criatividade como mxima no ensino da arte. Na prtica escolar, esses princpios muitas vezes refletiam uma concepo espontanesta, centrada na valorizao extrema do processo sem preocupao com os seus resultados.

LDB N 9.394/96
O ensino da arte constituir componente curricular obrigatrio, nos diversos nveis da educao bsica, de forma a promover o desenvolvimento cultural dos alunos.

PCN DE ARTE
So caractersticas desse novo marco curricular as reivindicaes de identificar a rea por arte e de inclu-la na estrutura curricular como rea com contedos prprios ligados cultura artstica, e no apenas como atividade.

A ARTE IMPORTANTE NA ESCOLA


A arte importante na escola porque importante fora dela. Por ser um conhecimento construdo pelo homem atravs dos tempos, a arte um patrimnio cultural da humanidade, e todo ser humano tem direito ao acesso a esse saber. Ensinar arte significa articular trs campos conceituais: a criao/produo, a percepo/anlise, e o conhecimento artstico-esttica da humanidade

A LINGUAGEM DA ARTE
Para nos apropriarmos de uma linguagem, entendermos, interpretarmos e darmos sentido a ela, preciso que aprendamos a operar seus cdigos. Do mesmo modo que existe na escola um espao destinado alfabetizao na linguagem das palavras e dos textos orais e escritos, preciso haver cuidado com a alfabetizao nas linguagens da arte.

por meio delas que poderemos compreender o mundo das culturas e o nosso eu particular.

S-ar putea să vă placă și